Facebook quer que a Apple permita que as suas apps de Mensagens sejam o padrão no iPhone
O ecossistema da Apple está mais flexível com a chegada do iOS 14. Uma das novidades foi a possibilidade de tornar aplicações de terceiros predefinidas. Conforme já mostramos, agora podemos colocar, por exemplo, o Google Chrome como o browser predefinido ou o Microsoft Outlook como o cliente de email no iPhone e iPad. No entanto, a Apple não abriu a mesma opção para a aplicação de mensagens. O Facebook quer que a empresa de Cupertino torne o Messenger como padrão no seu sistema operativo.
O Facebook está a criticar a Apple por não abrir as mensagens no iOS tal como fez no navegador e email. Dito isso, a empresa de Zuckerberg está a tentar pressionar a Apple a tornar as mensagens no iOS iguais às do Android.
Segundo o que foi dado a conhecer pelo The Information, o Facebook está novamente a criticar publicamente a Apple. Há dias criticou a empresa por causa das alterações no capítulo da privacidade no iOS 14, agora ataca por causa das mensagens no iOS.
Segundo alguns analistas, esta atitude do Facebook não é inocente. Ela ocorre após a Apple ter afastado a sua posição da do Facebook, sobre as aplicações de mensagens, no comité antitrust promovido pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos sobre certas ações das grandes empresas tecnológicas.
Facebook abre fogo contra a Apple
No último ataque à Apple, os executivos do Facebook estão a exigir a capacidade de fazer com que as suas aplicações de mensagens sejam o padrão no iOS. O vice-presidente da app Messenger do Facebook, Stan Chudnovsky, disse que o bloqueio da app Mensagens da Apple como software predefinido não é justo e quer ver a Apple espelhar o que o Android oferece.
Para qualquer outro programador nesta área [das mensagens], não é realmente um campo com um jogo nivelado na plataforma da Apple. Se a Apple adotasse uma abordagem como a do Android, isso permitir-nos-ia competir de forma mais justa onde o iOS é dominante.
Disse Chudnovsky.
No Android, os utilizadores podem escolher uma aplicação de terceiros para ser o seu serviço de mensagens principal. Aliás, até pode mesmo ser esta app a receber as mensagens SMS enviadas para o número de telefone do utilizador. No entanto, como o The Information observa, a app Mensagens da Apple e o serviço iMessages são uma parte valiosa do conjunto de recursos do iPhone e iPad.
Assim, dificilmente a empresa abrirá mão do controlo das mensagens do iOS, a menos que seja forçada.
Apple é contra ter o Facebook a controlar algo no iOS
Segundo o que declarou Chudnovksy, o Facebook tem vindo a solicitar ao longo dos anos para a Apple considerar a abertura do plataforma de mensagens. Contudo, a empresa de Cupertino nunca concordou. A app Mensagens da Apple é um recurso central do seu software móvel que incentiva as pessoas a continuarem a comprar os seus dispositivos, e a criptografia de mensagens da aplicação também é uma pedra angular do discurso de privacidade da empresa para os consumidores.
O Facebook sabe que as hipóteses da Apple permitir que terceiros coloquem as suas apps como redefinidas nas Mensagens são muito residuais. Ainda assim, está a tentar a sua sorte. Aliás, o Facebook, aliado a vários outros grupos e agências de publicidade, conseguiram que a Apple adiasse o novo recurso de rastreamento de anúncios até o ano que vem.
No entanto, mesmo que o Facebook não consiga o que quer aqui, a situação acumula mais pressão antitrust em cima da Apple. Esta é uma altura em que ao redor do mundo os reguladores estão principalmente de olho nas gigantes de tecnologia.
Mais pressão das coligações contra a Apple
Conforme demos conta, surgiu ontem mais uma coligação contra as políticas da Apple. Assim, juntaram-se a Epic Games, Spotify e BaseCamp e criaram Coalition for App Fairness. Esta ONG inclui, além das referidas, outras empresas, como a Tile, a Prepear ou a Deezer, mas ainda não consta o nome do Facebook, até ao momento.
Os utilizadores merecem liberdade de escolha e opção para decidir a música, e-mail, chat ou qualquer outra aplicação necessária que melhor se adapte a eles.
Referiu Sarah Maxwell, porta-voz da coaligação, num comunicado. A Apple não quis comentar sobre esta história.
Isto não é por acaso, por trás está a estratégia do Facebook para unificar os seus serviços de mensagens, existentes nas suas aplicações como o Messenger, Instagram e WhatsApp. O Facebook partilhou publicamente várias vezes que acredita que as mensagens privadas são o futuro e esta última batalha que travou com a Apple é outro exemplo da empresa a dar passos nessa direção.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Oportunismo. Vergonha alheia.
NUNCA!!!!
Brincalhoes …
Abc
Eu gostava era que no apple watch desse para atender chamadas do whatsapp, pagamentos por nfc com mbway no apple watch….acorda Apple! Estao a ficar para tras.
Isso era um tiro no pé, por parte da Apple.
Este ZurraEBerra tem a mania que tudo é Facebook… Brincalhão…
Mas quem é o Facebook para exigir tal coisa? Quem deve exigir é os consumidores, não é o Facebook
Querem ser predefinidos? Então era isso. Cada macaco no seu galho.
Então era… O que mais faltava. Concordo com o caso da Epic mas este não!
Ridiculo no mínimo…
Está claro que ninguém sabe ler notícias. Vêem o título e depois siga para os comentários.
Neste caso sou a favor da Apple. NUNCA!! JAMAIS!! NÃO DEIXEM ISSO ACONTECER APPLE!!
Eu acho engraçado estas empresas tecnológicas que nada contribuíram para a construção e evolução de empresas como a Apple, Google, Microsoft, IBM, Dell entre tantas outras e só porque o Android que é um open-source e o Facebook conseguiu destaque no Android e eles cederam à pressão de mais liberdade de escolha nas apps predefinidas, Zuckerberg acha que pode ter o mesmo sucesso com a Apple. Concordo que haja uma maior flexibilidade por parte da Apple no que toca às comissões exigidas pela Apple, que possamos subscrever as apps como Spotify e etc através da nossa conta Apple, mas não concordo em nada que a Apple tenha que ceder a pressões de empresas externas no que toda a apps predefinidas. Quem é utilizador do ecossistema Apple sabe o que quer e o que procura, quem gosta de iOS não pretende a tanta opção de escolha, as personalizações e distinções que se aplicam no mundo Android. O sistema open-source sempre foi visto como algo que é adaptado consoante cada fabricante, por isso a Google tem uma versão nativa e depois, Samsung entre outras empresas personalizam a sua própria versão Android. Se a Apple aceitar ou ceder a esta guerra vai transformar o ecossistema em algo sem distinção fase ao mundo Android. Quem usa iOS sabe do que gosta, sabe muito bem o que procura e quem muda de Android para iOS sabe ao que vai à procura de “diferença” e vice-versa, portanto o Facebook se quer tanta liberdade que eles mesmos criem um sistema operativo para smartphones com a sua própria marca e deixem de tentar gerir ou mandar mas empresas que nada lhe traz de benéfico, porque com certeza que quem usa iOS não é por causa do Facebook. Contudo para mim isto é tudo um jogo de interesses, a Apple por sua vez não quer abrir mão da sua app Mensagens (o que acho que faz muito bem), por causa do seu ecossistema e também pelos benefícios do iMessages e FaceTime que estão interligados e fazem destaque no ecossistema Apple e já que a Apple é dona da empresa que façam uso desse benefício, já por sua vez o Zuckerberg como dono do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, quer por sua vez dar algum impulso às suas aplicações de troca de mensagens e desta forma ganhar mais utilizadores à conta da Apple retirando à empresa de Cupertino destaque nas apps nativas da marca.
Eu acho que a malta não percebeu bem a notícia. A Facebook não quer que a sua app seja a predefinida, quer que haja essa possibilidade, deixando ao critério do utilizador essa escolha. A mim parece-me bem e vantajoso para o utilizador.
Não é vantajoso em termos de privacidade pois tudo o que mandas vai passar pelos servidores do facebook. Eu cheguei a usar num ZTE e para voltar ao predefinido tive que por o smartphone com a definições de fabrica.
Eu queria ver se tivesses uma empresa como a Apple ou a Microsoft e que tantos anos levarias para a construir e criar um modelo de negócio estável e rentável e depois vir uma empresa de rede social, que quisesse que tu deixasses de ter o controlo sobre o teu modelo de negócio só para que essa rede social beneficiasse não de uma opção de escolha, porque não de opção de escolha que o Facebook luta, porque o Facebook quando vendeu a sua base de dados a empresas externas também não nos pediu licença ou autorização, fez-o porque queria ganhar MAIS dinheiro, logo aquilo que o Zuckerberg quer não é lutar por ti e por todos os restantes utilizadores quanto à opção de escolha, mas sim poder ter mais receita e ver o seu império crescer à conta da Apple. Porque caso te esqueças, se o Messenger tiver mais destaque e mais utilizadores, o Zuckerberg vai acabar por ter ainda mais publicidade na sua app Messenger e (para quê? Para ganhar ainda mais dinheiro), mas para que ele possa gerar mais receita através da publicidade, necessitará de mais utilizadores a usar a sua app Messenger para que as empresas possa fazer mais contratos com o Facebook. Portanto, achas que é benéfico? Então se queres assim tanto mudança, tens boa solução, muda para Android.
E quem usa Facebook?
+1
Um bocado como a Microsoft com o Windows ser obrigada a dar opção de escolha do browser a usar.
?? Como assim? Eu uso qual eu quero
A Microsoft foi obrigada como punição por várias coisas que fez…
Força zucamberg!!!
Tantos a atacar maçã podre… será isto o princípio do fim???? Não perca os próximos episódios!!
Hehehe deve ser deve. E nota-se que estão a mirrar 😀 😀 vendem cada vez menos iPhones, praticamente nem iPads vendem, acabaram com as linhas de computadores e já nem outros produtos têm, nem relógios, nem auscultadores, acessórios, colunas e… cenas. 😀
Parece razoável pedir que a Apple seja obrigada a permitir que a pessoa possa seleccionar outra aplicação para gerir as suas mensagens… por mais maravilhoso que possam achar a aplicação da Apple.
Mas também parece razoável pedir para que sejam introduzidos mecanismos que impeçam que as aplicações possam auto-propôr-se para tal função, de forma a que Facebook e programas indesejados similares possam simplesmente apoderar-se das mensagens, a menos que seja desejo explícito da pessoa, que deve então ir manualmente a algum menu alterar a opção. Além disso nenhum programa se deve recusar a trabalhar só porque não tem acesso às mensagens, a menos que seja um programa só para essa função e nada mais… e isso implica trabalho em verificar uma a uma as aplicações para garantir que se exigem acesso para funcionarem que necessitam mesmo de ter essa funcionalidade porque é para isso que os utilizadores a instalaram. Ainda me lembro de em tempos ter instalado o Facebook em outros smartphones a pedido das pessoas e o Facebook queria ter acesso às mensagens custe o que custasse, mesmo as pessoas não querendo que eles tivesse acesso às mesmas, já que não era algo que a pessoa queria que a aplicação tivesse acesso, apesar de querer utilizar o Facebook.
Acho graça a isto:
“O Facebook partilhou publicamente várias vezes que acredita que as mensagens privadas são o futuro…”
Mas não é o facebook que ameaçou ir embora da Europa caso não permitissem transferir dados de cidadãos europeus para os servidores nos EUA!?
Dá com uma mão e esconde com a outra 😉