Astronautas russos fazem propaganda anti-Ucrânia do espaço. NASA condena a ação
A guerra em solo ucraniano está a durar mais tempo do que o esperado e há muito que as fronteiras do conflito deixaram de ser as do território que a Rússia quer conquistar. A guerra, de forma direta ou indireta, está a afetar o mundo inteiro... e aquilo que há além dele com astronautas a declarar apoio à Rússia.
Astronautas russos partilharam fotografias associadas a propaganda anti-Ucrânia, captadas na Estação Espacial Internacional. Este ato já foi condenado pela NASA.
A NASA emitiu ontem (07) um comunicado a condenar veementemente as ações de três cosmonautas russos a bordo da Estação Espacial Internacional. Recentemente, estes homens tiraram fotografias com bandeiras consideradas de propaganda anti-Ucrânia.
"Celebramos tanto na Terra quanto no espaço"
As fotos foram depois partilhadas no Telegram pela corporação espacial estatal russa Roscosmos a 4 de julho, onde se veem os astronautas a segurar as bandeiras da República Popular de Luhansk e da República Popular de Donetsk, as duas regiões separatistas controladas pela Rússia no leste da Ucrânia.
Apesar do dia escolhido para a partilha ser o Dia da Independência dos Estados Unidos da América, é também o dia da Libertação da República Popular de Luhansk e na legenda, segundo o Google Tradutor, pode ler-se "Celebramos tanto na Terra quanto no espaço".
A NASA condena a ação dos astronautas russos
A NASA repreende fortemente a Rússia ao usar a Estação Espacial Internacional para fins políticos para apoiar a sua guerra contra a Ucrânia, o que é fundamentalmente inconsistente com a função principal da estação entre os 15 países participantes internacionais, que é a de desenvolver a ciência e tecnologia para fins pacíficos.
| Refere Jackie McGuinness, secretária de imprensa da NASA, num comunicado enviado à impressa por e-mail.
Esta é uma rara repreensão da NASA contra a Rússia, que é o principal parceiro da agência espacial na Estação Espacial Internacional, que, apesar da tensão contínua entre os Estados Unidos e a Rússia sobre a invasão da Ucrânia, a NASA e a Roscosmos continuaram a trabalhar juntas para manter operações contínuas a bordo da ISS. Isto mesmo depois das declarações do responsável pela agência espacial da Rússia Roscosmos, Dmitry Rogozin, a ameaçar a continuidade da cooperação entre as duas agências.
O restabelecimento de relações normais entre parceiros na Estação Espacial Internacional e outros projetos conjuntos só é possível com o levantamento completo e incondicional de sanções ilegais.
| Declarações de Dmitry Rogozin a 3 de abril de 2022.
Ainda assim, a NASA já veio dizer que a Rússia ainda está a considerar estender a sua parceria na ISS, e tanto a NASA quanto a Roscosmos continuarão a trabalhar para uma próxima troca de tripulação em setembro, quando um cosmonauta russo viajará no Crew Dragon da SpaceX para a ISS, enquanto um astronauta americano voará numa cápsula russa da Soyuz.
Este artigo tem mais de um ano
Russos, na Terra ou no espaço, são sempre os mesmos…
+1
+1
José Sousa, sim, na Terra ou no espaço os Russos são sempre os mesmos.
E um Tuga no espaço, já por lá viu algum?
Será que fica diferente?
Deviam fazer essa experiência.
A mim não, tenho vertigens…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
É atirá-los lá de cima… sem pára-quedas!
Não é preciso porque os ucranianos não voam para a ISS..
Loollll,… A maior maquina de propaganda de todos os tempos e do Ocidente.
Paul Joseph Goebbels era um menino de coro ao lado destes tipos do ocidente.
Pelo menos no Ocidente há liberdade de escolha para ver todo o tipo de propaganda/notícias incluído os canais oficiais russos. Já os russos têm de se contentar com os canais oficiais do Kremlin (não é propaganda, é tudo verdade). Só não podem é divulgar notícias obtidas noutros canais ou manifestarem-se contra a guerra. Um já levou hoje 7 anos de prisão…
+1
Canais russos banidos. As operadoras Vodafone e Nos deixaram de disponibilizar canais russos, na sua “grelha” de ofertas.
em 1 de março de 2022
* Numa sanção inédita imposta à Rússia, estão a ser bloqueados os acessos do canal RT e da agência Sputnik a todas as plataformas na Europa, incluindo satélite e internet
Olha que Olha que nao! Ja alguma vez leste RT?! Se sim e consideras propaganda e indiscas-me a noticia?!
Australia, Canada, Nova Zelandia, Inglaterra, certos estado dos estado unidos diz-te alguma coisa?! Cuidado! Se dizes algo errado no facebook eles aparemce-te a porta!
Canada e o pior pronome errado e vais dentro, loool demais o querido lider do Canada e um lover do regime chines assumido!
Meu caro, os países que refere são estado de direito com tudo o que isso implica. Tudo o que são Repúblicas Populares são autocracias que vivem da opressão e falta de liberdade das suas populações. Até se dão ao luxo, como foi o caso da Bielorrúsia de desviarem um avião comercial apenas para prenderem um opositor ao Regime que por sinal não existem mais notícias dele há algum tempo. Só este ano são já 9 oligarcas russos que são encontrados mortos em circunstâncias “estranhas”, alegando o Kremlin suicídio depois de terem matado toda a família. De repente um virus atacou os oligarcas russos e todos mataram as suas familias. Mas claro, eu também ainda acredito no Pai Natal…
É normal acreditares no pai natal, afinal de contas pensas que a Rússia e a Bielorrússia são repúblicas populares.
Não vale a pena argumentar com energumenos, há tipo que usam palas no olhos ao bom estilo de óculos de Alcanena!
Para eles a Russia, a Bielorrússia, a China ou a coreia do norte são países livres!
Quando chegamos a este ponto, acho que não é preciso argumentar muito mais!
É bater a mortos!
Onde posso ver aqui na UE um canal TV russo?
No inicio d 2022 dava para ver. Agora não consigo. Pode ajudar?
No ocidente ha liberdade de escolha desde que a tua escolha nao incomode ninguém. Se tentares pensar pela tua propria cabeca, sem ser a vomitar o que ouves e lês, vais ver que a realidade é um pouco diferente.
No ocidente respondem com a mesma arma que usas para atacar, palavras, já se fores para um desses paises que aparentemente defentes, a tua liberdade de expressão, se coincidir com a do regime, tudo bem, já se for dúbia, nem precisa ser contrária, não vais ter a resposta só com palavras.
Fica bem, saudações ☭ .
Estranho, se calhar a razão pela qual Assange tem um cantinho na prisão à sua espera é porque este apanhou cebolas do vizinho. Também Snowden está na exilado na Rússia porque apeteceu-lhe ir de férias, não porque sabe que se conseguirem também o colocam na prisão e deitam fora a chave.
O Snowden não está em maus lençois por ter falado ou escrito, já muitos vinham falando e escrevendo sobre o tema, mas o Snowden mostrou provas que incomodaram muita gente, claro que sou contra esta perseguição.
Vai para um desses paises e faz este tipo de comentários, nos foruns lá do sitio, e daqui a uns anos(se escapares) vem cá contar como foi.
Mesmo não concordando com estas perseguições noto uma grande diferença na forma como estão a ser tratadas, bem podes elogiar as secretas russas que resolvem este tipo de casos de forma muito mais célere, exemplos:
Alexander Litvinenko
Boris Berezovski
Nikolai Glushkov
Vladislav Avayev
…etc…
Não sei se é ignorância ou um caso grave de enviesamento. Pelos vistos a CIA, Mossad, SIS (MI6),… nunca praticaram um único assassinato de pessoas consideradas um estorvo, nomeadamente, compatriotas. Mas claro que não falamos desses porque é inconveniente.
E essa do vem-me contar como foi quando estiveres lá não é mais que uma tática para esconderes a tua ignorância. Eu por acaso até já estive em muitos “desses países”. Mas as pessoas indicadas para falar do que se passa no seu país são as que lá vivem, não eu, nem muito tu que nunca puseste lá o traseiro.
É verdade nunca la pus o traseiro, mas já trabalhei com pessoas oriundas desses paises, e pelo que afirmas elas estavam a mentir quando afirmavam esse tipo de coisas, pois eu prefiro acreditar em companheiros de trabalho do que na tua opinião, sim eles influenciaram a minha opinião.
E não, não me vais ver aqui defender os EUA, Israel ou Inglaterra.
E tu é que exemplificas-te com casos particulares que não estão directamente reacionados com emitir opinião nas ruas ou redes sociais (que era isso que estava a ser “discutido”), mas sim com o incomodo das provas que eles apresentaram.
Eu nem sequer dei a minha opinião, disse sim que é um assunto interno que apenas os russos podem responder e cabe apenas a eles o resolver. No entanto, eu já tive contacto com vários russos, cá em Portugal, bem como na própria Rússia, e o que eles descrevem pouco diferente é do que se passa no ocidente.
Não te vejo a defender nenhum dos países que mencionei, no entanto, Israel encontra-se em guerra com a palestina, a Arábia Saudita com o Yemen, os EUA lança bombas para a Somália, Síria e Iraque. No entanto a tua indignação, bem como a da grande maioria dos portugueses, remetida para o silêncio, ou para o burburinho.
Jota um assange na Rússia não terá tempo de contar a ninguém, pois todos os que fogem da Rússia acabam com um isótopo mortal no sangue… É a pura democracia russa a funcionar.
para a semana já sai por bom comportamento…
És algum comunista ou simpatizante dos russos ?
Os russos ao menos nao mentem. Sao directos. Se te quiserem lixar, lixam. Aqui, na europa, pela frente sao teus amiguinhos e por trás espetam-te uma faquinha. É assim que funcionam os nossos governos europeus, desde que ganhem dinheiro com isso estao a borrifar-se para ti.
Não mentem? Ya, não atacam alvos civis… isso não é mentir! Hipócrita!
É claro que não mentem, no dia 23 de fevereiro estavam em exercicios às portas da Ucrânia, no dia seguinte iniciaram uma Operação Militar Especial, aquela coisa que os ocidentais aplidam de GUERRA.
Ou seja, nada de diferente do que o ocidente fez no Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria,…
Na Siria penso que a russia tb participou…
Mas afinal, mentem ou não? A resposta foi só, tb mentem nunca disse que os outros não mentiam.
Porque raio têm de estar sempre a desculpabilizar com atitudes dos outros, até parecem putos da escola primária, “mas ele tb fez”…
A Rússia participou a pedido do governo Sírio, ao contrário dos EUA, Turquia, França, Reino Unido, Arábia Saudita,…. Existe uma diferença bem grande.
A questão aqui não é se a Rússia mente, claro que sim. Estou apenas a apontar à contradição que as pessoas, incluindo tu, manifestam neste episódio. Ora a Rússia faz guerra, e as vozes levantam-se num clamor de indignação, tal como deve de ser. O problema é que quando somos nós e os nossos aliados, como Israel, Arábia Saudita, EUA, Reino Unido,… a praticar a guerra, a indignação reduz-se a um murmúrio, mesmo que os crimes cometidos sejam iguais ou piores. E defendes-te com o axioma não deviam de fazer só porque fizemos, isso enquanto dizes que o ocidente é moralmente superior. Em que ficamos?
Portanto do teu ponto de vista, “o puto que fez primeiro a asneira” é superior ao que se desculpa com ele, não foi nada disso que eu disse. Sim sou contra qualquer tipo de recriminação pela força, do teu ponto de vista a russia foi só ajudar o governo Sirio, pois dou-te uma novidade, o governo Ucraniano pediu ajuda, em que ficamos?
Não é esse o meu ponto de vista. O meu ponto de vista é que esta guerra é criminosa, mas não é apenas esta, são todas. Portanto, vamos lá criticar e exigir o fim de todas as guerras, não apenas aquelas que interessam aos poderes instalados no ocidente.
E não temos enviado ajuda para a Ucrânia? Os 250 milhões de euros que o Costa levou para a Ucrânia, que tanto faz falta a Portugal, é o quê? Também temos enviado quantidades astronómicas de armas para a Ucrânia, aliás, em que muitas destas vieram agora parar ao mercado negro na Europa, incluindo Portugal. Mas qual é a tua sugestão? Entrar em guerra aberta com uma potência nuclear, guerra esta que pode-se estender a outros países e criar uma terceira guerra mundial?
Só faltou a bandeira da União Soviética…
Hastear uma bandeira é propaganda anti ucrania? E apoiar um regime que baniu todos os partidos da oposição e que desde 2014 bombardeia e assassina os seus próprios habitantes é o quê????
Não vás ao médico não! isso é grave!
É deixá-los ficar la em cima
da para ver que a ordinarice russa ultrapassa a terra.
Eu ouvi dizer que aqui atrasado uns astronautas mostraram uma bandeira da Ucrânia e segundo consta a NASA fez de conta que nem viu.
Ou viu… Enfim, és meu amigo faz o que quiseres, nas és, não podes fazer nada.
Com atitudes destas depois querem ser donos e senhores da moral.
Só se for para os asnos, e há tantos…
Em relação aos canais russos, quando dizem que estão bloqueados, não sei do que falam.
Tenho acesso a todos…
Será que eu sei algo que mais ninguém sabe?
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
ninguém te leva a sério, não desanimes
Tem algo a acrescentar ou é pura e simplesmente não ter argumentos?
Até parece que disse alguma mentira.
Agora que a maior parte das pessoas só vê a parte que lhes interessa e não querem saber do global, isso cada um é que sabe.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
Os teus comentários em outras publicações foram um pouco estranhos. Só isso.
Razingolho, pode ser mais concreto e dizer-me que comentários meus são estranhos?
Antes que venha para aqui dizer que defendo os Russos, fica já a saber que é totalmente falso.
Não defendo Russos nem Ucranianos, são os dois uma bela porcaria.
Corruptos até aos cabelos, autênticos estados mafiosos.
Não estou a falar das pessoas, porque gente boa e má há em todo o lado, mas dos Estados.
Não gosto de nenhum deles…
Para mim aquela guerra não me diz nada nem tenho que a andar a suportar.
Só não gosto de estar tudo a malhar nos mesmos, que até lhes cortaram o pio, e o outro é elevado quase a nível celestial sendo uma bela bosta, corrupto até mais não.
Alguém se lembra daquela notícia de soldados Russos prisioneiros a serem atingidos a tiro, desarmados, e deixados para morrer?
Balear soldados presos, desarmados, não é crime de guerra?
Alguém ouviu falar disso?
É que houve imagens do acto, que, convenientemente, deixaram de passar a ver se o pessoal se esquece.
Ah, mas se for o oposto é os mérdia todos a falar do mesmo de manhã à noite…
Quando se enviezam notícias assim, quando se é totalmente parcial, que credibilidade tem quem diz tais coisas?
Nenhuma…. pelo menos para mim é Zero.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
Razingolho, extra extra, PJ já anda no encalço da mafia Ucraniana que se abotoou às armas que o ocidente anda a enviar para lá..
Não tarda temos mísseis e rockets no Rossio.
O outro bem avisou que isto ia acontecer…
Se a Europa é o paraíso das facadas então agora com estas armas fresquinhas é que vão ser elas.
Dormimos na cama que fazemos…
Estamos bem entregues, esta é a geração mais medíocre de políticos na Europa desde a Segunda Guerra.
A ver vamos o que aí vem.
É melhor irem-se preparando.
Notícia do Expresso, pode confirmar..
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
PorcoDoPunjab,
Eu também tenho acesso, por portas travessas, mas a EU devia ser uma democracia, ou seja nós devíamos ter acesso a informação que quisermos..
O problema é que estamos numa ditadura.
Aqui em Portugal se quiser ver uma tv, russa pode ver que não acaba preso, pois não é crime, neste momento ver televisão Ocidental na Rússia dá prisão e provavelmente alguns sumiços. Esta é a grande diferença entre a democracia e a ditadura, onde cada um escolhe o que ver , mas o final nas ditaduras é trágico para quem segue o caminho errado. Embora ambos os lados tentem manipular ao povo
asimoto, olhe, vou dizer-lhe o seguinte. e é a mais pura das verdades, disso bem pode ter a certeza.
Os políticos olham para o povo, em geral, como uma manada de gado, que precisa de ser orientado.
Assim sendo, eles acham-se no direito de o proteger de coisas que eles não gostam que saiba.
Ou seja, pode acessar a informação que quiser, desde que devidamente filtrada.
isto hoje em dia é complicado de se fazer porque o pessoal com mais know how consegue sempre ir onde quer, nem que seja pela porta do cavalo, mas o pessoal mais desligado destas coisas só come e vê o que eles querem.
E assim se formatam as mentes das criancinhas e não só…
Já sei que me vão criticar a dizer que sou maluco, para variar…
Então informem-se lá do que disse o Santos Silva numa feira de gado em respeito a este assunto.
Descaíu-se, foi o que foi… Lá bebeu um copo a mais e falou a verdade daquela vez…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
Não és nada maluco. a verdade, é que existe dois tipos de povos. povos que vivem na ilusão que a democracia existe. e outros povos que nem sabem que a ditadura existe. Eu prefiro viver na ilusão.