Alterações climáticas estão a abrandar a rotação da Terra
Há vários estudos já a sustentar que as alterações climáticas estão a abrandar a rotação da Terra. Além disso, referem os cientistas, estas modificações no clima estão também a deslocar o eixo de rotação e a agitar o interior fundido do planeta.
O planeta está a aquecer... e a abrandar
O aumento da libertação de gases com efeito de estufa por parte da humanidade fez subir a temperatura do planeta e ninguém espera que isso pare tão cedo. À medida que o globo aquece, um estudo mostra que também está a girar mais devagar.
Uma nova investigação da ETH Zurich ilustra a forma como a perda de cobertura de gelo nas regiões polares pode afetar a rotação da Terra. O impacto do derretimento do gelo pode até ultrapassar os efeitos da Lua na rotação da Terra.
A ciência é clara quanto às temperaturas globais - estão a subir e a culpa é das atividades humanas. Uma consequência direta desta situação é a crescente perda de gelo na Gronelândia e na Antártida, que provoca um aumento do nível do mar. No entanto, o aumento não é consistente em todo o globo. A rotação da Terra empurra mais água de degelo para o equador e para longe das regiões polares.
Isto significa que está a ocorrer uma deslocação da massa, o que afeta a rotação da Terra.
Afirma Benedikt Soja, da ETH Zurich.
A Terra também está a afetar a rotação da Lua
Benedikt utiliza a analogia de um patinador artístico para explicar o mecanismo. Quando um patinador roda com os braços puxados para junto do corpo, a velocidade de rotação aumenta. Se os braços forem puxados para fora, a rotação diminui. É isso que está a acontecer à Terra.
A conservação do momento angular significa que os dias da Terra se tornarão mais longos devido a este efeito. A alteração é pequena, apenas alguns milissegundos por dia. No entanto, o efeito pode ser significativo ao longo do tempo.
A Lua também abranda a rotação da Terra em resultado da fricção das marés. Os estudos da ETH Zurich sobre este fenómeno, publicados nas revistas Nature Geoscience e Proceedings of the National Academy of Sciences, prevêem que a continuação do aquecimento poderá eventualmente provocar a migração de tanta água para as latitudes centrais que abrandará a rotação da Terra ainda mais do que a Lua.
O trabalho também vai mais fundo - literalmente, ao examinar como as deslocações no manto e no núcleo da Terra mudam juntamente com o momento angular.
A equipa construiu um modelo de 120 anos de movimento polar, o que lhes permitiu seguir as mudanças no eixo da Terra ao longo do tempo, mostrando que a deslocação da massa também pode alterar o eixo de rotação. Descobriram que as alterações no eixo e na taxa de rotação podem afetar a forma como o material fundido é distribuído no planeta.
Isto pode afetar o campo magnético do planeta. No entanto, isto será difícil de medir na vida real, uma vez que não podemos examinar diretamente o núcleo da Terra.
Alterações climáticas: os dias serão maiores
As consequências totais das alterações climáticas ainda estão a ser conhecidas, mas este trabalho sugere que os efeitos se farão sentir de formas inesperadas.
A equipa refere que a exploração espacial poderá ter de começar a considerar os efeitos provocados pelo clima. Alguns milissegundos acrescentados ao dia da Terra não afetarão a sua deslocação diária. Mas uma nave espacial que se dirige para outro planeta pode ter um desvio de um quilómetro quando chegar ao seu destino.
Nós, humanos, temos um impacto maior no nosso planeta do que imaginamos.
Concluiu Benedikt, que acrescenta que isso naturalmente coloca-nos uma grande responsabilidade pelo futuro da Terra.
é do calor, a Terra cansa-se mais rápido
“… prevêem que a continuação do aquecimento poderá eventualmente provocar a migração de tanta água para as latitudes centrais que abrandará a rotação da Terra ainda mais do que a Lua.”
Estes estudiosos do clima se soubessem que á muitos milhoes de anos existiram os chamados supercontinentes (por ex.Pangeia) tinham um ataque cardiaco.
O planeta terra está em constante mudança, e por vezes drásticas com foi o caso da separacao de um super continente em varios, qual foi a desculpa na altura para isso acontecer ?
Certo, é bem verdade. Mas dentro do que o planeta evoluiu, o ser humano está a precipitar outro tipo de “evolução”, alteração, e isso tem uma implicação direta além das alterações normais do próprio planeta e do próprio universo.
A separação dos continentes de forma natural poderá nunca ser uma implicação na qualidade de vida, na qualidade do clima, isso está noutra esfera. Se bem que tem de ser tudo devidamente entendido e considerado. Outra coisa é o mal que a humanidade está a fazer á sua atmosfera, aos seus rios, aos mares, às terras….
Too much TV.
More books and papers!
Não discordo de “Uma nova investigação da ETH Zurich ilustra a forma como a perda de cobertura de gelo nas regiões polares pode afetar a rotação da Terra. O impacto do derretimento do gelo pode até ultrapassar os efeitos da Lua na rotação da Terra”.
Mas, afirmar que as altas temperaturas, advém diretamente de ações humanas principalmente pela elevação na produção industrial:
Não procede, porque nos dois anos de pandemia em que quase toda produção industrial, quase que parou:
As altas temperaturas e alterações climáticas, só aumentou.
Isso advém dos aumentos nas atividades do DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam indevidamente de DEUS SOL.
Isso não é verdade. O relatório da ONU refere que “As reduções gerais de emissões em 2020 provavelmente reduziram o aumento anual das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa de longa duração, mas esse efeito foi muito pequeno para ser distinguido da variabilidade natural”. Portanto, o pouco tempo que o mundo este “menos ativo”, porque nunca houve um período sequer sem atividades poluentes, houve de facto um abrandamento, aliás, vimos menos gases poluentes nas cidades o que levou a um ligeiro e passageiro tempo de desagravamento. Mas foi muito ténue. Estamos a falar em alguns meses de lockdown contra décadas de intensa poluição. Claramente nunca se haveria de notar uma grande diferença. Só quem não tem dois dedos de testa acredita que alguns meses fariam toda a diferença.
Pegas numa narrativa falsa para sustentar uma teoria esquizofrénica. Isso até te fica mal.
Relatorio da ONU certo, soa a algo importante. Serve para calar a boca a muita gente, mais um argumento da treta. E com o “provavelmente” ainda com mais certeza ficamos.
Sim, o conhecimento do povo em geral sobrepõe-se ao deles 😀 a malta confunde muito mente brilhante com testa suada. Eles têm os dados, os factos, os “negacionistas” dominam a retórica. Só malta expert 😉
Nobre Vítor M. Como tu és uma pessoa inteligente, pergunto-te:
Qual a quantidade de lenha e o tamanho da fogueira que estão fazendo, para que o fundo dos oceanos, estejam tão quentes?
Se a unidade que queres que te explique, é ao trator de lenha, então não estou habitado para ter tal conversa contigo sobre o aquecimento global e as formas que são usadas para gerar um aumento de temperatura. Se é em tratores de lenha, não te sei explicar.
Nobre Vítor M. Então vamos lá, e que tu achas do que segue?
Sendo o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL um MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TÉRMICO IP, não interligado por primitivos sistemas de fios ou circuitos-integrados, e sim através de pulsos eletromagnéticos emitidos infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI:
E como tu sabes, todo sistema eletromagnético ainda que minúsculo como teu LAPTOP, quando em maior atividade aquece mais, necessitando de FORTE VENTILAÇÃO COOLER, para o necessário resfriamento…
Minha explicação para o AQUECIMENTO GLOBAL E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, dentro da inquestionável lógica, do que resulta de maiores atividades desse MACRO SISTEMA:
O DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam indevidamente de SOL, em maior atividade resultante também de maior atividade de nossa GALÁXIA… Vem pulsando mais ENERGIA CÓSMICA para o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no centro do nosso PLANETA, obrigando que esse TRANSFORMADOR entre também em maior atividade transformando mais ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA… Repulsando-a, aquecendo mais o fundo dos oceanos mares rios e lagos, derretendo calotas-polares, transformando ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… E LÍQUIDA EM VAPOR DE ÁGUA:
VAPOR DE ÁGUA que sobe, mas que retido por camadas que envolvem nosso PLANETA dentre essas a de OZÔNIO… Provoca o perceptível EFEITO ESTUFA… E devastadoras ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
Nobres e geniais portugueses dos quais orgulho-me de descender:
É tempo de raciocinarmos, pela inquestionável lógica.
Só o verdadeiro saber resolverá, o que necessitamos resolver.
Era de esperar essas teorias tresloucadas. Pensei que ia dizer algo proveitoso, mas voltamos ao mesmo.
loll +1
Lá vamos nós de novo… acho que nem vou dormir hoje, só que não.
Hehe.
“A ciência é clara quanto às temperaturas globais – estão a subir e a culpa é das atividades humanas. ”
Não é nada clara, se se até é incapaz de explicar as alterações naturais é impossível determinar o efeito humano. Não é ciência é cientismo.
Às vezes até penso ser o único a pensar o mesmo…
Isso não é verdade 😉 aliás, cada vez mais é possível determinar a ação humana no aquecimento global pelas constantes medições e a monitorização dos efeitos que temos visto vindo a acontecer.
Deixem-se de explicações de Facebook. Seguem essas mentes brilhantes, mas não passam de testas suadas. Apresentem factos.
E o tal relatorio que a ONU escreveu nao e Vitor ? Toda a genta ja percebeu que todas estas crises foram inventadas pelo Homem para proveito proprio, tambem vais negar isso ? Existe um comportamento que se revela como padrao ao longo de decadas, tambem vais negar isso ? Porque este caso das alteracoes climaticas seriam diferente e agora iriam falar a verdade ? So nao ve quem nao quer ver Vitor e neste caso es o unico a nao querer ver o obvio.
Tenham um pouco de juízo. Há que ter os mínimos para poderem ter um sentido crítico e não embarcar nessas histórias de terraplana.
Vitor nao me reespondeste a nenhuma pergunta mas tambem nao acrescentaste nada de novo. Obrigado pelo esclarecimento, foste o mais claro possivel, que nem que JC viesse a terra e te fizesse milagres a frente nao acreditarias. Ficamos por aqui.
Então, deixei um artigo, com factos. Tu deixaste uma profecia e eu é que não acrescentei nada? 😀 Retórica como a que deixaste não serve para nada, é apenas um desabafo teu que não tem sustentabilidade na realidade. Os dados são claros, não os queres ver… estás no teu direto, mas não obrigues os demais a partilhar dessa tua visão.
Pensar que é só o homem o único culpado por estas alterações demonstra o nível de arrogância a que a espécie chegou, mesmo com o conhecimento que existe sobre o passado do planeta.
Modas, modas que mexem com muito dinheiro.
Desculpas, desculpas para taxar com novos impostos.
É só falar mas ninguém quer fzer nada, nem mesmo o mais ferrenho dos ambientalistas. Tretas, hipocrisia, coisas de gente que vive bem demais.
Modas passam….mas depois vêm outras.
Nobre há+cada+gajo; Uma mentira, ainda que dita e crida por bilhões, nunca valerá uma verdade, mesmo que dita e crida, por apenas um.
Agenda 2030!!
Então vocês acham mesmo que o ser Humano não é responsável por pelo menos boa parte das alterações climáticas e por estar a destruir aos poucos o planeta? Também são daqueles que dizem que a terra é plana e que o Sol gira á nossa volta? Ok, se toda a gente pensasse como vocês era bonito de se ver…
E se for? Que queres fazer? Falar na internet?
O que é para ti “boa parte” ? Então diz lá o que tu tens feito para mudar o estado das coisas e com o que é que tu contribuis para evitar tais alterações ?
Estão? Ainda bem que acho 24 horas pouco par a um dia.
Esperemos a valor do imposto a cobrar por cda nanosegundo a mais…..
Blá, blá, blá… whiskas saquetas!
As alterações climáticas só acabarão com 100% de imposto.
Até me admira não aparecer por ai nenhum “flerfer” a dizer que a terra não gira!
Ate me admira não aparecer por ai nenhuns “flerfers” a dizer que terra não gira, é estacionaria!