Apple poderá deixar de vender iPhones no Reino Unido
A Apple não se acanha quando está perante batalhas legais. No entanto, esta poderá ter um fim um tanto ou quanto radical. A gigante de Cupertino ameaçou abandonar o mercado do Reino Unido se for obrigada a pagar taxas que, para si, sejam “comercialmente inaceitáveis”.
Estas estarão associadas a uma alegada violação de patentes.
A Optis Cellular Technology possui uma panóplia de patentes e processa, de forma muito frequente, as empresas que as violam. Anteriormente, aquela quase ganhou cerca de 506 milhões de dólares da Apple, nos Estados Unidos da América. Contudo, após o recurso, um juiz federal anulou a decisão.
O mais recente processo a envolver estas duas entidades poderá custar à Apple um total de 7 mil milhões de dólares. Segundo avançou o This is Money, a Optis intentou uma ação contra a empresa de Cupertino, uma vez que a esta se recusou a pagar taxas de licença para a utilização de tecnologia padrão nos seus produtos.
Em junho, um juiz do Supremo Tribunal declarou que a Apple violou duas das patentes da Optis. Essas que ajudam os iPhones a ligarem-se a redes 3G e 4G. Posto isto, a empresa de Cupertino enfrentará, em 2022, um julgamento que decidirá quanto é que terá de pagar por violar as patentes.
Apple ameaçou abandonar o Reino Unido
Justice Meade é juiz do Supremo Tribunal responsável pela propriedade intelectual. Em janeiro, disse à empresa, durante uma audiência, que esta poderia ficar “desapontada” com o valor estabelecido pelo tribunal. Por sua vez, a Apple retorquiu e ameaçou abandonar o Reino Unido, libertando-se da multa.
Não estou certa de que isso seja correto... A posição da Apple é de facto a de poder refletir sobre os termos e decidir se é comercialmente correto aceitá-los ou abandonar o mercado do Reino Unido. Pode haver termos que sejam estabelecidos pelo tribunal que sejam apenas comercialmente inaceitáveis.
Explicou Marie Demetriou, advogada da empresa de Cupertino, face à dúvida instaurada pelo juiz sobre o não pagamento da multa e o efetivo abandono do mercado do Reino Unido.
Por outro lado, se a Apple recusar o pagamento da multa, o Supremo Tribunal poderá proibi-la de vender iPhones no Reino Unido.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BGR
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, processo, reino unido
Chama se a isto bullying tecnologico… Ameaçar sair d um pais pq pode precisar de pagar mais licensas é de criança e faz pressão sobre o processo judicial…
não houve qualquer ameaça! Esta história omite o facto de que foi o Juiz a trazer esta hipótese à baila, nos seus comentários sobre uma possível multa, dizendo que não esperava que a Apple decidi-se abandonar o Reino Unido por causa da multa. O advogado apenas retorquiu o que está escrito.
O contexto muda bastante a coisa!
Os britânicos querem lá saber da Apple. Se querem sair e deixar de vender, saiam.
Fazer chantagem com estas declarações é totalmente ridículo.
Paguem os fees e os devidos impostos e não bufem.
ai é? os britishs não qerem saber da apple, só rir.
A percentagem de iPhones vendidos comparativamente a outras marcas, é bem inferior á média mundial e europeia.
E também não querem saber, porque os britânicos não baixam as calças a empresas, como alguns países fazem.
Só uma ressalva, quando falo em venda de iPhones no UK, falo de novos. No UK há um grande mercado de usados, quer seja de telemóveis, quer seja de qualquer outros produtos electrónicos.
Mota, lamento mas estas totalmente errado, basta fazer uma pequena pesquisa.
Deixo aqui um exemplo para te poupar trabalho:
https://www.statista.com/statistics/387227/market-share-of-smartphone-manufacturers-in-the-uk/
Quando lá fores de férias abre bem os olhos e repara. Lá porque tu não gostas não quer dizer que os outros partilhem da tua opinião
Ivsa, eu faço referência a vendas de novos, não á percentagem de utilização.
A percentagem de utilização do IOS no UK aumentou para quase 56%, mas isso deve-se ao mercado de usados.
Não houve qualquer chantagem, o advogado da Apple não poderia deixar de responder quando é o juiz que levanta a questão sobre a permanência da Apple no Reino Unido.
Existe também o problema do Reino Unido ter decidido que os tribunais podem “cobrar” patentes sobre negócios realizados noutros países, ou seja, na prática decidiu que tem poder sobre outras jurisdições.
Quem fez chantagem?
A Apple também não tem no mercado do RU o seu mercado mais interessante. Apesar do mercado Europeu ser o 3.º mais importante, não é o RU que tem um peso nas vendas da Apple. No entanto, o RU tem interesses em que a Apple lá esteja, pelos impostos que paga, pelo número de lojas que tem pelo país e pelo número de funcionários que contrata (entre outras coisas).
Basicamente um precisa do outro na mesma medida. E estas ações são cosméticas. Andamos há anos a ver estes arrufos de namorados e depois não dá em nada. A Apple continua a vender que se farta, ganha dinheiro às paletes e cada vez tem mais preponderância nos mais modernos segmentos tecnológicos da sua alçada. Por isso….
por isso… podem roubar propriedade intelectual que está tudo bem…
O problema aqui parece-me ser outro e é um esquerda bastante usual nos EUA. Empresas q possuem capital focam-se apenas na aquisição de patentes ,,muitas x de forma ilicita para depois exigirem aos outros grandes quantias pelo seu uso. Estas empresas estilo optis não criem emprego , possuem uma baixo carga fiscal , apenas surfam o oportunismo comercial não rates x recorrendo a espionagem industrial. Neste caso francamente não sei o q está em causa .
Isto é que era um autêntico rombo !! Não imagino sequer de ver os britânicos,que são um bando de vaidosos e arrogantes,a deixarem de poder comprar iPhones no Reino Unido.Isso até pagava para ver,como se diz. 🙂
Nunca seria um problema…basta importar de qualquer outro País do Mundo, começando logo por qualquer País da EU. Claro que ficaria um pouco mais caro mas de qualquer forma já são caros.
Nunca vi tantos AirPods nas orelhas do povo como vi em Londres. Em hora de ponta nas ruas e no metro, são aos milhares de pares de AirPods.
Nas lojas da Apple, não tens um metro quadrado de espaço livre. Era povo sempre a destrocar. Funcionários aos potes.
Portanto, nem o país quer ver a Apple fora, nem a Apple quer saltar fora do país. São mais ações “para inglês ver”.
*clap clap clap*
É a primeira vez que concordo contigo Vítor! 😀
Para mim o problema é muito simples…se a Apple utilizou patentes e/ou tecnologia que pertencem a outrem só tem de pagar ou chegar a um acordo com os proprietários das mesmas! E não me parece muito bem que uma multinacional “ameace” um determinado País seja ele qual for. Mas os “Yankes” pensam ser os “donos disto tudo”…mas o Salgado também pensou o mesmo!
“Para mim o problema é muito simples…se a Apple utilizou patentes e/ou tecnologia que pertencem a outrem só tem de pagar ou chegar a um acordo com os proprietários das mesmas!”
Aqui coemça o problema,. A Optis Cellular Technology é aquilo que vulgarmente se chama de Patent Troll. Eles não aceitam o fair price.
2º O tribunal Ingles quer decidir sobre o uso da patente no Mundo todo ( daí o valor em causa) .
3º A Apple não “ameaçou” nenhum país . O juiz fez a pergunta e obteve a resposta. :
“Mr Justice Meade [said] ‘There is no evidence it is even remotely possible Apple will leave the UK market?’
Apple’s lawyer Marie Demetriou replied: ‘I am not sure that is right… Apple’s position is it should indeed be able to reflect on the terms and decide whether commercially it is right to accept them or to leave the UK market. There may be terms that are set by the court which are just commercially unacceptable.’
Abc
Optimo comentário.
Há patentes e há patentes, a justiça não é uma ciência exata, está aberta para interpretação. O actual modelo de propriedade intelectual e patentes funciona muito mal e é propicio a muitos erros. Existem enumeras patentes que tecnicamente não são validas mas que são atribuidas por alguma razão. Se pesquisar quais as patentes estão envolvidas neste caso vai chegar à conclusão que não são validas e nunca deveriam ter sido concedidas. É o exemplo clássico de um patent troll. Este juiz deve ser daqueles tecno analfabetos que precisa de ajuda para abrir um PDF. O tribunal americano que deu razão à Optis é corrupto e tem um longo historial de várias decadas nisto, depois outro tribunal superior deu razão à Apple, este processo no UK é vigança por que a Optis perdeu muito dinheiro no processo.
Por exemplo há patentes relativamente recentes para um sistema eletronico que comunica com um servidor central, esta patente em nenhuma situação deveria ser concedida, quase todo o software funciona assim.
Noutra vez a apple foi processada por causa de uma patente sobre o iphone que era mais recente que o iphone em si.
Faça um favor e veja o documentário do Austin Meyer sobre o assunto, ele expõe a corrupção por detrás das patentes nos EUA. E já agora a reportagem do John Oliver.
Os patent trolls compram patentes ambiguas tipo: software com ligação a um servidor central (isto é real!), e depois extorquem dinheiro às empresas. Eles “compraram” uma cidade no Texas e o tribunal da-lhes sempre razão. Isto aconteceu literalmente ao Austin Meyer, mas ele deu luta e não se deixou ser extorquido.
A apple também actua como um “patent troll”, eles processaram a samsung por causa de telemoveis rectangulares com cantos arredondados e com ligação à net.
Falas em extorquir dinheiro e so me vem à cabeça os 30% que a epic não queria pagar e todos achavam que tinha de pagar porque são as regras!
Pois bem, isso é válido para os 2 lados quer gostem quer não gostem.
Portanto…”o Juíz Inglês é um Tecno analfabeto que precisa de ajuda para abrir um PDF e o tribunal Americano que deu razão à Optus é corrupto…” Cheguei a essa parte do teu comentário e parei porque não valia a penas perder mais tempo com ele! Deves ser acionista da Apple (e de mais algumas tecnológicas) e como tal “parte interessada”…eu sou apenas um “reles” consumidor sem “palas nos olhos”! E mal sei abrir um PDF…
Deve ser como a patente dos cantos arredondados.
Não sabemos se usou ou não, muitos destes casos acabam por dar razão à Apple, e quando a Apple perde, paga… e depois acaba por criar a sua própria tecnologia. Aliás, a Qualcomm é disso um exemplo. Mas tudo isto é negócio, tudo isto não belisca estas empresas gigantes. Os GAFAM são “intocáveis” 😉 pois eles precisam tanto dos países onde têm atividade, como os países precisam deles.
+ 1. O Reino Unido não quis sair da UE? Então agora que se amanhem. As Multinacionais que comecem a sair todas e cansarem-se de british mimados, que quero a ver o PIB deles a baixar a pique. Tinham tratamento priviligeado por serem membros fundadores da UE, quando quiserem voltar a entrar, entram com as novas regras…. Pumbaaaaaaaa!
tb estao na eu e teem a sua propria moeda nao entendo isso!
Reino Unido não foi membro fundador da UE, apenas entraram em 1973. Os fundadores foram França, Itália, República Federal Alemã e os três países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo)
O Reino Unido nao foi país fundador da uniao europeia, os igleses deveriam ser isolados, os franceses deveriam fechar-lhes o canal da mancha, depois eles iam piar mais baixinho.
Esta empresa tem alergia em pagar impostos…
Sim… esta empresa apenas… as outras não!
Se fores ler sobre as operações dos GAFAM, verás que a Apple será das que mais impostos paga. Até porque o mundo da publicidade é bem mais esquivo, do que o mundo dos gadgets que fazem o bolo maior da Apple. Sabes que a Apple tem nas suas mãos o desenvolvimento, produção, venda, envio e comercio, além da pós venda. Ora tudo isso requer algo material em grande parte dos seus produtos e tudo isso dá trabalho a milhares de empresas por esse mundo fora e a milhões de pessoas.
Já o comércio online… de serviços e publicidade, é muito diferente. Assim como o comércio online de software 😉
Quer dizer, a Apple só sabe copiar, usar sem pagar e ainda acha que é prejudicada???
QUEM COMPRA PRODUTOS DA MAÇA FINANCIA O COMUNISM0.
QUEM BEBE CERVEJA, É BEBEDOR DA URINA DO DIABO…
Coca Cola, a água suja do capitalismo….
Tem uma coisa que faz sempre a europa pensar 2 vezes….Petróleo.
Relativamente a patentes…..funciona mesmo muito mal. É como o medicamento original e o genérico LOL
Quando a epic não respeita as regras da Apple e os banem não ficam preocupados…
Agora estão a fazer-lhes o mesmo ameaçam sair?
Ridículo!
Saiam e ponto final antes que os expulsem como eles fazem!
Its just a phone, get over it
Não foi a Apple que em termpos processou a Samsung por suposta infracção de uma patente de desenho de botões com cantos redondos? Então agora que provem um pouco do próprio veneno.