Quantcast
PplWare Mobile

Cientistas poderão ter descoberto uma forma de os humanos respirarem no espaço

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tim says:

    as cianobacterias já transformaram a terra num planeta habitavel para nós ha milhoes de anos atras, e sim, sao a solucao do futuro em Marte mas tambem aqui na terra para resolver problemas de dioxido de carbono

  2. Hugo Nabais says:

    “Cientistas poderão ter descoberto uma forma de os humanos respirarem no espaço”

    Colocam um titulo sobre respirar no espaço e depois afinal no artigo é: “…é possível que os cientistas tenham encontrado uma forma de os seres humanos conseguirem respirar em Marte, por exemplo, no futuro…”

    Depois afinal é sobre eventualmente no futuro terem descoberto um método não para respirar no espaço mas em como respirar num planeta (Marte)!
    What?!

    • Vítor M. says:

      Estás a truncar a ideia do assunto. Se leres bem, é fácil seguir a lógica da descoberta “…comprovar que as cianobactérias são capazes de transformar o dióxido de carbono em oxigénio a partir de Marte poderia ajudar a tornar as missões a longo prazo mais sustentáveis.”

      Basicamente é ter uma linha de investigação de algo possível de usar no futuro. Até porque Marte não está ali ao lado e os humanos vão demorar até lá chegar.

      • eu2 says:

        Uma coisa é respirar no espaço, onde não há sequer ar, outra coisa é respirar em Marte onde há (embora não sendo respirável).

        • Vítor M. says:

          No espaço, através deste processo, por exemplo numa base lunar, também poderá resultar. O facto de ser “no espaço” refere-se obviamente fora da Terra, fora deste invólucro de gases respiráveis.

          • FilipeB says:

            Respeitosamente, não acho nada óbvio.
            Respirar no espaço não é a mesma coisa que respirar noutro planeta.
            O espaço engloba tudo o que existe (ou conhecemos) mas 99.999999% das vezes as pessoas (e cientistas) usam o termo para se referirem ao vazio do espaço.
            Ninguém diz que a sonda Mars Perseverance está numa missão no espaço por exemplo.

          • Vítor M. says:

            Bom dia Filipe. Dizem que é uma missão espacial ou exploração espacial. Uma questão apenas de retórica. Por isso o espaço engloba tudo o que está referido nesse artigo.

            Space exploration is the use of astronomy and space technology to explore outer space. While the exploration of space is carried out mainly by astronomers with telescopes, its physical exploration though is conducted both by uncrewed robotic space probes and human spaceflight. Space exploration, like its classical form astronomy, is one of the main sources for space science.

          • eu2 says:

            Como quiserem assimilar.

          • Vítor M. says:

            Terminologia atual. A tal ideia da exploração espacial… que engloba os corpos celestes.

          • Hugo Nabais says:

            No espaço, como foi dito, para 99.999% das pessoas refere-se ao vazio do espaço e não a planetas!

          • Vítor M. says:

            Diria que não. Diria que em termos gerais (senso comum) o espaço é tudo o que sai fora da atmosfera.

  3. Pergunta says:

    SE realmente é capaz então porque nao usa essas cianobacterias para diminuir o dioxido de carbono aumentando oxigenio em da NOSSA atmosfera tbm diminiur o aquecimento global?

  4. Resposta says:

    E depois, como é que os governos implementavam impostos ambientais, sobre os produtos que produzem efeitos de estufa etc… opá, não te metas nisso pá, que ainda te dá um ataque nervoso, hahahahaha.

  5. Paulo says:

    Eu diria que a atmosfera de Marte não fica no espaço, no sentido comum da palavra espaço

    • Vítor M. says:

      Se Marte é um corpo celeste e estes são parte d a exploração espacial, logo, a atmosfera de um planeta que é alvo da exploração espacial, é espaço. Aliás, está descrito na regra.

      Space exploration is the use of astronomy and space technology to explore outer space. While the exploration of space is carried out mainly by astronomers with telescopes, its physical exploration though is conducted both by uncrewed robotic space probes and human spaceflight. Space exploration, like its classical form astronomy, is one of the main sources for space science.

      • Paulo says:

        Ok. Mas estão a usar o conceito de espaço exterior para distinguir de espaço. Não sendo feita essa distinção, então já respiramos no espaço, que é onde a planeta Terra existe.
        Mas adiante. A questão não é o texto do artigo,mas sim o título que o ppl usou. E esse induz em erro. Certo, o erro é logo desfeito quando se lê o artigo, mas isso não invalida que o dito título induz em erro.
        A reacção das pessoas é a prova.

        • Vítor M. says:

          Não têm qualquer erro, apenas um ou dois, vá… 3… têm mais dificuldade em entender. É normal. O artigo tem quase 45 mil visualizações, e 3 sentiram dificuldades. Dentro do normal.

          • Eu says:

            Por cada 1 cliente que se dá ao trabalho de expressar a sua opinião, muitos outros têm a mesma ideia mas não se manifestam.
            Da wikipedia (vale o que vale): “Outer Space commonly shortened to space, is the expanse that exists beyond Earth and its atmosphere and between celestial bodies”.
            Comparativamente, o que estás a dizer é que se definirmos que mar, é tudo da costa em “frente”, quando chegas à outra parte com terra é mar na mesma…

          • Vítor M. says:

            Não estou a dizer nada disso, o que percebeste tem a ver com uma perceção acanhada que tens sobre o assunto. E por isso, não quero estar de novo a explicar, porque não vais querer perceber.

          • Eu says:

            “Perceção acanhada”? “Não quero perceber”? Não digo o mesmo porque uma questão de respeito…

          • Vítor M. says:

            Sem faltar ao respeito, o que referi cai como uma luva a quem rodeia o tema sem o querer entender. Nada contra, mas também nada a favor.

  6. MaoMaisMorta says:

    Alguém já pensou como é que se iria alimentar uma cianobactéria? Ou será que pensam que o ambiente, por mais hostil que seja, não tem que ser criado para a própria cianobactéria? Pensam que se tirarem a mesma do ambiente em que vive ela sobrevive? Se pudéssemos canalizar esse ambiente hostil que as mantêm vivas então estaríamos a resolver o problema do CO2 por exemplo sem ter necessidade de usar a cianobactéria.

    • eugostoedoverao says:

      …e o mais importante , as cianobacterias foram de facto , teoricamente as responsaveis por
      criar uma atmosfera respiravel no nosso planeta , mas isso levou milhares ou milhoes de anos.
      atmosfera respiravel em marte á custa das cianobacterias ; so la para o ano 10022…

      • Diogo Paranhos says:

        Tal como indicado na noticia os testes na Terra deram “esperança de ser possível respirar no espaço, tendo como exemplo Marte, os próprios sim já pensaram nessa hipótese “Alguns cientistas sugeriram que a bactéria fosse enviada para Marte, por forma a verificar se ela poderá criar, ou não, oxigénio para os seres humanos a partir de um local fora da Terra.” É indicado na noticia que eles querem fazer essa validação…

  7. JR says:

    Vão para marte no dia de s. nunca à tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.