NASA está preocupada com a quantidade de satélites da Starlink
Que o lixo espacial é um problema todos já sabem. No entanto, este problema não impediu que o projeto de Elon Musk assinado pela SpaceX fosse para a frente. Por estar em andamento, a NASA mostra-se preocupada com a quantidade de satélites da Starlink que o espaço vai albergar.
A agência espacial americana teme pela segurança das suas missões.
A SpaceX tenciona enviar milhares de satélites para o espaço, por forma a construir a Starlink. A NASA expressou preocupação relativamente a este plano, uma vez que a constelação de satélites “terá impacto nas missões da agência espacial”.
A NASA apresentou à Federal Communications Commission um ficheiro de sete páginas onde delineou os riscos de congestionamento que a “rede de 30.000 satélites” poderia causar em torno da órbita da Terra. Conforme avançado pela CNBC, a agência espacial americana quer assegurar que a implantação da Starlink acontece de forma prudente e de modo a “apoiar a segurança dos voos espaciais e a sustentabilidade a longo prazo do ambiente espacial”.
NASA raises concerns about the SpaceX plan for Starlink Gen2 in letter to the FCC:
Risks include: —near miss/collisions with science and crewed missions —maneuvering capability failure —interference with space and ground-based telescopes —launch schedule delays pic.twitter.com/J2X08uyj2t
— Michael Sheetz (@thesheetztweetz) February 9, 2022
Embora a SpaceX equipe os seus satélites com um sistema anti-colisão, a NASA continua a ter dúvidas sobre o alegado risco zero, sendo esta a sua principal preocupação relativamente à Starlink. Aliás, a agência espacial americana alerta que, com a quantidade de missões que estão previstas, não é possível confiar que os sistemas de deteção terrestre, os sistemas de propulsão e o software serão 100% fiáveis.
Mais do que isso, a NASA está preocupada com a excessiva reflexão da luz solar provocada pelos satélites da Starlink. Isto, porque poderia “perturbar telescópios espaciais de observar o clima da Terra” e “bloquear os telescópios terrestres de detetar asteroides próximos da Terra”. Outra preocupação é ainda a potencial dificuldade em enviar naves espaciais para a Estação Espacial Internacional, devido à quantidade de satélites que orbitarão perto dela.
Apesar das preocupações, a NASA não é contra a Starlink. A agência espacial americana quer apenas garantir que o serviço da SpaceX “não irá perturbar” as suas atividades.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Deixem o mercado decidir.
Devia ser proibido colocar tanto lixo no espaço. Já está provado que a Starlink tem mais objectos a cair ou não funcionais que outra coisa. Mas vamos continuar a enaltecer a ideia de uma pessoa que tem um (infelizmente) ego maior que inteligência e censo comum.
se tem mais nao funcionais como é que a internet ja cobre a maioria do globo ? e olha que aqui na terrinha funciona bastante bem
Não só a NASA… não há muito tempo a ESA teve problemas com um Starlink..
https://www.esa.int/Safety_Security/ESA_spacecraft_dodges_large_constellation
Daqui a uns anos Portugal quer colocar o seu satélite feito em cortiça e nao vai ter espaço para aparcar
IHoje em dia, quando há dinheiro, as regras são uma miragem.