SpaceX pronta para lançar a primeira missão de sempre totalmente civil
Se até agora apenas astronautas (e empresários) tinham ido ao espaço, a SpaceX está prestes a lançar a sua missão totalmente civil para a órbita da Terra. Nesta participará um piloto, um médico, uma artista e professora, e um homem que ganhou o seu lugar através de uma doação.
Se o estado do tempo colaborar, a missão da SpaceX acontece hoje, a partir da Florida.
A SpaceX está pronta para abrir o espaço às pessoas e a primeira viagem totalmente civil está prevista para hoje. Se tudo se desenrolar como planeado, a missão partirá da Florida rumo à órbita da Terra.
O piloto do avião da SpaceX, Jared Isaacman, está a aproveitar a viagem para angariar 200 milhões de dólares para o St Jude Children's Research Hospital, no Tennessee, sendo que metade do valor foi já adiantado por si.
A tripulação de quatro civis a viajar com a SpaceX inclui Jared Isaacman, o piloto; Hayley Arceneaux, uma mulher a quem foi diagnosticado cancro ósseo em criança, recebeu tratamento no St Jude e, agora, trabalha lá como assistente médica de pacientes com leucemia e linfoma; Chris Sembroski, a quem foi oferecido o lugar depois de um amigo fazer uma doação ao hospital; e Sian Proctor, uma artista e professora universitária, que é também cliente da empresa Shift4 de Isaacman.
A janela de lançamento abre por volta das 20h locais e é a última estreia prevista para as empresas privadas de voos espaciais, depois das viagens da Virgin Galactic e da Blue Origin. Embora, a US Space Force preveja uma hipótese de 70% de condições favoráveis para o lançamento acontecer hoje, se surgirem problemas, a viagem será adiada para amanhã.
SpaceX promove uma missão diferente das outras
O piloto da SpaceX, que é também um conceituado bilionário, estabeleceu um recorde de velocidade, em 2009, a voar pelo mundo enquanto angariava dinheiro para a Make-A-Wish.
Quero verdadeiramente que vivamos num mundo daqui a 50 ou 100 anos, onde as pessoas saltem nos seus foguetes como os Jetsons e onde haja famílias a saltar na lua com o seu filho num fato espacial […] Também penso que se vamos viver nesse mundo, é melhor vencermos o cancro infantil pelo caminho.
Disse Isaacman.
Este artigo tem mais de um ano
Poluição ? Não há problema. Os tipos lá em baixo vão pagando as emissões…
só para avisar que um foguetão não pului praticamente nada a grande maioria é vapor de agua
https://www.youtube.com/watch?v=C4VHfmiwuv4
Tens aqui um videozito para aprenderes se quiseres
E muito interessante. Obrigado pela partilha.
Americanos a falar sobre…americanos … Diz-me lá uma coisa se souberes : regulamentação sobre emissões poluentes relativamente à “exploração espacial”, tens contigo ?
sim, tenho aqui no bolso, mesmo preparado para mostrar a pessoas como tu
Vê lá se no teu bolso tens um bocadinho de educação. Talvez encontres algum resto.
Há cada gajo
então o Edgar responde-te á letra e vais logo para a falta de educação???
uma correcção um americano comum a falar de ciência se viste o video ele não diz que não poluem e pronto acabou explica detalhadamente porque e como é que não poluem e quais são os combustiveis e resultastes da combustão podes sempre ir verificar isto na internet claro ah mas espera a google também é a americana esquece lá isso.
E já agr vou-te dar aqui uma informação de ultima hora os foguetões não existem só na america ele até fala de foguetões que nem sequer sao americanos
Isso é para foguetões como o Ariane 5 que usa hidrogénio como combustível. O Falcon 9 usa RP-1 que é combustível de avião refinado. Assim a ideia que só sai água é errada, depende do combustível usado.
Os da SpaceX usam kerosene, ou seja, no final irás ter muito mais CO2 que vapor de água.
Realmente “Há cada gajo” que fazia melhor figura em estar “calado” em vez de mandar postas de pescada para o ar sem perceber nada do assunto! É o mal hoje em dia….
Um foguetão, mesmo sendo alimentado com RP-1, polui muito menos do que um avião ou outros meios de transporte, porque a combustão é mais eficiente, logo existem menos subprodutos dessa mesma combustão. E faz mesmo parte da tecnologia ser eficiente, para permitir levar cargas a um preço impossível de alguém pagar.
Fazeres 20km no teu super carro poupadinho, deita 7 vezes mais monóxido de carbono do que uma missão espacial.
A não ser que tenhas pago 94000 euros por um Tesla e aí são 3 vezes menos do que uma viagem de 230km.
A viagem do Jeff Bezos emitiu 300 Toneladas de CO2 por passageiro em 15 minutos de viagem ao “espaço”, um avião de Portugal à Austrália emite 1 tonelada de CO2 por passageiro.
Não entendo como é que um foguetão com milhares de litros de combustível, não é poluente…
Podem confirmar aqui: https://www.rtp.pt/play/p8977/e560167/ambientalista-imperfeita
Podiam copiar melhor os artigos. O lançamento é dia 15!!!
E o Jared não será o piloto da missão mas sim a Sian.