Dica: Configurar o Vodafone OneNumber no Apple Watch Cellular
A Apple ainda não tem nas informações do Apple Watch Cellular a disponibilidade do serviço eSIM para a Vodafone. Apenas a NOS está referida nas "Operadoras compatíveis". Contudo, desde há algumas semanas, a Vodafone tem um novo serviço que leva ao smartwatch da Apple o poder de fazer e receber chamadas, assim como usar dados móveis, sem necessidade de estar ligado ao iPhone. O processo pode parecer simples, mas tem "algumas particularidades".
O nosso guia vem ajudar os utilizadores a configurar este serviço no relógio da empresa de Cupertino.
Desde o final de 2020 que em Portugal existe oferta da Apple para smartwatches com cellular. Contudo, a Vodafone só no final do ano 2021 é que disponibilizou também o serviço "cellular" para o utilizador poder ter no seu relógio compatível chamadas e dados como se fosse um smartphone. Quer isto dizer que agora, só com o relógio, os utilizadores com este serviço podem fazer e receber chamadas, ter dados móveis, e muitas outras funcionalidades sem precisar do telefone por perto.
Apesar do serviço estar ativo, na página da Apple, na secção dos Apple Watch, esta informação ainda não existe. Apenas está a NOS presente.
Como ativar o serviço OneNumber no Apple Watch
Apesar de parecer fácil esta operação, o utilizador poderá ser confrontado com uma ou duas situações que poderá não saber ultrapassar. Como tal, deixamos este guia passo a passo para usar o seu Apple Watch Cellular para ativar o eSIM dentro do mesmo com o serviço da Vodafone.
1 - Atualizar o Apple Watch para a versão watchOS 8.3
Para ativar este serviço, os Apple Watch têm de estar atualizados para a mais recente versão do sistema operativo. Aliás, se tentarem ativar na app Watch, no iPhone, dentro de Rede móvel não irão conseguir instalar o plano móvel sem esta versão.
2 - Ativar o OneNumber no iPhone
Com o watchOS atualizado, vamos agora ativar o plano na app Watch, no iPhone. Nesta app, que gere todo o Apple Watch, vamos a rede Móvel. Dentro vamos escolher o nosso plano Vodafone.
3 - Usar a app My Vodafone a partir da app Watch no iPhone
Depois da app Watch carregar o serviço móvel, entra em cena a app My Vodafone da Vodafone. É dentro desta app que depois o serviço é configurado e ativado.
Contudo, e no nosso caso, houve um erro no processo que obrigou a ligar ao helpdesk da operadora:
A operadora resolveu o problema relacionado com as permissões para os números empresariais. Foi necessário dar permissão ao número que estava a solicitar esta subscrição do serviço de comunicações.
4 - Configurar passos finais para o Apple Watch Cellular
Depois de resolvido o problema, e dadas as devidas autorizações, é vez de fazer login na app My Vodafone e continuar o processo de configuração do serviço.
Conforme podemos ver nas imagens, o processo leva inicialmente alguns segundos, depois até ficar disponível vai demorar cerca de uma hora. Durante esse tempo, o utilizador poderá verificar quais as aplicações que estão no Apple Watch e que poderão tirar proveito dos dados móveis disponíveis no smartwatch.
Conforme podem ver, o processo é simples, apesar de, no nosso caso, ter exigido uma ligação ao serviço de apoio ao cliente da Vodafone.
Este artigo tem mais de um ano
Na NOS ativação deste serviço é bem mais simples e leva menos de 1 minuto a ficar ativo. Sem dúvida a NOS tem melhorado em muito os seus serviços.
O terror disto tudo é termos eventualmente que ligar para o apoio ao cliente da vodafone…
Não sei se sou o único, mas a degradação do serviço é notória.
A vodafone já foi operadora de referência, mas nos últimos 2 anos a qualidade de serviço caiu por terra… mas pior pior é a NOS. A NOS é o inferno na terra!
( óbvio que cada caso é um caso, mas o serviço piorou e muito )
Por acaso deve ser mesmo a pior, quando necessito ligar por ser cliente, “perco” mais tempo nos menus, do que o tempo que levo até ser atendido depois da escolha feita.
Acabei de mudar da Vodafone para a MEO.
Na Vodafone, com as opções “Se é para (…) marque 1, Se é para (…) marque 2. Se é para ser atendido por um assistente marque …” lá se conseguia falar com um assistente (convém é ligar do fixo porque em regra demora). Mas conseguia-se falar com alguém. Não que adiantasse muito porque, muitas vezes obtinha “Vou reportar” ( e ninguém ligava de volta) ou “Vou passar a chamada” (mas a chamada caía).
No MEO a coisa é mais complicada. Não há opções “Se é para (…) marque X” até chegar a um operador . Vai-se parar a um “inteligência artificial” que não percebe o que se lhe diz. Resultado, para resolver alguma coisa tem que se ir à loja.
Na NOS, quando passei para a Vodafone , queriam-me cobrar um período de fidelizarão que não existia, com base num contrato que nunca esteve em vigor. Um filme de terror. O que conseguiram é que quando agora mudei de operador (a melhor altura é a Black Friday) nem vi o que a NOS tinha para vender.
Por falar em mudança de operador, uma coisa que havia dantes era a oferta da primeira fatura, pelo novo operador. Isso acabou-se. Como nunca se consegue acertar a data em que se deixa o operador anterior e entra o novo (por causa da preocupação com a portabilidade dos telefones e de não se ficar sem internet e telemóveis) paga-se, desse mês, a fatura completa ao operador anterior e mais os dias desde a instalação da televisão internet, mais os dias depois da portabilidade ser ativada nos telemóveis. Convém não antecipar muito a instalação da TV/internet, nem a portabilidade, porque senão quase se pagam duas faturas.
+1
Muita bom aw
Para quem pode..infelizmente a maioria tem de contetar se com mi bands sem sensores de jeito. Ai porque nao tive pais ricos para ter Apple
Pelo trabalho também se consegue, além dos pais ricos. Aliás, pelo trabalho até se consegue mais do que isso.
Turnos de 13h 5 dias por semana ajudaram, ahaha
Luis talvez se trabalhasses mais e perdesses menos tempo aqui a falar mal só por falar…as mi bands não pretendem jogar no mesmo campeonato do Apple watch. Para tal existem outras propostas no mercado. Contudo, uma das razões para o sucesso das mi bands é precisamente a sua qualidade (o que inclui os sensores)!
Sr Luis não ligue a estes comentários idiotas. É evidente que o Apple watch é produto caro, bom mas caro. E é claro que para muitas pessoas em Portugal é muito dinheiro, no entanto digo que se tem tem uma mi band tem um bom produto.
PJA, idiotas são os comentários que ele tem por hábito colocar aqui…
Tenho o tarifário yorn x e não funciona. Que desilusão . Só podem ser tarifários pós pagos.
Ridículo.
Blame Vodafone
Blame Vodafone, Blame NOS.
Ridículo
Ambas exigem tarifários pós pagos.
Pode ser que a MEO quando lançar o serviço o permita.
Mas o melhor é esperar sentado…
Tal e qual. Ao fim de 15 anos na Vodafone mudei de operador sabendo que fazem yorn pós pagos para alguns que conhecem “alguém “ nas lojas
Os clientes com tarifários empresariais com funcionalidade One Net não podem subscrever o serviço. Mesmo aqueles como eu que não utilizam.
No meu, os procedimentos deram certo… mas não funciona…