Apple terá desistido da tecnologia Touch ID sob o ecrã
O Face ID é, provavelmente, a melhor tecnologia de segurança lançada até hoje no mundo mobile. A Apple, aquando do lançamento do iPhone X, quis dar um passo em frente e investiu milhões num sistema biométrico revolucionário com características militares. Contudo, outras marcas continuaram a apostar no reconhecimento de impressão digital, mas debaixo do ecrã. A Apple estaria a desenvolver também este método, mas poderá ter definitivamente desistido do Touch ID.
Alguns rumores e opiniões dos analistas que seguem o mercado Apple, assim como os avanços que o Face ID terá no iPhone 14, poderão ter feito a gigante de Cupertino não apostar na leitura do dedo no ecrã.
Do Touch ID ao Face ID...
Conforme reza a história, a Apple, até ao iPhone 5s, tinha como único sistema de segurança um código de 4 dígitos que barrava o acesso a pessoas não autorizadas. Com a chegada do iPhone 5s, o Touch ID foi revolucionário na forma simplista e segura com que permitia o acesso ao iPhone e acabou por contagiar o mercado. Era um botão que tinha um leitor biométrico.
Contudo, só anos mais tarde a empresa evolui este sistema, e novamente de forma revolucionária. Apareceu no iPhone X o Face ID.
Para conseguir trazer um sistema seguro, usado até nos pagamentos do Apple Pay, e acesso às apps bancárias, a Apple adquiriu duas empresas israelitas especialistas em cibersegurança, machine learning (aprendizagem automática) e reconhecimento facial: a PrimeSense em 2013 e a RealFace, no início de 2017.
Desde então, o sistema de reconhecimento e leitura facial foi evoluindo e hoje permite identificar até o rosto do utilizador, mesmo este estando a usar uma máscara.
E o Touch ID debaixo do ecrã?
A leitura da impressão digital com o leitor debaixo do ecrã é um sistema usado por vários fabricantes de smartphones Android. Empresas como a Samsung usam este sistema biométrico no ecrã já com total segurança. A Apple também fez desenvolvimentos nesta área e chegou a submeter em 2018 uma patente dedicada a esta evolução do Touch ID, patente esta que lhe foi garantida em 2021.
No entanto, nunca esteve claro se seria uma hipótese, por mais rumores que dessem como certa a inclusão deste método no iPhone 13. Aliás, a própria Apple lançou uma versão modernizada do Touch ID no iPad Air em setembro de 2020.
Tudo isto parece agora não fazer sentido. Surgiram agora rumores a afirmar que a Apple parou de trabalhar no desenvolvimento de um smartphone com um sensor Touch ID sob o ecrã - portanto, não apenas o iPhone 14 não terá o recurso, nem qualquer iPhone depois disso (muito provavelmente).
Em vez disso, diz o site iDropNews, a Apple está a apostar no Face ID como um método de desbloqueio e verificação sem precisar usar uma palavra-passe. Diz que, em janeiro, a Apple tomou a decisão de transferir todos os seus recursos do Touch ID para a equipa que trabalhava no Face ID.
Então... como será o futuro próximo do Face ID?
Conforme já referimos, a próxima versão do sistema operativo iOS deverá permitir que o utilizador recorra ao Face ID enquanto estiver a utilizar uma máscara, pelo menos é o que mostram as 4 últimas versões beta.
Isto tornará o Touch ID praticamente supérfluo aos requisitos. Este recurso deve chegar no próximo mês, possivelmente num evento que, segundo rumores, também apresentará o iPhone SE 3 e o próximo iPad Air.
No entanto, o próprio Face ID e o seu conjunto de câmaras e sensores também estarão a evoluir. Diz-se que o próximo passo para esta tecnologia será um sensor Face ID sob o ecrã, que – afirma o site – será lançado na linha iPhone 15 em 2023. Mas aceita-se que tudo isto possa apenas aparentar o que a Apple estará a estudar. A ideia será remover o notch na sua totalidade.
Este artigo tem mais de um ano
Vai chegar agora o recurso de faceid com mascara 2 anos depois…
Exato, de facto poderia ter vindo mais cedo, mas provavelmente exigiu uma alteração profunda na tecnologia. Se fosse fácil e seguro, já a Apple a tinha lançado.
Eu ainda prefiro a impressão digital,
Pois, há sempre preferências, mas o Face ID é muito seguro e mais que o Touch ID. Por isso é que a Apple não vai deixar esta tecnologia que custou milhões a introduzir no segmento mobile.
Mais seguro e menos prático
Não acho, mas também depende das situações.
Mais seguro? Se eu te disser quantas pessoas eu vejo a desbloquear via password os seus iphones nos autocarros (que vi sem querer, atenção…não lhes decorei as passes) nunca mais sairia daqui! Portanto…enquanto eu com o Redmi Note 9S que me custou apenas 190 euros basta meter o dedinho no botão power e aquilo desbloqueia…as pessoas que têm iPhones como vão nos transpores publicos e eu estou atrás…, eu ou qualquer outra pessoa que estivesse no meu lugar consegue ver a passe porque a cena de desbloquear com a máscara AINDA não funciona…caso pra dizer…ontém já era tarde!
Eu uso o Face ID com máscara e não preciso do código. Também posso desbloquear o iPhone com o Apple Watch, desbloquear o Apple Watch com o iPhone. Mas de facto com a utilização de máscara, até agora a esta versão que vai sair, era preciso algum cuidado. Mas por outro lado, estamos a terminar esta fase e sim, o Face ID é muito mais seguro. Tu no teu Redmi usas Google Pay?
Oh, então não sei o porquê das pessoas terem de digitar o código em sítios públicos ficando vulneráveis a olhares indiscretos…é que literalmente, basta estar atrás da pessoa e vlter uma visão “involuntária” pelo ombro.
Gugalo Pay ? O meu tufone nem NFC tem quanto mais…na altura que o comprei, o Zé Manel do talho não tinha Contactless…e hoje acredito que ainda pouca gente tem formas de pagamento como Apple pay, Google pay, Samsung pay, ou até mesmo MBWay….pelo menos a loja de 1 euro aqui da esquina se lhe disser que uqero pagar com multibanco, ela até salta porque pagar dois euros por multibanco é o carga dos trabalhos pois tem de ser no mínimo cinco euros e mais isto e mais aquilo se não paga ao estado o não sei o quê….enfim….bla Bla Bla, Whiskas saquetas…que isto pro consumidor final é uma treta pois ele é que vai andar kilometros a procura de uma caixa multibanco pra sacar 10 euros quando só precisa de dois….é o Portugal tecnológico que temos….enquanto que há outras lojas em que podes pagar dois euros via MBWay ou multibanco à vontade….ah, e carregar o passe….as máquinas ainda não suportam Apple pay nem nada disso pay… portanto de nada adianata
Basicamente não tens um smartphone 😀 tens um telemóvel de mexer com o dedo 😉 mas é o que quiseste comprar. Fora isso, o Face ID de facto, durante a pandemia, trouxe esse inconveniente, das pessoas terem de colocar o código porque a máscara tapava o rosto, mas também acontece no inverno com luvas, muitas pessoas não tiram as luvas, apenas metem o código. E as que tinham a máscara, bastava baixar, subir e a leitura era feita em menos de 2 segundos. É mais fácil que tirar as luvas.
Ainda assim, no deve e do haver, o Face ID é o método mais seguro, tanto é que outros, existentes em Android, para fazer pagamentos exigem sempre o código, ao passo que na Apple… o Face ID chega.
Eu não discordo, mas no meu dia a dia, é mais fácil autenticar com o botão (usava o iPhone 7+) do que com o face ID, mas tudo vai da utilização que cada um faz, mas penso que a Apple dado o valor que custa um Iphone bem podia por o touch ID nem que fosse no botão lateral como muitas marcas tem. Podia ter os dois sistemas que ia agradar a todos…
Eu este ano tive por razões profissionais que mudar para o Android, (após 10,5 anos de iPhone …), e estou muito contente com o touch ID por baixo do ecran do meu Samsung.
A autenticação por botão touch é a mais prática no dia a dia na esmagadora maiorias das pessoas que tenham essa função é a realidade, agora para quem não tem essa possibilidade e é fanático pela Apple diz o contrário e o face ID é que é o melhor e mais seguro e blá, blá, blá.
O que é certo é para o preço que custam é quase obrigatório terem ambas as possibilidades como fazem os androids, depois custariam de 2.500€ a versão base para cima, mas sem stress que os doentinhos compravam na mesma 😀
Botao touch mais pratica? Cheira-me que nunca utilizaste o Face ID para dizer tal barbaridade! lol
Sim pq ter que fisicamente tocar num botao ‘e mais pratico do que simplesmente olhar para o telemóvel! Ha cada um…
Tens que fazer slide para cima com o Face ID…diz-me como é que esta acção facilita a vida de uma pessoa.
fazer slide para cima ‘e mais complicado do que carregar fisicamente num botao?
Estava a referir na altura de fazer pagamantos online..ou de por um username/pass num site…ou de aceder 1app…basta olhar para o telemóvel e ja esta.
As vezes ate prefiro pegar no telemóvel e fazer algo mesmo com o ecra pequeno do que pegar no iPad e ter de tocar no botao para aceder a um site.
depende.. eu tenho sempre o telemóvel pousado na secretária e basta por um dedo para abrir, não tenho de levantar o telemóvel para desbloquear, mas vai da utilização de cada um…
vais no carro a conduzir e chegas a uma parte em que tens transito e tens de parar…entretanto, tens de pegar no telemovel e mandar mensagem à tua mulher a dizer que estás atrasado…que estás no transito…se tiveres touchID basta tocar la e desbloqueia e podes logo ir no Whatsapp pra mandar mensagem de voz (nao dá jeito escrever sms enquanto conduzes)…agora com FaceID, tens de levantar o tufone e meter o tufone frente à cara…entretanto passa a bófia…e toma la uma multa porque nao foste discreto e viu-se perfeitamente que estavas a mexer no tamagotxi…
Diz la..’es troll nao ‘es?
oh, porra…é verdade…não disse mentira nenhuma… vai lá no carro, e fores num “para arranca” vai lá a lista de contactos…a ver se consegues…ah pois…o faceid obriga te a colocar o telefone frente ao rosto…não é fácil! ah, esqueci me…tens o apple watch…um device que custa uns 400 paus pra poder desbloquear o aifone…nada contra, atençao..eu tenho uma miband 4 que custou 20 paus e desbloqueia o redmi note 9s que custou 180 paus…
Td que disseste ‘e mentira! Lol
Até pareces o Putin que diz que não vai atacar ninguém e que depois ataca!
Basta olhares para o telemóvel e o telemóvel desbloqueia..não tens de pôr em frente da tua cara! Mais um que fala sem saber o que diz
E parabéns pelo mi band e o redmi note 9s. Queres um rebuçado?
Mas fizeste mau negócio já que o meu redmi note 10 pro custou tanto como o teu 🙂
Parabéns pela compra? epah, eu bem que quero comprar o aiphone…já que tenho ipad air 4th e macbook air m1 e airpodes 3…ai podes podes….mas o sacana ainda não tem USBC….ainda se tivesse uma porta lightning mais rápida, tass bem….mas não…
me: hey siri. text wife. I’m late, stuck in traffic
siri: texting wife “I’m late, stuck in traffic”, send?
me: yes
siri: ok!!
tchana nem tive q pegar no telemovel.
olha, é isso mesmo!
da próxima vez, vou-me lembrar de falar uns comandos em inglês pro telemóvel!
Não me lembrava dessa!
Mas também…nunca gostei de “assistentes”…nem Cortana…nem Google Assistant….vah, a Siri é fixe para contar umas piadas…mas pode ser em brasileiro…porque em inglês às vezes falha-me a mimóira!
Muito mais pratico que pegar no telemóvel enquanto estas no transito, que parado ou não é uma contra-ordenação grave. Se não gostas de Inglês podes falar em Francês ou Alemão ou então numa lingua estranha que começa por um P. Seja como for comandos de voz funcionam muito bem na Alexa e no Siri e são muito mais práticos que qualquer botão, principalmente, no caso do Siri, quando ligados ao carro por apple carplay
Por já usar ambos é que estou a dizer… não falo por falar como muitos que para aqui vêm, não sei se se aplica a ti ou não atenção mas vejo aqui com cada um que parecem dois!
A Apple tem é uma maravilha, a Apple não tem é sinónimo que já não é bom, de qualidade, prático, seguro já sei essa história porém prefiro um milhão de vezes carregar num botão como dizes que andar a puxar máscaras para baixo, tirar óculos de sol mas isto sou eu e acredito que muita gente, a esmagadora maioria diria (fora os Applenáticos porque não têm).
Ah já sei desbloqueias pelo Apple Watch mas além de recorrer a um 2° dispositivo, qual a diferença? Enfim… a mesmo cada um…
Por já usar ambos é que estou a dizer… não falo por falar como muitos que para aqui vêm, não sei se se aplica a ti ou não atenção mas vejo aqui com cada um que parecem dois!
A Apple tem é uma maravilha, a Apple não tem é sinónimo que já não é bom, de qualidade, prático, seguro já sei essa história porém prefiro um milhão de vezes carregar num botão como dizes que andar a puxar máscaras para baixo, tirar óculos de sol mas isto sou eu e acredito que muita gente, a esmagadora maioria diria (fora os Applenáticos porque não têm).
Ah já sei desbloqueias pelo Apple Watch mas além de recorrer a um 2° dispositivo, qual a diferença? Enfim… a mesmo cada um…
claro pah, tens de pagar quase 400 paus só pra desbloquear um device que é teu…lolol!
Eu atualmente utilizo os dois. Nao ha uns tempos atras…nem no passado recente. Mas hoje. Agora.
No meu iPhone com Face ID, no meu iPad com fingerprint ID e também no meu remi note 10 pro com fingerprint e face unlock. Face ID ‘e preferível e mais cômodo 99.9% das vezes no dia a dia.
Diz-me la..tens os óculos de sol postos o dia inteiro? Em casa? ‘A noite?
Utilizas a mascara todo dia? Todos os dias? Em casa? ‘A noite?
Qualquer coisa me diz que nao. Nem tu nem ninguém. Portanto esses exemplos nao são dignos de serem levados a serio.
vendo bem as coisas…até que é verdade….
Mas atenção…eu só te dou razão porque acredito que mais depressa o governo português acaba com as máscaras definitivamente do que a Apple lança a atualização do iOS para poder usar o faceid com máscara!
Claro é isso mesmo, primeiro respondi depois é que percebi que deves ter uma vida cheia de interesse, ocupação e amigos para vires para um site de tecnologia dizer disparates para teres atenção, tu e outros como tu como já perdi tempo de mais… fica a minha despedida dizendo que com certeza nunca usarei tanto nada, como tu terás de pôr o smartphone a frente da cara para o desbloqueares, já para não dizer que nãããããoooo… eu nem saiu de casa, nem uso óculos, nem máscara só para puder desbloquear o smartphone… que posso desbloquear sem olhar para ele, no escuro, com máscara, com óculos, só encostando o dedo.
Agora fui que tenho mais que fazer, entretém-te sozinho ou faz amigos aqui que tal como tu precisem de atenção! 😉
O face ID funciona com óculos de sol sem problema nenhum, sempre funcionou
Podiam simplificar e simplesmente por o sensor no botão de iniciar. Tenho um iPhone para o trabalho e um Redmi note 10 pro para uso pessoal e pelo menos a minha experiência com o faceID não é das melhores, entre máscara e luminosidade neste momento já tenho o hábito de meter logo o código no iPhone. No Redmi o botão é bastante discreto, sem nenhuma saliência e não implica mais uma dedada no ecrã, sinceramente acho que é melhor solução, mesmo entre os leitores biométricos existentes.
Ora exatamente…o iPad air 4th é a mesma coisa…Touchid no botão r funciona muito bem!
Partilho da mesma opiniao, o touch ID é a tecnologia que para mim faz maior sentido, e de preferencia que não seja no ecrã. O ideal é no botão de power…
espero que arranjem melhor que o face id
porque o face id nao é muito eficiente comparado com o touch id