França quer pressionar a UE para proibir as redes sociais a menores de 15 anos
A utilização das várias redes sociais por menores de idade tem sido verdadeiramente contestada pelos governos, que têm procurado estratégias para resolver o problema. Entretanto, com vários países a ponderá-lo, o Governo de França informou que quer pressionar a União Europeia (UE) para proibir os menores de 15 anos de usar as plataformas.
Ainda que a idade em si varie, uma coisa é consensual entre vários governos: os mais novos não podem ter acesso às redes sociais de forma desregulada.
Com países e estados a proibir ou ponderar limitar a utilização de redes sociais por menores de idades, França disse que deveria ser tomada uma atitude.
Numa entrevista, citada pela Reuters, o Presidente de França Emmanuel Macron disse que vai pressionar a UE para proibir as redes sociais para menores de 15 anos. A declaração surge, após um esfaqueamento fatal numa escola no leste do país.
Na terça-feira, a polícia interrogou um estudante de 14 anos sobre o esfaqueamento de um auxiliar escolar de 31 anos durante uma revista a mochilas em busca de armas.
Segundo o primeiro-ministro francês, François Bayrou, o incidente não foi um caso isolado, com as redes sociais a representarem um dos fatores responsáveis pela violência entre os jovens, na perspetiva de Macron.
C’est une recommandation des experts de la commission écrans : je porte l’interdiction des réseaux sociaux avant 15 ans. Les plateformes ont la possibilité de vérifier l’âge. Faisons-le.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) June 10, 2025
Na entrevista à emissora pública France 2, Macron alertou que "não podemos esperar mais".
Apesar da pressão que o Presidente de França quer exercer, a Comissão Europeia afirmou que cabe a cada país bloquear o acesso dos menores às redes sociais.
Sejamos claros... [uma] proibição generalizada das redes sociais não é o que a Comissão Europeia está a fazer; não é para aí que estamos a caminhar [...] porque essa é uma prerrogativa dos nossos Estados-Membros.
Disse o porta-voz da Comissão, Thomas Regnier, aos jornalistas.
França tem é um problema gigante de migração descontrolada de gente 200% desalinhada com valores e culturas europeias.
Os outros países devem-se sentir pressionados com o exemplo da França e agir fortemente para evitarem ficar iguais.
Sim, claro proibir a utilização de redes sociais por menores de 15 é exatamente a mesma coisa que imigrantes.
Imagino que sejas daqueles que cada vez que vê alguém na rua a falar um idioma diferente fica em pânico.
O que eu percebi do @Anung foi, França tem um problema maior e esta preocupado com um problema menor.
É como as tampas agarradas aos invólucros, Europa preocupou-se com um problema menor e esqueceu-se de um problema maior (Defesa Militar).
anung o teu culto é o dinheiro e dividir para reinar, deixa lá isso dos valores para gente com espinha!
Acho mal, onde esta a democracia? Os meus filhos usam o que quiserem, temos e de limpar a europa dos emigrantea da asia e africa que não respeitam os nossos valores. Os sul americanos podem vir temos mao de obra com valores iguais
Parabéns por mostrar que está a educar os seus filhos para acharem que podem fazer o que lhes apetecer… Anyways…
Sim, os outros são sempre os maus. O crime disparou com a chegada dos emigrantes e dos turistas.
Até quando vais acreditar nessa falácia que os valores são bons ou maus pela cor da pele?
Ninguem falou em cor da pele mas cultura e religiao. Burkas, mulheres sem direitos, violacoes….pois
Não lhes ligues, a França, principalmente Paris está um degredo devido a pessoas que pensam como eles.
@Anung
Tu, para não variar, achas que sabes o que os outros pensam.
Onde é que eu disse que defendo o ‘degredo de Paris’ e que não há problemas com os emigrantes?
O que eu critico é forma rasa como os emigrantes são falados. É óbvio que tem que haver fiscalização e critério para que sejam incorporados e que devem seguir as nossas leis e valores. Mas o que se vê é a condenação, à partida, por virem de África ou da Ásia
@Raquel Dias, o grande problema de Portugal é não termos mais pessoas como tu, que pensam e observam, mas deixa pode ser por pouco tempo que tudo volta devido lugar.
Ser Português é saber amar Pátria e os Portugueses e defender Território Nacional de uma invasão camuflada, todos os outros são TRAIDORES.
@Indefeso
Aconselho-te a saires do teu quintal e visitar o mundo para não seres tão tacanho. Esse discurso de orgulhosamente sós, no século XXI, cheira a bafio.
Indefeso não fazes cá falta nenhuma com esses falso bravado e patriotismo de elites fascistas… devias de emigrar para bem longe.
Eu estou no meu País e defendo-o aguerridamente, agora vocês TRAIDORES, @Mr. Y ir “visitar o mundo” e ficar por lá, @X o mesmo, “emigrar” sem regresso. Melhor, juntem-se os dois, convertam-se no islamismo, no sítio próprio, mas não em Portugal, dou-vos a minha palavra de Honra que vão ser bem aceites por aqueles lados.
@Indefeso
Sabes lá o que é defender um país e o que é traição. Sai da garagem e cresce
Santa ignorância… a educar assim a juventude, este país vai longe.
@indefeso, se calhar estavas naquele grupo que atacou o ator ou que incendiou uma viatura com 5 pessoas lá dentro. É por causa de discursos como o teu que os valores se perderam e o incentivo ao ódio é o prato do dia nas redes sociais e neste momento já está a sair das redes sociais. Deves pensar que aqueles anormais que atacaram o ator só porque trazia uma t-shirt e pensa de maneira diferente (e eu não sou de esquerda) mas extremos não é comigo, seja de direita ou esquerda, aqueles que atacaram o ator querem lá saber de Portugal para alguma coisa. A invasão camuflada, é a mesma do nosso povo emigrante. Os extremos são ditaduras. Estou completamente de acordo com a proibição das redes sociais a menores de 15 anos é é a minha opinião e tenho direito a ela. Os pais são bem piores que os filhos, dão-lhes um smartphone para a mão e não controlam o que eles andam a fazer no mesmo. Os pais educam e a escola ensina.
“@indefeso, se calhar estavas naquele grupo”
Não estava, mas gostava de estar presente, com certeza tinha ido defender o Ator e Homem Português, coisa que alguns covardes Tugas (os que filmaram e viram) não sabem defender nem distinguir quem deve ser defendido.
Belo exemplo de mãe como tantas que vemos, é toma lá o tablet e não chateies que eu agora vou fazer um vídeo para o tiktok e não me posso estar a distrair com a tua educação básica! Depois são todos atrofiados e até falam com sotaque brasileiro… sois uma tristeza e um desperdício para a sociedade. Defendo a esterilização em casos como o teu.
o estado tem o dever de proteger os cidadãos, até de si mesmos, daí os impostos sobre tabaco e álcool, limitações ao jogo, e lá está das redes sociais, isso é democracia a funcionar
Uma pergunta @Raquel Dias, o teu argumento e baseado nisto?
https://www.facebook.com/reel/1232195985362652
E que isto começa a assustar no que Portugal pode-se tornar brevemente, outra Inglaterra ou pior.
Se funcionar tão bem como a proibição da venda de tabaco/bebidas alcoólicas a menores, vai ser um sucesso tremendo XD
De álcool não funciona, mas de tabaco funciona
“mas de tabaco funciona” Depende, nem sempre.
Sou fumador, e um dia fiz um teste com o filho de 15 anos que já tem uns bons avançados pelos cara (barba). Sempre sob a minha visão mandei comprar tabaco num estabelecimento da minha zona a ver se passava, claro que passou.
Mais não conto, o resto da aventura, texto enorme.
És mesmo básico, um exemplo vale zero, a verdade e os factos que interessam, o consumo de tabaco entre os jovens, baixou brutalmente e os dados estão disponíveis para qualquer pessoa com a 4a classe compreender. Felizmente o mundo não é a tua bolha!
@PeterJust, o básico és tu que não compreendeste que é possível vender tabaco a menores.
Calado eras melhor que “Fernando Pessoa”
É óbvio que o problema nao será totalmente erradicado, mas se conseguirmos reduzir o consumo de alcool e tabaco entre jovens em 20% (é mais que isso) , quer dizer que estamos a ganhar.
Tens por exemplo o RU onde todos os anos, a idade minima para poder fumar irá aumentar em 1 ano, fazendo com que jovens de hoje, nunca poderão, legalmente, ser fumadores.
A seguir tiram-lhes o direito de voto se não responderes “certo” a um questionário..
Quer dizer podem conduzir com 14 anos em França um “papa-reformas”e não podem ter uma rede social nessa idade? Se fosse menores de 12/13 até apoiava. Deviam de ser coerente.
Eu proibia as redes sociais a todos LOL
És a favor da censura portanto. Dsede que seja a tua claro.
É o sentimento de perseguição é tanto que já nem sabes interpretar texto. Ele falou em proibir a rede social a TODOS. Se achas que é censura, pois bem, é a TODOS.
@Mr. Y
Dizes aos outros para saírem da garagem e crescer, mas pela qualidade do teu raciocínio na argumentação denota-se bem que, quem vive numa caverna és TU.
Tens que sair mais vezes a rua.
Oi? O que é que isso tem a ver?
É uma questão de interpretar texto. Vê o que o AlexS escreveu e se faz algum sentido…
Ridiculo.
Concordo e assino por baixo. Havia de ser uma medida a nível mundial. Da maneira que anda o mundo…
A europa que deixe de ter pena dos migrantes e dos refugiados, control rígido nas fronteiras como faz a china, e muitos outros países.
VCs não estão a ver bem a coisa é só uma desculpa para controlar toda a gente que tenha perfil online, pois vão pedir dados de identificação a todos e dados biométricos.
O título poderia ser ” França quer obrigar todos os utilizadores de redes sociais a se identificar”
Então não uses, não és obrigado a entregar os teus dados só porque queres ver videos do tiktok
Só falta dizeres que não tens nada a esconder e dormes com a Porta Aberta. Cais que nem um patinho na narrativa.
@Mário se fosse só ele estávamos nós bem, basta ver alguns comentários por aqui.
Deixa-me adivinhar, para isso precisam do ID digital europeu que está a ser preparado, certo? Que coincidência!
Passo a passo em direção ao totalitarismo.
Esta CURTA METRAGEM cada vez mais se aproxima da realidade e da frase “Passo a passo em direção ao totalitarismo.”
Não abram os olhos não!!
UTOPIA
https://odysee.com/@christianus:3/utopia-legendado
A questão da idade é discutível, depende de país para país e das suas culturas…
Mas acho uma boa medida. Se vai resolver tudo? Não. E há problemas bem maiores por resolver na Europa, mas não deixa de ser positivo tratar deste assunto.
Ver crianças entre 6 e 12 anos, por exemplo, viciadas em trends de redes sociais acho que não fará falta alguma.
Para além de poder diminuir os perigos inerentes ao uso inadequado de redes sociais por parte de menores.
São os adultos na sua maioria que estragam as redes sociais a começar pelos algoritmos depois o uso irresponsável e depois propaganda criminosa de ódio e divisão, os miudos no maximo gostam de ver movimento e cor no ecran e conteudo de jogos.
Não é bem assim, os miúdos consomem aquilo e assimilam tudo, ainda por cima a maior parte dos pais hoje em dia é totalmente irresponsável e os putos passam horas naquilo para não terem de os aturar, por isso é que estão a começar a esfaquear os colegas e professores. Não tarda vai ser numa escola perto de ti.
Mas lá está, quem produz esses conteúdos mais violentos? adultos
Quem espalha propaganda do ódio? adultos
Quem deixa e reforça tais conteúdos? o algoritmo dos adultos
Começar a banir adultos ou existir só redes sociais para jovens.
Não deveriam de ser os pais em vez dos parasitas?
Os país devem ser sempre os primeiros a ser responsabilizados pelo uso abusivo das redes sociais pelos filhos menores de idade.
OK, responsabilizas como? Depois do miúdo matar toda a gente nas escola e se suicidar, tu vais prender os pais? Tem de se cortar o mal pela raiz, os pais são piores que os filhos, andam hipnotizados como eles.
Sempre me disseram que a educação começa em casa. Os pais que deixem de delegar nos outros aquilo que é DEVER deles.
uma coisa é o que ouves dizer no café, outra são os deveres de um estado de direito, pelos vistos a disciplina de cidadania fez falta a muita gente, nem sabem quais as funções de um estado de direito
E os deveres de pais?! A disciplina de cidadania não fez falta porque sempre a tive. Estado de direito?! Essa é boa.
O sistema capitalista não dá tempo aos país para se educarem e educarem os filhos, é essa a raiz.
É verdade e concordo. Mas muitos pais compram os filhos com presentes. O filho pede… os pais dizem sim. Esta última geração não foi ensinada a ouvir um “não”. Querem, pedem, têm. Esse é um problema que muitos psicólogos e pediatras falam e ninguém lhes dá ouvidos.
Ok PeterJust então tiras as crianças aos pais e colocas as crianças em campos de concentração….
Há cada um.
De proibir as crianças de consumir redes sociais para mandá-las para um campo de concentração ainda é um grande esticão, mas como hoje em dia está na moda ser parvinho e não ter qualquer capacidade interpertativa (limites do ensino recente), vou ignorar e cagar de alto.
Tantos tiros ao lado que qualquer partido com 2 dedos de testa, vê onde está o problema, fala dele, e depois queixam-se que a “extrema direita” cresce, cresce porque não têm preconceitos em apontar o verdadeiro problema. e o povo vê isso.
Eu já venho a dizer aqui há bastante tempo que o destino da França está traçado.
Há duas opções em cima da mesa, a saber.
Primeira, aquilo entra em guerra civil
Segunda, os militares tomam conta do poder para a evitar.
Não é possível um país existir quando dentro de poucos anos mais de metade da população o detestar.
Mas adoram os subsídios,claro…
UK e Alemanha, idem …
Quem viu aquilo há 20 anos e vê hoje, até treme de medo.
Fazem muito bem!
As calculadores, redes sociais e agora a IA estão a destruir os nossos jovens!