PplWare Mobile

iPadOS 26 transformou definitivamente o iPad num computador

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Alberto Grijó says:

    Boa… tudo boas notícias… se bem que já me divido muito entre o ipad e o mac mini.
    Ja verifiquei que o ipad 26 vai ser possivel instalar a partir dos de 8 geração em diante.
    Vamos esperar…

  2. Zé Fonseca A. says:

    Cmd + tab, funciona?
    Cmd + ‘, funciona?
    Option + Cmd + space, funciona?
    Hot corners com funções de apps?
    Spaces?
    Workflows para gestão de janelas?

    Só alguns que tenho curiosidade.. dentro de dezenas que uso. Não uso rato nem trackpad no Mac, só teclado

    • nuno a says:

      aquilo que perguntas sim já desde o ipados 13 ou 14 se não me engano e mais ainda, a maioria dos comando que utilizas no mac tambem funcionam no ipad , por uns tempos andei a tentar fazer do ipad pro 12.9 2nd um portatil mas acabei por desistir alem de ter de andar com o magicmouse e o magic keyboard atras ainda tinha de andar com um adaptador para ler usbs e cartoes de memoria, e as apps sao isso, apps, software a serio ja vai aparecendo mas muito limitado. O ipados26 mesmo com estas melhorias nao me convence e nao não vai substituir um Mac

  3. LA says:

    Mais umas alterações e temos a estética, do Windows 11.

  4. Renato says:

    Eu achei muito interessante esta atualização. Pelo que já tive oportunidade de navegar, parece-me realmente um salto e vai ao encontro de uma utilização mais abrangente e menos limitada. Diria que a utilização era equiparada ao IPhone, com a vantagem de ter um ecrã assumidamente maior.

    Ponto mais negativo que encontro é que o multi-utilizador não é possível. Isto limita imenso a sua utilização em comparação com o Mac.

    • Miguel A. says:

      O iPad é um dispositivo pessoal, tal como o iPhone. Ter múltiplo utilizador não faz muito sentido.

      • Renato says:

        Eu pessoalmente não concordo. Eu por exemplo sempre utilizei o ipad como equipamento para a família. Tal como utilizo a Apple TV ou até mesmo o Mac.

        Nunca deixaria de ser um equipamento pessoal, onde cada um seleciona o seu utilizador para realizar o login e aceder ao seu conteúdo.

        • Zé Fonseca A. says:

          Da para fazer isso no iPad através do family sharing, nao é como mudar de user mas pelo menos as apps e settings carregados são os de cada perfil.
          Em ambiente corporativo ja existe isso há vários anos, chama-se shared iPad, precisas de MDM para tirar partido

      • simples says:

        o iphone faz sentido ser um dispositivo pessoal, já o ipad pode perfeitamente ser um dipostivio que fica em casa e é partilhado por toda a familia, entendo os interesses da apple em vender mais unidades e não permitir vários utilizadores mas para os clientes faz todo o sentido e é uma alteração simples de implementar.

  5. Rui says:

    Sem área de transferências
    Não funciona com várias fontes de áudio a tocar ao mesmo tempo.
    Não se pode programar.
    As apps profissionais ainda mt limitadas.
    Os navegadores não são de desktop e ainda sob o motor de renderização do Safari.
    Sem plugins. É mt mais.Melhorou mt mas tem longo caminho para percorrer.

    • Miguel A. says:

      O que tu queres é um Macbook, simples. Eu já tive um Surface Pro, que supostamente fazias aquilo que todos almejam. Um tablet e um pc no mesmo dispositivo, dava por mim a precisar da caneta para desenrascar, ou um rato bluetooth por não conseguir ser produtivo com o ecrã tatil. Por vezes ficava encalhado porque não conseguia fazer nada de jeito sem rato e teclado. É um engodo. O MacOS tem milhares de aplicações que simplesmente não funcionam em ambiente touchscreen, ia ser uma salganhada e uma péssima experiência. Eu tenho um Macbook Air M1 e a minha muilher tem um iPad Pro 13 M4, e não há hipotese, uma pessoa que se habitua a ambiente desktop (como eu tive sempre), o touchscreen não é mais intuitívo, não é mais rápido, nem é melhor para produtividade….

  6. AlexS says:

    Muito bom, agora esperemos que a Google acorde.
    Tenho uma tablet android a susbstituir um portátil e a gestão de ficheiros é um desastre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.