NASA: Para vivermos em Marte terá de ser nos túneis e com energia nuclear
Já se percebeu que Marte é um planeta inóspito e com poucos recursos que potenciem a vida, tal como a concebemos. Contudo, se o planeta for habitado pelos humanos, segundo a NASA, terá de ser através da exploração da energia nuclear e teremos de habitar debaixo do solo marciano.
A superfície do planeta não é vista como um sítio onde um dia os terráqueos poderão assentar a sua base para viver.
Temos de cavar fundo em Marte
Marte pode estar a abrigar um ecossistema de vida microbiana sob a sua superfície que sobrevive da atividade química alimentada pela radioatividade, diz uma equipa internacional de cientistas liderada pela NASA.
Embora a superfície de Marte seja infernal e inóspita, o ambiente logo abaixo da superfície pode espelhar as condições que suportam os micróbios subterrâneos na Terra, de acordo com novas pesquisas publicadas na revista Astrobiologia.
É uma pesquisa intrigante e, apesar de ser profundamente especulativa, poderá fornecer à NASA e a outras agências espaciais ideias novas para o que procurar na caça em curso à vida passada ou presente no Planeta Vermelho.
O ambiente com melhores hipóteses de habitabilidade em Marte é o subsolo.
Disse o autor principal do estudo e cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Jesse Tarnas, à Scientific American.
Vida em modo toupeira marciana e com energia nuclear
Os cientistas estabeleceram paralelos com um fenómeno semelhante na Terra, em que compostos radioativos subterrâneos quebram moléculas de água para produzir compostos que sustentam a vida, como gás hidrogénio e sulfatos.
Este processo tem sustentado micróbios subterrâneos na Terra há milhões de anos (se não até há mais), segundo o SciAm, e os investigadores dizem que o mesmo poderia estar a acontecer em Marte com base na sua análise dos meteoritos marcianos e dos novos dados dos rovers da NASA.
Mesmo que não haja atualmente micróbios extraterrestres alimentados por radioatividade no Planeta Vermelho, os cientistas suspeitam que poderia ter existido nalgum momento da história de Marte.
Basta adicionar água e faz-se vida
O único componente em falta, dizem os cientistas, seria a água subterrânea marciana. Se existe água nas fendas e poros do subsolo marciano, então o processo de radiólise poderia teoricamente apoiar micróbios extraterrestres hoje em dia. Mas isso é um grande "se", disse o cientista planetário da Universidade Rutgers, Lujendra Ojha, que não trabalhou no estudo.
Isso não quer dizer que Ojha discorde da conclusão dos investigadores, mas sim que não há garantias de que encontraremos águas subterrâneas no subsolo marciano.
Onde há água subterrânea, pode haver vida.
Concluiu Ojha ao SciAm.
Portanto, a vida em Marte poderá ser viável, mas dentro literalmente do planeta. Uma espécie de vida subterrânea, com um mundo debaixo do solo a simular uma "Terra" à superfície. Só falta haver água!
Este artigo tem mais de um ano
“A superfície do planeta não é vista como um sítio onde um dia os terráqueos poderão assentar a sua base para viver.” Só isto já diz tudo.Vão ter que se passar décadas para surgir uma solução ao planeta Marte.Se algum dia surgir… 😐
O que é que isto tem de novo?
Já no Total Recall com Arnold (há 21 anos trás) eles faziam isso
Hehe… mesmo. A ficção sempre foi uma ilustração do futuro… real!
Ainda no outro dia vi o filme! E li que a intenção de mostrar as pessoas a viverem em túneis foi mesmo pensada ao pormenor, devido à radiação.
Exato. Aliás, há a mesma abordagem na lua.
Os bons filmes scifi têm cientistas consultores que ajudam a apurar a veracidade dos factos e ajustar o cenário e guião de acordo.
Não dá no entanto para deixar de sentir que a vida real tenta imitir os filmes por falta de ideias 😀
Com milhões a morrer de fome e miséria e pensam é em viver em Marte.
Ok, ok….venham lá os impostos para os túneis marcianos.
Quem morre de fome não é por falta de dinheiro nem de comida, é por politica e seria preciso travar guerras e derrubar poderes politicos para isso deixar de acontecer, que curiosamente causaria um conflito internacional que poderia levar a mais guerras e mais mortes, por isso como diz o carlão, “assobia para o lado”.
Noutra nota, é importante que as pessoas vão morrendo para conseguirmos estabelecer algum nivel de equilibrio no grande desiquilibrio populacional que já temos, se é de fome, numa pandemia ou num tsunami não importa, importa sim que a demografia baixe o máximo possivel até acordarem para a vida e limitarem o numero de filhos por casal.
Essa política de limitar o número de filhos por casal não basta. É preciso combater a desigualdade social, melhorias na educação, planeamento familiar, etc. Isso é um processo muito complexo e que demora gerações.
A título de exemplo, aqui em Portugal, nos anos 50-60 a taxa de natalidade também alta, até comparavel com o que acontece em África neste momento. Agora até estamos com o problema oposto que acaba por ser mascarado com a vinda de emigrantes.
Por outro lado há outro aspecto que também faz com que a população continue a crescer, que se pode considerar positivo, que é a melhoria da esperança de vida.
E então vamos começar a matar pessoas com mais de 100 anos? (brincadeira :))
Um certo país tentou isso com este coronavírus. Se planeado ou não, escapou-se para o exterior. E vieram as desculpas dos morcegos e por aí fora. Cada vez surgem mais provas de que as teorias de conspiração, se calhar até fazem sentido e não são bem “teorias” apenas.
Mete mais tabaco…
E depois gostava que mostrasses essas provas que estão a surgir com a conclusão que foi tudo planeado. Já agora, se fosse possível, de fontes oficiais e não artigos e vídeos que se encontram por aí.
Desde que não te toque né???? Com o mal dos outros todos podemos bem. A política do umbigo…..
+1 xDDD
Ora lá estás tu com os impostos. Que praga… 😀
Completamente errado!
Será possível viver na superfície de Marte com tecnologia já existente atualmente, e a fome e miséria é um assunto grave, mas nada tem a ver com os fundos para a continuidade do se humano, a Terra esta moribunda e temos de agir rapidamente com mentalidades bem diferentes e com visão bem realista do passo enorme que a teremos de dar.
Unidos vamos conseguir dar continuidade a vida humana.
“Será possível viver na superfície de Marte com tecnologia já existente atualmente,…” Qual ?? Conhece alguma ?? É você,por acaso,mais sapiente do que os melhores cientistas a nível mundial ?? Deixe-se de tretas e de ilusões,pá… 😐
Ele viu o filme Perdido em Marte e a série Mars..
Certamente tem conhecimento que a radiação que sofre a estação internacional é muito superior a que acontece em Marte, e eu sei que os astronautas estão só cerca de 6 meses sujeitos a radiação, mas tem proteção, certo? Por isso deixemo-nos de demagogias! Também sabemos que Marte é um Planeta hostil e que não tem campos verdejantes e que a sua terrasformação será difícil. E concordo que o ser humano conseguiu colocar o nosso planeta no caos que está! Não serie mais sapiente que ninguém, mas eu tenho o meu nome em Marte enviado por uma sonda da NASA, o resto amigo, vamos acreditar em dias melhores.
Boa viagem. Depois manda um postal.
Eu até mandaria o postal, com Marcianas lindas… mas será que vale a pena?
A Terra está moribunda. Eu sei quem é que está moribundo.
A visão de cada um é sempre a realista. A dos outros é sempre, apenas, a dos outros. Egos maiores que a massa do Sol. Esse é um problema que não conseguiremos resolver enquanto espécie. Nem que consigamos ir até outras galáxias.
A Terra está moribunda? E Marte está como, a florescer de vida? Pelo amor de deus homem ganhe juizo.
Sabemos que Marte é um Planeta hostil e que não tem campos verdejantes e que a sua terrasformação será difícil. E concordo que o ser humano conseguiu colocar o nosso planeta no caos que está! Não serei mais sapiente que ninguém, mas eu tenho o meu nome em Marte enviado por uma sonda da NASA, o resto amigo, vamos acreditar em que também deveria estar mais atento a realidade.
Completamente errado!
Será possível viver na superfície de Marte com tecnologia já existente atualmente, e a fome e miséria é um assunto grave, mas nada tem a ver com os fundos para a continuidade do se humano, a Terra esta moribunda e temos de agir rapidamente com mentalidades bem diferentes e com visão bem realista do passo enorme que a teremos de dar.
Unidos vamos conseguir dar continuidade a vida humana.
Então a terra está moribunda ?! muito bem, mas Marte está com as condições ideais de habitabilidade com prados verdejantes e lagos cristalinos. Falta de noção.
Certamente tem conhecimento que a radiação que sofre a estação internacional é muito superior a que acontece em Marte, e eu sei que os astronautas estão só cerca de 6 meses sujeitos a radiação, mas tem proteção, certo? Por isso deixemo-nos de demagogias! Também sabemos que Marte é um Planeta hostil e que não tem campos verdejantes e que a sua terrasformação será difícil. E concordo que o ser humano conseguiu colocar o nosso planeta no caos que está! Não serie mais sapiente que ninguém, mas eu tenho o meu nome em Marte enviado por uma sonda da NASA, o resto amigo, vamos acreditar em dias
A terra não está nada muribunda, a terra está muito bem a tentar absorver o co2 e tantos outros compostos com que a estamos a puluir, se parássemos a terra encontraria o seu equilibrio. A terra não está murimbunda que está muribunda é a humanidade.
Que mania de fugir da terra… Ate parece que a terra, mesmo sendo a nossa UNICA casa, que estamos a destruir porque ‘e isso que sabemos fazer bem, nao ‘e muito mais facil de transformar ou retransformar do que marte… Nem que seja porque… a terra ‘e ja aqui e marte, bem, ‘e um bocado depois do virar da esquina 😀
“Que mania de fugir da terra” chama-se desenvolvimento e ter vontade de explorar. Tal como os humanos se espalharam pela terra e tal como por exemplo os portugueses que decidiram explorar os mares. Isso tras desenvolvimento, emprego e riqueza. Nao sejas mente pequena.
Nem vou explicar porque os portugueses “decidiram” explorar os mares com barcos cheios de reclusos, desculpa “tripulantes/navegadores” 😀
Tambem nao vou falar de Elon Musk… ‘e quase tao perigoso como levantar “questoes” sobre a Apple… O que acho realmente engracado ‘e que o pplware tem imensos comentarios que sao “ataques” diretos, interessante… um bocado oposto da postura cientifica mas tudo bem 🙂
Ataques? Achas mesmo? Não há um que não remate o final dos dizeres que as típicas larachas. É uma questão de Educação e não de educação. Em casa não lhes deram, como é que podem ter?
Verdade 😀
o que isso tem em comum com o meu comentario? Quer dizer tens medo do desenvolvimento, basicamente um velho do restelo,deixa de usar tecnologia e vai la viver para o meio da floresta. Porque se os seres humanos fossem todos atrasados no pensamento como tu bem que ainda estavamos na idade media.
Para transformares e retransformares precisavas de diminuir a população para metade, caso contrário é tudo uma questão de tempo.
Não vejo ninguém (nem a china) com vontade de limitar a demografia.
Estás enganado com a China. Ainda está a crescer mas a taxa de crescimento tem vindo a baixar
https://www.worldometers.info/world-population/china-population/
A taxa de crescimento até está mais alta nos EUA, mas também em queda:
https://www.worldometers.info/world-population/us-population/
Estou errado não, estou certo, o que disse foi que nem a China tinha vontade de baixar a sua natalidade, como a demografia baixou com a pandemia e com os novos tempos agora têm políticas de incentivo à natalidade, quando antes da pandemia tinhas o limite de 2 filhos por casal.
Sim, tens razão! A taxa de natalidade está a ter um ligeiro aumento desde 2005.
Mas no global a população chinesa tem vindo a decrescer. Talvez por causa da imigração?
Em termos de ratio de crescimento, claro. Que acho que é a melhor forma de comparação e não com valores absolutos
Lá estás tu a teimar com a destruição. Estes incêndios de fogo posto também são causados pelas alterações climáticas com dizem na tv nos noticiários?
Cada vez se vê mais gente que é perita a espalhar desinformação. E o pior é que conseguem convencer outros de que é verdade cada vez com maior facilidade. Lá está: é mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas.
Sê honesto e aceita que os fogos não são todos de origem criminosa. E tb vem negar as alterações climácticas? É verdade realmente é difícil convencer pessoas que foram enganadas…vc é o exemplo evidente.
Teremos aí uma mistura de duas obras de Isaac Asimov: Fundação e As Cavernas de Aço.
Não sei, mas continuo a achar que viver por viver, aqui na boa Terra, é bem melhor. “Só” precisamos deixar de usar plásticos, por etapas mudar o estilo de vida para algo mais sustentável, antecipar 15 anos o fim total de combustíveis fósseis, aplicar pesadíssimos impostos extra a produtos oriundos de Países que mantêm industrias poluidoras e se borrifam para o planeta, aplicar decididamente a economia verde, reflorestar o planeta e proteger recursos hídricos… E foi aqui que tocou o despertador. Infelizmente.
Muito bem dito.Excelente comentário.
E continuar a população a crescer? podes toda a população largar o plastico, deixar de comer carne e só andar de EVs que mesmo assim o planeta tens os dias contados, problema é só um, população.
Cresce nuns países, decresce noutros. É um problema a resolver, tal como alguns dos descritos. Hoje, não faltam maneiras de conter o aumento de população, só não são é implementadas.
“aplicar pesadíssimos impostos extra a produtos oriundos de Países que mantêm industrias poluidoras”
Isto nunca irá acontecer. Sabes porquê? Porque as baterias dos carros eléctricos vêm de fábricas na china que funcionam a carvão. Como iriam fazer depois? Arriscar uma guerra com a china? Duplicar ou triplicar o preço dos carros eléctricos? O lobby está todo montado para nos obrigarem a mudar para os full electric.
Acho que ele ironizou mais, do que realmente acreditou que as medidas eram para implementar, embora algumas até façam muito sentido.
Para viver em tuneis, porque não começar a fazê-los já aqui, na Terra?
Sairia certamente muito mais barato!
Ainda mais ?? Coitado do nosso planeta,já precisava era de uns bons “remendos” quanto mais agora de mais túneis.Vocês têm cada uma que até assusta…
Por essa ordem de ideias, nem de carroça andavas, nem um lápis havia.
Concordo com o equilíbrio entre o estilo de vida e a natureza mas, sempre com vista no desenvolvimento
Viver em marte não deve ser muito mais difícil do que viver em Portugal.
Nem sei como se tem coragem de constituir família neste país.
hehehehe
haja boa disposição, colonizar o espaço, up up
Podes te oferecer como voluntário já que gostas da ideia de viver como toupeira
E se o subsolo marciano já estiver habitado?
Nunca se sabe.
Os ratos tambem vivem em tuneis e comem trampa. Eu não vou para marte, sei que só será daqui a 300 anos mas recuso-me a sair daqui do calhau. Não gosto de andar de avião.
Mais notícias de extremo engano, anunciadas pela mãe da mentira. “Naza”
E realidade imitantando a ficção ou não se lembram do filme inferno vermelho com shazzenegher…
E vida imitando a arte não assistiram o filme inferno vermelho com shazzenegher…
E pouparmos o nosso planeta nao era melhor do que estar a ir para lá e viver em tuneis? Digo eu…
Portanto querem ir fazer em Marte o que podem fazer aqui? Faz sentido lol
Boa pergunta, mas há uma resposta. Temos de ter alguma alternativa. Vénus tem um solo insuportável em termos de temperatura e radiação, o que tem é uma boa atmosfera.
Marte tem condições que pode, ser usadas para uma espécie de Terraformação. Poderá ser criado oxigénio e outros gases para enriquecer a atmosfera existente, que é muito rarefeita. Pode ser extraída orgia nas calotas geladas existentes nos polos do planeta e no subsolo, segundo se julga haver, e é o planeta mais rápido para lá chegarmos onde podemos “viver” no solo.
Depois, para irmos mais longe temos de ter pontos intermédios. Da Terra até à Lua. Da Lua a Marte e de Marte até outras paragens.
Além disso, com a energia nuclear será possível criar base que poderão extrair metais preciosos. Mas há mais interesses em Marte.
Está a partir so principio que os humanos iriam transformar algo inabitavel em algo habitavel, mas até hoje os humanos só provaram o contrario que conseguem transformar um paraiso num imferno.