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Toyota revela planos de uma nova tecnologia de baterias para elétricos

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. José Astucio says:

    Eletricos tem de ser obrigatorios quem não tem anda a pe

  2. David Guerreiro says:

    Com que então o hidrogénio é que era o futuro, afinal os EV com bateria já são bons. A Toyota mais parece a Nokia com a teimosia do Symbian.

    • Yamahia says:

      Ainda tivemos o Meego. Se calhar safava-se pq até era bem fixe. No entanto teve de dar lugar ao Windows.

    • B@rão Vermelho says:

      Apostar os ovos todos na mesma tecnologia talvez não seja a melhor das ideias.
      Não é a toa que até a RR. já fala também em Hidrogénio, acho mais viável o hidrogénio ser utilizado nos veículos pesados do que nos ligeiros de passageiros, mas vamos ver como estão os VE neste momento também não me parece que façam parto do futuro.

      • JL says:

        Eles já apostaram no hidrogénio, andam nisso há 30 anos, só que não está a dar certo.

        Eu não acredito num nem outro, já que se o peso e densidade energética é o problema, o hidrogénio não é bom nessas 2 coisas, sem ir ao preço que deixava os camiões com um custo de transporte inviavel, já o é nos carros.

      • Grunho says:

        Um RR a hidrogénio, que nem se pode guardar em lugar fechado, é coisa que não vai haver.

    • Luis says:

      compra um peugeut electrico, ou um chinês.
      deixa a toyota para quem percebe

  3. Yamahia says:

    Estou à espera das baterias de estado sólido para os telemóveis desde 2014 que era para chegarem em 2020. A história repete-se.

    • Mr. Y says:

      Tu tens uma panca com as baterias, só pode. Tu podes não notar mas tem havido uma evolução constante das tecnologias e, com a chegada dos carros eléctricos, a pressão para que haja alternativas aumenta. Desde que sejam viáveis, claro!

      • Yamahia says:

        A evoluçao é no tamanho e peso. Tal como nos telemóveis. Não é panca nenhuma, é uma constactação.
        Promessas leva-as o vento.
        Andam aqui a entreter com as baterias de estado sólido vai para uma década.

    • B@rão Vermelho says:

      Produzir energia elétrica é “fácil” o problema é armazenar, sempre foi e continuara a ser

      • Yamahia says:

        Dai a urgência da aposta no hidrogénio.

        • JL says:

          isso não é armazenar, é desperdiçar, quem é o maluco que armazena uma coisa que depois só tira 1/5 ?

          Se com baterias num sistema solar já é complicado ser rentabilizado, com fuel cells então é impossível, por isso mesmo não existir, e a vier a existir algum só com fundos para ser mesmo isso, fundo, caput, nunca mais o vê, já foste….

      • Stanley says:

        Exato. A cultura nos imprimiu que deve ser rápido preencher um armazenador – tanque de gasolina/diesel/etanol. No mais, raramente se subistitui um tanque de combustível em veículos.

        Então, ter que percorrer uma longa viagem e parar um longo tempo para recarregar um veículo elétrico e, depois de alguns anos, ter que trocar o armazenador por um preço elevado, sem contar que veras a autonomia diminuir mês após mês, será sempre um complicador.

    • JL says:

      Sem planos para hidrogénio, curioso, são tão bons que não precisam de planos.

      Está há espera ? Elas já existem, quer um link ?

  4. CaptianObvious says:

    Como já alguém disse acima, a história repete-se, e vai-se tornar a repetir novamente com a queda dos elétricos. Não interessa a solução que se encontre para a mobilidade, o drive devia ser a neutralidade carbónica e sustentabilidade (financeira) das soluções. Pensar em coisas ultra caras e dificil acesso é uma solução condenada. Isto é, pensar que mobilidade por via de carros elétricos é a solução é um mito! Não só a solução está longe de ser ecológica ( se pensarmos só nas perdas que existem no sistema elétrico), como também não resolve os problemas atuais nem tão pouco os antigos.

    Eu não sou mago e não consigo saber qual é a verdade solução milagrosa (sustentável e ecológica), mas uma coisa eu tenho a certeza, não vai ser a elétrica sozinha. O problema é que as marcas estão a perder tanto dinheiro com isto que têm mesmo de impingir a solução. E não me venham com o exemplo da Tesla, que apenas ( e mt inteligentemente) está a explorar um mercado ainda virgem, mas que ainda não provou nada para futuro.

    • Blurb says:

      Subscrevo.

      Acredito na solução hibrida, e aliás, se os atuais motores a combustão não são mais eficientes (mais neutros e “ecológicos”) é porque de fato isso não interessa. A tecnologia, neste segmento, está mais do que validada e estável pelo que deveria ser mais fácil de criar uma solução.

      O mesmo já não acontece com a mobilidade elétrica, é moda, é tendência, e toda a gente vai explorar este filão e o problema é que é ainda uma tecnologia muito emergente. Os preços apesar da oferta continuam a ser demasiado altos, além de que estas constantes novidades só aumentam a especulação de um lado e torna o investimento ainda mais difícil por parte dos consumidores.

      O hidrogénio tem um problema de distribuição, enquanto não houver uma forma (estável) de transportar, armazenar e permitir um abastecimento generalizado não vai avançar de forma ampla.

      • David Guerreiro says:

        Os motores de combustão dos automóveis têm 2 grandes entraves à eficiência: o tamanho, e o peso. Quem concebe motores não os pode fazer demasiado pesados, nem demasiado grandes, e isso influencia e muito na possibilidade de terem maior eficiência. Numa central de produção de energia elétrica com combustíveis fósseis consegue-se uma eficiência muito superior por não haver essas limitações.

        • Grunho says:

          O motor de combustão ainda não está esgotado. Ainda é possível fazer motores a gasolina de ignição por compressão, como já fez a Mazda, e hibridá-los com baterias de sódio. E cortar drasticamente ao peso dos carros, como nos anos 70 e 80, em que havia carros com 600 kgs e até menos. Era a maneira de produzir carros muito mais baratos que os eléctricos com consumos bem abaixo dos 3 lts/100 kms. A eficiência dos 100% eléctricos é superior (fora das AEs), mas os carros são muitíssimo mais caros.

    • JL says:

      Então que outras soluções existem ?

      Aposto que são electricas na mesma.

    • JL says:

      Pensar só nas perdas ? que outro sistema conhece que tenha menos perdas ? só se for a pedais e nem isso, já que o ser humano também não é eficiente a aproveitar a energia.

      Portanto eu fiz mais de 500mil kms num mito. Cada uma….

  5. Dani Silva says:

    Finalmente a Toyota a dar o passo que faltava nos eléctricos!!!

    Acredito que, se a tecnologia estiver madura suficiente, a Tesla possa dar esse salto também. Mas a Tesla não costuma anunciar este tipo de mudança com tanta antecedência…

  6. Luís F says:

    Só vendo é que acredito. Até lá, para mim, os híbridos são a melhof opção.

  7. João says:

    De novo? A Toyota fala isso hs mais de 10 anos. Só acredito quando estiver nas ruas.

  8. João says:

    De novo? A Toyota fala isso hs mais de 10 anos. Só acredito quando estiver nas ruas.

  9. Pedro says:

    Carrega em 10 minutos? Como? Por wifi? Ou por obra do espírito santo? Não qual será a capacidade das baterias, mas para 1200km deve rondar os 200 kWh… Mesmo num carregador megaultrarápido, deve demorar umas 2 horas… A não ser que tenham inventado um novo sistema, que funcione com tensão mais elevada, o que duvido.

    Mas publicidade da treta associada aos elétricos é o que não falta. Como um rendimento na ordem dos 60%… E o resto? A produção, o transporte e distribuição? Não entra na equação? Um elétrico só faz sentido, no estado da arte atual, em ambiente citadino, no pára-arranca. O resto é retórica e estupidez junto com ignorância.

    • JL says:

      Não, carrega com MCS, para carregar em 10 minutos necessita exactamente de uma potência de 960kw, dentro das especificações do MCS.

      60 % ? Não, carga rápida é mais eficiente que a carga monofásica que é a menos eficiente.

      Entra na equação, o que não faltam são hubs de carga com essa potência e ainda maior.

      Errado, um eléctrico faz sentido em todos os ambientes, por ser eficiente e económico.

      Não fale daquilo que não conhece.

  10. Luís F says:

    Em minha modesta opinião, a utilização intensiva de veículos eléctricos, em termos ambientais, só faz sentido se ignorarmos o impacto do seu fabrico:
    https://earth.org/environmental-impact-of-battery-production/

  11. Maybe... says:

    Vamos chegar à conclusão que o futuro é o Nuclear…

  12. AP says:

    Exato, mas esse ainda está longe de estar apto. Apesar de já estarmos a fazer progressos.

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