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BYD tem um plano para dominar o mercado mundial de carros elétricos: usar navios

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. PoisPois says:

    Só vou comprar um carro a pilhas quando houver “Charging Service” em Portugal e estes (carros a pilhas) forem tranportados do País de origem ate ao País de destino por barcos eletricos.

    https://www.facebook.com/reel/1523522558398096

    PS: No meu caso, o preço dos carros a pilhas não é problema para o meu bolso.

  2. iFernando says:

    Pressupondo que toda a gente quer comprar um carro elétrico e todos adoram estar à carga.

    • Rodrigo says:

      Não precisa de ser toda a gente se uma marca conseguir 20% a 30% de todos os carros no mundo acredita que a seguir tinham outro problema não sabia onde guardar os biliões de €$…

  3. palex says:

    Podemos criticar muito a China, mas há muito que passaram a trilhar um caminho próprio com metas e objetivos bem concretos, têm mão-de-obra, têm engenharia, têm matéria-prima, têm tecnologia, têm capital e estão a conquistar o mundo capitalista através dos bens comercializados e os países em via de desenvolvimento atráves de empréstimos do dinheiro que recebem dos países capitalistas desenvovidos. É por isso que os EUA estão preocupados com a hegemonia da China e a Europa está entretida com ver o ping-pong de potências. Como alguém dizia: os EUA são o banco do mundo, a China a fábrica do mundo e a Europa o museu do mundo…

    • NunoManuelAlves says:

      O museu :):):)

    • B@rão Vermelho says:

      Se quiseres os mesmo direitos e deveres que os trabalhadores Chineses têm, também Portugal pode ter muita mão-de-obra, estas a comparar uma ditadura com países democráticos.
      Queres que a tua entidade patronal te obrigue a dormir no local de trabalho e trabalhares de sol a sol?
      As desigualdades na China são das coisas mais impressionantes que eles lá produzem, só a India consegue rivalizar neste aspeto com a China.
      Agora um aparte, falar em preservação do ambiente e VE são a salvação, e depois fazem-se chegar até nos nos meio de transporte mais poluente que temos, faz lembrar os abusadores quando agridem as suas vitimas e dize que é por amor.

      • palex says:

        Foi por isso que comecei o comentário por “podemos criticar muito a China”, e critico sobretudo os atropelos dos direitos humanos, laborais e ambientais, mas uma coisa é certa a balança mundial está a pender para eles. Estamos a entrar em recessão na Europa e não creio que desta vez vamos ter o setor automóvel europeu tão sólido com a concorrência chinesa. A Europa está a ser vendida a entidades Chinesas e Árabes. Se a nível militar, económico e tecnolóico estão mais evoluídos, lamento, mas a Europa democrática não vai crescer sem leis protecionistas…

        • B@rão Vermelho says:

          Mas se reparares o PIB deles desceu bastante este último ano
          Tenho por habito de dizer que estamos a engordar o mostro que nos vai assustar, China
          Tens rasão Já foi mais cópias de baixa qualidade que eles vendiam.
          Ainda há dias estava a falar com um colega mais velho e dizia que não confio o suficiente ainda para comprar uma mota Chinesa, e ele respondeu que ainda é do tempo das desconfianças dos primeiros carros Japoneses a chegarem a Portugal : )

          • palex says:

            Vais comprar uma VOGE? 😉

          • B@rão Vermelho says:

            Para mim, só pode ser Yamaha, tive uma Honda que comprei em 2022, mas este ano já a troquei por Yamaha, nada contra a Honda, mas a Honda faz motas para serem económicas a Yamaha faz motas para serem divertidas 🙂

    • GM says:

      Com tanta conversa e narrativa, faltou dizer que têm regime de partido único, com ideias obscuras.

      • palex says:

        A questão subjacente é: e nós europeus, estamos alinhamos para sermos os líderes no mercado eléctrico, no mercado financeiro, nos avanços tecnológicos? Será que a nossa fantástica qualidade de vida não será diminuída nas próximas gerações? Resumindo e linkando ao título do artigo, acho que estamos a “ver navios a passar” e os chineses a acenar. Quanto a regimes e políticas, veja por exemplo a REN, rede de distribuição de energia que vendemos a um grupo chinês… temos a nossa soberania energética dependente desse país de partido unitário, o que faz de nós um pseudo país depende…

      • PorcoDoPunjab says:

        GM, mas nós aqui também somos de partido único e com ideias muito escuras.
        Ora pense lá bem quem esteve no poder desde 74 até hoje…

        • GM says:

          Sim, é verdade que a esmagadora maioria das eleições tem sido num partido em particular. Mas ainda assim há eleições, com hipóteses de mudanças. Já na China….

          • PorcoDoPunjab says:

            GM, o regime chinês, com todas as falhas que tem, acaba por ser o menos mau para um país com aquelas características.
            Se usassem um sistema como o nosso entrariam em guerra civil numa questão de meses.
            O que mantém o país unido é o poder central forte.

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