PplWare Mobile

Quer um carro elétrico, mas teme pela autonomia? Veja no que se gasta mais energia

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. José Horta says:

    Artigo interessante que permite comparar os consumos dos variados sistemas elétricos auxiliares:
    https://www.batterydesign.net/auxiliary-systems-power-consumption-in-electric-vehicles/

  2. Miguel says:

    O problema dos carros eletricos e que nao ha postos de abastecimento suficientes principalmente fora dos centros urbanos. Tentem ir Lisboa-braganca ou Madrid e vejam..ha poucos e estao sempre ocupados. A velocidade de carregamento ate nem e problema, mas ter de esperar que alguem acabe de carregar porque não ha livre e muito mau

  3. M.Gonçalves says:

    Quer um carro elétrico, mas teme pelo preço ? Veja no que se gasta mais

  4. Medina says:

    Sim a buzina é uma grande problema.
    Existe quem ande com ela sempre ligada.

  5. vivatugas says:

    evitar usar os piscas se n ficas sem baterias. Mas nisso o tuga já está mais que treinado

    • Joao+M says:

      ora .. acho que é essa a logica até da malta que usa carros a combustão -> para não gastar para não forçar o motor e tal, não usam piscas.

      • Maxgiger says:

        Completamente errado! qualquer que seja a malta não usa o pisca, não para não forçar o motor a combustão como refere, mas sim para não queimar a lâmpada ou provocar defeitos nos leds.

  6. Peace says:

    Ou seja, tudo o que o carro tem gasta muita energia. O interessante seria mostrar as diferenças dos diferentes equipamentos.

  7. rui says:

    se for hibrido, é andar sempre a gasolina
    assim pouca as baterias 😉

  8. Joao+M says:

    Estive há uns tempos nos states e fiz questão de andar de carro eletrico (porque aqui também ando) – até para ver diferenças. É de notar que as distancias entre cidades nos EUA é incomparavel a Portugal. Podemos andar 8 horas seguidas e ainda estar dentro do mesmo estado. Dito isto, tirando uma excepção em que não arrisquei uma viagem por um caminho secundário pelas montanhas (não conhecia, estava tempo de neve e o carro não era meu para arriscar) fiz todas as viagens tranquilo e sem o “stress” da carga. Simplesmente é uma questão de planear. AC ligado, andar entre 70 a 80Milhas/Hora (aprox 120 a 140km/h), tempo de inverno (baterias não gostam de frio).

    O único senão, e devido ao frio, é que os carregamentos demoravam ligeiramente mais, talvez uns 10-15min extra.

    Ou seja, é uma questão de hábito.

    Sobre o que gasta mais, num Tesla por exemplo, onde se “sangra” mais carga é com o Sentry quando o carro está parado (se estiver com activação por camara). Em andamento não noto grandes diferenças se andar com AC ou sem AC ligado …

    • Yamahia says:

      “andar entre 70 a 80Milhas/Hora (aprox 120 a 140km/h),”
      Isso é mais 112 a 128.

      • Joao+M says:

        exacto, obrigado pela correcção. Queria dizer 90 Milhas por hora (maximo legal em certos locais)

        • Zé Fonseca A. says:

          Deves ter bebido nesse dia.
          Limite máximo nas interstates é 75 mph, só em muito poucas estradas (so conheço uma única estrada a ir para Austin é que o limite são 85 mph.
          O normal na maioria dos sítios são limites de 65 mph.
          Durante os anos que vivi nos USA fui mandado parar algumas vezes e paguei algumas multas precisamente porque tirando nos estados do sul no resto do país anda-se relativamente devagar.

    • Zé Fonseca A. says:

      Deve ser por isso que só quem vive dentro da cidade tem eléctricos, quem tem commute para o trabalho diariamente tem carro a gasolina

  9. há+cada+gajo says:

    Faltou falar do que o carro elétrico mais gasta e relativamente ao qual não há hipótese de recuperação: tempo ! Para além da energia e da saúde com o stress da carga, consomem demasiado tempo. É tempo para planear viagens, é tempo para carregar, é tempo para esperar, tempo, tempo e mais tempo.
    Aqueles que tanto falam em prol dos VE´s um dia vão dar valor ao tempo que perderam e que nunca mais irão recuperar. Será sempre tarde demais, até porque o carro tem de estar ao meu serviço. Não sou eu que tenho de estar ao serviço do carro.

    • Mr. Y says:

      Aqueles que carregam em casa ou no emprego ou estão nas compras ou a almoçar são os que perdem menos tempo. Acho que, dentro de pouco tempo, este será o cenário mais comum.
      Já agora, há comerciais a usar VE: a DPD, por exemplo. Achas que não tiveram em conta o tempo gasto nos carregamentos?

      • há+cada+gajo says:

        Como também há comerciais que estão a devolver as viaturas e a voltarem novamente para os diesel. Porque é que achas ? Mas a minha questão não só este tempo no que se refere a uma atividade profissional. Refere-se ao teu tempo de vida. E isso, porventura não compreendes e encaixas perfeitamente no meu comentário anterior. Lá chegarás.

        • Mr. Y says:

          Eu percebo o teu ponto e, por isso, não devemos entrar em generalizações. Falei da DPD porque seguramente fazem centenas de quilómetro diariamente e não podem-se dar ao luxo de ter as carrinhas paradas.
          Quem comprou VEs sabendo das limitações em termos de autonomia é que não fez as contas. A culpa não é dos VEs mas sim de quem os comprou.

        • Mr. Y says:

          http s://visao.pt/volt/2024-03-10-volt-live-a-experiencia-da-dpd-na-utilizacao-de-furgoes-eletricos/

      • David says:

        Ap sar de utilizador de VE e possuir um… Compreendo que hajam situações e momentos que o motor a combustão facilita… Apenas por ser mais prático…
        Mas como tudo, questão de mudança de planificações e mudança de hábitos…

        Tempo, tempo e mais tempo…

        A única coisa que falta é que seja regulamentado e que os carregamentos no exterior sejam todos a um preço igual independentemente da operadora que disponibiliza o carregador…

    • JL says:

      Depende, no meu caso gasto 10 x menos tempo que aquele que gastava quando tinha outro carro não eléctrico.

      Só espera se for nabo, quem é que fica lá a segurar o cabo ?

      Sim, realmente o tempo que se perde nas bombas de combustível, além do dinheiro, é coisa que nunca mais recupera.

      Exato, foi para ter um carro fiável e com pouco serviço para estar parado que escolhi eléctricos, assim não preciso de perder tempo com tantas coisas que precisam.

      • Hugo says:

        10x menos? Só?

        • JL says:

          Fazendo contas de cabeça, porque deve ser bem mais, se o abastecimento levar cerca de 3 minutos, então são cerca de 10x menos.

          • Hugo says:

            Demoras 18s a “abastecer”? Só teorias lol

          • JL says:

            Não, é impossível abastecer em 18 segundos, nem eu disse isso lado nenhum.

            Mais uma vez, aprenda a ler e interpretar.

          • Hugo says:

            Então demoras 10x menos em quê? Fazes tão bem contas de cabeças mas quando eu disse que gastei “cerca” de 20k nos últimos 20 anos de condução quase me exigiste um excel com a explicação lol
            …e não, não quero registos e folhas de cálculo…apenas perceber de que estás a falar.

          • JL says:

            Está lá explicado o que gasto a menos, basta seguir a conversa que você não seguiu.

            Uma coisa é saber o tempo de algo que faço todas as semanas, outra é afirmar um valor que depende de varias variáveis, onde as mesmas se alteraram com o tempo.

            Portanto, vir com falsas premissas só o fazem parecer ainda mais ridículo.

          • Hugo says:

            Para variar não vais explicar? LOOOL
            É o costume…está lá escrito…cada qual que interprete como quiser.

            O comentário inicial tinha:
            “Para além da energia e da saúde com o stress da carga, consomem demasiado tempo. É tempo para planear viagens, é tempo para carregar, é tempo para esperar, tempo, tempo e mais tempo.”
            Tu respondes:
            “Depende, no meu caso gasto 10 x menos tempo que aquele que gastava quando tinha outro carro não eléctrico.

            Só espera se for nabo, quem é que fica lá a segurar o cabo ?”

            Gastas menos 10x tempo onde afinal?
            Não é á volta do tempo de carregamento o assunto?

          • Mr. Y says:

            @Hugoacho que é bem óbvio o que o @JL quer dizer.
            Carregar durante a noite ou enquanto se faz as compras?

          • JL says:

            Como sabe o único tempo que se gasta é no carregamento, o resto o resto faz sem perda de tempo.

            Só diz essas coisas quem realmente perde tempo a tentar diabolizar a coisa.

            Vai postar mais 50 mensagens a perguntar o mesmo ! final faz perguntas estranhas e sem nexo.

          • Hugo says:

            Óbvio Mr. Y, mas este menino tem a mania de pedir contas por tudo e por nada. Era só para ter a certeza que o “10x menos” foi mandado totalmente ao calhas…embora não o assuma…para variar.

          • JL says:

            E vou continuar a pedir.

          • Hugo says:

            Vais continuar é a fugir ao tema…”10 VEZES MENOS” LOOOL

          • JL says:

            Eu já expliquei, 10x menos porque gasto menos de 20 segundos para carregar o carro.

            Simples agora ? ou quer um desenho ?

          • Hugo says:

            Gastas 20 segundos a ligar e desligar os cabos? Lol
            A ser verdade, que não o é, terias de ter em conta 2 ou 3 carregamentos por cada tanque de combustível, assumindo descargas quase completas das baterias.
            O argumento inicial do carro a combustão nos dar mais tempo é absurdo mas a tua justificação é hilariante. Só mesmo um génio como tu.

          • JL says:

            Eu já conto 2 cargas, já que para 3 minutos também não é encher o dispositivo até ao topo.

            Isto sem conta com o pagamento, acho que vou elevar a fasquia para 20x.

            Loooool, e só por você reclama.

          • Hugo says:

            Se é para mentir que seja em grande.

          • JL says:

            Não é isso que faz também quando vomita números para o qual não fez contas.

            Espero que tenha aprendido alguma coisa.

            Mas olhe, pensando bem e fazendo as contas vou mesmo elevar para 25x.

            https://youtu.be/Ph05hlu0S3E?t=58

            O rapaz demora 5 segundos, mas ainda espera quase 2 que a porta de carga do carro abra, no meu caso posso sair do carro a carregar no comando para ela abrir, coisa que o model 3 não faz, ou seja, são menos 2 segundos, portanto acho que consigo em 3 segundos.

            Como tenho de carregar 2 vezes para perfazer a autonomia do anterior carro que tinha a combustão, então dará cerca de 25 X.

            LOOOL

          • Hugo says:

            Um dia tens de te deslocar 2km para carregar noutro sitio e demoras 25x mais.
            Como disse…o argumento inicial dos carros a combustão é ridículo mas consegues sempre elevar a fasquia. Não é para todos.

          • JL says:

            Mas esse dia nunca aconteceu, e eu vivo de factos, não se suposições.

            Um dia também podia encontrar, como muitos já encontraram filas em bombas de combustível, tal como também encontrei , e lá se foram os 5 minutos.

            Se não gostam das verdades, não lhes chamem ridículas, chamem-lhes inconvenientes, fica melhor. LOOOL

          • Hugo says:

            Mas quais verdades? Já referi duas ou três vezes que a questão do tempo é absurda, seja em que caso for.
            Deves ter um défice de atenção, só pode.
            A verdade é que não metes o carro à carga em 3s meu grande aldrabão.

          • JL says:

            Se é absurda embirre com quem falou inicialmente nela.

            Défice não, eu tenho é excesso de atenção, os professores na escola já se queixavam disso.

            Meto sim, aldrabão é o senhor.

          • Hugo says:

            LOOOL já na altura os professores se queixavam e tu é que estavas com atenção a mais. O mundo gira mesmo contra ti rapaz.

          • JL says:

            O meu mundo, repito, o meu mundo vira à volta de mim, e parece que o seu também passou a girar à volta de mim. Ahahahahhahahahahaha

          • Hugo says:

            Mais uma vez parece-me que estás a arrastar para o “teu mundo” coisas imaginárias. Há ideias que ocorrem na tua cabeça que não são reais.

          • JL says:

            Ou será que o Hugo ainda não se apercebeu da realidade que se passa na sua cabeça? olhe que existe deste lado alguém que lida com essa parte…. LOOOL

          • Hugo says:

            Já te disse que tens razão e todos os que por aqui andam a atribuir-te tais “apelidos” é que não percebem nada da vida. Relaxa rapaz. Vai ficar tudo bem 🙂

          • JL says:

            Não disse em lado nenhum que não percebem nada da vida, cada um tem as suas aptidões, não somos iguais, somos todos diferentes.

            Para mim está tudo bem, para si não ? lamento.

  10. TdSR says:

    Oferta de pacote de fraldas.

  11. Speedy says:

    Fácil…nada de autorádio, nada de vidros elétricos, nada de aquecimento nem AC nem desembaciador…nada se escovas e nem faróis já agora…e pronto, já se ganham mais uns KMS de autonomia

  12. JL says:

    Seria interessante meter uma estimativa de gastos, se é que existe, para cada equipamento, e fazer o mesmo para os a combustão, isto para a malta se rir um pouco. LOOOOL

    • Yamahia says:

      A maioria das coisas listadas, no caso de um combustão é à conta de um alternador accionado pela rotação do motor que carrega uma bateria de -56 a 74+amperes consoante os modelos.

      • JL says:

        Sim, que gasta entre 10 a 15 da energia que lhe mete no depósito, ou seja, cerca de 3 a 5x mais que aquela que se gasta num eléctrico para o mesmo serviço.

        Ou seja, 10 a 15% daquilo que paga na bomba é para geração de electricidade.

        Eu já me comecei a rir….

        • bot101 says:

          E ri-se do quê, ou de quem, exatamente?

        • Yamahia says:

          Ui as tretas que os EVangelistas inventam.
          Ao menos sabem o q é e o q faz o módulo de gestão electrónica?
          Pois é, uma das funções é determinar qd é preciso recarregar a bateria e a menos q a bateria esteja estragada, nc é gasta energia do motor para a recarregar. O alternador é sobretudo accionado aquando das desaceleracões e em descidas efectuadas com recurso ao travão motor, situações onde o consumo de combustível é zero!

          • JL says:

            Aqui o evangelista é você, você é que inventou , até porque o alternador nunca é desligado.

            Isso acontece nos híbridos e mild hybrids, nos comuns não, tem apenas um regulador de tensão para não passar a tensão máxima de carga da bateria.

          • JL says:

            Aliás, esse é o grande feito dos mild hybrid, que é a gestão mais eficiente da parte eléctrica do carro, daí irem buscar 15% de eficiência do sistema.

          • Yamahia says:

            A bateria carrega qd tem espaço para acumular energia. Basta um descida com mudança engatada ou uma desaceleração de 140 para 50 e enche a pequena bateria do ICE.
            Em qq destas situações não gasta combustível.
            Já agora tb não gasta combustível para aquecer a cabine em dias frios. Já se for um elektro gasta muita carga da bateria para conseguir o mesmo efeito
            Cuide-se.

          • JL says:

            Não invente, só os mild hybrid e híbridos fazem isso.

            E não é preciso ser a descer, basta em desaceleração. E alguém disse que gastava ? É preciso ir para o tempo dos carburadores e injeções mecânicas para isso acontecer.

            Errado, um eléctrico não gasta a descer, e recupera até 37% do que gasta. Existe algum veículo mais eficiente ? Só nos seus pesadelos.

          • Yamahia says:

            Os combustão tb carregam em desaceleração, não sabe ler?

          • JL says:

            Tanto carregam em desaceleração como em aceleração, eles estão sempre a carregar.

            Eu sei ler, mas não sou uma ovelha….

  13. Mr M says:

    E os piscas??? Deitem os braços de fora!!!

  14. Nirelle says:

    Podem já tirar o “cavalinho da chuva”. O que vem aí são cortes nos salários, nas pensões e um Brutal aumento de impostos sendo que podem agradecer ao Presidente da Republica Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa.

  15. David says:

    Há aqueles que se adaptam aos eléctricos e aqueles que nunca vão compreender…
    Há aqueles que vêem benefícios e outros que não… Cada um vai escolher o que lhe favorecer mais…
    Sejam amiguinhos…

  16. Yamahia says:

    O grd fail elektro a comparar com um a combustão é que o 1⁰ com sorte precisa de meia hora para ter para 200 kms, enquanto o 2⁰ só precisa 5 minutos para ter para 1200 kms.

    • JL says:

      Grande fail porquê?

      Ao menos seja honesto, use as autonomias anunciadas para ambos da mesma forma, mas é difícil tirar alguma honestidade de si.

      • Yamahia says:

        Há dias vimos um vídeo de um LR q para ir de Matosinhos a Albufeira parou 2x e em ambas bem mais que 30minutos. Teve azar? Portanto até estou a ser bonzinho para os elektros. Antes de sair teve necessariamente q encher a bateria portanto, 3grandes secas para fazer menos q 600kms.
        Acresce q por causa dos carregamentos teve q desviar da via principal e do percurso 2x e andar 14kms por acessos e caminhos secundários o q é patético.

        • Mr. Y says:

          Patéticas são as tuas comparações…

        • JL says:

          Errado, só parou uma.

          Não está a ser bonzinho, está a ser mazinho.

          3 não, 1, porque a primeira não é seca.

        • BC says:

          Depende do carro. 3 paragens em 600km? Demasiado estranho. Garantidamente que nao carregava ate 100%, mas so para andar mais um bocado. São opções. Ha muitos eletricos que fazem quase os 600km com 1 carregamento (Eu disse que ha muitos, nao disse que sao todos, calma…). E se for Tesla, ainda consegue reservar o posto de carregamento para ele, para estar disponivel para carregar, e ainda tem fast charge. Por isso… essa história é estranha.

          • Yamahia says:

            Porto_Albufeira 528 kms =3 recargas!
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vB9nMq15aGvBU9g?e=LWd6w4
            Min 0:03 Planear a viagem, só nisto… lool
            Min 0:30 a dar gás 😛
            Min 0:41 Fátima weeee
            Min 1:11 já está a carrregar 11:10H
            Min 1:36 Já carregou. São são 11:36H, 26 minutos para encher 43% da bateria WOW
            Mas ok correu bem.
            Min 1:55 chegada a Alcácer
            Min 1:58 Caraças há pouca gente mas o que há não funciona
            Min 2:07 Ufa saiu um, vamos lá por a carregar para seguir viagem. Óh gaita, tá a carregar lento. Vamos mazé almoçar ali à tasca da Galp
            Min 2:36 Poizé teve que interromper o almoço por causa do carro. que chatisse pá. Estes carros sempre a mandarem em nós, estava tão bem a comer…É que se continuasse a almoçar a Tesla mamava-me 1€ ao minuto mais valia ir ao Gambrinos, chiça!!!looolooolool
            Min 2:55 E tamos bem diz ele ahaha vai voltar à mesa para continuar o almoço por isso tamos bem, fácil loool a comida é que já deve estar fria ahahah
            Min 2:58 chegada às 16:07 horas, já nem dá para ir à praia com os miúdos, pena…
            Em resumo, … 6 horas e 43 minutos para fazer 528 kms. Portanto tamos bem, fácil e foi um dia do fim de semana pó galheiro. Fixe. Incrível como é fixe um dia perdido no alcatrão e nos postos Tesla looolooolool
            (coisa que um térmico limpava em 3 horas e 24 minutos)

          • JL says:

            Planear viagem não, fazer video, porque para planear não era preciso.

            Ah bom, bem me parecia que era para almoçar.

            Ao menos respeite, sabe muito bem que o homem tem uma criança com problemas, sabe lá se ele tem de parar de vez em quando ?

            Mas enfim, até com isso você goza.

          • Yamahia says:

            Onde é que aparece a criança com problemas?
            Então como sei? E como gozo com isso?
            Cada um…
            Mesmo que tenha não foi por causa da criança que parou. Parou para ter autonomia para conseguir chegar ao próximo ponto de carga! Ganhe juízo!

          • JL says:

            Ele fala no video, senão viu foi porque não quis.

            Parou porque tinha planeado almoçar em Alcácer, e a entrada no hotel era há hora que ele já chegou.

          • JL says:

            Sim ganhe juizo e respeite as opções das pessoas.

          • Yamahia says:

            A hora de entrada no hotel era às 15.00 Pode ver-se nos 1⁰s frames. Foi só um atraso superior a 1hora.

            Eu respeito as opções dos outros, desde q não venham com histórias que o elektro é melhor. Qd chegam a esse ponto só têm que ser desmascarados.

          • JL says:

            Errado, isso era a hora de chegada.

            11:10 – 11:36 = 26 minutos

            https://youtu.be/WXrxW8DdqnM?t=521

            Pois é, queria ter mais bateria para andar…

            https://youtu.be/WXrxW8DdqnM?t=630

            E afinal os teslas fazem menos de 200 wh a andar a mais de 120 kmh, que engraçado.

          • Yamahia says:

            E 26 minutos é muito diferente de meia hora?
            Deixe lá, a distância entre Fátima e Alcácer, 172 kms tb não é muito diferente dos 200 kms que estão aqui em causa. looolooolool

          • JL says:

            É muito diferente sim. Espero que arredonde também os números da Petr olhada sempre para cima.

          • Yamahia says:

            Já arredondei. A real distância entre esses dois carregadores é 172 kms e eu arredondei para 200. Acho que chega e sobra para cobrir esses 4 minutos.

          • JL says:

            Portanto sempre se confirma que não fazem só 200, até fazia mais de 400 indo a 120.

          • Yamahia says:

            Passou em Fátima com 42%, carregou até 85% e chegou a Alcacer com 36%. Significa que gastou 49% no percurso Fátima- Alcácer. Apesar da média horária ( em movimento) neste troço ter sido miserável 172 kms (11:36-13:06=1,5 horas)=114 kms/h
            Portanto teria que ter carregado em Fátima, caso contrário chegava a Alcácer mas era de reboque.

          • JL says:

            Você não sabe o tempo dos intervalos entre a viagem, como calcula essa média ?

          • Yamahia says:

            Hora de saída de Fátima e hora de chegada a Alcácer=1H30MIN para 172 kms.

          • JL says:

            Onde é que está a hora de saida e chegada ?

          • Yamahia says:

            No tablet do carro!

          • JL says:

            Como sabe que ele saiu a essa hora e qual chegou ? Essa é a hora do video.

          • Yamahia says:

            Nop, são as horas no Tablet à saída de Fátima e à chegada a Alcácer

          • JL says:

            Errado, ele estava parado às 11:36, depois tem um take já a andar as 11:52, portanto partir algo entre este tempo, e chega a Alcácer as 12:59.

            Portanto reveja as suas contas.

    • luis says:

      não é bem assim mas mesmo que seja… 200 km no fail elektro como dizes são 4 € nem isso (carregado em casa) enquanto que o 2º precisas de 5 min e 90€…
      Isto para não falar de manutenção

      é tudo uma questão de hábito…

  17. Camões says:

    Ter um carro a pilhas (EV) é como ter diarreia, fica-se sempre com medo de não chegar ao final do percurso.

  18. Rui says:

    Existem certamente diferentes cenários ideais. Para quem faz essencialmente autoestrada em trajectos onde têm carredores tesla, ou percorre distâncias dentro das cidades onde posssa carregar o carro em casa, EV é sem duvida o cenário ideal.

    Tal como hibrido plug-in poderá ser o melhor cenário para tantas outras pessoas como eu, em que podemos carregar o carro em casa, parte dos trajectos diarios são dentro da autonomia electrica suportada, mas são feitas várias viagens utilizando trajectos sem suporte para carregamentos electricos.

    Enfim, penso que nesta fase discutir qual a tecnologia ideal para todos, é algo simplesmente irrealista considerando as infraestruturas presentes. Talvez dentro de 10anos a abordagem seja diferente, estando todos a utilizar já EV com fantásticas estruturas em todo o lado. Neste momento, não é o caso

  19. Mário says:

    Eu para ter um elétrico tem que fazer 2500 km só com um carregamento, e carregar em 5 min, senão é sucata.
    Gosto bué de ir do Porto ao Allgarv a cente oitente kilómetres por hora sem parar.

    • JL says:

      Então não se preocupe com eles, para si não servem.

    • PTO says:

      A Polestar já consegue carregar um elétrico dos 20% aos 80% em 10 minutos. O problema é essas baterias chegarem a todos os elétricos E os preços deles serem acessíveis à classe média e média-baixa.

      • Yamahia says:

        Em que carregador?

          • Mr. Y says:

            Esse carregador deve custar um balúrdio e não poderá ser instalado em qualquer lugar por falta de potência.
            Mas sim, o caminho será esse e talvez daqui a 5-10 anos espera-se que seja mais comum, quer pelo aumento de capacidade da estrutura de carregamento, quer pela melhor eficiência das baterias.

          • Yamahia says:

            Não passa de um experimento e de marketing. Enquanto não provar na vida real não existe.

          • JL says:

            Os de 350 kw há 5 anos também não existiam……….

            Secalhar devo ir buscar aquelas tecnologias que você gostam tanto e não existe….. LOOOOL

          • Yamahia says:

            Nem é tanto pelo carregador.
            É mais pela bateria milagreira. Uma bateria que começa nos 310 e acaba a 370 só pode ser uma bateria milagreira. Todos sabemos q a curva de carregamento das baterias não é essa. Na verdade começam por aceitar cargas elevadas mas depois acabam o carregamento a patinar para menos de 1/4 carga máxima.
            E de anúncios de baterias milagreiras estamos nós fartos e nenhuma viu a luz do dia. Esta é só mais uma.

          • JL says:

            Não tem nenhum milagre, quantas e quantas começam por baixo e depois sobem na potência ? chama-se gestão térmica ativa, mas esqueça, isso já é muito só para quem quer dizer mal.

            Depende da curva de carga, há para todos os gostos.

          • Yamahia says:

            A gestão é para arrefecer. Qq bateria com esse esse parâmetro de gestão no BMS iria fritar a bateria no fim da carga.

          • JL says:

            Ah sim, então o que pré-condicionamento ?

            Há aqueles que quando mais leem menos sabem… LOL

          • Yamahia says:

            Não me diga que o pré condicionamento é capaz de fritar a bateria. Se esta muito fria aquece até à temperatura óptima para carregamento. Mas se estiver muito quente tb a arrefece.

          • JL says:

            Exato, é isso que se chama gestão de temperatura ativa.

            Daí em algumas situações começar a uma potência mais baixa e aumentar, e existe outra razão, quando mais a tensão aumenta, mais potência também é fornecida, devido à limitação de corrente dos cabos.

  20. Nuno Andrade says:

    Mais de 300 km de autonomia? Em que trajeto? Em que EV? Chinês ou Europeu?Cada EV que se compra é dar dinheiro à indústria chinesa que é agora o maior produtor de baterias. E com custos de construção de EV, pelo menos 30% mais baratos à porta de fábrica que um EV europeu. Neste momento estão em risco 13 a 14 milhões de postos de trabalho ligados à indústria automóvel europeia. E quando o KWh das recargas for mais caro que o litro de gasóleo e o custo das manutenções for exorbitante? Só a Hertz já se desfez de 20000 Teslas. Se todos pensarmos como os outros, algo está mal connosco próprios.

    • JL says:

      Depende de onde são fabricadas as baterias.

      Então e os que os europeus vão contruir para a china ?

      Desfez porque os carros estavam já com muitos kms.

      Cá fez o contrário, compra cada vez mais.

      Quem está a querer pensar como os outros é você, até foi buscar exemplos do outro lado do atlântico.

      • Yamahia says:

        É mais a China a vir fabricar para a UE em países com segurança energética baseada no Carvão (Alemanha, Polónia etc)

        • JL says:

          Então quer dizer que os europeus também vão construir para a china numa economia ainda mais baseada em carvão.

          • Yamahia says:

            Claro, na China nem se coloca a questão.
            E tudo a transferir produção para a China para mostrar que é amigo do ambiente.
            Esquecem-se é que vivemos no mesmo planeta e que muito provavelmente as emissões da China irão ter impacto à escala global.

          • JL says:

            Então mas os a combustão eram tão verdes ?

            E está preocupado com isso ? LOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Eu disse que os combustão são “verdes” ?!?!?!?!

          • Yamahia says:

            No máximo disse que estes são tão “verdes” como os elektros, sendo que estes últimos conseguem ser piores em determinadas situações. E é verdade! Basta ir para a perda total antes de pagar a pegada do carbono resultante do fabrico de baterias com electricidade proveniente do carvão!

          • JL says:

            Afinal disse.

            Nem por sombras, só se estiverem parados e como sempre não contarem com a sua produção.

          • Yamahia says:

            Previam 470.000 Q1, vendaram 380000. Por este andar chegam ao fim do ano e não são 200 mil, são 360.000.
            Como a encomenda rent-a-car era para 5 anos, é só uma cacetada de 1.800.000. Coisa pouca em perspectiva isto se conseguirem manter os alvos tenrinhos que ainda acreditam nos milagres que o Musk conta.

          • JL says:

            Todos caíram, ainda bem que não caíram tanto como os diesel.

            Já viu o aumento em Abril ?

    • Yamahia says:

      Mais importante do q ter-se desfeito de 20.000 Teslas, foi ter cancelado a encomenda de mais 200.000.

      • JL says:

        Obvio que tinha de desfazer, não usam carros de aluguer com 150 mil kms.

        Isso é mentira, não cancelou nenhuma encomenda de 200 mil

        • Yamahia says:

          Ah sim? Então que carros é que a HERTZ comprou à Tesla para substituir os que vendeu a preço de saldo?
          E que carros comprará à Tesla para renovação de frota de futuro?
          Pois é ZERO

          A SIXT foi outra e cancelou tudo o que era Teslae só da Stelantis ja mandou vir 250.000 carros . Alem destes a SIXT mantém encomendas para um nr. indeterminado de carros como BMW, Lynk & Co, Mercedes, MG, NIO, Polestar e além de estar a estudar a BYD .
          Teslas é que nickles. Dessa marca só querem distância. Eles lá saberão porquê
          Realmente já a minha avó dizia que à 1ª todos caiem, à 2ª só cai quem quer e à 3ª só cai quem é parvo.

          • JL says:

            Ok, obrigado por confirmar a mentira que disse antes.

          • Yamahia says:

            Qual mentira? A Tesla aflita para vender carros, despedir 10% da força de trabalho e toda a equipa destinada ao desenvolvimento de carregadores? Pois. Ainda vai ser pior.
            Já não enganam mais ninguém que tenha os olhos abertos e agora são muitos mais os que os têm abertos.

          • JL says:

            Mentira dos 200 000 carros.

            A Tesla vai falir entretanto. LOOOOOOOOOOL

            Isso, você anda de olhos abertos, os outros não.

  21. PJA says:

    E evidente que a climatização do carro é das que gasta mais energia. Outra que em países muito frios gasta bastante é o condicionamento da bateria.
    Sobre os custos de um BEV , se for carregado em casa ao fim de 60K km o comprador começa a poupar, em carregamentos fora de baixa potência 120k km, carregamentos rápidos nunca vai compensar.

  22. Miguel says:

    Pelo o que percebi deste artigo só é aconselhado andar com um carro elétrico de dia. Não é aconselhado a andar á noite,com chuva,calor,virar para fazer uma viagem.Talvez ainda não seja a melhor alternativa o eléctrico.

    • JL says:

      Exato, não compre, já temos eléctricos que chegue para os postos que existem e em quantidade suficiente de carros para continuamos a estar isentos de impostos.

      Vá para combustão…

  23. _RJCA_ says:

    O carregamento dum veículo “elétrico” é feito com corrente monofasica ou trifásica?

    • JL says:

      Depende do veiculo, terá de ver as especificações.

      Os que dão em trifásico dão sempre mono, o contrário não.

      • _RJCA_ says:

        Ok obrigado…

        • JL says:

          Já agora, carga trifásica é sempre mais eficiente, ou seja, tem menos perdas.

          • _RJCA_ says:

            Acredito que sim, 3 fases a bombar ao mesmo tempo terá menos perdas. Daí a minha questão inicial porque sempre tive curiosidade em perceber a questão do carregamento, tanto na questão monofásica como nas casas dos donos como na questão da energia “vendida” nos postos de abastecimento/carregamento.

            Lá porque não tenho possibilidades monetárias para ter um carro a pilhas/bateria, não impede querer saber um pouco mais… 😉

          • JL says:

            Tem a ver com a conversão de energia, as baterias são carregadas a cerca de 400volt DC, quando se converte de AC para DC, em monofásico temos 230 volts AC entre neutro e fase, temos de converter para 400v DC, ou seja é preciso elevar a tensão, mais do que os 380v AC que tem numa trifásica entre fases, ou seja, é necessário uma menor elevação da tensão, logo menos perdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.