Toyota começou os testes de um comboio movido a hidrogénio com 140 km de autonomia
Embora os modelos de transporte elétricos sejam amplamente mencionados, as fabricantes estão a “apalpar terreno” e a perceber como poderão alimentar os meios de transporte da melhor forma. Isto, indo ao encontro da necessidade de diminuição das emissões de gases com efeito de estufa.
Agora, a Toyota começou os testes do Hybari, um comboio movido a hidrogénio com uma autonomia de 140 quilómetros.
As fabricantes têm ponderado o desenvolvimento de células de combustível de hidrogénio, para alimentar meios de transporte pesados. Neste caso, a proposta da Toyota tem o nome de Hybari (HYdrogen-HYBrid Advanced Rail for Innovation) e já foi testada no Japão.
Além da Toyota, envolve também a empresa ferroviária JR East e o fabricante de componentes Hitachi. A primeira é responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de células de combustível de hidrogénio e pelo armazenamento. A última irá desenvolver o sistema de propulsão elétrica.
O Hybari da Toyota percorreu os seus primeiros quilómetros no dia 6 de fevereiro, indo da linha Nambu, na cidade de Kawasaki, até à estação Musashi-Nakahara. O grande teste com o primeiro protótipo da série FV-E991 está programado para começar no início de março. Esse viajará entre Hamakawasaki e Shitte, e entre Shitte e Musashi-Nakahara.
O comboio será 100% elétrico, será capaz de atingir uma velocidade máxima de 100 km/h, e terá a capacidade de percorrer cerca de 140 quilómetros, graças aos cinco reservatórios que armazenarão 51 litros de hidrogénio. Será um modelo regional que garantirá uma opção mais sustentável às viagens de curta duração.
Especificamente, o comboio será equipado com quatro células a combustível de eletrólito de polímero sólido da Toyota, de 60 kW cada, e duas baterias de lítio Hitachi de 120 kWh de capacidade por unidade. Estas serão utilizadas para alimentar os motores com a energia proveniente das células, bem como para aproveitar a energia da travagem regenerativa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Será que não seria bem mais fácil colocar painéis na parte de cima do comboio e receber sempre energia solar?
Os comboios precisam andar à noite e em dias de chuva
Mas uma ideia revolucionária seria instalar catenárias …
Esse é o único problema que conseguem pensar na ideia de um veículo alimentado a energia solar?
Deviam ter painéis em casa para entenderem a relação entre a superfície útil de telhado e às necessidades de kWh.
Até o snowpiercer foi ficcionado a hidrogénio, não há milagres.
😀
A energia captada nem
chegava para o arranque.
Hidrogênio num Comboio e numa linha que tem acesso direto a electricidade 😉 …GRANDE LOOL
O comboio pode fazer um desvio para outra linha que não tenha energia…
De Kawasaki, até Musashi-Nakahara são apenas 9km… basta pesquisar no Google Maps a linha e vez que está tem corrente energética directa… e não existe outra linha, acabei de verificar. Conclusão: hidrogénio não faz sentido e neste caso mais um PR gag.
Mas isso foi uma linha de teste, não significa que o comboio fique eternamente a fazer esse percurso… Os carros também são testados em pistas próprias assim que saiem da fábrica certo? Aqui poderá ser a mesma situação. Não interpretes isso como sendo o destino final do comboio…
+1
O Ricardo Gomes tem-se mostrado o comediante do pplware…. pena que seja apenas um palhacito triste sem piada…..
Então explica la porque sff? Porque hidrogénio num linha com corrente eléctrica não é necessário… acho que a ignorância está do outro lado alem de não existir hidrogénio 100% limpo e do consumo em energia ser bastante superior no hidrogénio que na energia directa… e não não faz sentido
Grande lol é a ignorância demontrada com esse comentário…
Ja é a segunda vez que comentas a mesma coisa… a primeira foi apagada… mas ja agora explica pk? criticar felizmente todo o nabo sabe… e numa linha electrificada simplesmente não faz sentido o hidrogênio pelos mais diversos motivos… esses se quiseres explico-te
Ja é a segunda vez que comentas a mesma coisa… a primeira foi apagada… mas ja agora explica pk? criticar felizmente todo o nabo sabe… e numa linha electrificada simplesmente não faz sentido o hidrogênio pelos mais diversos motivos… esses se quiseres explico-te
Estao bem atrasados na Toyota!!
Aqui na Europa ja temos comboios a funcionar a hidrogenio na Alemanha desde 2018! Feitos pela empresa Alstom.
Com uma autonomia de cerca de 1000 Km, sao uma alternativa às locomotivas a diesel em linhas nao electrificadas.
Varios paises europeus ja encomendaram este tipo de comboios (França, Italia, Holanda, Austria, etc)
Em Portugal iremos receber as nossas locomoticas a diesel em 2026.
https://youtu.be/6whJ56LmlFI
+1
Vamos receber locomotivas a Diesel???
A sucata da Europq?
https ://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-autorizada-a-comprar-22-novos-comboios-regionais-14198227.html pelos vistos existem varias opções, diesel é uma delas.
A mesma locomotiva funciona a diesel em linhas nao electrificadas e com motores electricos nas electrificadas.
A CP tera uma grande versatilidade na configuraçao dos comboios.
+1
O Diesel será substituído em breve por e-fuel, uma mistura de hidrogénio e CO2, que pode ser usado em qualquer motor atual a combustão a diesel ou a gasolina. Só é necessário afinar a tecnologia de produção para baixar os custos. Atualmente o custo de produção ainda está a € 4/l.
São equipamentos novos
Vá lá , já conseguem um pouco mais de autonomia que o último projecto que mostraram, o toyota corola GR com motor a combustão alimentado a hidrogénio.Grande LOL para a toyota.