Artemis 1: Orion ainda teve um encontro próximo com a Lua antes de voltar para casa
A missão Artemis 1 está a mostrar que a NASA se preparou bem para voltar à Lua. Nesta primeira jornada, apesar de ter vários contratempos antes de descolar, a Orion cumpriu os objetivos, até agora, e bateu mesmo um recorde, 50 anos depois da Apollo 17. Contudo, está na hora da nave voltar à Terra.
A NASA partilhou imagens notáveis onde mostrou a sua nave espacial a passar sobre a superfície lunar a uma altitude de apenas 1.106 km.
O flyby ou sobrevoo, que a certa altura levou a nave espacial não tripulada a 127 km da superfície da Lua, teve lugar nesta segunda-feira, 5 de dezembro, pouco mais de três semanas depois de a Orion ter deixado a Terra na missão Artemis 1. A nave fez também uma aproximação semelhante à superfície lunar no mês passado.
Conforme podemos ver e ouvir no comentário em vídeo, a filmagem da cápsula lunar foi captada mesmo antes de uma queimadura de motor concebida para colocar a nave espacial num caminho para o seu regresso a casa no final desta semana.
.@NASA_Orion is only 687 miles above the Moon. #Artemis pic.twitter.com/a8nIvNX26U
— NASA Artemis (@NASAArtemis) December 5, 2022
O oficial da NASA, Jim Free, confirmou mais tarde o sucesso da queima do motor e partilhou uma fotografia deslumbrante mostrando a lua e uma lua crescente da Terra, bem como parte da nave espacial Orion.
O Orion partiu da Terra a 16 de novembro no topo do novo foguetão do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA, o foguetão mais poderoso alguma vez lançado.
Last fly-by complete! We’re coming home!@NASA_Orion flew about 79 miles above the lunar surface today, and returned this spectacular view. The spacecraft is now on a course for Earth and will splashdown on Dec. 11. Follow along: https://t.co/8WV8GliitY pic.twitter.com/MOIcwlCITE
— Jim Free (@JimFree) December 5, 2022
A missão Artemis 1 foi concebida para testar o foguetão e a nave espacial antes de uma missão tripulada que seguirá a mesma rota que o voo atual. Isto significa que vários astronautas (sortudos!) poderão um dia desfrutar destas mesmas incríveis vistas pessoalmente, enquanto voam a bordo da nave espacial Orion.
O programa Artemis da NASA também inclui um plano para construir um posto avançado permanente na Lua onde os astronautas possam viver e trabalhar, semelhante ao que fazem hoje na Estação Espacial Internacional. A Lua poderia também ser utilizada como ponto de partida para as primeiras missões da tripulação a Marte, que, segundo a NASA, poderão ter lugar na década de 2030.
Até agora, a missão Artemis 1 excedeu as expectativas, com o foguetão SLS e a nave espacial Orion a terem um desempenho impecável. Todos os olhos estão agora virados para o regresso a casa da nave espacial no domingo, 11 de dezembro. Se a NASA conseguir apanhar esta última etapa da viagem, a agência espacial terá como objetivo lançar a missão Artemis II da tripulação em 2024.
Quer saber onde está a Orion neste momento? Este website da NASA segue passo a passo e poderá obter mais informações curiosas.
Este artigo tem mais de um ano
É desta que o homem vai à lua e vamos ter imagens e vídeos de alta qualidade?
Ao vai ser mais do mesmo “quality potate”.