SOS Emergência via Satélite do iPhone funciona ou é apenas “engodo”?
A Apple lançou no iPhone 14 uma das mais ambiciosas funcionalidades no mundo dos smartphones, a comunicação por satélite num telefone comum. O SOS Emergência via satélite foi o abrir da caixa de pandora. Agora serve para pedir socorro, mas em breve poderá ser o novo modelo de negócio, isto é, a Apple ter a sua própria rede de telecomunicações baseadas na rede de satélites. Contudo, a questão é se o SOS Emergência via satélite do iPhone funciona ou é apenas "engodo"?
SOS Emergência via Satélite: Afinal funciona ou não?
O SOS Emergência via Satélite foi apresentado no evento que deu a conhecer ao mundo o iPhone 14. A Apple prometia em setembro de 2022 que o serviço estaria a funcionar nos EUA até ao final desse ano. Em novembro desse ano, o serviço começou a funcionar nos Estados Unidos e Canadá. Em dezembro seguinte, a Europa recebia suporte para este tipo de pedido de socorro e Portugal é incluído no segundo lançamento no continente europeu em março de 2023.
O tempo vai passando e são muitos os testemunhos que creditam nesta funcionalidade o salvamento das suas vidas. Vimos casos de pessoas perdidas nas montanhas, sem qualquer outro tipo de comunicação para pedir ajuda. Duas mulheres ficaram presas na neve no deserto perto de McBride. Sem saberem onde se encontravam, usaram a nova tecnologia da Apple para pedir ajuda e solicitar o seu resgate.
Mais tarde, o iPhone 14 salvou três estudantes de morrerem congelados num desfiladeiro. Noutro lado do globo, 2 turistas foram resgatados em Itália graças ao SOS Emergência via Satélite do iPhone 14. Nos trágicos incêndios no Canadá, numa zona remota, os habitantes usaram o iPhone para pedir ajuda aos bombeiros e sem outro meio de contacto, usaram as comunicações via satélite.
Mas há mais, há testemunhos de pessoas que se perderam em desfiladeiros, acidentes de carro onde a única solução foi usar esta tecnologia. São cada vez mais os exemplos de como o recurso aos satélites, pode salvar vidas.
Socorro por satélite do iPhone 14 ajuda a família no meio de um incêndio florestal
Este ano os fogos estão a assolar regiões que bateram recordes de temperaturas. E há testemunhos incríveis, de zonas varridas pelo fogo. Um caso que nos chega agora é partilhada por Michael J. Miraflor no X (Twitter). Segundo este testemunho, o primo da namorada do seu irmão e a sua família estavam num veículo quando os incêndios florestais "irromperam subitamente à sua volta". Havia cinco pessoas dentro de uma carrinha, mas nenhuma delas conseguiu pedir ajuda porque não havia serviço de telemóvel na zona.
No entanto, felizmente, uma das pessoas na carrinha tinha um iPhone 14, e isso fez toda a diferença para que pudessem ser resgatados do incêndio.
O Apple Emergency SOS foi a única forma de entrarem em contacto com os socorristas. Literalmente, salvou-lhes a vida.
Disse Miraflor.
Quando um utilizador aciona o SOS Emergência via Satélite, o iPhone faz algumas perguntas sobre a situação até estabelecer a ligação com os satélites - o que pode demorar alguns minutos. Depois, toda esta informação é enviada para centros de retransmissão onde especialistas pedem ajuda em nome do utilizador. A transcrição completa também pode ser partilhada com os contactos de emergência do utilizador, e foi exatamente isso que aconteceu neste caso.
Numa captura de ecrã partilhada pela Miraflor, podemos ver como a informação foi enviada para um centro de retransmissão. O proprietário do iPhone informou que o fogo estava "à sua volta" e que a sua visão estava bloqueada. O iPhone partilhou automaticamente a localização do utilizador com o centro de retransmissão e com os contactos de emergência.
My brother’s girlfriend’s cousin and his family were caught in their vehicle in Maui while the wildfires suddenly erupted around them.
No cell service, so Apple Emergency SOS was the only way they could get in contact with first responders. Literally saved their lives. pic.twitter.com/PpxNwTGOAf
— Michael J. Miraflor (@michaelmiraflor) August 10, 2023
Quando o centro de ajuda recebeu todos os pormenores, um especialista confirmou que os bombeiros tinham sido informados da situação e que os primeiros socorristas estavam a caminho. A família foi resgatada com sucesso do incêndio florestal cerca de 30 minutos após o pedido de ajuda.
Funciona e salva vidas
A Apple reservou todo o serviço disponível do seu parceiro Globalstar, como parte de um investimento de 450 milhões de dólares do seu Fundo de Fabrico Avançado para o desenvolvimento de infraestruturas. A empresa, ao apresentar o SOS Emergência via Satélite do iPhone referiu que o serviço seria gratuito durante dois anos após a ativação do iPhone 14 ou do iPhone 14 Pro. Depois desse período, não há qualquer indicação de valores ou se a empresa ampliará este serviço de comunicação de via satélite para outras ofertas.
Isto porque, recorrendo uma patente concedida à Apple é sugerido que os planos de satélite da empresa podem ir além do texto e além da utilização de emergência.
Segundo a patente:
Os dados de comunicações via satélite transmitidos por transceptores #28 e radiadores de antena #30 podem incluir dados de meios de comunicação (por exemplo, streaming de vídeo, dados de televisão, dados de rádio por satélite, etc.), dados de voz (por exemplo, dados de voz por telefone), dados de Internet, e/ou quaisquer outros dados desejados.
Portanto, a Apple poderá eventualmente manter o serviço de socorro gratuito, mas o novo produto utilizando esta estrutura de satélites poderá ter, essa sim, um valor de subscrição (como, por exemplo, tem a Starlink, da SpaceX).
A poucos dias da apresentação do iPhone 15 e de mais novidades, quem sabe não será igualmente oportunidade para um balanço do serviço e anúncio de algo mais.
Veja aqui como funciona:
Este artigo tem mais de um ano
“Em condições ideais, com uma visão direta do céu e do horizonte, uma mensagem pode demorar 15 segundos a ser enviada; se existirem árvores com folhagem fraca ou média, o envio poderá demorar mais de um minuto. Se estiver debaixo de folhagem densa ou rodeado por outras obstruções, poderá não conseguir estabelecer ligação a um satélite”
https://support.apple.com/pt-pt/HT213426
Conclusão. Esses sobreviventes tiveram uma sorte de todo o tamanho. O fogo deve ter consumido as árvores, por isso a mensagem seguiu. E os do desfiladeiro deve ter caído uma parede ou assim e a mensagem também seguiu!
Agora, o sistema funcionar é que não! Deus nos livre! 🙂
É cada fanboy. Não te preocupes, há notícias de que a Samsung anda a negociar um sistema de SMS de emergência com as empresas de satélites.
Aves, o fanboy aqui és mesmo tu!
Aquelas informações são limitações do serviço indicadas pela própria Apple. Vê lá o link.
De resto, qualquer pessoa sabe que a comunicação com um satélite não é igual à comunicação com uma célula de comunicações móveis terreste, seja em frequências seja em potência de sinal. Saber dessas limitações é essencial para salvar vidas.
Pelo teu discurso parece que preferias que nem se falasse nisso. Felizmente a própria Apple tem mais bom senso que os seus fanboys!
Eu já sei o que a casa gasta. O sistema só funcionou porque o incêndio queimou as árvores e no desfiladeiro caiu uma parede. Se não não funcionava! 😉
😀 O Yamahia não sabe o que diz, ele está a papagaiar o que leu sem experimentar. 🙂 ele é assim em todos os temas.
Se pegares num iPhone 14 e testares a simulação que é disponibilizada, tens a noção do tempo que demora a captar o satélite e a produzir a mensagem. E em caso de não haver mais nada, é muito importante ter esse sistemas.
A verdade é que funciona muito bem e já salvou muitas pessoas sem outra forma de pedir socorro.
Ainda recentemente estive a testar o sistema da Motorola: https://bit.ly/3q6FGDa e este sim é lento. Apesar de que depois de conectar ao satélite, funciona relativamente bem.
Nós, ao contrário dos “Yamahias desta vida”, não falamos sem saber. Quando o sistema ficou disponível, testamos em cenário real: https://bit.ly/3KmGc7n 🙂
O Vitor a picar 🙂
Essa análise não conta é de 1 de Abril looolool j/k
Agora a sério, essa análise apenas confirma o exposto no meu 1º post
“1-Certifique-se de que está no exterior, com uma visão clara do céu e do horizonte. Caso tenha muita folhagem acima de si ou outras obstruções, poderá não conseguir estabelecer ligação a um satélite.”
Pq isto não tem nada que saber. Se um aparelho dedicado falha qd não estão reunidas determinadas condições, muito mais falha um telefone que não tem os mesmo recursos de hardware dedicado. Nem lá perto.
Qt ás “estórias” que se contam topam-se logo que são para criar hype. Mais um exemplo? A “estória” do casal que se perdeu nas montanhas de Itália. A “estória” só por si é uma contradição pegada pois se tem acesso a satélites nc na vida está perdido, a não ser que não tenha mapas na memória do telefone, o que hoje em dia é muito difícil, ainda para mais em caminhantes que se aventuram montanha a dentro!
O hype que se quer criar é tanto que os próprios autores dos artigos trocam os pés pelas mãos, chegando ao ponto de relatar que na “estória” dos incêndios do Canadá TELEFONARAM por satélite a pedir socorro!
Enfim, tudo isto, somando e subtraindo, gera desconfiança em vez de credibilidade e confiança!
Depois é o seguinte. Num mundo civilizando que foi onde a maioria dessas “estórias” foram idealizadas, se há rede satélite, mais depressa há rede móvel e normalmente é a rede móvel a dar a posição exacta da ocorrência através da triangulação de antenas! Se me contassem “estórias” no meio do Saara era capaz de ficar a patinar, desta forma só cai quem é crente.
Ora bem, eu gosto de pessoas que criticam, mas que sabem do que falam, dá outra pica sim.
E de facto não sabes do que estás a falar e mandas bitaitadas. O problema nem são as bitaitardas quando as escreves para ti, o problema é poderes enganar alguém E é isso que tantas vezes parece que queres fazer. Por isso é que é aborrecido estares a tentar enganar as pessoas com certa opinião “indouta”.
Os casos falam por si, a procura da tecnologia pelos concorrentes testemunham a importância e os “velhos do Restelo” mandam bitaitadas. 😉
Olha, gosto do tipo de comentário como fez o @poiou, estruturado, com conhecimento e com a sua opinião fundamentada.
Pelo que percebi, o iPhone é rápido porque periodicamente descarrega a posição dos satélites.
Se for a ver, ao estabelecer a ligação ele até diz para onde dr tem de apontar o smartphone.
Pelo que percebi, o iPhone não faz scan, fia-se apenas nas posições dos satélites, dai os consumos de bateria baixos e a antena pequena.
Já os concorre tês fazem scan e estabelecem a ligação com o satélite onde ele estiver.
Além disso o motorola funciona sem ligação ao smartphone (apenas a parte de emergência).
Na minha opinião o iPhone e o motorola têm targets diferentes.
O iPhone é para pedir ajuda em situações pouco extremas, por exemplo ir.na estrada e ter um acidente.
Já o motorola (e afins como Garmin, zoleo e etc) são para situações extremas, por exemplo trabalhadores em zonas remotas e montanhistas.
O método é difente sim, porque o Motorola não precisa de um smartphone, faz isso de forma independente para pedir SOS, apenas precisa do smartphone para a parte em que permite comunicação por SMS. Quanto ao sistema, exatamente como referiste, a Apple tem a localização permanente dos satélites, isso permite uma conexão mais rápida e precisa. Ao contrário do dispositivo da Motorola que demora um bom bocado (pelo que testei na zona de Montalegre, onde já havia testado o sistema da Apple (que deu origem a um artigo) num iPhone 14 Pro Max.
Se são targets diferentes? Sim, digamos que um, o Motorola, é “apenas para aquilo e serve eventualmente todos” e o outro é muito mais abrangente, mas para quem tem um iPhone 14 (e em breve o 15). Eu referi a parte de ação de ambos os dispositivos face às tecnologias que usam. No caso do dispositivo da Motorola, sem acesso ao smartphone (e à app que terá de estar instalada), serve para solicitar SOS.
Não são bitaitadas, são factos. O sistema é limitado e não funciona para safar pessoas em apuros na maioria das “estórias” relatadas:
https://youtu.be/Dx1Wn7JpObM?t=242
Por outro lado falo por experiência própria. Modéstia à parte foram muitos fds durante mais de 10 anos a usar um Garmin 60CSx. Tenho perfeita noção onde pode falhar e onde era garantido que iria falhar, com sorte, apanhava rede móvel que me safava da situação até ter novamente sinal GPS!!
Não é verdade, é mais do mesmo que fazes, bitaitada. Os sistema funciona, eu próprio testei o sistema que permite ao iPhone 14 enviar a nossa localização por satélite e o sistema rapidamente sincronizou com o satélite. Portanto, o que dizes vale nada, porque estás a falar sem saber 😉 como de costume.
No vídeo, truncaste ao minuto o que foi dito 😀 mostra a qualidade da tua argumentação. E como já alguém referiu o sistema da Apple é diferente do que usa, por exemplo, a Motorola e a Garmin. Se precisares de informações, pede que posso ajudar-te. Assim não dizes disparates. 😉
Porque escreves estórias entre aspas?
Porque não conhece a palavra.
Por acaso até conheço assim como conheço a palavra “engodo”. Pensava eu que finalmente poderíamos falar abertamente sobre o tema. Afinal ainda não.
Acho que se confundiu, é engodo e não mentiroso. O seu argumentário debita apenas o “mentiroso”. E isso de facto não está condizente.
Se há um mentiroso nesta história de certeza que não sou eu.
Para comprovar que Michael J. Miraflor está a falar verdade, seria preciso verificar se ele realmente é parente das vítimas do incêndio no Havaí, se ele tem provas de que elas usaram o SOS de emergência por satélite do iPhone 14 para pedir ajuda e se as autoridades locais confirmam o resgate da família. No entanto, essas informações não estão disponíveis na internet.
A história publicada pelo Macworld ( e tb na MacRumors) cita o post do X de Michael J. Miraflor como a única fonte da notícia. Não há nenhuma outra fonte confiável ou independente que corrobore a história. Além disso, o post do X não tem nenhuma evidência que comprove que a família usou o iPhone 14 para se comunicar com os serviços de emergência, como uma foto, um vídeo. O post também não tem nenhuma informação sobre a identidade ou a localização da família.
Um teste real em condições óptimas (subida a uma colina e céu limpo) o serviço (na opção teste) demorou aprox 5 minutos a conectar:
https://www.theverge.com/2022/11/15/23457970/iphone-14-emergency-sos-satellite-ios-16
Agora cada um que tire as suas conclusões