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Júri decide que a Google detém monopólio ilegal do mercado das apps para os Android

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Manuel says:

    Sendo assim, porquê tanta vontade de obrigar a Apple a permitir outras “lojas” que não a App Store? Está visto que não vai fazer diferença. Se é para ter que pagar multa, mais vale continuar a ter um sistema seguro e não permitir instalar apps que não sejam provenientes da App Store.

    • Nunof says:

      Creio estar a confundir os processos. A notícia está relacionada com a queixa da EPIC Games nos E.U.A. (contra a Apple e a agora a Google). A questão da obrigação de permitir outras lojas/marketplaces está relacionada com a nova lei da União Europeia. À data, nem está claro se a Apple irá permitir “sideloading” fora da jurisdição da UE. A suposta maior segurança do ecossistema fechado é apenas mito/marketing da Apple e Google para defenderem o duopólio. Existem marketplaces alternativos para Android, como a portuguesa Aptoide, F-Droid mais focado no open source, e são igualmente seguros. Uma vez que seja obrigatório abrir o iOS a marketplaces alternativos, de certeza que as propostas serão igualmente seguras. O importante é que os consumidores e os programadores tenham opções.

  2. Aves says:

    Diz a Epic Games:
    “Mais de 95% das apps são distribuídos através da Play Store no Android. O Google impõe um imposto de 30% aos developers simplesmente porque impediu que quaisquer concorrentes viáveis surjam para oferecer melhores ofertas”.
    Não deixa de ter graça – o pessoal do Android com tanta coisa por a Apple não permitir o “sideloading” e morrem de medo de instalar apps fora da Google Play.

    • Vítor M. says:

      Eheheh… é a tal coisa do “emprenhar pelos ouvidos” 😀

    • pH says:

      Sinceramente não percebo esse comentário, e de certa forma a notícia, tendo em conta que em Android não se está limitado a apps da Play Store. Se calhar o problema deles é mesmo falta de procura e não o tal “monopólio”. Se formos a ver, muita gente com Android neste país, aposto que têm a aplicação dos Jogos Santa Casa instalada no seu telefone (não disponivel na Play Store), o que certamente deve acontecer com muitas outras apps noutros paises.
      Havendo alternativa viável de obter a aplicação, não percebo qual é o motivo de queixa.

      • Aves says:

        A app Jogos Santa Casa é grátis na App Store, não vejo razão para não estar na Google Play. É um exemplo que não adianta nem atrasa. A questão de instalar ou não apps fora da Google Play é o receio de trazerem malware (na China não há Google Play, mas há lojas das grandes marcas tecnológicas chinesas e a questão é semelhante).
        Excluindo as web apps, no iOS (sem jailbreak) todas as apps são instaladas via App Store, incluindo na China.
        “Ah, e as apps empresariais, de propriedade da empresa, para utilização interna?” É simples, se a empresa utilizar o Apple Developer Enterprise Program – só tem acesso e instala a app quem a empresa credenciar. Os outros nem sabem que existe,
        “Ah, e se um developer quiser disponibilizar apps só a certas pessoas?” É simples, usa o o App Store Connect e envia os convites.
        Estes seriam os dois casos que poderiam justificar a instalação de apps fora da App Store, mas não é necessário.

        • pH says:

          Mas alguém falou aqui da Apple Store? Estamos a falar de Android e da possibilidade de instalar apps fora da Play Store. Actualmente é possível e muita gente o faz de forma a obter apps que não estão disponiveis na Play Store. A minha questão foi apenas referente a esta afirmação: “o pessoal do Android com tanta coisa por a Apple não permitir o “sideloading” e morrem de medo de instalar apps fora da Google Play”, que sinceramente não percebo o fundamento para tal, quando é prática comum para muita gente…

  3. Santos says:

    O problema aqui é simplesmente dinheiro, mas não sei porque quem desenvolve se queixa tanto, já que muitos dos jogos temos que pagar por itens para poder evoluir no jogo ou então ter que ver publicidade a cada 5 minutos.
    Se a empresa que desenvolve aproveita a publicidade para ter mais dinheiro, então não se deviam queixar ter de pagar mais para pôr na Google store.
    Não estou a defender ninguém, mas na minha ótica é birra de ambas as partes.

  4. Odius says:

    A Google cobra 30% para a app estar disponível na sua App Store e ainda cobra mais algum sobre os pagamentos ocorridos na app. Ainda complica a instalação de outras app no sistema. CASO DE MONOPÓLIO CLARO.

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