Tesla lidera queda nos valores dos carros usados, segundo uma análise
Após analisar mais de 1,9 milhão de carros usados de um a cinco anos vendidos em fevereiro de 2024 e 2025, a iSeeCars concluiu, de entre outras coisas, que os preços dos modelos a gasolina e híbridos usados permanecem estáveis, apesar de os valores dos veículos elétricos continuarem a cair.
Segundo Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars, "o preço médio dos automóveis usados com um a cinco anos mudou menos de 1000 dólares no último ano".
Além disso, "não há indicação de que os preços cairão dos seus níveis atuais ao longo de 2025 e, com a aproximação das taxas, o preço dos carros novos e usados pode aumentar potencialmente".
A análise da americana iSeeCars concluiu que, ao mesmo tempo que os modelos a gasolina e híbridos se mantêm estáveis, os veículos elétricos usados continuam a perder valor.
Os preços dos veículos elétricos usados caíram entre 15% e 20% todos os meses nos últimos seis meses. Isso coloca o preço médio de um elétrico usado de um a cinco anos em 32.198 dólares, ou 917 dólares acima do preço do veículo a gasolina médio de 31.281 dólares.
Segundo a análise, o preço médio dos carros usados de um a cinco anos caiu para 29.651 dólares, em dezembro de 2024, tendo subido acima de 31.000 dólares, em janeiro e fevereiro.
Citando a iSeeCars, "os dados de mercado da Lease End mostram um número crescente de pessoas que compram os seus veículos em regime de leasing no final do contrato, limitando a oferta de veículos usados".
Sem uma grande mudança na oferta ou na procura, os preços dos veículos usados manter-se-ão em torno dos 30.000 dólares num futuro próximo.
Uma queda nas taxas de juro pode aumentar a procura de veículos usados, mas uma mudança para baixo na confiança do consumidor irá reduzi-la, e ambos os elementos podem desempenhar um papel no preço dos carros usados este ano.
Explicou Brauer.
Carros usados da Tesla registam maior queda
Quando classificados por marca, os modelos usados da Tesla perderam 13,6% de valor, em média, no ano passado, mais do que qualquer outra fabricante. Na perspetiva da iSeeCars, há alguns fatores a motivar esta queda:
- Queda de preços dos veículos novos da Tesla;
- Envelhecimento da linha de produtos;
- Estagnação da procura de veículos elétricos novos e usados.
Depois da Tesla, segue-se a Maserati, com 10,6%, a Chrysler, com 7,6%, a Chevrolet, com 6,5%, e a Genesis, com 4,8%.
Conforme explicado por Brauer, várias marcas tradicionais e premium registaram grandes quedas nos preços dos carros usados, no ano passado, em termos de percentagem. Contudo, "apenas a Tesla e Maserati perderam mais de 5000 dólares em valor em dólar".
Entretanto, entre os 10 carros usados com maiores quedas de preços, estão o Porsche Taycan, que perdeu 26,5% do seu valor no último ano, seguido do BMW Série 5 híbrido e dos Tesla Model S e Y, que perderam mais de 15%.
Estas quedas traduzem-se em milhares de dólares de perda de valor para os proprietários e numa oportunidade de compra para os clientes de modelos usados.
Qual a situação dos carros elétricos?
O preço dos veículos elétricos usados estava a cair cerca de 30% a cada mês no primeiro semestre de 2024. No entanto, nos últimos seis meses caiu entre 15% e 20%.
Estas quedas são ainda maiores do que as que se verificam nos preços dos modelos a gasolina e híbridos, tornando os elétricos potenciais alternativas para os compradores de automóveis usados.
Não é fácil encontrar um bom negócio no atual mercado de automóveis usados, mas se um veículo elétrico puder servir as suas necessidades de transporte pessoal, a maioria dos modelos usados baixou substancialmente de preço no último ano, especialmente em comparação com os modelos a gasolina e híbridos.
Afirmou Brauer.
Tal como os automóveis a gasolina, os preços globais dos veículos híbridos estão a manter-se estáveis em cerca de 30.000 dólares, mas, ao contrário dos elétricos, os preços dos veículos híbridos variam entre uma descida de 16% e um aumento de 7%, com vários modelos a ganharem valor no último ano.
Segundo a iSeeCars, contrariamente ao salto de um sistema de propulsão a gasolina para um sistema de propulsão elétrico, os híbridos não exigem qualquer mudança no estilo de vida dos condutores.
Aparentemente, os consumidores continuam a adotar a tecnologia híbrida, uma vez que o seu custo diminuiu e a disponibilidade em várias categorias de veículos aumentou.
✒ A iSeeCars analisou mais de 1,9 milhão de carros usados de um a cinco anos vendidos em fevereiro de 2024 e 2025.
Os preços médios de cada modelo de carro foram comparados entre os dois períodos de tempo, e as diferenças foram expressas considerando a diferença percentual do preço de 2024 e a diferença em dólares.
Fonte: iSeeCars
Neste artigo: carro hibrido, carros usados, combustão interna, Tesla
Normal, grande parte do evs foram comprados por empresas e a degradação da bateria é uma questão bem presente na compra de um ev usado.
Mas quem quer comprar algo com a bateria usada? Além da bateria, já viram quanto custa uma caixa automática de um elétrico. Boas dores de cabeças para quem quiser comprar um EV. Boa sorte!
Portanto, no seu planeta um carro de combustão de 200.000 km não tem desgaste, só um EV porque tem bateria, é isso? Lolol e já agora a demonstrar o seu total desconhecimento, os EV não têm “caixa” (salvo um par de excepções).
E mais, comprando um tesla usado, podem fazer bem 400.000 km sem ter um único problema e a bateria ainda estar bem acima dos 80% de capacidade.
Deve ser por isso que quase 50% dos vendidos em Portugal são em segunda mão. Lol
Não é preciso ver, porque não têm caixa automática.
Já agora fiquei curioso, quanto custa uma caixa automática de um elétrico?
Que caixa automática de um elétrico?, aquilo so tem uma caixa de redução e o motor
Mais caro que a bateria… Os fabricantes nem gostam que se fale disso
É mais caro uma caixa automática num a combustão que uma bateria num EV ? Em muitos é.
Caixa automática num EV?
Até eu, que ainda sou um leigo em EV’s, sei que isso não existe.
E eu que procuro, procuro e não encontro um Tesla usado a preço de saldos, falam, falam, mas não encontro nada no site de usados a esses preços tudo valores normais.
Se alguém tiver um Tesla e não o queira e queira vender a um preço de saldos que me informe.
És tu e eu, aqui na tuga vale tudo muito, então usado nem se fala.
Quando falam no preço é o preço da retoma, não da venda, em segunda mão.
Tu ires trocar o teu VE “não vale” nada, mas depois quendo são eles a vender já é a última bolacha do pacote, mas os restantes veículos não é muito diferente, compramos sempre o modelo errado,
🙂 🙂 🙂
Eu pessoalmente acho que é uma tecnologia que está em constante evolução e com isso leva a que muitos pessoas troquem com alguma rapidez e a desconfiança da bateria nos carros em 2ª mão leva a que os preços nas retomas sejam baixos, não sei se também por causa das garantias que têm de ser dadas.
Eu não compro carros novos, mas VE vou comprar novo, por desconfiança da minha parte em relação as baterias, sem motivo nenhum fundamentado.
Aqui na tugaland qualquer artigo em segunda mão vale tanto ou mais que um artigo novo….
@BurroFuiEuQueEstudei
Isso não é verdade…
Vejo muitos desses no OLX, mas ficam anos lá expostos…
Acredito que quem compre novo, perde pouco dinheiro quando revender, se for particular para particular… stands esqueça!!! Eles não andam a dormir…
Agora eu nunca perdi tão pouco dinheiro com motores como nos últimos anos…
Comprei um FR 130 em 2016, vendi o em 2020 por menos 500€ do k paguei…
Comprei uma mota em 2019 com 2600 kms, vendia 5 anos depois com 20.0000 kms e foi pelo mesmo valor que a tinha comprado…
Isto leva me a crer que o povo não tem dinheiro no bolso!!! Logo vão atrás dos usados… depois aqueles anos de pandemia também estagnaram as vendas e a “oferta é pouca”… nos bons anos, havia muita sucata presente no OLX/Stand Virtual que só parava no abate… a realidade é que quem tinha carros muito antigos (estou a falar da década de ’90), conseguiu despacha los para a legião de zucas que aterraram no nosso país…
E os usados com poucos anos estão caros que dói: ainda estes dias vi um Qashqai prai de 2017 com 290 mil kms e pediam por ele 14 mil €!!! Está tudo doido!!! Antigamente um carro com quase 300 mil kms tinha que ser quase dado, mesmo que tivesse menos de 5 anos de matrícula…
Isto tudo para dizer que quem tem carros usados, hoje em dia pode vende los com pouquíssimo prejuízo do que pagou por ele…
… ainda existem pechinchas, existem – é preciso é paciência e saber procurar…
E num eléctrico quanto perdeu ?
@JL
Nunca tive um eléctrico na vida… ando de eléctrico no trabalho, mas é da empresa…
Mas esses exemplos que deu você já tinha comprado o carro em segunda mão certo? Porque se for novo perdesse sempre mais dinheiro
insanity incoming…
Parece bastante normal, a Tesla tem feito descontos, o Model 3 chegou a ter um preço a começar nos 50k, neste momento é 40k, mas com inventario tens opções a 37k chave na mão, obviamente que torna difícil vender usados a 35k.
Se o preço do produto novo está sempre a baixar, o produto usado acontece o mesmo, para alem disso as renovações significativas que o carro teve, faz também baixar o preço de usado, pois o apelo pelo novo aumenta significativamente.
é exactamente esse o problema que já ando a dizer a imenso tempo.
Os outros fabricantes aumentam os preços de ano pra ano, a tesla ora baixa ora sobe varias vezes por ano. significa que é a propria responsavel por desvalorizar os carros em segunda mão.
Então mas não era 80% em 2 anos como diz o secalharya ?
@JL, acidentado talvez 🙂 🙂 🙂
Ele nunca disse o estado do carro, podia estar a falar de um carro roubado. 😉 🙂 🙂
Mas prontos tu é que não percebes o rapaz.
Se tivesses visto o que vi ontem não falavas assim, estava um Srº a carregar o seu Tesla,e adormeceu lá dentro do carro com o carro a carregar, e começou a entornar eletricidade por todo o lado, era um cheiro a eletricidade que não se podia e o Srº continuava lá dentro a dormir. 🙂 🙂 🙂 Não sabes se não estava a falar de um Tesla destes.
Ele disse sempre em segunda mão.
Lol
Aqui um tesla com 7 anos e continua como novo, faco mais de 600km por dia numa so carga e sem problemas. Um carro exemplar que todos queriam ter e so critica quem nao tem sequer um curso superior tal e um parasitoide que nao interessa
Também ha pessoas que não compram porque não gostam do carro, pois o Tesla model 3 até está a um preço bem em conta, mais barato que um BMW ou um Mercedes por exemplo
Uma boa oportunidade para quem se quer desfazer de Teslas estafados e ainda fica com a fama de ser contra o Musk
Agora eu vou comprar o meu
Com esta história de boicote à Tesla desconfio que ainda se irão vender mais Teslas do que nunca, baixa de preço vai aumentar as vendas. O Tesla para muitos é o IPhone e esta na moda, conheço muita boa gente que nunca ponderou um Tesla porque pensam que são carros que custam 100.000€, e andam a olhar para Clios com extras a 30.000€ praticamente.
Qual baixa de preços?
Diariamente estão a chegar entre 15 a 20 camiões ao carregado, cheios deles.
Comprem lixo eletrico e depois dizem que têm azar. Já aqui foi referido, que além da caixa o sistema de transmissão é extremamente dispendioso e tem tendências de apresentar anomalias antes mesmo da troca de bateria. Fica o aviso de quem já teve um EV e nunca mais!
Então qual azar teve ?
Qual caixa ?
E tem de trocar a bateria porquê?
Então qual ev teve que trocou a caixa e a bateria ?
É agora que a Tesla irá falir. O Musk anda ocupado a trollar no X e os carros vão ficando desatualizados.