Elon Musk queria usar as câmaras da Tesla para espiar os condutores
A Tesla é, muito provavelmente, o maior expoente dos carros inteligentes. Com tanta tecnologia, a marca tornou-se também num risco para a privacidade dos seus utilizadores. Por exemplo, é referido que Elon Musk queria usar as câmaras da Tesla para espiar os condutores.
Renault e Dacia são as que menos invadem a privacidade
Onde há fumo, há fogo. E, como referimos há cerca de uma semana, um relatório da Fundação Mozilla deixou claro que os carros modernos são um pesadelo para a privacidade.
Para chegar a esta conclusão, o estudo avaliou as funções de veículos de 25 marcas, numa análise que concluiu que todas violavam a privacidade dos utilizadores, embora a Dacia e a Renault fossem as que o faziam em menor grau, e a Tesla fosse coroada como a pior das marcas, sendo a única que violou os cinco pontos avaliados no estudo.
Este não é o primeiro relatório a apontar os problemas da Tesla com a privacidade dos utilizadores e, de facto, em abril passado, ouvimos falar de um processo contra a empresa devido à utilização indevida de imagens das câmaras dos automóveis por funcionários da empresa. Claro, pelo facto desta falha na conduta de alguns funcionários, não se pode dizer que esta é uma política oficial da empresa. Contudo, o assunto agora tratado já é ao nível das chefias.
Musk queria usar a câmara interior dos elétricos para espiar os condutores
Segundo informações, Elon Musk queria usar as câmaras da Tesla para espiar os condutores, a fim de usar as gravações em processos judiciais que a empresa enfrenta sobre a sua funcionalidade Autopilot - a funcionalidade que, juntamente com a sua condução totalmente autónoma, é vendida como um sistema totalmente autónomo, quando na verdade não o é, conforme referem os reguladores do estado da Califórnia.
Os carros da Tesla, assim como os de outras marcas que oferecem um certo nível de autonomia, integram no seu interior pelo menos uma câmara apontada para o condutor, cuja função é verificar se este mantém a atenção enquanto conduz. No entanto, como se pode ler na biografia de Musk recentemente publicada por Walter Isaacson:
Musk estava convencido de que os maus condutores, e não o mau software, eram a principal razão para a maioria dos acidentes. Numa reunião, sugeriu a utilização de dados recolhidos pelas câmaras do carro (uma das quais está dentro do carro e focada no condutor) para mostrar quando havia um erro do condutor. Uma das funcionárias presentes na reunião contestou: "Estávamos a falar sobre isso com a equipa de privacidade", disse ela. "Não podemos associar as imagens de selfies a um veículo específico, mesmo quando há um acidente, ou pelo menos é essa a orientação dos nossos advogados.
A resposta não pareceu agradar a Musk, que quis impor a sua vontade:
Sou eu que tomo as decisões nesta empresa, não a equipa de privacidade. Nem sequer sei quem eles são. Eles são tão privados que nunca se sabe quem são.
Disse Elon Musk. Nesse momento houve alguns risos nervosos.
Talvez possamos ter uma janela pop-up onde dizemos às pessoas que, se utilizarem o FSD, iremos recolher dados em caso de acidente. Isso seria bom?
Sugeriu o CEO da empresa.
A colaboradora pensou por um momento e depois acenou com a cabeça.
Desde que o comuniquemos aos clientes, acho que não há problema.
Para além da arrogância demonstrada, consegue-se perceber o estilo de gestão do magnata (algo a que temos vindo a assistir no Twitter-X há já algum tempo). Isto também mostra que os utilizadores da Tesla têm de pensar que quem manda não são os regulamentos, as leis ou regras. Quem manda é Elon Musk, mesmo no que toca à privacidade.
Felizmente, a equipa de privacidade funcionou como uma barreira naquela ocasião. Claro que, como se trata de Musk, contrariar a sua vontade é criar uma relação complicada com o patrão.
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Este artigo tem mais de um ano
Mestre Vitor…. qual a fonte ? 🙂 Bom domingo
Está tudo no artigo. Abraço.
Sim, o addblocker que uso retirou-me os hiperlinks todos… Também andas zangado com o Musk lol
🙂 Bem-haja
Eu não. Bem pelo contrário, um sou um utilizador de alguns dos seus produtos 😉 e admiro a forma como ele contraria os lobby. 😀
O gajo é teimoso e testa grossa mas vai por o pessoal em Marte 🙂 Não acredito que seja maligno, ingénuo não será também, acho que se põe a jeito ás vezes…mas…. no final das contas veremos o que a historia vai rezar 🙂
Credibilidade disto? Zero!!
São factos. Há ou não ações concretas do regulador? Há. Há ou não testemunhos e exemplos da invasão da privacidade? Há.
O teu comentário vale exatamente o quê? 😉
Estas conclusões possuem confirmacao? Nao! Resultam de alguma investigação? Nao! Sao baseadas numa biografia e na potencial utilizaçao, etc, etc. Resumindo, cada um atribui-lhe a credibilidade que quer. Bem haja xerife
Se Walter Isaacson entrevistou os participantes na reunião e Musk não contestou o que escreve, qual é o motivo para não ser considerado credível?
E qual é a estranheza de Musk querer filmar o condutor para usar como meio de prova em caso de acidente – se o acidente foi causado pelos sistemas de condução autónoma da Tesla ou por o condutor não estar a cumprir as condições para os usar (mãos no volante e atento à condução)?
Luis Santos, 😉 alguns apaches até com os factos confirmados pelos protagonistas eles não acreditam. Por isso, com tudo o que já se falou, com testemunhos dos próprios funcionários, com o comportamento que se conhece de Musk, o Luís de facto acredita no que quiser.
Eu trabalhei numa empresa que oferecia um “PDA” e não espiava só pela câmara mas sim também pelo micro… quando utilizamos certos aparelhos os quais não somos nós os donos da patente, é normal sermos espiados e toda a nossa informação vendida.. É assim que as redes sociais por exemplo fazem milhões ao dia…
A diferenca que o cara paga quase 100mil dolares, preco de uma casa, para poder nao ter direito de privavidade ainda e ser espiado. Esse com toda certeza é um trouxa.
Certo… Mas a atitude é a mesma… Se comprar um Iate de 400 milhões as empresas de comunicação, satélites etc sabem também onde anda… isso também é falta de privacidade. Eu estou na ideia que é mais uma questão de seguros do que espiar… Porque existe muita fraude nos seguros automóvel…
Olha aqui…
https://patents.google.com/patent/US6754472B1/en
Temos que ver esta “estória” em dois planos.
– O primeiro é que Walter Isaacson escreveu uma biografia autorizada de Musk. Teve livre acesso às fontes, por isso não tinha que inventar nada. Se descreve a reunião de Musk com o seu staf é porque acredita que as pessoas presentes é assim que se lembram da reunião. Não há razão para duvidar do que descreve.
– O segundo é que, se não custa crer que Musk queria que os Tesla tivessem uma câmara apontada para o condutor – para, em caso de acidente, ficar comprovado que o condutor não tinha as mãos no volante e não estava atento à condução, como mandam as regras da Tesla da condução autónoma – o que é facto é que isso não foi implementado. E é isso que conta. Na reunião armou-se em “quero posso e mando”. É o estilo dele. No fim, se lhe mostrarem que a lei (neste caso, sobre privacidade) não permite fazer como quer, tem que se conformar.
Já ha muito que deu para perceber que a Tesla vem tentando fazer com que o carro nunca seja da pessoa que o compra…
Tal como os governos fazem com as nossas casas e terrenos… eheheh. Se são nossos porque temos que pagar imposto de uma coisa que é nossa??
Os governos nao fabricam carros.
Tb nunca vi lá ninguém da assembleia, mas quem legisla as leis laborais, bancárias, tributárias, e todo o mecanismo de segurança, etc… Não é o governo? Tente abrir uma fábrica e depois diga se vai ser o governo ou não a gerir tudo
Não? O estado russo e chinês vai contrariar o que disseste
Não é preciso… temos ditadura aqui mesmo… e o primeiro ministro ainda se gabar de poder quer e manda porque tem a maioria absoluta… o que difere essas atitudes, dos países que falou em cima? É que ainda por cima eles teem dinheiro, aqui só temos dívida…
Mas são adeptos do “quero posso e mando”, espiam as pessoas e não respeitam a propriedade privada
Ninguém respeita… Nós censos do ano passado os servidores estavam na “Cloudflare” (América) o que é uma inconstitucionalidade e uma falha grave de fuga de dados pessoais…. Vou alguém preocupado com isso??
Esse homem é um psicopata e devia estar preso. Mas o pior mesmo é haver escumalha que o defende.
Seria capaz de expor aqui a fonte dessa prova? Ou chega algo para o pessoal clicar no Google e procurar… Psicopata é o Chouriço da “OMS” que está mortinho por inventar mais uma para poder pagar os danos da anterior… Danos financeiros e físicos, ao ponto do governo “Alemão” por exemplo equacionar dar responsabilidades as farmacêuticas das vaxx… Isso sem não é ser psicopata mas sim Genocida…
Calma homem, atenção a esses níveis de hipertensão, que o homem não matou ninguém, credo !
Não matou ninguém … mas já houve quem estivesse fiado nos sistemas de condução autónoma da Tesla e se tenha espetado e morrido. Musk está convencido que a culpa é do condutor – que não tinha as mãos no volante e não estava com atenção à condução, como exige a Tesla, nas letras miudinhas, para usar os seus sistemas de condução autónoma. Mas é ou não é criminoso fazer publicidade ao sistema mais avançado de condução autónoma, que é apenas de nível 2 – e chamar-lhe Full Self-Driving (condução totalmente autónoma)?
Quem estiver com um grão na asa não vai acreditar que um sistema de navegação com este nome o leve a outro lugar – e por isso se espete numa árvore na primeira rotunda depois de sair de casa (sic)? Os tribunais têm sido complacentes com a Tesla, dando valor às letras miudinhas e não às letras gordas com que a Tesla/Musk engana os clientes.
E foi por estar convencido que a culpa era dos condutores – que não cumpriam o que a Tesla diz nas letras miudinhas, que Musk queria filmar o condutor.
O teu ponto de vista é valido e bem estruturado, mas acredito que a resposta que o mesmo deu (musk), foi simples e eficaz. Pede-se o consentimento ao condutor para este efeito , dá quem quer. Mas em caso de acidente, e só em caso de acidente, ou o sos ser acionado , ou em crime, estas gravações poderiam ser acedidas, assim como já o é em muitos outros contextos. Se o caso é grave, as medidas deverão ter proporção igual. Concordas?
São duas questões distintas:
– A filmagem do condutor podia confirmar, em caso de acidente, que o condutor tinha as mãos no volante e reagiu imediatamente e corretamente às condições de condução que surgiram e às indicações dadas pelo próprio veículo a pedir a sua intervenção? Ou pelo contrário, o veículo travou de repente ou mudou de faixa de repente ou não “viu” um obstáculo que devia “ver”, ou outra situação que causou o acidente? Concordo que Musk queria filmar o condutor para isto, crente de que os veículos não eram os causadores dos acidentes, mas que podia dar para os dois lados. Não foi para espiar os condutores.
– Mas, por outro lado, há anos que anda a vender a “condução completamente autónoma” até final desse ano. Ainda em 2023, quando os sistemas de condução autónoma da Tesla só atingiram o nível 2, diz que já estão próximos de atingir um nível entre 4 e 5, que é uma diferença abissal. E desde 2016 que anda a falar dos “robotáxis” – em que o proprietário aluga temporariamente o seu carro à rede Tesla para ser usado como táxi. E a imagem que usou do robotáxi é que se pode ir dormir para o banco de trás. Já agora, quando nessa altura lhe perguntaram porque é que os Tesla traziam um câmara desativada por cima do espelho retrovisor, a resposta que deu é que seria ativada por software para comprovar que eventuais danos no veículo tinham sido provocados por quem o tivesse utilizado como táxi. Há anos que Musk repete que a mais-valia dos Tesla, que os distingue de carros elétricos vulgares é o “sistema de condução totalmente autónoma”, que “está quase aí” e que na verdade não passa de um sistema de apoio à condução. Por isso, Musk é um aldrabão, quem se fiar no que diz arrisca-se a espetar-se, como os que saíram de casa e morreram na rotunda seguinte (caso real).
Então neste caso, eu acho que além das filmagens, são também recolhidos os dados da ” black box”, que poderia dar as telemetrias que mencionaste e muito bem. Também percebo a tua critica, mas eu acho que ele é excessivamente criticado, não por ser alguém maquiavélico como já se chegou a ler poraqui, mas simplesmente porque se expõe demasiado publicamente. Tenho a certeza absoluta que problemas destas natureza serão transversais a todas marcas e fabricantes. Quanto ao marketing…é isso mesmo que ele é…marketing. O comprador , como qualquer outra pessoa, convém ter espirito critico e ” pestana ” aberta”
Hipertensão provoca a incompetência da tua empresa aos seus clientes!
lol concordo, concordo sim senhor 🙂 Boa noite
“Para além da arrogância demonstrada”: Isto é uma opinião, não uma noticia.
O modo como Musk gere as empresas já garantiu saltos de inovação e eficiência sem igual, soluções tecnológicas que mais ninguém conseguiu (Spacex) e o X (enfadonho mencionar sempre antigo Twitter) vai ser um verdadeiro fenómeno de massas. Ouvir falar constantemente da maneira como trata os funcionários é redutor e só lá trabalha quem quer. É óbvio que em caso de acidente tem todo o direito de usar os sensores para ver o que falhou, era o que faltava.
Não, é uma notícia com base nos factos relatados. Aliás, está devidamente assinalado no bibliografia citada na notícia 😉 agora, não mistures alhos com bugalhos: “aaa ele deu saltos de inovação e tal…” certo, e então? Tem livre arbítrio? Pode passar por cima das leis e regras? Pode contornar a lealdade concorrencial? Não pode, claro que não. Se no caso da Tesla foi perseverante e conseguiu abalar o mundo automóvel, no caso do Twitter apenas o diminuiu, perdeu aquele interesse e canal quase institucional usado pelos governos um pouco por todo o mundo. Eu acho até que no caso da SpaceX o salto foi muito maior que qualquer outro. Mas foi bem privilegiado.
E lá está, pelas tuas palavras, ele pode tratar mal quem contrata, isso é triste saber que pensas assim. Mas, claro, aposto que no teu dia a dia, se o teu patrão assim fizesse… tu irias detestar 😉 mas como a pimenta é no…. dos outros.
Fora isso, claro que se ele não disser aos condutores que a câmara serve para os funcionários da Tesla olhar para dentro do habitáculo quando lhes apetecer, claro que não pode usar essa câmara. Claro que. Não. Só acha que sim quem tem problemas relacionados com estado de direito.
Não é necessário ser retardado com os seus trabalhadores para se ter sucesso, existem muitos casos desses e um deles bem conhecido em Portugal, e até porque sem esses mesmos trabalhadores ele não era ninguém. Não se faz uma grande empresa sem toda uma estrutura por muito bom que se seja.
Este Musk é um arrogante, autocrata e bully.
Não passa de um perfeito idiota sem escrúpulos.
E o pior é haver quem o defende.
Não é por acaso que a gama Tesla se chama S3XY CARS…
O Musk charlatão é um tarado…
É um bom carro para entrar no sistema e fabricar os links para os Supercharger…. Acho que já trás lá isso 😉 … Sempre deve ser mais fácil que abrir as portas sem fazer reset