Esta cidade vai aceitar que os cidadãos paguem taxas e impostos municipais com criptomoeda
Por ser relativamente novo, muitas pessoas estranham ainda o conceito de criptomoeda e o mundo do valor descentralizado. Contudo, a par de outras decisões semelhantes que já conhecemos, esta cidade americana vai dar um passo arrojado: aceitar que os residentes paguem taxas e impostos municipais com criptomoeda.
Conforme informámos, em 2021, El Salvador foi o primeiro país a aceitar Bitcoin enquanto moeda legal, a par do dólar americano.
Aos poucos, para pagamentos de bens e serviços, algumas empresas foram abraçando a criptomoeda. Recorde-se que a Tesla já teve a Bitcoin como meio de pagamento, e a Ferrari anunciou, recentemente, que será possível pagar um carro com moeda criptográfica, na Europa.
Entretanto, esta cidade diz que, em breve, tornar-se-á a maior dos Estados Unidos a aceitar criptomoeda como forma de pagamento de taxas e impostos municipais.
A partir de 2025, Detroit, uma cidade no Michigan, usará o PayPal para facilitar os pagamentos dos residentes que optarem por usar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas.
Criptomoeda já chegou aos impostos e taxas municipais
Apesar de Detroit não ter especificado as criptomoedas que serão aceites, o PayPal suporta, atualmente, a PayPal USD, Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash. Os pagamentos feitos em criptomoeda serão imediatamente convertidos em dólares americanos.
A iniciativa não apenas torna mais fácil para os residentes de Detroit fazer transações com a cidade, mas marca o compromisso de Detroit em dar as boas-vindas à blockchain e aos empreendedores de tecnologia que desejam fazer a diferença na cidade.
Lê-se num comunicado de imprensa, onde Detroit partilha que a mudança está a ser feita como parte de uma atualização mais ampla dos serviços de pagamento, que facilitá-los-á, em geral.
Segundo a imprensa, enquanto a Bitcoin é, sobretudo, uma moeda a manter para ganhos especulativos, as stablecoins, como a PYUSD e a USDC do PayPal, ganham popularidade como moedas digitais realmente úteis para facilitar as transações online.
Uma vez que as stablecoins estão indexadas one-to-one ao dólar americano, os pagamentos podem ser efetuados mais rapidamente, contornando a infraestrutura tradicional, por via da qual as transferências eletrónicas podem demorar vários dias a processar.
Além disso, as stablecoins facilitam a troca entre moedas digitais e fiduciárias: se alguém lhe pagasse em Ethereum, por exemplo, poderia facilmente trocá-la por uma stablecoin indexada ao dólar.
Criptomoeda está a expandir-se
Além de uma das desvantagens estar associada à popularidade das stablecoins entre os burlões, por não estarem sujeitas a um ambiente regulamentar forte, as transações são ainda complicadas e pouco intuitivas para muitos utilizadores.
De qualquer forma, decisões como esta, tomada por Detroit, bem como uma maior aceitação por parte dos comerciantes, ajuda a cimentar a confiança e, potencialmente, a aumentar a adoção de criptomoedas pelos consumidores.
Leia também:
Só o pessoal do Restelo é que ainda não percebeu que a Bitcoin e as criptos vieram para ficar.
A continuares assim, ainda vais acabar por convencer o pessoal do Restelo.
É que repetes sempre a mesma coisa.
Terás algum objetivo em fomentar a procura?
Se não me conheces daqui já continuo assim a 10 anos mais coisa menos coisa…
Diz o comunicado de imprensa: “Os moradores de Detroit em breve terão a opção de pagar impostos e outras taxas municipais usando criptomoedas por meio de uma plataforma segura gerida pelo PayPal”.
Escreve a Forbes: “O sistema de pagamento de impostos criptográficos de Detroit está definido para usar um provedor terceirizado, o PayPal, para gerir a conversão de criptomoeda em dólares antes que os fundos sejam transferidos para contas da cidade. Embora esse acordo certamente simplifique as coisas administrativamente, ele apresenta um risco significativo pela sua dependência da tecnologia, políticas e preços de uma empresa privada.”
Os impostos e taxas entram nas contas da cidade em dólares, por aí não há problemas. Mas e quanto às taxas de transação em criptomoedas, que podem ser altas, designadamente em Ethereum em certos períodos? Diz a Forbes que o PayPal as passará à cidade, que as há de incluir no valor a pagar pelo morador, ou seja, vai pagar o valor do imposto mais a taxa de transação.
https://www.forbes.com/sites/andrewleahey/2024/11/11/detroit-embraces-crypto-for-tax-payments-risks-and-potential/
Pagar impostos com Bitcoin?
Só mesmo se forem parvos e estúpidos. Bitcoin não é para ser convertido para FIAT mas sim para ser usado em economia circular com quem usa ativamente bitcoin.
Mas não é isso que se apregoa das criptomoedas – dispensar o FIAT e as contas bancárias? É exatamente isso que a cidade de Detroit permite a quem não tem FIAT nem conta bancária – pagar os impostos e taxas devidos à cidade em criptomoedas, acrescido de uma taxa de transação para o PayPal.
Cada um é livre de fazer o que quiser. Eu iria preferir de longe vender o meu Bitcoin a um amigo bitcoinheiro e usar FIAT para pagar impostos na vez de estar a subsidiar o estado com um ativo de valor e com o risco de estar a denunciar a minha carteira.
Só acho mal converterem USD.
As cripto, todas elas, têm q passar a ser a moeda de reserva mundial, a crypto é q devia ser essencial para a estabilidade financeira global. Abaixo o dólar e o euro!!!
Como é que algo de valorização instável pela e oferta e procura bem como especulação do mercado, com oscilações em curtos espaços de tempo, devia ser essencial para a estabilidade financeira ?
Com cada um ..xD
olha outro…desde 71 que o dolar não é o mesmo.Continua a imprir notas que isso é que é estabilidade,quando a piramide dos bonds der o berro é que vai ser bonito
Pois eu até vou mais longe – não era só moeda de reserva mundial, era meio de pagamento universal. Os moradores pagavam os impostos e taxas em BTC, Ethereum ou Dogecoin, e Detroit pagava ao pessoal e fornecedores em crypto. Não aceitavam, queriam FIAT – olho da rua com eles! Agora ter que andar a converter para USD e a pagar comissões ao PayPal!
Já está a 90.000 dólares! A caminho dos 500K!
Melhor só a Dogecoin, que duplicou de valor no último mês.
Não admira, com Musk a avisar dos perigos de falência dos EUA e Trump a prometer criar uma “reserva nacional estratégica de bitcoin” e usá-la para pagar a dívida e a prever que o bitcoin supere a capitalização de mercado do ouro. Sobra o presidente do FED, que já disse que não se demite e Trump não tem poderes constitucionais para o demitir, só demite os demais reguladores.
https://forbes.com.br/forbes-money/2024/11/elon-musk-alerta-para-risco-de-falencia-dos-eua-com-disparada-do-bitcoin-e-dogecoin/