Toyota revela planos de uma nova tecnologia de baterias para elétricos
Com a crescente quantidade de elétricos nas estradas e de marcas que querem também apostar neste setor, naturalmente que aumenta a necessidade de componentes mais avançados. Neste sentido, a Toyota revelou agora os seus planos para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias para veículos elétricos.
Toyota quer ter uma nova tecnologia de baterias EV
Segundo a notícia avançada pela Reuters, a Toyota vai introduzir baterias de estado sólido de alto desempenho, entre outras tecnologias, com o objetivo de melhorar a autonomia dos veículos elétricos e também reduzir os seus custos futuros. A informação foi avançada pela própria fabricante japonesa nesta terça-feira (13), um dia antes da sua reunião anual com os acionistas.
Como consequência, este anúncio promoveu a valorização das suas ações em 5% para 2.173 ienes (~14,38 euros), o maior aumento desde o mês de agosto de 2022.
A Toyota avançou que pretende lançar baterias de ião-lítio da próxima geração a partir do ano de 2026, que serão desenhadas para oferecer autonomias mais longas e um carregamento mais rápido do que a atual geração. Para além disso, a fabricante anunciou um "avanço tecnológico" com foco nos problemas de durabilidade das baterias em estado sólido e adiantou que está a desenvolver meios para a produção em massa dessas mesmas baterias, tendo em vista a sua comercialização entre o ano de 2027 e 2028.
A empresa disse também que iria produzir um veículo elétrico com uma bateria de ião-lítio mais eficiente e capaz de oferecer um alcance de 1.000 km. Este é um avanço significativo quando pensamos que o EV mais vendido do mundo, o Tesla Model Y, é movido a iões de lítio e cujo alcance ronda os 530 km.
Segundo a Toyota, um EV alimentado por uma bateria de estado sólido teria um alcance de 1.200 km e demoraria apenas 10 minutos a carregar. Por sua vez, a rede Tesla Supercharger oferece o equivalente a 321 km de carga em 15 minutos.
Contudo, até ao momento, a fabricante japonesa não revelou detalhes sobre os custos e investimentos estimados para estes planos. Recordamos que a Toyota vendeu 8.584 EVs em todo o mundo apenas no mês de abril e quase 10,5 milhões de carros em 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: baterias, carros elétricos, EV, toyota
Eletricos tem de ser obrigatorios quem não tem anda a pe
Não és a favor da democracia e liberdade? fiquei impressionado com esse comentário…
That’s bait!
“Anda a pe” como se fosse negativo andar a pé…
Só em relação a andar de bicicleta. 3X mais lento.
Xi Jinping é você?
Compras um para mim então?
Com que então o hidrogénio é que era o futuro, afinal os EV com bateria já são bons. A Toyota mais parece a Nokia com a teimosia do Symbian.
Ainda tivemos o Meego. Se calhar safava-se pq até era bem fixe. No entanto teve de dar lugar ao Windows.
Apostar os ovos todos na mesma tecnologia talvez não seja a melhor das ideias.
Não é a toa que até a RR. já fala também em Hidrogénio, acho mais viável o hidrogénio ser utilizado nos veículos pesados do que nos ligeiros de passageiros, mas vamos ver como estão os VE neste momento também não me parece que façam parto do futuro.
Eles já apostaram no hidrogénio, andam nisso há 30 anos, só que não está a dar certo.
Eu não acredito num nem outro, já que se o peso e densidade energética é o problema, o hidrogénio não é bom nessas 2 coisas, sem ir ao preço que deixava os camiões com um custo de transporte inviavel, já o é nos carros.
Um RR a hidrogénio, que nem se pode guardar em lugar fechado, é coisa que não vai haver.
compra um peugeut electrico, ou um chinês.
deixa a toyota para quem percebe
🙂
Toyota forever
Se a toyota percebe assim tanto, porque teve de recorrer à tesla para ter motores e baterias, durante uns anos ?
Estou à espera das baterias de estado sólido para os telemóveis desde 2014 que era para chegarem em 2020. A história repete-se.
Tu tens uma panca com as baterias, só pode. Tu podes não notar mas tem havido uma evolução constante das tecnologias e, com a chegada dos carros eléctricos, a pressão para que haja alternativas aumenta. Desde que sejam viáveis, claro!
A evoluçao é no tamanho e peso. Tal como nos telemóveis. Não é panca nenhuma, é uma constactação.
Promessas leva-as o vento.
Andam aqui a entreter com as baterias de estado sólido vai para uma década.
Eu entendo o teu ponto mas, por exemplo, os discos SSD também demorou décadas a massificar desde o aparecimento das memórias Flash
Não só isso. As baterias de estado sólido não têm o problema de pegarem fogo como as de lítio, logo aí aumentam e muito a segurança das mesmas.
Por acaso é o contrário, tem sido na diminuição tamanho e do peso.
Então mostre lá as promessas de 2014 ?
Produzir energia elétrica é “fácil” o problema é armazenar, sempre foi e continuara a ser
Dai a urgência da aposta no hidrogénio.
isso não é armazenar, é desperdiçar, quem é o maluco que armazena uma coisa que depois só tira 1/5 ?
Se com baterias num sistema solar já é complicado ser rentabilizado, com fuel cells então é impossível, por isso mesmo não existir, e a vier a existir algum só com fundos para ser mesmo isso, fundo, caput, nunca mais o vê, já foste….
Desperdiçar é descarregar para terra e o erário público a pagar na mesma porque essa tb passa no contador
Ninguém descarrega para terra, nem isso é possível.
Não invente.
Exato. A cultura nos imprimiu que deve ser rápido preencher um armazenador – tanque de gasolina/diesel/etanol. No mais, raramente se subistitui um tanque de combustível em veículos.
Então, ter que percorrer uma longa viagem e parar um longo tempo para recarregar um veículo elétrico e, depois de alguns anos, ter que trocar o armazenador por um preço elevado, sem contar que veras a autonomia diminuir mês após mês, será sempre um complicador.
Sem planos para hidrogénio, curioso, são tão bons que não precisam de planos.
Está há espera ? Elas já existem, quer um link ?
Como já alguém disse acima, a história repete-se, e vai-se tornar a repetir novamente com a queda dos elétricos. Não interessa a solução que se encontre para a mobilidade, o drive devia ser a neutralidade carbónica e sustentabilidade (financeira) das soluções. Pensar em coisas ultra caras e dificil acesso é uma solução condenada. Isto é, pensar que mobilidade por via de carros elétricos é a solução é um mito! Não só a solução está longe de ser ecológica ( se pensarmos só nas perdas que existem no sistema elétrico), como também não resolve os problemas atuais nem tão pouco os antigos.
Eu não sou mago e não consigo saber qual é a verdade solução milagrosa (sustentável e ecológica), mas uma coisa eu tenho a certeza, não vai ser a elétrica sozinha. O problema é que as marcas estão a perder tanto dinheiro com isto que têm mesmo de impingir a solução. E não me venham com o exemplo da Tesla, que apenas ( e mt inteligentemente) está a explorar um mercado ainda virgem, mas que ainda não provou nada para futuro.
Subscrevo.
Acredito na solução hibrida, e aliás, se os atuais motores a combustão não são mais eficientes (mais neutros e “ecológicos”) é porque de fato isso não interessa. A tecnologia, neste segmento, está mais do que validada e estável pelo que deveria ser mais fácil de criar uma solução.
O mesmo já não acontece com a mobilidade elétrica, é moda, é tendência, e toda a gente vai explorar este filão e o problema é que é ainda uma tecnologia muito emergente. Os preços apesar da oferta continuam a ser demasiado altos, além de que estas constantes novidades só aumentam a especulação de um lado e torna o investimento ainda mais difícil por parte dos consumidores.
O hidrogénio tem um problema de distribuição, enquanto não houver uma forma (estável) de transportar, armazenar e permitir um abastecimento generalizado não vai avançar de forma ampla.
Os motores de combustão dos automóveis têm 2 grandes entraves à eficiência: o tamanho, e o peso. Quem concebe motores não os pode fazer demasiado pesados, nem demasiado grandes, e isso influencia e muito na possibilidade de terem maior eficiência. Numa central de produção de energia elétrica com combustíveis fósseis consegue-se uma eficiência muito superior por não haver essas limitações.
O motor de combustão ainda não está esgotado. Ainda é possível fazer motores a gasolina de ignição por compressão, como já fez a Mazda, e hibridá-los com baterias de sódio. E cortar drasticamente ao peso dos carros, como nos anos 70 e 80, em que havia carros com 600 kgs e até menos. Era a maneira de produzir carros muito mais baratos que os eléctricos com consumos bem abaixo dos 3 lts/100 kms. A eficiência dos 100% eléctricos é superior (fora das AEs), mas os carros são muitíssimo mais caros.
Então que outras soluções existem ?
Aposto que são electricas na mesma.
Pensar só nas perdas ? que outro sistema conhece que tenha menos perdas ? só se for a pedais e nem isso, já que o ser humano também não é eficiente a aproveitar a energia.
Portanto eu fiz mais de 500mil kms num mito. Cada uma….
Finalmente a Toyota a dar o passo que faltava nos eléctricos!!!
Acredito que, se a tecnologia estiver madura suficiente, a Tesla possa dar esse salto também. Mas a Tesla não costuma anunciar este tipo de mudança com tanta antecedência…
Só vendo é que acredito. Até lá, para mim, os híbridos são a melhof opção.
De novo? A Toyota fala isso hs mais de 10 anos. Só acredito quando estiver nas ruas.
Então mostre lá artigos a falar disso há 10 anos ?
Quantos anos o sr tem? Eu vejo esses tipos de anúncios revolucionários nas baterias antes de o sr nascer. Eu aposto.
Abaixo o seu pedido:
https://www.greencarcongress.com/2014/06/20140612-toyota.html
E mais um bônus com um resumo dessa história da Toyota:
https://m.youtube.com/watch?v=21Psj7s9DU8
E soube ler o que estava escrito ?
`
“Toyota’s Battery Research Division and Dr. Chihiro Yada from Toyota Motor Europe’s Advanced Technology group noted that Li-air batteries—assuming the attendant issues are resolved—may not be commercialized until FY 2030”
https://www.autoweek.com/news/technology/a1826616/toyota-promises-solid-state-longer-range-batteries-evs-early-2020s/
Já agora, opiniões de youtubers que ganham por visualizações, para mim valem zero.
Não, não é opinião. É um complicado do historico de promessas da própria Toyota. Só porque foi feito por YouTube, não significa que é opinião. É constatação.
É opinião porque ele não mostra fontes dos dados, constatação na opinião dele.
https://www.autoweek.com/news/technology/a1826616/toyota-promises-solid-state-longer-range-batteries-evs-early-2020s/
De novo? A Toyota fala isso hs mais de 10 anos. Só acredito quando estiver nas ruas.
Carrega em 10 minutos? Como? Por wifi? Ou por obra do espírito santo? Não qual será a capacidade das baterias, mas para 1200km deve rondar os 200 kWh… Mesmo num carregador megaultrarápido, deve demorar umas 2 horas… A não ser que tenham inventado um novo sistema, que funcione com tensão mais elevada, o que duvido.
Mas publicidade da treta associada aos elétricos é o que não falta. Como um rendimento na ordem dos 60%… E o resto? A produção, o transporte e distribuição? Não entra na equação? Um elétrico só faz sentido, no estado da arte atual, em ambiente citadino, no pára-arranca. O resto é retórica e estupidez junto com ignorância.
Não, carrega com MCS, para carregar em 10 minutos necessita exactamente de uma potência de 960kw, dentro das especificações do MCS.
60 % ? Não, carga rápida é mais eficiente que a carga monofásica que é a menos eficiente.
Entra na equação, o que não faltam são hubs de carga com essa potência e ainda maior.
Errado, um eléctrico faz sentido em todos os ambientes, por ser eficiente e económico.
Não fale daquilo que não conhece.
Em minha modesta opinião, a utilização intensiva de veículos eléctricos, em termos ambientais, só faz sentido se ignorarmos o impacto do seu fabrico:
https://earth.org/environmental-impact-of-battery-production/
Quando se usa dados irreais para o cálculo, é normal que a conta saia com dados facciosos.
Excelente artigo @Luís F.
No fundo reproduz de uma forma concentrada aquilo que a espaços por aqui se tem dito.
Contra factos não há argumentos.
Haja quem leia e compreenda, porque os “fundamentalistas” não tem interesse no debate sério, apenas em fazer prevalecer a sua opinião e esvaziar pneus dos veículos das outras pessoas.
No máximo retrata a realidade da Índia há uns valentes anos.
Retrata a realidade que já lhe mostrado e nao foi preciso ir à India, nem sequer há uns anos atrás. A India nem produz nem gasta os recursos o q estão ali em causa, nomeadamente agua. No maximo a India responde por 60% da electricidade com recurso a fósseis. Ainda assim um valor inferior ao da UE, China e EUA.
Este fala da Índia, e já com bastantes anos.
Qual realidade ? Não entendi.
Ainda assim um valor superior a UE. É que você gosta de juntar a energia fóssil com eléctrica para dizer que a eléctrica é toda fóssil, mas pronto, já lhe conhecemos as manhas.
No máximo é um artigo informativo para leitores nesse pais. Assim como vc tem por cá os seus.
Pode por ex conferir nesse artigo a realidade UK:
https://u4d2z7k9.rocketcdn.me/wp-content/uploads/2023/01/Vehicle-Whole-Life-Carbon-Emissions-Analysis-e1673336408540.jpg
“Data for this graph was retrieved from Lifecycle Analysis of UK Road Vehicles – “
Lol, esse tem os mesmos números. Ahahahah
Mais uma vez a dar vantagem aos ve.
E porque nunca incluem a produção do combustível ? Coisa curiosa, quando apresento dados com isso veem logo dizer que esses não valem. Ahahahaha
Epá apagaram-me aqui um poste, isto é gozar com quem trabalha loolool
Pois, no meio de tanto disparate, algum vai ficar pelo caminho. Lol
Vamos chegar à conclusão que o futuro é o Nuclear…
Em parte sim, o nuclear de fusão.
Exato, mas esse ainda está longe de estar apto. Apesar de já estarmos a fazer progressos.