Canadá aprova lei para condenar crimes que ocorram na Lua
Os humanos querem colonizar Marte e estão também desejosos de regressar à Lua. No entanto, quando estamos além da Terra, estaremos em terra sem lei? O Canadá considera que não e condenará crimes que ocorram fora do nosso planeta.
A nova lei aplica-se apenas aos seus cidadãos.
O Canadá aprovou uma nova lei que permitirá que os seus cidadãos sejam acusados por crimes cometidos fora da Terra, sejam eles na Lua ou na Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS). Ou seja, qualquer infração considerada penal no território do país, sê-lo-á no espaço também.
A Câmara dos Comuns do Canadá aprovou esta proposta de lei em abril do ano passado e espera-se que avance efetivamente no final deste mês. Desta forma, o país estende a sua jurisdição penal ao espaço, abrangendo os membros das tripulações que possuam passaportes canadianos.
Apesar de parecer um tanto estranho, esta não é a primeira vez que o país aplica pune crimes cometidos fora da Terra. Conforme recorda o Hipertextual, em 1998, da natureza multicultural da ISS resultou um acordo entre os países do consórcio, aprovado pela NASA. O objetivo passava por estender a jurisdição até à ISS. Neste caso, o Canadá estendê-la-á também à Lua e à Luna Gateway, uma estação espacial lunar que poderá vir a desempenhar um importante papel.
A emenda do Código Penal, que se dá pelo nome de Lunar Gateway, diz que "um membro da tripulação canadiana que, durante um voo espacial, cometer um ato ou omissão fora do Canadá, que se cometido no Canadá constituiria uma ofensa passível de condenação, será considerado como tendo cometido esse ato ou omissão no Canadá". Além disso, os astronautas estrangeiros que "ameacem a vida ou a segurança de um membro da tripulação canadiana" numa missão espacial apoiada pelo Canadá também podem ser processados.
De facto, com a vontade de colonizar o espaço, estabelecendo humanos em superfícies além da Terra, é importante perceber como vai funcionar a legislação e como serão julgados possíveis crimes. O Canadá deu já um passo nesse sentido, definindo uma forma de julgar os seus cidadãos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mas… Qual é a jurisdição do Canadá (Ou outro qualquer) na Lua?
Com essas nossas predominâncias corpóreas inferiores na 3º UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, totalmente vulneráveis e mortais até mesmo a baixíssimos níveis de RADIAÇÕES TERMONUCLEARES como as emitidas pelos reatores termonucleares de Chernobyl e Fukushima…
Impossível ir além dos CINTURÕES DE VAN ALLEN que nos protegem da DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR emitida pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que ainda como os antigos faraós, os das ciências-ainda-a-avançar, chamam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL.
E o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR… QUE ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, ESTABILIZADOR, que chamam primitivamente de LUA:
Fica além desses CINTURÕES.
Ou seja:
Qualquer um que ultrapassar os limites desses CINTURÕES, morrerá instantaneamente!
Não por acaso este mesmo site PPLWARE, noticiou esta semana que a NASA, enviará apenas ROBÔS… Para medir os efeitos no corpo de alguém, que pisasse no ESTABILIZADOR primitivamente LUA.
Confiram no link abaixo:
https://pplware.sapo.pt/ciencia/nasa-enviara-corpos-artificiais-para-a-lua-para-estudar-os-riscos-da-radiacao/
Mediante o dito acima, jamais alguém cometerá crime, no ESTABILIZADOR do nosso PLANETA.
o doido do MVDIRE não diria melhor!! até parecem gémeos, ó Bonifáciofáciio!!
Contra argumentação científica avançada, nada?
que argumentação? um chorrilho de asneiras sem sustentação real e diz que é ciência!!
volta para a Escola e ouve os professores, não faças como da vez anterior que por lá passaste.
Tu sobre ciências avançadas, não entendes nada.
Alguem no Canadá andou a ver muitas vezes o filme Ad Astra… 😀
Se matarem um alien é só dizer que foi por legítima defesa
LOL x 6
Bem vamos lá ver, eu era dono dos terrenos todos da lua até há semana passada vendi os lotes de terrenos todos para construção, e agora quero ver como é que os canadianos vão lá justificar aos novos donos… ahahaha.
Anedótico… com tantos problemas, por resolver, que temos aqui em baixo…