20 veículos elétricos que darão que falar em 2022 – Parte 1
A tecnologia avança "à velocidade da luz" e, claramente, os veículos elétricos não ficam para trás - muito pelo contrário. À medida que se aproxima o fim de 2021, as empresas de automóveis estão a acelerar as produções para que os seus veículos elétricos estejam presentes e deem que falar em 2022.
Conheça hoje 10 da lista de 20 veículos elétricos que, certamente, serão motivo de muito interesse no próximo ano.
1. Audi E-tron GT - dos veículos elétricos mais promissores
Partilha algumas características com o Porsche Taycan. Juntamente com o aspeto desportivo, os motores elétricos duplos geram uma potência combinada de 469 cavalos e vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Atinge uma velocidade máxima de 250 km/h e estimam-se 400 km de autonomia.
Existe também um modelo RS E-tron GT de maior desempenho e com aproximadamente 637 cavalos.
2. Cadillac Lyriq
De facto, o Lyriq é um SUV (Sport Utility Vehicle) construído para uma nova geração de entusiastas dos veículos elétricos modernos que têm vindo a considerar o Tesla Model Y, Jaguar I-Pace e o Audi E-Tron.
Para além do conforto que se espera de um Cadillac, o Lyriq promete oferecer uma autonomia de 483 km.
A empresa já começou a aceitar encomendas para ocupar o seu lugar na linha de produção.
3. 2022 Chevrolet Bolt EUV
É novo, mas familiar. É um SUV com tração às rodas dianteiras, e que agrada pelo espaço e custo benefício.
Conta com 204 cavalos de potência e uma autonomia de 400 km.
Este elétrico poderá destacar-se pelo seu preço acessível, face às propostas dos seus mais diretos concorrentes.
4. Audi Q4 E-tron - veículo elétrico de luxo
O Audi Q4 E-tron oferece uma opção para aqueles que procuram um SUV de luxo.
A tração traseira do Q4 E-tron 40 oferece um único motor elétrico e 201 cavalos de potência, enquanto que o Q4 E-tron 50 tem dois motores elétricos com uma potência combinada de 295 cavalos.
Há também um modelo Sportback a considerar. Principalmente pela qualidade dos materiais que fazem deste elétrico uma proposta muito interessante.
5. Ford E-Transit
Quando precisar de transportar muita carga ou passageiros, o Ford E-transit pode ser o veículo ideal, e ainda com zero emissões.
Apesar de oferecer uma autonomia de apenas 200 km, a Ford prevê que estes veículos elétricos serão uma opção para as empresas de entregas.
Este novo ano pode ser a mudança que se espera também no segmento dos comerciais de mercadorias. Mais autonomia, mais poder de carga e preços que possam atrair as empresas.
6. Canoo pick-up
Com um design não tão comum, será lançado no próximo ano e está a ser promovido como um veículo especialmente concebido para os mais aventureiros. Estima-se que tenha uma autonomia de 400 km.
Esta carrinha funciona para si. Concebemos acessórios para pessoas que a utilizarão para o trabalho, fins de semana ou aventura. Adapta-se a tudo.
Tony Aquila, Canoo.
Esta aposta para o "novo" segmento dos elétricos parece estar ainda em "banho-maria", mas poderá trazer um empurrão necessário ao mercado das pick-ups.
Esta marca e este produto já foi alvo de muita curiosidade nos últimos anos.
7. Fisker Ocean
Agora, até empresas completamente novas se juntam à festa. A Fisker foi fundada em 2016. Apesar de não haver ainda muitos detalhes, é um modelo a ter em conta.
Tem quatro versões e uma autonomia de 562 km. As primeiras unidades chegarão ao mercado, se tudo correr como planeado, no final de 2022.
8. Ford F-150 Lightning
Vem com duas opções de bateria para até 483 km de autonomia, e com a mais recente tecnologia, a um preço relativamente acessível.
Carga útil de até 907 kg e tem até 4,535 kg de capacidade de reboque.
Os números ainda são estimativas, mas a Ford espera que este veículo elétrico tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h de cerca de 4 segundos.
9. BMW i4 - nome forte nesta lista de veículos elétricos
O novo carro elétrico da BMW oferece um estilo parecido com o do Gran Coupé, com uma dianteira distinta, e com um motor duplo de tração às 4 rodas no modelo M50.
A autonomia estimada é de 590 km. A marca alemã aqui aposta tudo e vai ser um trunfo para o mercado de 2022.
10. Bollinger B1 e B2
Após vários atrasos de produção, podemos ver alguns destes modelos no final de 2022.
Parecidos com os Land Rover clássicos, estes veículos elétricos têm como objetivo oferecer 320 km de autonomia com emissões zero.
Tem um aspeto bruto, duro e pouco amigável. Contudo, e pelo que temos visto, é assim que são apetecíveis estes monstros da terra batida.
Além destes, muitos outros virão. 2022 promete ser um ano em cheio para o avanço do mundo dos veículos elétricos. Será sentar e apreciar o poder destas máquinas!
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Nenhum destes vem ocupar o espaço vago e essencial para a transição eléctrica, um elétrico de entrada com boa autonomia e abaixo dos 20k
Não sei se é a tecnologia ou as grandes marcas quererem aproveitar esta onda do “verde”. Pessoalmente acho que neste caso a tecnologia ainda está estagnada. Usando baterias é praticamente um investimento para o lixo, quando as mesmas morrerem vão provavelmente pagar o preço do carro novo para as substituírem e se quiserem vender o carro ao fim de 5 anos quem é que vai pagar metade do preço ou mesmo um quarto do preço novo sabendo que mais um ano ou 2 e lá vão ter que trocar as baterias.
Eu pago !
Para mim o futuro passa pelo hidrogénio. Não nestas maluquices dos eléctricos.
O hidrogénio só interessa aos que agora lucram com os combustiveis tradicionais.
O hidrogénio devolve menos de 70% da energia gasta para o produzir. É um processo de perdas. Em relação aos eléctricos a baterias tem um custo 5 ou 6X superior por km. A única vantagem é não ter de esperar horas para carregar.
Utilizar electricidade para produzir hidrogénio, depois utilizar electricidade para o transportar e armazenar, e finalmente converter o hidrogénio em electricidade para utilizar no carro, talvez não seja a forma mais inteligente, mais ecológica, mais prática e económica de fazer as coisas…
O hidrogénio interessa e muito aos actuais detentores do circuito de produção e distribuição de combustiveis.
Os veículos a hidrogénio são na verdade veículos electricos. Suponho então que também são uma maluquice…
Ok, então vamos arrasar montanhas, contaminar os solos e os aquíferos, libertar toneladas de CO2 na extração e transporte, consumir água potável e eletricidade para extrair o lítio e, cereja em cima do bolo, vamos enviar o lítio para o centro da europa para produzirem baterias que temos de comprar a 10x o preço que recebemos. Mais uma vez somos comidos como uns grandes lorpas, enfim!!! A economia do hidrogénio, embora com o seu grande circulo de perda, é menos penalizadora para para o ambiente e não desperdiça valor acrescentado, produzir local e consumir local.
Penso o mesmo em relação à produção (extração e transformação do lítio) e reciclagem das baterias, mas não vejo os ecologistas a falar disso, porque será?
Nem um compacto, ou hatchback… tristeza, para mim estes não darão que falar de certeza.
Quando um SUV for ecológico acordem-me
Esqueceram-se dos Tesla mais antigos que começam a dar problemas e cujos os quais a empresa se recusa a reparar.
hidrogênio como célula de combustível mas os motores sao elétricos…uma maluquice boa esta de motores elétricos….a bateria ja existem e com algum sucesso agora parra o hidrogênio falta todo o ecossistema no nosso pais
A maior fraude desta década.
Vivam as carroças de tração animal! Os verdadeiros, tudo o resto “é fraude”.
Também têm emissões de metano. Mas não é fraude.
e a bicicleta?
Se a raça humana no tempo das cavernas pensasem como o senhor, hoje ainda estariamlos a caçar bicho com pau e pedra, peludos e a nossa lingua seria unguês “unga unga”
Já existe um e-tron GT cá em portugal á venda…
Mas akela F-150…é brutal!
Também eu não vou nesta onda dos elétricos, futuramente vão ser um fiasco quando se começarem a acumular milhares e milhares de baterias para reciclar ou deitadas no lixo. Também eu aposto no hidrogénio, mas isto tal como à uns anos) quando apareceram os primeiros carros movidos a motor elétrico que depois em 1901 recebem a primeira bateria feita por Edison, nunca chegaram a vingar devido aos lóbis das petrolíferas, agora é ao contrário à o lóbi do elétrico e outras opções como o hidrogénio são largados para segundo plano…. Uns anos mais e vão-se arrepender de tanta bateria largada por ai…..
Os carros a hidrogénio são biodegradaveis?
Os veículos movidos a hidrogénio também têm baterias.
E já agora: o que aconteceu às centenas de milhões de baterias que os carros de combustão interna utilizaram nos últimos 100 anos ?
Gostava de lançar um desafio aos grandes defensores de carro eléctricos.(Só valido para carros eléctricos, híbridos não conta)
Pago na integra todas as despesas da estadia se conseguirem chegar ao destino e respectivo retorno no mesmo instante que eu, numa viajem de 5000 km+5000 km que faço todos anos com a família (4 px+gata) por ser mais económico que de avião, com a vantagem de poder deslocar de automóvel no País de destino(Ucrânia) sem ter que recorrer ao aluguer de viatura.
São 30 dias com +10000 Km percorridos e não pode ultrapassar a data de chegada e respectivo retorno.
-Partida no dia 1 as duas da manha hora de Portugal
-Chegada ao destino no dia 4 as oito da manhã hora de Kiev (restante tempo para descansar da viajem)
-Do dia 5 ao dia 25 lazer que inclui muitas deslocações em automóvel.
-Dia 26 regresso, com partida as duas da manha hora de Kiev.
-Dia 30 chegada a Portugal antes das 23:45h.
A minha viatura Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150 cv.
Alguém?
Bolas, não tenho gata, não posso participar no desafio 🙂
Bom ano !!
Jorge leva o periquito.!
Bom Ano para Ti e respectivos Familiares.
Eu pago na integra o ICE que quiseres se conseguires fazeres as voltas do dia a dia (commuting) de 90% das pessoas, sobretudo em cidade, com o mesmo gasto num ICE do que num elétrico.
Portanto, andas o ano inteiro com um carro só porque te é mais favoravel 1 vez por ano.
O pessoal normalmente finge que nenhum veículo dá para ser usado em 100% das situações.
Acho que o que se aproxima mais são os hibridos plugin, para a maioria das pessoas, pelo menos enquanto a autonomia dos elétricos (maioria) ainda é baixa.
Isso é um facto
Nenhum veículo pode ser usado em 100% das situações
Zed não sejas obtuso falto, não tenho só um carro, e o Tiguan é carro da minha esposa no dia a dia, escolhi este pela economia em relação aos outros que tenho. Para ti o desafio é de mota e podes escolher a cilindrada.
Considero-me sovina, forreta, etc., por isso cheguei onde cheguei, e para mim tempo é dinheiro, logo não estou adaptado a esperar 30 minutos para carregar um eléctrico.
Se tempo é dinheiro e não pode esperar 30 minutos para carregar um elétrico, porque é que prefere perder mais de 80 horas a conduzir em vez de ir de avião?
HNY
Eu já tive de alugar carros devido a ocasiões especiais. Deveria antes ter comprado um carro diferente?
😀
Estou a ponderar comprar uma carrinha de caixa aberta porque agora no Natal faz falta para ir buscar o pinheiro… e além disso, dá imenso jeito para ir ao ikea e ao leroy.
Espera até ir buscar um LUCID AIR DREAM ou um NIO EP9, e ficas a ver poeira
Este Sr. tão bem sucedido e com uma garagem tão invejavel…
Assumidamente forreta, e parece que vive para as apostas.
Se fizer as contas e Caso tenhas capacidade financeira, devia comprar um v.e.
ja agora que tipo de hibrido…plug-in?
Para quem tiver opção (e vontade) de o carregar diariamente, sem dúvida!
Está toda a gente muito certa, mas certeza essa que cabe na realidade de cada um. Pessoalmente não gosto de elétricos (pelo prazer de condução, gosto das vibrações, LEVEZA, barulho, etc.. ) no entanto acho muito mais eficiente (falando de deslocações diárias) um elétrico, e mais fiável que um motor térmico. Mas neste frenesim do Elétrico acho que os fabricantes, governos e consumidores movem-se de maneira pouco acertiva. A esmagadora maioria das pessoas não precisam de elétricos com autonomia de 400 e mais km. Sinceramente acho isso demais, aplicam baterias enormes nos carros (portanto menos “verdes”), carros enormes para acomodar o paquete, necessidades energéticas brutais para carregamento. etc.. . No futuro o carro não será uma propriedade mas sim um Uber autónomo que iremos chamar com o pensamento (penso já na Neurolink :)) e aí a essência do Meio de Transporte, trará a razão a irracionalidade de hoje.
Já tens atualmente elétricos com pouca autonomia, para as deslocações diárias da maioria, e a baixo preço.
Quanto ao prazer dos ICE, isso não há muito a fazer e é a razão porque vai haver sempre destes, embora só para situações particulares; o binário instantaneo dos elétricos, e consequentes prestações, acaba por compensar um pouco isso.
Curioso… Faltam só aqui… as marcas mais promissoras!!! NIO e LUCID AIR.
Isso sim são marcas cujos carros elétricos vão definir o padrão.
Definir o padrão…carros acima de 150k !
Penso que os sul coreanos estao mais focados em produzir e padronizar um veiculo para as massas que essas marcas premium.
Brinquedos elétricos só para elites e com pouca utilidade prática.
O ideal era nesta transição, terem um combustível biológico afim de aproveitarem o tanto de motores términos que por ai andam, proporcionando assim uma transição….mas não, o ser humano como normal, já corre a todos os meios para lucrar, e já a minha avó dizia, dinheiro puxa dinheiro e quanto mais têm mais querem…..caminhamos para a aniquilação da civilização…..esperem e vejam….
Até ver, o GPL ainda compensa, e muito.
Há dias ouvi isto no Fórum da TSF. Alguém que ligou, mas como já estava no final do programa não permitiu saber mais. Que raio de “tecnologia de hidrogénio” estava o sujeito a falar? Alguém é capaz de perceber do se estava a falar :)? Deixo um link para o áudio https://drive.google.com/file/d/147KkdXtC3ZZMEvV_Qol0-t_VP6M2paMA/view
E nem uma menção ao MG ZS EV. Na minha opiniao tambem uma boa opção. Bom ano!