Bateria para elétricos que dura três vezes mais e ainda é mais barata? Queremos, e depressa!
Com os objetivos para os carros elétricos a serem traçados, é crucial limar algumas arestas, nomeadamente, a da autonomia. Ora, uma equipa desenvolveu uma bateria capaz de durar três vezes mais e ainda ser 25% mais barata.
As fabricantes estão empenhadas em melhorar as características das suas baterias. Afinal, não só são o elemento mais caro a integrar os carros elétricos, pesando no seu preço final, como também representam um ponto de análise, aquando do processo de decisão de compra dos consumidores.
Agora, e através de um sistema de diagnóstico, a equipa liderada por Tongchao Liu, do Argonne National Laboratory, descobriu que a maioria dos defeitos nas baterias de lítio ocorre no cátodo, onde a corrente flui desde a bateria. Em cada ciclo de carga, as partes internas do elétrodo expandem-se e contraem-se novamente.
Tendo essa descoberta em conta, a equipa desenvolveu uma alternativa, reformulando a estrutura do cátodo, através de perovskita, um material utilizado na indústria dos painéis solares, que triplica o tempo de vida das baterias e reduz os custos de fabrico em 25%.
A nova abordagem permite manter a configuração química, mas sem cobalto. Este que é um componente escasso e caro, e tem também um forte problema ambiental e humanitário associado à sua exploração - desde a destruição de terras agrícolas, envenenamento de trabalhadores e radioatividade.
Daqui em diante, espera-se um período de conceção e de testes, que deverá resultar numa bateria com um elevado nível de densidade energética, um custo inferior a 100 euros por kWh e uma vida útil que, tomando como referência os 1500 ciclos indicados pela Tesla para as suas baterias, entre 500.000 e 800.000 km, significaria atingir 4500 ciclos, ou seja, mais de 2 milhões de quilómetros.
Pela sua investigação, o cientista líder da equipa, Tongchao Liu, foi incluído na lista de 2023 dos "35 Innovators Under 35" do MIT Technology Review. As novas baterias ainda não estão prontas para o mercado, mas já há empresas interessadas.
Este artigo tem mais de um ano
Quando a esmola é grande o pobre desconfia.
“A nova abordagem permite manter a configuração química, mas sem cobalto. Este que é um componente escasso e caro, e tem também um forte problema ambiental e humanitário associado à sua exploração — desde a destruição de terras agrícolas, envenenamento de trabalhadores e radioatividade.”
AFINAL EU SEMPRE TIVE RAZÃO A ABORDAGEM QUE ESTÁ PRESENTE NO MERCADO E. A CIRCULAR NOS CARROS ELECTRICOS SÃO MAIS POLUENTES DO QUE O FÓSSIL.
Ei génio, para produzires o fóssil é preciso cobalto…
E pelas quantidades de combustível produzidas, embora leve pouco, a multiplicar pela quantidade que é produzido petróleo é preciso MUITO cobalto.
Mais um?
Esta malta anda toda hipnotizada .
+1 o fóssil é extremamente limpo.
Basta colocar uma bomba a puxar o combustível da nascente que está debaixo do posto de abastecimento e está feito.
Só para avisar que o cobalto também é muito usado na refinação de combustíveis mas vá essa parte não digas a ninguém
Lol não aorendeste nada?
Onde diz que são mais poluentes ?
Enfim, o terror e o fim do mundo. Looooool
Ah, o cobalto é usado para refinar combustíveis, até em brocas das perfuradoras.
Ninguem está preparado para o que as baterias vão evoluir nos próximos anos
O ponto de inflexão já começou, porque já são feitos mais investimentos em investigação tecnológica para BEV do que para os térmicos…
Calma. Nós conseguimos!
O eléctrico veio para ficar todos os anos vão começar a surgir novas baterias cada vez mais eficientes, sempre foi assim como existe procura a tecnologia avança.
A BYD com tecnologia BLADE / LFD (Litio, Ferro e Fosfato) já tinha surpreendido todos até a Tesla, pois consegue 1milhao de Km e consegue entre 3.000 a 10.000 ciclos depende de vários fatores e fica a $80/kWh mais barata que esta tecnologia mas é sempre bom ver coisas novas.
LFP… Mas as melhores estão a ser fabricadas para os novos teslas 2024… As M3P… Isso sim, vai arrasar de uma vez por todas com as sucatas Europeias…
Não, não queremos!
Costuma haver um “mas…”. Para já é só uma descoberta, as baterias sólidas também iriam revolucionar, mas…
Já estão a revolucionar. Tens a BYD à qual elon musk já está a encomendar as suas baterias para a próxima geração do modelo Y
Já para não falar dos próximos modelos da Toyota
Este tipo de anúncios, quase sempre, têm o propósito de atrair dinheiro para o projeto, e ficam-se por aí. Quero crer que não.
Vou esperar por o Mr Fusion.
Semana após semana apatece um santo milagreiro.
Chama-se evolução e costuma ser negada pelos velhos do Restelo. 😉
Até agora é só lábia;)
“O mais cego é aquele que não quer ver”… Diz o adágio popular.
Quando for possivel ver serei o 1⁰ a aplaudir. Por enquanto não passa de mais um que diz que vai revolucionar este mundo e o outro e disso está o mundo cheio, lool
Basta ver a mudança que já começou. Mas, calma, leva o seu tempo.
Já não falta muito para se curvar às evidências. LOOOL
https://insideevs.uol.com.br/news/693936/bateria-solida-quantumscape/
Essas de estado sólido, lá para 2029 veremos se finalmente irão vingar.
Isto de andar a mandar fogurtes antes da festa tem muito que sei lhe diga. lool
Em relação à do chinês Tongchao que é assistente num instituto americano, nem sei o que lhe diga.
Será que estas baterias são resistentes às intempéries, conseguem andar pelos novos rios das cidades.
Inclusive vai dar para ir ao espaço e passar os rios atmosféricos.
Redução do custo de fabrico, não implica redução do custo de venda…
Pelo menos ajuda…
Ter pensamento de “velho do Restelo “ é a única causa por sermos pobres, cépticos, e agarrados ao passado. Sempre foi e será para a eternidade nosso ADN
Pela experiencia que temos com baterias os “velhos do restelo” ficam sempre com um pé atrás, pessoalmente não sou nada contra carros elétricos mas para ter um carro elétrico com a autonomia que tem o meu a gasolina ( 700km ) quanto é que isso me vai custar ? Depois essa autonomia dura quantos anos ? Tenho um Yaris 1.5 que custou 12 mil Euros novo, daqui a 10 anos se o vender talvez consiga 4 ou 5 mil ele e um elétrico ? 50 mil por um eletrico e daqui a 10 anos quem vai ter coragem de o comprar por 30 mil ? Mesmo aquilo dizendo que a bateria está a 80 ou 90% quem acredita que a autonomia continua a ser os mesmos 600km de quando era novo ?
Portanto comprou um yaris que em 10 anos desvaloriza para 1/3 e quer que o electrico não desvalorize nem metade ?
Quem acredita ? simples, manda fazer um teste que custa menos de 50 euros.
Acho que há aqui uma grande confusão. Uma coisa é o motor eléctrico, outra é a densidade e degradação das baterias. 1° o motor eléctrico é muito mais eficiente em todos os campos, isso nem é tema! basta ver a quantidade de motores eléctricos que um carro a combustão têm! 2° o problema da armazenagem de energia é que é o real problema (preço, degradação, autonomia…), mas isso é algo que está a evoluir, quem consegue prever qual será a composição química daqui a 20 ou 50 anos. 3° para quem tem medo de não ter postos de carregamento, cada vez há mais e por todo o lado, e o ideal é mesmo carregar em casa. 4° para quem assim tão medo das baterias, olhem para os vossos gadgets, porque não usam um telefone fixo, etc.. 4° o início de uma nova tecnologia nunca é melhor que a anterior, mas é a evolução das coisas, quer queiram quer não os carros eléctricos são cada vez mais e vão acabar com a tecnologia anterior, não há volta a dar, quer seja por causas ambientais quer seja por regulamentos e exigências mundiais.
“4° para quem assim tão medo das baterias, olhem para os vossos gadgets, porque não usam um telefone fixo, etc..”
Que raio de comparação …pq o telefone fixo tem menos alcance q um telefone móvel.
Estava-me a referir aos comentários das baterias, para quem diz que degradam, incendeiam-se, são caras e por aí fora, então não usem, smartwatch, smartphone, airdots e por aí fora..
Ainda há dias explodiu-me as pilhas do comando da garagem. Caiu ao chão e abriu-se, qd fui a tentar montar. Pufff lool
Claro que não deu para causar lesões mas num carro o a conversa já é outra.
Use um comando a gasolina, sempre é mais seguro. LOOOL
A Toyota já não vai utilizar o lítio nas baterias que está a desenvolver juntamente com a BYD e que terão um desempenho de mais de mil km com um único carregamento
Por conseguinte essa descoberta é mais do mesmo, balela.
A primeiras televisões eram com válvulas agora são circuitos integrados, ou seja as baterias estao ainda na sua face experimental daqui a uns anos vão ser mais baratas que um smartphone e vao durar mais que as atuais dos carros a diesel ou a gasolina. Só nao ve isso quem anda com palas nos olhos.
O ideal era que a reboque da eletromania dos automóveis, os aviões, os porta contentores, os petroleiros, os navios de cruzeiro, as máquinas pesadas os chamados Caterpillar se tornassem rletrificados porque são estes que são mais poluentes e não os automóveis.
Há 10 anos estava a fazer o 9° ano e já nessa altura defendia a ferrovia e a alta velocidade entre as capitais da Europa. Não faz sentido viajar de avião para o Porto, por exemplo, quando se fica longe do centro. Mas isso são outros 500 quinhentos de que os nossos políticos pouco se preocupam porque são muito fracos.
Desde quando esses são os mais poluentes ? Já viu essas máquinas terem 10 toneladas para transportar 1/10 ou 1/20 desse peso ?
Ainda por cima amontoarem em filas só porque são teimosos ?
Aconselho a passar 1 mês num cargeiro como ajudante de mecânico… São milhares deles a passear pelo mundo fora com motores do tamanho da vivenda do Ricardo com sal… Quando meterem os aviões elétricos e os carteiros assim sim …. Já podem vir penalizar o pobre . Mas sabe porque isso não vai acontecer? Porque essa indústria é de quem tudo manda… E não são políticos…
Então também já existem carros a fuel óleo ? Então pronto também não mudo para carro com motor de combustão interna.
Sim… Aqueles que metem óleo de fritar… Veja vem o preço do garrafão de 5 litros de óleo fula quando sobe o crude…. Ou não notou que desce e sobe conforme a coração do petróleo…?
Desde quando óleo de fritar é fuelóleo ?
Deve subir um pouco porque o custo da produção do mesmo também sobe, tal como o transporte.
Promessas que nunca serão concretizadas.
Diga antes assim: “promessas que não me convém que sejam cumpridas”