Nave espacial americana que falhou a caminho da Lua regressou à Terra e despenhou-se
O fim desta nave foi totalmente contrário ao que tinha sido projetado. Milhões de dólares ficaram incinerados quando a nave veio para a Terra para "morrer", em vez de aterrar na Lua. O módulo Peregrine Mission One sofreu um grave dano quando descolou e a missão CLPS-1 da NASA ficou condenada quando se detetou uma fuga de combustível neste módulo que iria alunar.
Milhões de dólares queimados na atmosfera
Um final agridoce para a nave espacial Peregrine da empresa americana Astrobotic. Estava destinada a tornar-se a primeira nave espacial privada a efetuar uma aterragem suave na Lua, mas, em vez de chegar à Lua, acabou por regressar à Terra para completar a sua missão com uma reentrada ardente sobre o Pacífico.
O lançamento do Peregrine marcou o regresso dos EUA à superfície da Lua desde a Apollo 17, que teve lugar há mais de meio século. Uma anomalia no sistema de propulsão, aparentemente devido a uma falha numa válvula, fez com que a nave perdesse demasiado combustível, pondo fim a qualquer hipótese de chegar à Lua.
A nave levava a bordo 20 cargas úteis que seriam enviadas para a superfície da Lua no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), uma parceria público-privada da NASA com módulos lunares comerciais.
Empresa preferiu queimar a nave do que aumentar o lixo espacial
Apesar de o seu objetivo principal ter sido excluído, a equipa da Astrobotic conseguiu estabilizar a nave espacial e prolongar a sua vida útil para 10 dias.
De facto, a Peregrine poderia operar no espaço cislunar durante mais tempo, mas os seus proprietários decidiram manter a sua trajetória de modo a reentrar na atmosfera terrestre em vez de vaguear como lixo espacial.
O módulo Peregrine e as suas múltiplas cargas úteis desintegrar-se-ão na atmosfera por volta das 21:00 UTC de quinta-feira, 18 de janeiro. Se restarem alguns destroços, cairão numa área segura.
O planeamento da reentrada não foi fácil. A Astrobotic teve de efetuar 23 disparos curtos do motor principal para evitar que a falha da propulsão desviasse a nave espacial. Depois, teve de ajustar a atitude da nave espacial de modo a que a força induzida pela fuga de combustível a movesse em direção ao Oceano Pacífico Sul, perto da ilha de Fiji.
Mas há outra coisa de que a Astrobotic se orgulha mais: durante estes dias, a empresa conseguiu alimentar as cargas ativas no interior com energia dos seus painéis solares e verificou que 9 em cada 10 tinham sobrevivido ao lançamento e estavam a comunicar corretamente com a nave espacial, incluindo os nanorrobôs da missão mexicana COLMENA.
As novas missões lunares dos EUA tiveram um mau começo, mas haverá mais oportunidades. O próximo objetivo da Astrobotic será enviar o rover lunar VIPER da NASA para a Lua com um módulo lunar chamado Griffin.
E foram eles à lua há 50 anos, só rir…
Ya, estava a pensar no mesmo xD
Começo a desconfiar que o homem nunca foi à lua. Se agora em 2024 não conseguem, conseguiriam há 55 anos atrás?
As provas assim o demonstram.
https://en.wikipedia.org/wiki/Third-party_evidence_for_Apollo_Moon_landings
https://www.rmg.co.uk/stories/topics/moon-landing-conspiracy-theories debunked
“provas”
chama-se nao ter tecnologia que existia a 55 Anos
Estás a falar do quê especificamente ?
E depois foram os primeiros a pôr o homem na lua. A maisdde 40 anos Lollol
Assim se vê os efeitos de edição feitos nos desertos do Estados Unidos…
Fazem bons filmes isso fazem…
Com tantos telescópios, satélites e até celulares que fotografam a Lua, nunca tiraram fotos novas da tal bandeira!?
A teoria da conspiração não era apenas como é que as bandeiras ficavam direitas e pareciam ondular, quando não havia vento?
Porque a NASA não queria mostrar uma bandeira “murcha”. Tinha que ser uma bandeira orgulhosa, “ondulando” (com uma haste em cima a suportar e depois com uma malha metálica no interior).
Agora passou a: Por que é que não se vê as bandeiras? 😉
“Desde que os astronautas desdobraram as bandeiras pela primeira vez, eles suportaram 600 ciclos de grelhar a +100ºC, dois dias lunares de uma semana terrestre e noites lunares igualmente longas e geladas de -150ºC. A radiação ultravioleta solar não filtrada na superfície lunar sem ar provavelmente branqueou todas as bandeiras de branco. A radiação tornou o fio de nylon nas bandeiras muito frágil, e as bandeiras Apollo 14 e 15 podem ter-se desintegrado. No entanto, a fotografia da LRO confirmou positivamente que as bandeiras da Apollo 12, 16 e 17 ainda estão eretas na Lua.”
https://www.celestron.com/blogs/news/can-we-see-the-american-flags-left-on-the-moon-by-the-apollo-astronauts#:~:text=Unfiltered%20solar%20ultraviolet%20radiation%20on,15%20flags%20may%20have%20disintegrated.
+1
Já encontraram as WMD no Iraque? Estou a ficar velho..
O sistema operativo daquilo deu BSoD ahaahha
Alguém que ressuscite o Kubrick, fachavor…
I see what you did there ^^
Epa nos em Portugal dizemos apanha se mais depressa um mentiroso do que um coxo ..
Estes mentirosos custaram a ser pegos mas com o tempo resolvesse tudo
Calma que já vem aí as Aves chamar o pessoal todo daquele termo criado pela agência-de-3-letras
Eu já disse, usem a mesma nave da última vez que lá estiveram.
Espero que as vacinas modernas não sejam tão pouco fiáveis como estes foguetões modernos.
Fico a aguardar que me expliquem porque é que não acreditam que o homem já foi à Lua. Vou gostar de ler……
Muito simples! Lembras-te de se andar a falar que supostamente havia uns balões muito grandes chamados Zeppelin? Aquilo nunca existiu porque não se vê aí nenhum no céu.
/s
Como assim, existe tantos dirigíveis hoje em dia, muitos são usados para Publicidade ou passeios recreativos.
Bro…
https://www.youtube.com/watch?v=xDd-weQE0UM
Tipo se queres fazer um ponto, faz pelo menos com algo mais difícil de provar.. é só ires a net e ver vídeos do Zeppelin que não faltam..
Já agora aproveita e dá uma vista de olhos em Led Zeppelin, se não conhece, talvez te surpreenda 😉
Sim, podia ter escolhido uma analogia mais credível.
Quanto ao Led, ele nunca vai deixar de existir 😀
Eu por acaso acredito que o homem foi a Lua mas ultimamente fico um pouco com o pé atrás.
Sabes que aquelas imagens podiam ser fakes do homem na Lua e bem sabes como os Americanos não são de confiar temos um caso recente com aquelas fotografias do Iraque das Armas de destruição em massa apresentadas na ONU com a desculpa para invadir Iraque afinal eram fakes e só queriam saber do Petróleo e até hoje deixaram lá bases Americanas a controlar as coisas para ter a certeza que o Petróleo não sai das mãos dos Americanos.
O Russos estavam numa corrida com os EUA para ver quem chegava primeiro à Lua. Depois da conquista Americana os Russos desistiram da mesma (uma nação inteira enganada querem ver?).
Que vocês acreditem em teorias da conspiração é lá com vocês, agora quererem reduzir a inteligência dos Russos à do vosso nível é que já é muito rebuscado…
‘Fácile!’
Se o resto do mundo acreditou não iam ser os russos a dizer que não…
Até porque eles também não conseguiram chegar lá… ou seja …não tinham como provar que os americanos não foram lá….
p.e.: eu subi o evereste.. arranjei uma fotos e digo que lá deixei parte do equipamento/badeira… se ninguém lá for verificar o que eu digo ter deixado lá quando lá tive… tb ninguém poderá dizer que não fui!
Achas mesmo que os russos são assim tão básicos?
Quer os americanos quer os russos monitorizavam as missões. Se fosse mentira não achas que eles teriam mostrado que a Apollo nunca aterrou na Lua sequer?
Porque chamava-se “corrida”. Os EUA e a Rússia queriam lá chegar. Alias, os russos teoricamente até estava a frente dessa “corrida”, com mais missões de sucesso que os EUA.
Depois, chega o inimigo numero 1 da Rússia a dizer que tinha lá ido, e eles, “sem provas”, concordaram e desistiram de tentar. Claro que faz todo o sentido.
Antes pelo o contrario, se fosse mentira, seria uma excelente oportunidade de provar que os EUA estavam a mentir ao mundo. Era simples, continuar a investir para tentar, e provarem que tinha sido mentira.
Mas, pronto… os Russos são “totos” e deixam-se enganar facilmente.
PS: Isto era uma missão que leva só robots que falhou, como falharam varias nos anos 60. Além disso, já foram enviadas vários robots para a Lua: Índia, China e Japão, pelo menos, depois dos anos 70.
A diferença esta é que nesta altura se morrerem pessoas a tentar, essas empresas perdem todo o apoio da sociedade. E na época, as pessoas estavam mais disponíveis para o caso de alguém morrer de aceitar esse facto, além de as agencias terem as “costas quentes” por terem o apoio 100% do governo.
Em pleno 2023 / 2024 o homem não consegue chegar à lua e querem que eu acredite que estivemos na lua em 1960 / 70 ? Não.
Para todos aqueles que acham que o homem nunca foi à Lua, pff, expliquem-me o seguinte:
Não sei ao certo quantas (alguém que me responda com o número exato), mas o homem foi várias vezes à Lua, e para tal foi necessário encenar essas mesmas viagens várias vezes.
Isso implica muita gente envolvida, certo?
Como me explicam então, nestes anos todos, nunca ninguém ter falado demais, por exemplo um amigo, uma esposa, um filho, um pai…
Se pararem para pensar, se isto foi tudo falso, quantas e quantas pessoas não estiveram envolvidas, e vocês dizem que nenhuma dessas milhares de pessoas nunca falou com a família sobre isso? Nunca comentou com a esposa, nunca comentou com ninguém?
Malta, para além das provas físicas de que o homem foi lá (vejam o que o Aves publicou nos comentários, por exemplo), é pensar também um bocadinho, seria impossível manter esta ‘charada’ com tanta gente envolvida sem nunca ninguém ter dito nada.
Querem um exemplo prático? (mas que nada tem a ver, é só para marcar o meu ponto)
A produtora de jogos Rockstar é conhecida por ter um alto nível de segurança no que toca a fugas de informação e mensagens cá para fora, e sabem o que aconteceu? O filho de um dos empregados (julgo até que era alguém mesmo importante) foi dar com a língua nos dentes sobre o trabalho do pai (GTA 6) e andou a colocar fotos do jogo na net e a dizer coisas sobre o jogo. Isto prova a nossa natureza humana, e no caso da Lua, se tivesse sido falso, de certeza que já alguém teria falado demais.
Analisem os factos e deixem as teorias da conspiração, só faz mal isso.
Sem contar que apontas um laser a Lua e podes receber o feixe de volta, só é possível graças a espelhos lá colocados manualmente!!
Não seja ingénuo…
Deixa-o. Pior aqueles que são pagos para andar por aqui a des-comentar 🙂
Tanto comentário e ninguém percebeu que foi uma empresa privada a fazer o módulo de alunagem e que nada teve a ver com a NASA?
Quase que acreditei na mentira…
Nao foi facil mas consegui
O problema é que estão a tentar fazer o mesmo com um ínfimo de ínfimo de dinheiro do que se gastou no programa Apollo
Ora ai esta. Para não falar que gastam mais dinheiro para ficar bonito, do que ser funcional.
Nunca me deixa de surpreender como os leitores de um blog de TECNOLOGIA – ou pelo menos muitos dos usuais comentadores nestes artigos – são aqueles que mais se agarram a teorias de conspiração ou repetem os comentários feitos “na tasca do Zé: Pois ontem à noite o Malaquias disse que era mentira e olha que o gajo é cientista!”
Se ainda se educassem sobre a matéria sobre a qual lançam dúvidas ou se baseassem em argumentos lógicos ou científicos, ou apresentassem alguma informação factual, mas não! É caso para dizer: são burros a tentar serem espertos, mas assim que tentam falar só se ouve zurrar!
Se as gerações mais velhas duvidam de tudo por falta de educação e informação, as gerações mais recentes tem acesso a toda a informação possível e imaginável mas são demasiado preguiçosos para a procurar!
É mesmo caso para dizer: Este Mundo está perdido!
Estás enganado. Os fazedores de teorias estão por todo o lado e, no que conheço deste mercado, aqui é onde estão menos, quase residual. Quando lês outros sites mais “generalistas” então aí vês a quantidade de fazedores de teorias.
Aqui, ao longo de quase 20 anos, já instruímos muitos que, ou deixaram as palermices, ou passaram mesmo a cultivar-se com mais informação sobre o tema e até partilham nos comentários, como conheço alguns casos.
Depois, temos os cientistas especialistas com mestrado Facebook. Esses sabem um pouco de tudo, mais que os próprios cientistas, astrónomos, investigadores. Eles próprios sabem sobre vacinas, doenças, ida à lua, a terra plana, sobre alterações climáticas, e outras conspirações que alimentam o seu pequeno mundo de verdades inabaláveis.
Mas… isto é velho, que o diga Galileu Galilei, perseguido pela Santa Inquisição (negacionistas) pelas suas posições como cientista.
O show de ignorancia nos comentarios esta optimo.
Por favor continuem. E muito engracado.
Obrigado pelas gargalhadas.
Exacto. A mesma ignorância de quem acreditou cegamente nas armas de destruição em massa no Iraque..