Grécia vai eletrificar as suas ilhas com a ajuda da Citroën e da Volkswagen
Aos poucos, estamos a ver os países a eletrificar a sua frota, adotando medidas de incentivo ao aumento dos carros elétricos. A juntar-se à lista, que ainda não é longa, está a Grécia, que pretende que as suas ilhas habitadas se tornem ambientalmente sustentáveis.
Para isso, contará com a ajuda da Citroën e da Volkswagen.
Num esforço para cumprir o objetivo a que se propôs - de reduzir as suas emissões nocivas, em pelo menos 55%, até 2023 -, a Grécia pretende tornar as suas ilhas habitadas em espaços mais amigos do ambiente. Então, levará a cabo uma campanha nacional chamada “GR-eco Islands”.
De acordo com o Ministério da Energia, a pequena Chalki, uma ilha perto de Rodes, será a primeira a receber a iniciativa. Nesse sentido, a Grécia garantirá que toda a energia para alimentar a ilha será elétrica e produzida numa instalação solar de 1 megawatt.
Além disso, a ilha também receberá um conjunto de veículos elétricos e será equipada com estações de carregamento. Para isso, a Grécia contará com a ajuda da Citroën, que fornecerá seis veículos elétricos: dois quadriciclos Ami para a polícia e a Guarda Costeira, dois hatchbacks C4 para o município, e uma carrinha Jumpy.
A Volkswagen também está a ajudar a Grécia a atingir os objetivos ambiciosos
De acordo com a Automotive News, também a Volkswagen se juntou, em junho, ao governo da Grécia, num projeto piloto semelhante, mas na ilha Astypalea. O importador grego da Volkswagen vai fornecer veículos elétricos às empresas de aluguer locais e aos serviços de partilha de automóveis. De acordo com um comunicado de imprensa emitido pela Volkswagen, serão também cedidos vaivéns elétricos e um ID.4 elétrico, sendo este último destinado à polícia local.
Mais do que isso, a Volkswagen está a ajudar a ilha grega a instalar uma rede de estações de carregamento e a construir uma infraestrutura de fornecimento de eletricidade sustentável.
Segundo o primeiro ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, eventualmente, todas as ilhas do país serão neutras em carbono.
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Já a Renault fez isso a uns bons anos atrás no Porto santo
Moro numa ilha pequena e posso confirmar que um carro elétrico ‘e perfeito para as ilhas!
É verdade. Em 2019 estive na ilha grega de Cefalónia e, embora ela fosse grandinha, apercebi-me de que um carro elétrico ali funcionaria muito bem. No meu caso não me safava na mesma porque éramos seis num carro de sete lugares…
Acho que em ilhas relativamente pequenas faz todo o sentido. Os gregos a mostrarem pensamento sensato e que definitivamente saíram da noite escura do Syrisa e das tentativas absurdas do Varoufakis de tirar o país do euro.
electrocutar ejejejeje
Não tenho nada contra os carros eléctricos, apenas gostava de saber:
– Quais os custos ambientais da produção das baterias?
– O que acontece às baterias no final de vida?
Provavelmente estamos a “empurrar” o problema com a barriga, em vez de investir em alternativas mais ecológicas, como por exemplo uma melhor rede de transportes.
Sim inicialmente os carros electricos tem um maior custo ambiental em relação aos carros tradicionais. Principalmente por causa da produção das baterias. Mas depois de +/- 5 anos de uso, esse carro eléctrico tera um custo ambiental a par dos carros tradicionais. Apos esse tempo os elétricos são melhores para o ambiente sem duvida.
As baterias sao 100% reciclaveis. Mas antes de serem recicladas, as baterias poderão ser reutilizadas para outros fins. Podem ja nao ter carga suficiente para movimentar um veiculo mas servem perfeitamente para iluminar as estradas por exemplo. Durante o dia carregam-se via energia solar e ‘a noite iluminam. Existem exemplos disso no Japão.
Na minha opinião, no futuro, deixarao de existir carros particulares e todos iremos utilizar carros tipo Uber mas sem condutor.