Bitcoin é visto como “crude digital” e é tão mau para o planeta como o petróleo
Já há muito tempo que não nos chegam notícias sobre a valorização significativa das criptomoedas, nomeadamente os populares Bitcoins. Este é um mercado que não tem vivido os seus melhores dias, sendo que as informações recentes também não são nada abonatórias.
Segundo um recente estudo, o Bitcoin é visto não como ouro digital, mas sim como um "crude digital" que é tão mau para o planeta como o petróleo.
No que respeita à relação das criptomoedas com o meio ambiente, as notícias no geral dão conta de que há uma certa tensão entre ambos, especialmente quando falamos nos consumos excessivos de energia para a mineração das mesmas. E embora as placas gráficas já tenham sido deixadas de fora desta equação, as moedas digitais ainda levantam muitas questões e problemas ecológicos.
Bitcoin é um "crude digital"
Recentemente um estudo indicava que os Bitcoins estavam com cada vez mais dificuldade em tornar-se mais verdes. E há agora uma nova investigação que adianta que o Bitcoin é um "crude digital" e não um "ouro digital" como muitos o apelidam. Para além disso, é referido que a criptomoeda é tão má para o planeta como o petróleo.
As moedas digitais são vistas como uma forma fácil de conseguir dinheiro, ou também perdê-lo. Atualmente, um Bitcoin vale 19.918,16 euros, mas este é um segmento que levanta várias preocupações e está cada vez mais a tornar-se insustentável quanto ao consumo de energia e à poluição. Ainda no início de agosto, os dados mostravam que a mineração de Bitcoins consumia mais energia do que a Bélgica ou a Finlândia.
Mas este novo estudo indica resultados alarmantes, ao revelar que por cada dólar de Bitcoin, 35 cêntimos correspondem a danos ambientais. Estes dados respeitam ao período entre 2016 a 2021, mas pioram no tempo em que a mineração estava em crescimento. O estudo demonstra uma tabela onde podemos comparar a poluição vinda da mineração de Bitcoins com outros elementos, nomeadamente o petróleo.
E se nos focarmos nos valores de 2020, a relação entre o valor do Bitcoin e os danos ambientais foi de 82%, o que é bastante significativo. Os danos atingiram um pico de 156% do preço da moeda em maio de 2020, sugerindo assim que por cada dólar do valor de mercado do Bitcoin nesse mês, eram gerados 1,56 dólares em danos ambientais globais.
Em termos de poluição, a moeda emitiu de 0,9 toneladas de CO2 por Bitcoin em 2016 para 113 toneladas de CO2 por Bitcoin em 2021. Ou seja, um aumento de emissões de 126 vezes a mais num prazo de apenas 5 anos.
Desta forma, o estudo conclui que a mineração de Bitcoins é um dos processos mais prejudiciais do meio ambiente, sendo em média 35% poluente (2016-2021), um valor ligeiramente acima dos 33% gerados pela pecuária a nível global. A produção de gasolina polui 41% e a produção de eletricidade a partir de gás natural é de 46%. E a poluição destes dois elementos foi superada pelo Bitcoin nos anos de 2019 e 2020.
Pode ver o estudo completo aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Ate é pior pois o petroleo ainda tem utilidade para veiculos nos transportarem e criarem desde plasticos ate roupa! Ja a bitcoin n dá nadinha, so falcatruas para meia duzia de nerds andarem a enganar os outros
concordo plenamente 🙂
quando vier as cbdc vais dar valor! visao muito fraca!
Pior que a bitcoin, só os NFT’s….
Com bitcoin podes adquirir tudo o que mencionas-te, tal como o fazes nos dias de hoje usando o Euro ou o Dólar (tendo os mesmos os seus gastos, energia, mão de obra, matéria prima…) não é um termo de comparação que faça sentido.
espero bem que nunca venhas a dar valor ao bitcoin, é bom sinal.
Pergunta aos Argentinos, aos Venezuelanos, aos Zimbabueanos se o bitcoin tem valor.
Estudasses em 2009.
‘acabar co o bitcoin’….
LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!
Bitcoins não sei o que é
Fala-se tanto e não sei como ê feito nem como se tem acesso
Deveriam fazer um manual e explicar o que é e como se tem acesso
Obrigado
“Google it”?
Mete aí o teu contacto de email que eu mando-te o manual gratuito e até te tiro as dúvidas no fim sem cobrar nada.
LOL
Até que enfim que acordam para a realidade!
Para os argumentos do costume deixo também as questões do costume:
Qual é a origem da energia consumida?
Qual é o destino dessa energia se não for consumida?
Como se compara em relação ao consumo energético do setor financeiro mundial?
É sempre importante ver também o outro lado da moeda.
+1
+1
como é possível fazer um estudo ambiental, e não falam uma unica vez da utilização do Metado. A mineração está a reduzir a poluição gerada pela industria do petróleo, mas isto não convêm falar.
Quando a energia não é consumida, também não é produzida. A corrente só “flui” quando há diferença de potencial, logo se não é consumida, não é produzia.
Isso não acontece com a energia de fontes renovais, caso gaste ou não elas são sempre produzida. É essa energia osiosa que os minerador mais utilizam, porque os preços estão perto de zero.
Perto de zero ? onde posso comprar essa energia ? compro já alguns MWh.
Como Portugal tem pouca produção energia eólica e solar é muito difícil acontecer, mas por vezes acontece. Mesmo em plena crise energetica, uma semana atrás o preço foi muito baixo, só não a zero porque as barragem começaram a bombear água.
É claro que tu não consegues comprar essa energia, mas as empresa de mineração compram directamente às produtoras.
Um bom artigo para leitura, é longo, todos de criticam a mineração de bitcoin deveriam de ler. O artigo é mais baseado no Texas, porque estão na vanguarda.
Mas existem muitos outros mas ainda em pequena escala.
https: //artigos.areabitcoin.com.br/como-a-mineracao-de-bitcoin-pode-transformar-o-setor-de-energia/
Itaipu na fronteira Brasil/Paraguai, vendem energia a 1 centimo/kWh, barragem trabalhava a 50% da capacidade, bitcoin permite-lhes reduzir o ROI.
Também temos os reatores nucleares que tem tempos de ROI enormes bem como grandes projetos na área das renováveis, em Espanha por exemplo muitas centrais solares e eólicas fecharam, porque não eram viáveis..
Energia só é cara porque ainda não se investiu o suficiente para produzir massivamente e tudo porque a procura não o justifica, bitcoin resolve.
Não são produzidas porque não como produzir sem gastar.
A electricidade é mesmo assim, não consegue produzir sem haver algo que a gaste.
Estamos com escassez de produção, Portugal está obrigado a usar o backup, a gastar fortunas em gás natural para produzir electricidade. Porque razão não existe mais produção eólica e solar?
Não existe porque o consumo de energia não é linear, tem picos e baixos. Se aumentar muito a produção, vai aumentar os periodos não lucrativos para as produtores especialmente nos periodos de baixo consumo.
A solução é criar industrias que consumam electricidade apenas nos períodos de baixo consumo, para nivelar o consumo.
A bombagem das barragem, mineração de bitcoin, o hidrogénio, a dessalinização de agua, são soluções. A bombagem é a unica que aproveita.
Não existe mais porque é um investimento alto. Eu investi e produzo 90% da energia que consumo, incluindo a mobilidade, os 10% vão-se resolver antes do Inverno instalando mais 3 ou 4 painéis solares. No verão e em dias mais solarengos até posso vender energia à rede.
Hidrogénio ? que tem a ver o hidrogénio com tudo isto ?
Dessalinização de água ? para gastar energia ?
Não estás bem o ver o problema, Portugal ainda está longe dessa realidade.
O excedente que tens por vezes, no futuro vai acontecer nivel nacional e diariamente, como já acontece na zona onde energias renováveis está mais desenvolvidas.
Neste artigo que eu coloquei em cima explica bem isso, no oeste do Texas, as eolicas e solar tem produção/estimativa em 2022 é de 60GW e para 2023 é 71GW; mas apenas consomem 18GW, ou seja, só em 2022, 42GW de energia criada iriam para o lixo, por esse motivos eles necessitam de industrias que consumam essa energia, geralmente durante a noite, nos periodos de baixo consumo. Por isso, estão a atrair empresas de mineração.
Iria para o lixo ? então mas sabe o que é a eletricidade ?
Por cá incentivam o uso dessa energia, dando descontos de 20% em alturas fora de picos.
Está-me a dizer que a malta que minera só liga as máquinas quando a energia está barata ? Duvido muito que seja assim, mas podia ser.
Há uns anos estive a pensar em minerar e até instalei paineis solares para fornecer electricidade, e só ia minerar de dia, mas cheguei à conclusão que o investimento tinha pouco aproveitamento, instalei os painéis na mesma mas agora uso para consumo da casa e dos veículos.
Eles só mineram com energia barata.
O governo de lá também incentivam o uso dessa energia, além preço muito baixo, as empresas tem 10 anos de isenção de impostos e outras regalias. Unica obrigação é que tem que desligar as maquinas durante os picos, mas mineradoras começam a deslizar antes, a partir dos 40$MWh por causa da rentabilidade.
Para não falhar nos picos, eles estão a produzir energia em quantidades absurdas, este ano vão produzir o triplo do que necessitam e para o anos será quase quádruplo.
Este verão houve uma onde de calor, e as mineradoras tiveram que cumprir a regra e ficaram vários dias desligadas.
Não se importa de mandar uns links sobre isso ?
Diga antes que estão a instalar potência mais alta para poder produzir mais, não se produz electricidade quando não é gasta, é impossivel, como já disse várias vezes.
Mande uns links sobre isso.
Esta parte especifica está no ponto 3, o problema do sistema eléctrico começa no ponto2, mas todo o relatório é muito bom.
Português: https: //artigos.areabitcoin.com.br/como-a-mineracao-de-bitcoin-pode-transformar-o-setor-de-energia/
inglês: https://arcane.no/research/how-bitcoin-mining-can-transform-the-energy-industry-new-report
Não era sobre isso, esse já tinha visto, era sobre o estado da energia no Texas e nos incentivos.
Foi em artigos que tenho lido nos últimos meses, o mais recente foi este,
https://www.texastribune.org/2022/10/03/texas-cryptocurrency-mining-bitcoin/
, os outros já foi algum tempo, já não sei onde estou.
+1
É possível comparar com a energia gasta pelos bancos, impressão de dinheiro…e tudo o que se encontre ligado ás moedas atuais? Parece me um termo de comparação mais justo, mas posso estar enganado.
Claro que sim, já o fizeram e concluíram que a banca gasta mais e tem capacidade para menos transações, mas os media que seguem a cartilha não tem liberdade de imprensa ou alguém ainda pensa que os tempos do lápis azul acabaram?
Só vim deixar isto caso o meu post não seja censurado
https://batcoinz.com/quantifying-the-impact-of-using-stranded-methane-on-the-bitcoin-network/
Pois, tudo que aguarda moderação sabemos como é, os tempos das noticias e comentários em blockchain ainda estão para chegar, só nessa altura é que a censura acabará.
LOL… faz sentido…mas se o BITCOIN tiver nos 60k… o custo de produção será o mesmo e o valor bem diferente.
Daqui a 1/2 falam o estudo novamente…
Antes do bitcoin não existia ransomware, portanto acabem com isso tudo que só serve para alimentar criminosos.
?
…dass,essa foi profunda
‘acabar co o bitcoin’….
LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!
Pois não, nesse tempo simplesmente destruíam a informação toda sem pedirem resgates.
Mais cedo do que se pensa vai poder ser trocado por papel comercial do BES e deixa de poluir.
Qual foi o impacto ambiental da mineração de todo o ouro acumulado pelos bancos centrais?
Quais os outros tipos de impacto como vidas humanas para o minerar e químicos altamente poluentes para o purificar?
Há locais como lagos cheios de mercúrio na américa do sul fruto da exploração do ouro, procurem “Serra Pelada” no google por exemplo, um verdadeiro exemplo do degredo, tudo para o ouro estar enfiado dentro de cofres sem utilidade, porque nem como moeda servia já que lhe raspavam sempre uns miligramas.
Pelo menos quem tinha duvidas talvez fique mais sensível… ou não, como podemos ver …
mas não estava difícil de se ver …
O intuito do Bitcoin era interessante, mas sinceramente com as taxas que são pagas muitas vezes (principalmente em períodos de alto volume) e a volatilidade da moeda, (Ora agora tenho 1000€ daqui a 10 minutos, já tenho 950), não considero como uma moeda fiável.
Em termos de anonimato, não existe, embora seja um pouco mais seguro.
lol agora tens 5 milhões de sats, daqui a 10 minutos continuas com 5 milhões de sats. Qual é o dilema? E as taxas, que tal consultar o mempool e poupar nas taxas? Ou usar LN e pagar quase nada? Jesus…
Não é só o bitcoin que é volátil face ao dólar, dólar tb o é face ao bitcoin.
Quando todos perceberem que a longo prazo terão sempre mais dinheiro usando bitcoin para acumular em vez de euro/dólar os produtos passarão a tabelar-se em satoshis e a volatilidade desaparece, assim como euros/dólares.
Pior do que a administracao LGBrandon e impossivel
Só agora é que chegaram a essa conclusão? Já devia de ser proibido minerar bitcoin há muito tempo!
cry harder, bish
Já devia algumas pessoas serem proibidas de gastar o oxigenio existente na atmosfera…
‘acabar co o bitcoin’….
LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!
Se fores funcionário público entendo-te perfeitamente, a sorte dos bitcoiners é que o país falia se a maioria fosse funcionário público e como a maioria vencerá lá chegará o dia que terás que trocar os euros por bitcoin ou acabar na pobreza.
Os cães ladram e a caravana passa!
Bitcoin? Eu é mais bolos. E pelos vistos aqui também
Jornalixo autêntico, noticias encomendadas pelos governos em troca de fundos para instituições de interesse público quando o serviço público prestado é zero.
Anda tudo a mamar via Efeito Cantillon:
Clubes desportivos, imprensa, transportes, educação, saúde, justiça, defesa, politicos, etc.
Esses serão sempre contra o bitcoin, esquecem-se é que o povo unido jamais foi vencido e que bitcoin é o dinheiro do povo, o único trunfo contra a inflação.
depois venham hipocritamente dizer que fomentam a inovação e tecnologia, quando isto vai ser das coisas mais impactantes a nível mundial para o futuro!
Quanto ao título eu acrescentaria que bitcoin é tão mau e essencial para o planeta como o petróleo !
O CO2 que liberta para a atmosfera é apenas o ciclo do carbono, sempre aconteceu e sempre acontecerá, CO2 é o menor dos nossos problemas, uma possível 3ª guerra mundial é uma ameaça maior, no século passado tivemos duas, será que não teremos nenhuma neste século?
Ah pronto, o mundo está a salvo então. 😀 😀 😀