Polícia de Nova Iorque incentiva as pessoas a usar um AirTag dentro do carro
A Apple conseguiu desenvolver um dispositivo de localização que conta com milhões de iPhones capazes de triangular o local onde se encontra o objeto perdido e agarrado ao AirTag. Este dispositivo e a gigante Rede Encontrar (Find My) são sugestão da polícia de Nova Iorque para ajudar os utilizadores e também as forças de segurança.
Use o AirTag para ajudar a polícia
É um facto que o AirTag é uma ferramenta curiosa que pode facilitar a nossa vida em determinadas circunstâncias.
Por exemplo, nas bagagens é cada vez mais importante para sabermos onde para a nossa mala. Nas chaves do carro, da casa, agarradas aos objetos mais precisos e até dentro do nosso carro. Seguramente que fará toda a diferença. Recentemente, foi importante para descobrir a carteira!
No entanto, a mais recente funcionalidade proposta por algumas autoridades norte-americanas vai muito para além do esperado.
A polícia de Nova Iorque está a encorajar os cidadãos a esconderem um AirTag nos seus carros para resolverem os roubos. Assim, o dono do carro passaria a ser um agente ativo na investigação, podendo mesmo assumir aquela que seria a missão da polícia.
Neste tweet partilhado pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque, pode ler-se o seguinte:
O século XXI exige um policiamento do século XXI. Os AirTags no vosso carro vão ajudar-nos a recuperar o vosso veículo se for roubado. Utilizaremos os nossos drones, a nossa tecnologia StarChase e o bom e velho trabalho policial para recuperar em segurança o seu carro roubado. Ajude-nos a ajudá-lo, obtenha um AirTag.
A mensagem vem acompanhada por um vídeo promocional desta nova forma de ajudar a polícia... ou fazer o trabalho dela!
O que estamos aqui a ver é um novo meio de policiamento agora proposto pela própria autoridade. O foco está mesmo nos AirTags e não num dispositivo da gama, que poderia incluir outras marcas, como a Samsung, Tile, Chipolo, entre outros parecidos do mesmo segmento.
Esta eventual discriminação poderá ter a ver com a qualidade da plataforma que a Apple disponibiliza e com a abundância de iPhones no mercado americano. A acompanhar o vídeo, a mensagem é clara, a polícia trata de recuperar e não incentiva de todo à veia detetive de cada um dos "roubados". Isto porque, como vimos recentemente, as coisas podem acabar muito mal.
Este artigo tem mais de um ano
Ou smarttag da Samsung.
+1
Tile aqui.
O Tile é diferente (é quadrado) e não funciona a mais de 5m de distância e só com o dispositivo que está emparelhado via Bluetooth!
Deitei 3 deles no lixo
Uso no porta-chaves (dentro da carteira é um bocado grosso, mas não seria mal pensado uma carteira com um espaço do lado de fora para uma AirTag). Tipicamente o que faz é, se me afasto para aí uns 100 metros a pé recebo uma mensagem, tipo: “As chaves já não estão consigo. A última localização foi em …”. Os 100 metros, deve ter com o tempo de “separação” do iPhone da AirTag e não com a distância, mas é um facto que se me deslocar dentro de um edifício com a mesma rede wi-fi, com o iPhone no bolso e deixando as chaves na mesa, não recebo a mensagem. A mensagem pode ser desligada, mantendo-se ativo “encontrar objeto” para localizar a AirTag.
É uma boa ideia por uma no carro. Para evitar os casos de stalking (perseguição) usando AirTag, a Apple criou uma app, para iOS e Android, para verificar se estamos a ser acompanhados por uma. Se os ladrões tiverem a app, até pode ser que larguem logo o carro.
https://f-droid.org/packages/de.seemoo.at_tracking_detection/
Esta é melhor que a da Apple, e é open-source.
A cidade de Nova Iorque está a oferecer 500 AirTag de uma doação organização sem fins lucrativos (Association for a Better New York).
Na mesma conferência em que foi feito o anúncio, foi mencionado que há uma ligação direta entre o aumento dos roubos de carros na cidade e os vídeos virais do TikTok de ladrões conhecidos como “Kia Boyz” que surgiram pela primeira vez no verão passado. Em clipes postados na plataforma, a dupla ensinou como explorar um defeito nos Hyundai e Kia que lhes permite ligar um carro usando um cabo USB e outras ferramentas facilmente disponíveis. De facto, a TikTok não tem mão tem mão nos vídeos que lá são postados e se tornam virais. Que parece haver ligação, parece, em 4.500 carros roubados em Nova York este ano 966 são Hyundais e Kias. Em todos os EUA são aos milhares.
E funciona ao contrário? Tipo andar com ele no porta chaves e se me esquecer do iPhone no carro ele vibar ou emite um bip? Isso é que me dava jeito, nunca me esqueci das chaves mas já me esqueci do iphone no carro várias vezes.
+1
Só funciona quando tem um outro iPhone por perto para mandar sinal para o seu iPhone
Isso já existe.
E até as coleiras dos cães/gatos têm um compartimento para um airtag!
Em Portugal a viabilidade é relativa. Não sei qual a duração da bateria do airtag nem se funciona através de paredes e em sitios ermos com pouca densidade populacional. A penetração de iPhones para o interior do país deve ser bem menor que no litoral (e seguramente bem menor que nos USA a nível geral).
Faz 1 ano que uso.
Funciona em qualquer lado, com ou sem paredes!
Só necessita de um iPhone para mandar sinal. Até localizei as malas perdidas noutra cidade!!
P.S. se funciona no interior da Australia (só o estado de QLD é 15 vezes maior que Portugal), funciona em qualquer lado.
Tenho duas (em 2 carros diferentes) e mesmo na vila do Alentejo vai atualizando o local e funciona corretamente.. Está com a mesma pilha há 1 ano e 3 meses. Pelo preço não há nada mais eficiente ou funcional.