Twitter proíbe os seus utilizadores de se ligarem a outras redes sociais
O Twitter, durante o jogo da final do mundial de futebol do Catar, proibiu oficialmente os seus utilizadores de se ligarem aos seus perfis noutras plataformas de redes sociais como, por exemplo, o Mastodon, Facebook ou Instagram. Agora, menções de outras plataformas são proibidas.
Esta nova política poderá querer travar os utilizadores do Twitter de “publicitar” os seus perfis noutras redes. A pergunta que os utilizadores têm feito é “onde anda a liberdade de expressão, Elon?”.
Musk quer impedir utilizadores de anunciar a sua mudança de paradeiro?
Algumas das mais recentes alterações na utilização do Twitter tem preocupado certas instituições reguladoras, como o Senado dos EUA ou a União Europeia.
Elon Musk já despediu milhares de funcionários, baniu jornalistas, afastou utilizadores e agora está a fazer novo cerco à liberdade de citação de outras plataformas sociais.
Esta nova política significa que os utilizadores do Twitter que tenham acesso ao Mastodon deixam de poder dizer aos seus seguidores para irem lá, por exemplo.
As penalidades por violação das regras incluem a eliminação de tweets ofensivos e até suspensões de contas.
Qual a preocupação do patrão do Twitter?
Onde há fumo… há fogo, já dizia o adágio popular. E, na verdade, após estas mudanças no Twitter, muitos milhares de utilizadores têm “saído” desta rede e engrossado o Mastodon, por exemplo.
Uma das formas que permitiu o crescimento do Mastodon foi através de serviços que ajudam a migrar seguidores do Twitter, examinando as biografias à procura de identificadores do Mastodon.
Supondo que o Twitter segue com a aplicação da sua política recém-anunciada, estes serviços agora deixarão de funcionar, pois as pessoas não poderão incluir os seus nomes Mastodon nas suas biografias no Twitter.
Mas quais as redes sociais para já “debaixo de fogo”?
Esta regra a todo o tempo poderá ser mudada, aliás, conhecendo o modus operandi de Musk, nada é como começa. Nesse sentido, para já, curiosamente, o Twitter apenas visou meia dúzia de redes sociais.
A empresa especifica que as plataformas proibidas são ‘Facebook, Instagram, Mastodon, Truth Social, Tribel, Post e Nostr’.
Também está a proibir links para agregadores de perfil de redes sociais como linktr.ee. São serviços que oferecem uma página unificada de várias contas de redes sociais.
Atenção, o esquema de tentar ofuscar o link (como substituir o . no URL por 'ponto') também será considerado violação.
Os tweets que fazem referência a estas plataformas também são banidos, mesmo que não contenham um link real.
Por exemplo, publicar uma mensagem no Twitter tipo “siga-me @pplware no Mastodon” deixou de ser permitido.
Este artigo tem mais de um ano
Piu piu
Abandonem o quinta do parvo, que defende a liberdade de expressão sem quaisquer restrições, e deixem-no a falar sozinho.
O fim do Twitter está para breve…
Cada um tem o que merece.
Vai chegar um dia em que cada um de nos terá um browser a correr no nosso node Lightning com soberania total e com o poder de trocar todo o tipo de ativos a começar já por chat, áudio, vídeo, etc de forma descentralizada sem dono e sem controlo do estado.
Já existe e pode testar.
https://www.impervious.ai/
Elon “Doido” Musk vai ter prejuizo com o Twitter pois os muitos que ainda lá estão vão sair.
Liberdade de expressão nunca existiu no Twitter… Nada mudou.
Você deve ser membro do Culto Elon Musk … tire as palas!!
Concordo. Aliás, o nobre conceito da liberdade de expressão não pode, nem deve, aplicar-se à porcaria daas redes sociais.
Começo a achar que em breve vão meter o Elon Musk dali para fora… a ele e à sanita dele.
Vale lembrar que a maior parte do dinheiro que entrou não é dele, mas de terceiros.
Não vejo razão para o stress de todos, por analogia, se estás no fórum da BMW e dizes a todos para mudar para Audi, os moderadores da BMW vão retirar o teu post de lá.
A questão da liberdade de expressão não tem nada a haver com o que está a ser feito, é apenas uma empresa a proteger o seu negócio… Mas está na moda cair em cima do homem, os media estao todos a disparar na mesma direção, quase parece um ataque coordenado.
pois bem, toca então a MEO, NOS e Vodafone a banir qualquer cliente que mencione qualquer concorrente enquanto fala ao telefone, ou ao usar qualquer aplicação na sua rede de dados.
Achar que fazer publicidade no fórum da BMW é a mesma coisa, é de parvos!
um fórum de uma marca tem tudo a ver com uma rede social. Numa rede social partilha-se artigos que estão noutras redes, opinião ,da-se a conhecer a quem nos segue que também nos pode seguir noutras redes, por exemplo anuncia-se que se está a iniciar um direto no twitch, facebook ou outra rede, etc.
Na minha opinião que vale o que vale, estar no twitter é apoiar estas atitudes ditatoriais
Parece um ataque coordenado mas com o cérebro desligado.
+1. Cordenado, ignorante e que só promove mais ainda o antagonismo crescente nas sociedades ainda democráticas. Estamos cada vez mais polarizados. De facto musk tem tocado pontos muito sensíveis e incómodos, que há muito tempo estava em falta discutir. O preço no futuro de ter pesos diferentes para a mesma balança vai sair caro a toda gente. Se não gostam, não frequentem. Penso que mais simples que isto impossível. Existe dezenas de redes sociais.
Será? Olhe que não. Reveja tudo mais do wue uma vez. Não admira que ainda vá despedir mais, pois vai acabar por não ter ninguém para nada. AS PESSOAS EM QUALQUER LADO SÃO LIVRES DE ESCOLHEREM O QUE QUEREM. Se forem impedidos disso, o que será? TIRANIA. TRAVÃO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ESCOLHA. AS PESSOAS SÃO LIVRES DE ESCOLHEREM. PONTO FINAL. NÃO HÁ MAS NEM MEIO MAS.
Sim Alberto, provavelmente também não me expressei de forma completa. Pessoalmente gosto de Musk e do que tem atingindo em conjunto com milhares de trabalhadores quase anónimos por detrás, mas este é o cenário em todas as pessoas de sucesso, é a Equipa que faz acontecer e o que o homem sonha, já dizia uma quadra nossa Portuguesa. Muito honestamente algo que tem sido incontrolável é os fenómenos virais, que acaba sempre por queimar alguém na fogueira. E raramente um fenómeno viral comporta bom senso por parte das reações extremedadas. Como já disse o Vitor da PPware, ele é um bom agente do caos, e com isso traz publicidade, que vende sempre, boa ou má. Mas não posso deixar de lamentar o que tem sido revelado nos twiter files, em que a infiltração política e até de uma força policial dos USA tenha desviado as pessoas do caminho correto; não creio que se pode acreditar ou deixar até que a supressão de uma vertente política de uma forma só vista em regimes totalitaristas que leve a bons resultados. Dai cada vez mais um mundo mais polarizado nas democracias em vigor. Isto não é bom nem vai ser bons para gerações futuras e atuais. Ideal mesmo, era todas as redes socais fazerem um purga total absoluta a qualquer movimento político ou menção política, mas ao fazer isto, resolve um problema enorme mas cria um de total censura.
*extremadas
A ideia dele será, ser afastado e com uma indeminização maior do que o que ele pagou pelo Twitter!
Se ele for um homem de palavra ele já vai deixar a liderança do Twitter, resolveu fazer mais uma das polls dele sobre deveria manter-se à frente do Twitter e perdeu, vamos ver quem é que ele escolhe para o representar.
A rede do capitalista selvagem, não quer mais nada, não ?
Duas grandes aberrações da humanidade:
1º O comunismo
2º O capitalismo selvagem
Temos que limpar esse lixo da face da terra.
Sem dúvida
Mais uma do ditador Musk.
Logo que houve rumores que Musk ia comprar o Tweeter, apaguei a conta e abandonei. Estava certo, Musk é um ditador que cobre ditadores como o Trump.