Nova bateria de lítio que pode absorver CO2 e convertê-lo em energia
Há uma linha de pensamento que quer acabar com o excesso de dióxido de carbono do planeta transformando-o em energia... dentro de uma bateria! Conhecem-se alguns projetos que são mesmo uma maneira engenhosa e potencialmente lucrativa para lidar com o excedente de CO2.
Uma das linhas de investigação que está a provocar alguma curiosidade pretende usar o dióxido de carbono como "energia" para se consumir numa bateria de um veículo elétrico do futuro.
Já falámos em vários projetos que querem evoluir o segmento das baterias. Na verdade, o setor automóvel está ainda pouco desenvolvido, no campo dos veículos elétricos, porque as baterias são o entrave. Isto porque os motores elétricos nos veículos já são conhecidos pelo menos (se não mesmo antes) desde 1891. Mas isto fica para outras núpcias.
Captura e Armazenamento de Carbono é um plano em marcha
Durante anos, os cientistas procuraram formas de capturar o carbono e armazená-lo, por exemplo, no subsolo, mas este novo sistema poderia oferecer uma alternativa.
O problema dos sistemas convencionais de "captura e armazenamento de carbono" (CCS - Carbon Capture and Storage), segundo os investigadores do MIT, é que, apesar de serem bons a evitar que as emissões de CO2 entrem na atmosfera e aprisionem o calor, exigem muita energia para o conseguir.
Um estudo realizado em 2014 estimou que os CCS usam até 30% da capacidade de produção numa central, e no final muitos sistemas só mantêm a captura de CO2 no estado sólido, mas na realidade eles não o reutilizam.
Dióxido de carbono pode alimentar um carro elétrico?
Uma alternativa na investigação em torno do CO2 estuda maneiras de converter o produto químico em outros tipos de materiais que poderíamos usar como uma fonte viável de combustível. Muitos investigadores acreditam que esta é uma boa estratégia, porque ela devolve resultados positivos simultaneamente.
Levando isso em conta, uma equipa do MIT criou um sistema de bateria à base de lítio que absorve dióxido de carbono diretamente de centrais de energia, convertendo vapor residual num eletrólito (carregado com CO2), uma das três principais partes de uma bateria.
As baterias de dióxido de carbono e de lítio normalmente requerem catalisadores metálicos para funcionar, porque o dióxido de carbono não é muito reativo. O problema é que os catalisadores podem ser caros e as reações químicas envolvidas podem ser difíceis de controlar.
Para resolver isso, um grupo de trabalho liderado pelo engenheiro mecânico Betar Gallant conseguiu a conversão eletroquímica de dióxido de carbono sem o catalisador metálico, usando apenas um elétrodo de carbono.
A resposta foi usar o CO2 no estado líquido, incorporando-o numa solução de amina.
O que demonstramos pela primeira vez é que esta técnica ativa o dióxido de carbono para obter um processo eletroquímico mais simples.
Referiu Gallant.
Baterias lítio-carbono pode ser o futuro que muitos sonham
Até agora, a investigação ainda não está pronta para uso o comercial, mas experiências mostram que a técnica é competitiva em comparação com outras técnicas de baterias de lítio, embora hajam áreas para melhorar, a margem de progressão ainda é grande.
Principalmente, o sistema de bateria está atualmente limitado a 10 ciclos de carga e descarga, uma restrição severa que teria que ser drasticamente aumentada se quisermos usar estas baterias de lítio-carbono para qualquer propósito sério.
Os desafios no futuro incluiriam o desenvolvimento de sistemas com operação quase contínua ou uma expectativa de vida prolongada, e para aumentar a capacidade atingível em poderes superiores.
Escrevem os autores no seu artigo.
Em última análise, eles reconhecem que levará anos até que esse tipo de tecnologia de bateria possa ser usada comercialmente. Mas com cada pequeno obstáculo que é superado, estamos a chegar cada vez mais perto desse objetivo final, ajudando a resolver um dos dilemas ambientais mais importantes de hoje (e de uma maneira mais útil do que simplesmente colocá-lo no subsolo para não o tornar visível).
Como remata Gallant, as baterias de dióxido de carbono e lítio estão a anos de distância, mas, pelo menos, se pudermos converter CO2 em algo como um componente da bateria, é "uma maneira de protegê-lo como um produto útil.
Estamos a dar passos, ainda que pequenos, para um futuro sustentável e onde "nada se perde, tudo se transforma".
Projetos em volta de baterias do futuro
Este artigo tem mais de um ano
Os carros eléctricos e as suas baterias são vao melhorar com o passar do tempo..ao contrario dos motores de combustão.
Os motores de combustão tem vindo a melhorar com o passar do tempo. A tua afirmação só pode vir de quem é cego ou alheio.
Com o passar do tempo os carros o futuro vai na direção dos carros a celulas de combustivel.
olha o sr. 835!
Eu que sou cego e/ou alheio..explica la quais os melhoramentos que um motor de combustão tem vindo a ver??
Sao mt mais eficientes? poluem mt menos? o motor utliza algo diferente do que o petróleo?
O prinicipio dum motor de combustao ‘e o mesmo de ha umas dezenas de anos. Se houver melhoramentos sao melhoramentos incrementais que vem esporadicamente.
Pesquisa um bocadinho as inovações que a Mazda tem vindo a desenvolver nos motores a combustão. Se estás à espera que te vá dar a papinha na boca, podes esperar sentado.
Mas tudo indica que electrico/hidogénio vai ser o futuro e quanto a assim não há muito a fazer
+1
estas a falar do motor SkyActiv-X?? Conitnuo na mesma…nao passa dum melhoramento incremental.
Obrigado pela simpatia mas tambem sei utilizar o google. 😉
https://br.motorsport.com/automotive/news/exclusivo-aceleramos-o-mazda-skyactiv-x-a-salvacao-dos-motores-a-combustao-1002705/1648802/
Common rail, recirculação de gases, melhorias na injeção, compara um corsa de à 8anos com um de agora em termos de potencia vs consumos.
e o que contribui o teu comentário para o bem do mundo?
JN: 29/Out/17
Um estudo feito pelo IVL (Instituto Sueco de Pesquisa Ambiental) demonstra que a simples produção das baterias tem um impacto ambiental semelhante a conduzir um automóvel a gasolina durante vários anos.
De acordo com o estudo, um automóvel elétrico tem vantagens a nível local nas emissões poluentes, bem como no ruído, mas quem quiser comprar um carro do género tem que estar consciente de todo o impacto ambiental da sua produção, e que se o decidir fazer,
Trump é que tem razão .
O rodrigo nao te perguntou de qual polui mais, mas sim dos avancos fabulosos dos motores a combustao.
Extracao, producao e distribuicao do combustivel também tem muito impacto Ambiental.
A producao de um carro a combustao também tem muito impacto Ambiental, quem quiser comprar um carro do género tem que estar consciente de todo o impacto ambiental da sua produção, e que se o decidir fazer,
só o impacto da extração, armazenamento, transporte, refinação e distribuição do combustível fóssil é uma barbaridade, mas “todo mundo” parece esquecer isto sempre que se fala de impacto ambiental de um carro elétrico por comparação com um de motor de combustão
Os estudo que tu lês são aquilo que eles querem que tu vejas! Estou farto de ouvir estudo iguais ao que mencionaste, mas esses estudos não fazem contas ao seguinte:
1. Co2 libertado na refinação do crude?
2. Co2 libertado pelas dezenas de fábricas necessárias para produzir e manter um motor de combustão + caixa de velocidades + embraiagem + injectores + filtros + liquido radiador (são dezenas de fábricas necessárias para produzir e manter estes componentes para fazerem exactamente o memso que faz um simples motor eléctrico!! sim é verdade! um simples motor eléctrico não necessita de caixa de velocidades (apenas leva 3 carrectos) , não necessita de injectores, embraigem, não leva oleo e filtros que troca todos os anos, etc.
Note: Daqui o grande problema para os fabricantes: Eles são na minha óptica os grandes responsáveis por não quererem os carros eléctricos! Porque motivo o Tesla foi durante muito tempo o único a produzir um carro eléctrico bonito desde sempre?!?! Voçês acham que os fabricantes de automóveis não sabem produir carros eléctrico bonitos? ou fazem depropósito para nós optarmos pelos carros convencionais?!?!
E os recursos utilizados por estes componentes????
Já alguma vez viste um estudo destes????
Já alguma vez alguem fez um estudo a explicar quanto oleo pinga todos os dias do motores de combustão polui os nosso rios e mares???
Sabias que o motor eléctrico que equipa os carros eléctrico actuais não tem qualquer ponto de desgaste e dura mais que qualquer motor eléctrico que os de combustão possuiem (ex: motor de arranque + motor do limpa vidros + alternador etc).
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Sim é verdade, o motor eléctrico é do mais prefeito que pode existir!
O motor de combustão é a coisa mais pré-histórica que existe!!
Sabia que motor de combustão tem um rendimento de 30% e que isso nunca mudou desde sempre?? por limitações da forma como o motor é feito!
Sabias que o motor eléctrico tem um rendimento de 95%?
É tão simples a sua implememntação que os construtores decidiram dar algo mais como por exemplo os carro andarem sózinhos….
As baterias é uma questão de poucos anos!
Acho que não é preciso dizer mais….