Volkswagen afirma que o futuro é elétrico mas não deixará de produzir carros a combustão
A Volkswagen pretende lançar um carro elétrico por menos de 20.000 euros, ser uma alternativa aos Teslas e liderar o fabrico de baterias elétricas. Porém, nada disto a impede de continuar com outro grande plano: desenvolver carros a combustão.
Volkswagen e a eletrificação: um plano incompleto
A Volkswagen, por enquanto, não está a ter bons resultados com os carros elétricos. Embora as vendas do ID.3 e do ID.4 estejam a impulsionar as contas da fabricante alemã, esta não espera competir em volume com gigantes como a Tesla.
Isto não impede os planos de continuar a investir no carro elétrico, na verdade, dois terços da sua alocação de capital serão destinados a ele. O segredo é que um terço será afetado ao desenvolvimento de carros a combustão.
É um terço e continuará a ser um terço.
É este o valor que Arno Antlitz, diretor de operações da Volkswagen, anuncia para se manter competitivo nos motores de combustão. O executivo da Volkswagen quis deixar claro que "o futuro é elétrico, mas o passado não acabou".
Por outras palavras, a Volkswagen manterá vivo o desenvolvimento dos seus motores de combustão, pelo menos durante este período de transição. Isto não significa necessariamente novos motores ou tecnologias, mas é uma garantia de que teremos versões a gasolina dos veículos Volkswagen durante vários anos, uma vez que os motores atuais continuarão a ser produzidos.
Procura por elétricos continua a ser ridícula em termos percentuais
Apesar das intenções da Volkswagen, estes objetivos estão limitados ao médio prazo. 2035 é o ano fatídico para o automóvel a combustão, quando a Europa proibir a continuação da venda de automóveis não eletrificados.
No entanto, há ainda um horizonte de mais de dez anos em que a fabricante alemã tem margem para continuar a dar um impulso à combustão: a adoção de carros elétricos continua a avançar, mas a sua procura continua a ser ridícula em termos percentuais.
Um grande investimento para resolver o seu problema: a produção. A Volkswagen não tem a produção de motores elétricos sob controlo. Isto obriga-a a forçar as mudanças e a dar prioridade aos mais rentáveis, como o AP550 do novo Volkswagen ID.7.
Ao mesmo tempo que continua a investir nos elétricos e a melhorar a sua produção, continuar a ganhar terreno nos de combustão pode ser uma importante forma salvação para as vendas da empresa. A Volkswagen afirma que a procura de automóveis elétricos ainda não é suficiente, pelo que manter a combustão viva é um plano sensato.
Leia também:
A combustão não é o futuro das marcas alemãs. É o presentes. Já começaram todas a arder.
Malditos imperialistas.
Não só as marcas alemãs. A insanidade politica “verde” está a destruir uma parte da industria alemã.
Insanidade verde? Pois, o clima não está a aquecer, os glaciares a desaparecerem, o clima a ficar cada vez mais agreste… Naao, só quando a inundação chegar á sua porta é que vai acordar… Se acordar
E? Isso nunca aconteceu?
Lembras-te do norte alentejano inundado para plantar arroz? E dos anos que eramsmais de mês com mais de 40 graus?
E os aviões não poluem? Minerar metais raros para os elétricos também não polui?
E minerais raros para carros a combustão não polui ?
Que minerais são esses?
No caso dos displays são os mesmos, e no caso dos escapes e sistemas antipoluição tem aqueles minerais raríssimos que valem muito dinheiro…
@António, parece q as pancas verdes é q estão a aquecer os oceanos.
https://www.publico.pt/2024/05/31/azul/noticia/combustivel-limpo-navios-aquecer-oceanos-avisam-cientistas-2092402
Navios que fazem um favor aos a combustão ?
Combustível limpo é o que faz o favor aos carros a combustão?
Exatamente.
Já ng o percebe. Decida-se!
Ou não quer perceber.
https://www.razaoautomovel.com/noticias/15-navios-puluem-mais-que-os-automoveis/
Os elétricos e toda a infraestrutura necessária vai acelerar ainda mais o aquecimento global. Não são “verdes”.
Podem ser de vários cores, até cor de rosa senhor ambientalista.
A transição para electricos é o fim da indústria automóvel europeia, pois não consegue oferecer uma concorrência apetecível.
Então quer dizer que “foram eles próprios que cavaram a própria sepultura”.
Não foi por falta de tempo…
Como já é por demais evidente, todas as decisões políticas tomadas rumo ao carro elektro, vão ser revertidas.
Os fabricantes passaram anos a gozar e e criticar com a Tesla e afins, qualquer empresa que tenha posturas dessas vai acabar por perder o barco.
Se estão ficar para trás é por escolha própria, quem não se adapta acaba por ficar obsoleto e arrisca-se a morrer. Quanto maior são maior é a queda.
As vendas futuras – 10/15 anos são mais importantes que as vendas actuais.
Aquele 2035 vai facilmente passar lá para 2065 🙂
Melhor, quem já comprou eléctrico só tem a beneficiar com isso.
Com o quê?
Impostos, energia, e no presente já usa o veículo que todos dizem ser o futuro. Loooool
E quem escolheu esse futuro?
Ninguém, dizem ser o futuro por ser o melhor deles todos.
Para si não é assim ? Não diz ser o futuro para si aquele que é o melhor?
Só é melhor e apenas pelo ponto de vista económico, por enquanto, e em PT, para quem pode carregar em casa e não tem que ir para muito longe.
Em PT e todo o lado, fora todas as outras vantagens.
Não houve decisão nenhuma nesse sentido, essa desculpa esfarrapada já começa a fartar.
Tanto não vão que não vê mais ninguém a apostar em motores a combustão sem serem híbridos plugin.
Tirando a VW, a Toyota, a Ford, a GM, a BMW, a Mercedes, a Honda, a Hyundai, a Kia, a Fiat, a Chrysler, a Jeep, a Dodge, a Peugeot, a Citroen, a Mazda
a Ferrari, a Lamborghini, a McLaren, a Porsche, a Aston Martin, a Bugatti, a Pagani, a Koenigsegg, a Maserati, a Lotus, a McLaren, etc …é capaz de ter razão.
Muitas dessas são apenas uma, e nenhuma delas voltou atrás e todas dizem o mesmo…
Ainda agora 2 q ainda não tinha referido, Mazda e Subaru, juntaram-se à Toyota para em comunicado conjunto fazerem valer e demonstrar o seu empenho no apoio aos motores de combustão. Alguns foram mesmo expostos e são lindos..
Mais 2 q não tinha referido, Renault e Gelly, vão investir em motores a combustão. É revelador uma marca chinesa estar aqui a mudar o rumo. Não não é só na UE e nos USA que os elektros estão a afundar
A referida Mercedes prepara mudança de 180⁰ e vai passar a usar as plataformas de Elektros para produzir carros a combustão pq simplesmente não estão a vender Elektros suficiente pra as rentabilizar.
“STUTTGART — Mercedes-Benz on Thursday toned down expectations on EV demand and said it will update its combustion engine lineup well into next decade, becoming the latest carmaker to flag a slower than expected appetite for electric cars.”
A tbm Fiat referida Fiat vai fazer o mesmo. O 500 q era um projecto 100%elektro, passou a montar motores a combustão
Só vc parece ainda não se ter apercebido q a casa está a arder.
Errado, eles juntaram-se para fazer promessas e continuar a vender aquilo que já têm, muito comum nessas marcas.
Além disso o que prometem é electricificação e uma maneira de prolongar o motor a combustão mais um pouco, com motores eléctricos.
É engraçado que até prometem downsizing dos motores quando são estas que sempre foram contra.
Engraçado que foram estas as primeiras a desistir dos diesel na Europa.
Engraçado que até hoje nunca nenhum fabricante fez motores eficientes com tecnologia multi-fuel, aliás, esses sempre foram os menos eficientes, estes sem terem nada já prometem….
A Gelly já produz carros a combustão há muito, a novidade é que agora quer entrar nos hibridos.
Portanto não é voltar atrás, é prolongar os híbridos devido às norma mudar, quanto aos puros a combustão já ninguém quer saber.
Não se esqueça que foram eles que pediram a mudança da norma Euro 7, já que suspeitavam que não a iam conseguir cumprir, também era mau demais agora traírem a UE.
Há que aproveitar e ganhar mais uns cobres daqueles carros que realmente dão lucro.
A tesla é só um meio para atingir um fim: Retirar o poder aos Arabes, porque eletricos nao precisam de combustiveis fosseis e ao mesmo tempo enfraquecer a Europa ao destruir o motor economico que é a producao automovel
Pesquisem quem minera as maiores minas de Litio e quando é que comecaram a minerar e a aumentar a producao. Foi bem antes da Tesla ter o sucesso que tem.
Não é aos Arabes que vão retirar o poder. Toda a extracção de petróleo do Médio Oriente praticamente está nas mãos dos imperialistas. Que têm lá os sicários israelitas para controlar a região.
Só as empresas e meia dúzia de iluminados é caíram na teia.
As vendas estão em declínio. Já está mais do que provado que os elétricos não são bons para o ambiente.
As empresas não sabem o que fazem, e os iluminados também não, não é senhor ambientalista ?
Agora virou engenheiro de ambiente? Quem provou, os negacionistas? Os donos das petrolíferas? Loool
Muita prudência, o mercado dita as leis!
O consumidor não quer elétricos.
Quando a irracionalidade impõem soluções técnicas…….
Sabem explicar-me porque é que as vendas de VE estão a abrandar ou mesmo recuar? Porque é que a Tesla despediu 14.000 trabalhadores?
Nós com a mania de sermos impolutos e verdinhos, destruímos a nossa indústria! Agora somos invadidos com produtos mais baratos, feitos por quem está a borrifar-se para o ambiente!!!!!!
Acham que as fábricas chinesas não poluem?
Impuseram onde ? Na China ?
Porque as pessoas estão a aguardar por aquilo que prometeram, carros mais baratos.
Mas destruiu qual indústria ? Já está desempregado ?
Mais uma vez a UE a mostrar que é governada por crianças mimadas.
O continente que mais força a transição energética, o que mais depende da indústria automóvel, e…..imaginem só…..o menos preparado para fazer essa transição 🙂
Pois…vamos lá agora rever planos e datas!
Tiveram muito tempo para se preparem, mas a teimosia é maior que eles.
Vamos comecar a proibir avancos tecnologicos porque as empresas incapazes de se adaptar?
Crianças mimadas são os gestores das empresas europeias que são contra todas e quaisquer mudancas.
Deves ser clone do JL.
Você é clone do secalharya e mais não sei quantos ambientalistas.
ainda bem que ninguem pensa nas pessoas que nao querem ter carro.
carrocentrismo e mesmo tramado!