Batterygate: Deco processa Apple por tornar iPhone 6 mais lento. Há 115 mil lesados…
Lembram-se do caso Batterygate da Apple? A gigante da maçã continua a enfrentar mais uma série ações judiciais na UE relacionadas com este caso. De relembrar que a empresa desacelerou intencionalmente iPhones antigos mais antigos, para conseguir uma maior autonomia.
Em Portugal, a Deco vai processar a Apple por tornar iPhone 6 mais lento. Há 115 mil afetados e a Associação do Consumidor exige cerca de 60 euros de compensação por cada lesado em Portugal.
Em 2018 a Apple foi acusada de degradar propositadamente o desempenho dos iPhones mais antigos, quando vida das baterias estava próxima do fim. O caso ficou apelidado de “BatteryGate” e o problema foi introduzido nos telefones da maçã através de uma atualização que não podia ser removida.
A Apple foi obrigada a pagar 25 milhões de euros à França em 2020 por desacelerar o desempenho dos iPhones antigos. No final de 2020 empresa concordou também em pagar 113 milhões de dólares (~96 milhões de euros) para terminar de vez com este assunto. Este valor foi dividido de forma igualitária por 33 estados dos EUA, incluindo a capital Washington D.C.
Uma associação de consumidores italiana, também está a processar a Apple e pede uma indemnização de 60 milhões de euros (US$ 73 milhões) em nome de consumidores italianos enganados pela prática de obsolescência programada.
Deco também processa Apple
Quando se pensava que o caso Batterygate estava encerrado, eis que hoje surge a notícia de que a Deco vai processar a Apple por tornar iPhone 6 mais lento! Em Portugal há 115 mil afetados.
A associação acrescenta que a queixa tem por base "a legislação europeia que proíbe expressamente as práticas comerciais desleais, enganosas e agressivas, como é o caso da obsolescência programada", refere o artigo partilhado pela Associação.
A compensação, no valor médio de cerca de 60 euros por consumidor, inclui o custo de reparação da bateria e 10% do valor de compra deste equipamento. No total, são exigidos cerca de 6,9 milhões de euros para um total de 115 mil consumidores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
e esses benditos 60€ vão parar aos bolsos de quem ? do consumidor, da Deco ou do Estado ?
Tens de ter fatura do iPhone afetado por essa prática penso eu…
Mas tipo se a Deco ganhar, recebe os milhões e depois se não aparecerem clientes a pedir o reembolso ficam eles com o dinheiro?
Claro, o dinheiro vai ou irá para a Deco, quem apresentar fatura recebe, o que sobrar fica para eles. Viram que resultou na Alemanha e mais em 1 ou 2 paises, fazem o mesmo a ver se tem sorte. A Deco pouco se interessa pelos consumidores, isto é uma oportunidade de encherem os bolsos sem se mexerem muito.
Deveria acontecer o mesmo com aparelhos Android…
A google nunca os tornou mais lento propositadamente essa é que é a questão é nomal que ao longo do tempo com apps mais pesadas os telemoveis fiquem mais lentos o que tambem acontece com computadores mas tu nunca viste nenhuma marca de computadores a fazer isso de propósito
Os Android não ficam mais lentos devido a Google… ficam mais lentos por natureza
hahaha
… em relação a lentidão não noto grande coisa, agora de há uns bons meses para cá acontece uma cena bem estranha, tenho a pancada de desligar o telefone (6s Plus) à noite e ligo de manhã, mas por exemplo desligo à noite e está com 65% de bateria, no outro dia de manhã quando ligo aparece os 65% OK, mas se ficar a olhar para a percentagem ela em 5 ou 10 segundos vai parar aos 60% ou menos ainda, é que se consegue ver literalmente a percentagem da bateria a desaparecer, enfim… pode ser outra coisas qualquer, claro!!
Penso que neste tipo de baterias elas nunca “viciam” mas sim ficam degradadas com o tempo. As células que vão do 60% aos 65% podem estar completamente degradadas.
OK OK Filipe o melhor é substituir, certo??
Obrigado.
Isto já parecem mais os lesados do BES.
Desculpem, não resisti…
Agora é que a apple vai à falência com a indemnização de 60€ pedida pelo Deco 🙂 🙂
então deveriam processar os android…ao fim de um ano acabou as atualizações, quando há, suporte pouco ou nenhum em muitos modelos e ainda se queixam da Apple no iphone 6…haja paciência para a Deco e as suas teorias.
Nelson, a Google dá 18 meses de atualizações aos seus sistemas operativos Android. E isso é conhecido. Ou seja, um cliente bem informado sabe isso antes de comprar um smartphone ou tablet.
No caso da Apple, o que aconteceu foi algo muito grave. A Apple lançou uma atualização para os iPhones de forma a estes se tornarem propositadamente lentos. Isto sem o conhecimento e consentimento dos proprietários dos equipamentos. Esta situação acabou por ser confirmada pela Apple.
Eu sei do que falo tenho Huawei e Apple, e sei que tenho 18 meses de actualização no meu telemóvel Android, mas em muitos outros nao há actualizações absolutamente nenhumas. Agora lhe garanto em durabilidade e em actualizações ninguém é melhor que apple
Nelson, se não te sentes lesado pela Apple, ótimo. Aparentemente há imensos utilizadores europeus com opinião diferente. 😉
Há muitos onde? hahaha ouvi dizer
Mas é normal que um utilizado apple seja mais exigente, esta habituado a um standard de qualidade muito alto
Nao foi confirmada pela Apple e muito menos foi propositado, basta pesquisar um pouco…nao inventar…
“Apple subsequently admitted that it had added performance controls to iOS for preserving system stability on devices with degraded batteries, and stated that it had never intentionally degraded operating system performance on older products to encourage sales of newer models. It also offered battery replacements for selected models at a discount during 2018, and changed iOS to provide more battery health information, as well as a means to disable the throttling.”
Quando a capacidade maxima da bateria de um iPhone baixa para 79% a performance e afectada e o telefone entra num modo para poupar essa bateria, e faz com que o telefone possa ficar mais lento para evitar que o telefone se desligue ou faca restart porque a bateria nao esta a “injectar” carga suficiente ao equipamento para se manter ligado…dai poder ficar mais lento, esta lentidao e programada sim, mas nao para fazer as pessoas mudarem de equipamento, mas sim trocarem a bateria que custa bem menos e o telefone volta a ficar com a performance original…
Strato, a explicação/desculpa (?) da Apple é muito boa. Mas acreditas no que escreveste?… Não é para trocar de equipamentos? Temos pontos de vista diferentes.
nimbooas se tivesses um iphone irias entender que é a pura da realidade, com este procedimento o tlm mesmo com uma bateria bastante degradada consegue ir até 1% de bateria.
Compara com muitos androis que aos 10% e 15% vão abaixo e malta depois diz não entendo o meu smartphones ainda tem 20% e vai abaixo.
Basicamente, ainda acreditas no pai natal!
que roubalheira 18 meses? nem perfaz os 24 meses de garantia.
O quê que as atualizações têm a ver com a garantia?
Dos iPad’s dessa geração que também foram afetados ninguém fala……
Realmente. Tenho dois iPad minis na gaveta que não servem para nada. Tristeza.
Nem vou comentar os Samsungs
NOKIA 6.1, smartphone de pobre, desde que o comprei já subiu “dois níveis” no índice Android, de versão 8 para 10 e atualizações de segurança quase todos os meses, bateria impecável ao fim de dois anos, sem lag no funcionamento, enfim…Ipho… quê? Gostam de ser enganados????
Falta-te aí um ou dois pontos de interrogação.
Pois acho muito bem, foi o que aconteceu ao meu iPhone 6s.. Durar pouco a bateria, ficar mais lento..
Troquei por um huawei e até agora zero problemas… Apple nunca mais..
Preços absurdos, hardware e software arcaicos…
Sem falar no macbook Pro 2015 que queimou o CPU, 2 anos e meio depois. É sim foi o cpu e não a gráfica… Foram os técnicos da fnac que o disseram… Depois de analisado.. Na net existem milhares de queixas disso, a Apple usa cpu ao máximo para a tão fantástica performance. E rebenta com tudo.. E se tivesse sido a gráfica era igual não tem nada que rebentar ao fim de 2.5 anos… Nunca tive um PC em que isso acontecesse, só na Apple. Deve ser porque é boa ne?
Outra vez arroz? Quando uma mentira é dita muitas vezes, ela não se torna verdade 😉 não sei se sabias 😉
Ahahaha, quando se lê Técnicos da Fnac…
caso não saibas a fnac manda os seus aparelhos para a apple reparar, logo pelo teus comentário os técnicos da apple são bons assim como a apple.
mas pronto quando se é…… não se pode fazer nada.
Quando se e fanático passa-se a ser cego também … não vale a pena falar para pedras….
Devem ir à Apple na Irlanda, mas sim Hélio é isso e couves.
Olha aqui uma coisa interessante “caso não saibas a fnac manda os seus aparelhos para a apple reparar…”
Como sabes disso? Quem te disse? (eu não sei se manda ou não, tenho desconfianças, mas até gostava de confirmações).
E já agora, manda para onde? O centro de compras da FNAC dos produtos Apple não é Portugal, duvido, que em Portugal eles tenham um centro de reparações autorizado. Mas…
Depois, não sendo em Portugal, para onde mandam os Macs? E onde tens o relatório da Apple sobre o problema? Não estamos a falar do relatório da FNAC, que isso vale tanto como nada, eles não são reparadores, eu queria mesmo ver o relatório da Apple.
Podes crer ó Vitor!!!!
mentira? se quiseres a resposta da apple depois de ter sido enviado pela fnac a própria apple.. posso te manda anda devo ter isso ai nalgum lado..oh sorte, fanatismo cega as pessoas
Parece mais uma história de “engana o menino e papa-lhe o pão”, mas com os teus argumentos nota-se que foi fácil. Até gostava de ver esse relatório. Já agora, a máquina? Deixaste-a lá? Ficou para abate? Acho que devias ser mais atento, porque tenho estado a dar-te uma dica 😉
Pois cega Helio, e tu ja estas um bocado cego não?
Ja agora partilha la o tal relatório da Apple Fnac que tu recebeste.
Entre Huawei e Apple a escolha é óbvia. Não é fruta.
Aqui mensagem enviada de um MacBook Pro 2011 com zero problemas.
Bem podem esperar sentados pela indemnização ! ainda estou à espera dos resultados da campanha de assinaturas do processo contra o Facebook pela DECO !
Se fosse só o iphone 6…. o meu XS nem tem 2anos e so ta dar problemas. Abrir paginas no chrome, na conexão com apple car play. Enfim. A mim a apple não enfia mais barretes!
Se tivesses mesmo um iPhone nesse estado com menos de 2 anos o normal era recorrer a garantia. mentes tanto
“Se tivesse mesmo?” Calado és um poeta!
Tens? Tens problemas com ele? Então ao invés de andares para aqui a chorar, ja não devias ter ido a um centro autorizado tratar disso? É que a Apple no suporte resolve rapidamente.
Alguém leu o artigo do 9to5mac que fala sobre Portugal? Aparentemente a DECO agora é a FTC Portuguesa. Ainda bem assim agora já se pode reclamar e mesmo nao sendo associado e nao pagando quotas vao defender-nos …(NOT)
Acho que já ano passado falamos disso. https://bit.ly/3uEmBpz
A Apple ainda dá suporte do iPhone 6?
Esta DECO… só agora é que vão processar porquê?
Só gostava de saber se os lesados que tinham o iPhone 6 e já não têm também vão ter direito à sua parte…