Guerra com EUA faz China investir milhões em empresa chinesa de chips
Os conflitos entre os Estados Unidos da América e a China vão muito mais além dos mais recentes relacionados com a pandemia da COVID-19. Esta amarga relação acentuou-se depois que o país de Donald Trump apertou o certo à Huawei e impôs várias restrições comerciais à empresa chinesa.
Mas o vento parece estar a mudar e o setor tecnológico chinês está a investir sobretudo nos produtos nacionais. Esta decisão vai permitir que o país asiático dependa cada vez menos dos EUA.
China investe mais de 2,2 mil milhões de dólares em empresa local de chips
De acordo com as últimas informações, os fundos apoiados pelo Estado chinês injetaram 2,25 mil milhões de dólares, pouco mais do que 2 mil milhões de euros, numa fábrica local de chips.
A fábrica designada de Semicondutor Manufacturing International Corp. (SMIC), pertence ao Estado e é a maior empresa da China de semicondutorese. A SMIC tem fábricas na China continental e escritórios nos EUA, Itália, Japão e Taiwan.
O objetivo da China com este investimento é apoiar o fabrico de chips com tecnologia avançada, uma vez que o governo americano parece não ceder nas restrições ao país asiático. Para além disso, a China pretende também aumentar a capacidade de produção mensal em 5 vezes.
De acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira pela SMIC, o capital social da fábrica aumentou de 3,5 mil milhões de dólares (~3,2 mil milhões de euros) para 6,5 mil milhões e dólares (~6 mil milhões de euros), depois do investimento do governo chinês.
Atualmente a fábrica tem capacidade para produzir mensalmente 6.000 wafers de 14 nanómetros, mas pretende aumentar essa capacidade para 35.000/mês.
Esta é assim uma resposta da China aos EUA, sendo também mais um passo para diminuir a dependência que a nação asiática tem do país de Donald Trump. Relembramos que, entre outros conflitos, os EUA pretendem manter as restrições à Huawei até 2021, alegando "riscos para a segurança nacional".
Outro sinal de que esta guerra ainda está para durar, é que o Estado chinês deverá incluir empresas americanas, como a Apple, na lista de marcas não confiáveis.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“Alegando riscos?” é brincadeira? Os caras (PCC) roubam tudo e vcs ainda usam a palavra alegar?
Não sei mas, penso que os states estão a arranjar maneira de ter concorrentes se não à altura mais fortes ainda. Quem tudo quer tudo perde!!!
A questão é que neste momento a china é tecnologicamente mais evoluída que os EUA. Enquanto os EUA passaram anos a investir em guerras, a China passou esses anos a investir nela própria e evoluir.
quer dizer a roubar e a copiar?!
Eles inventaram o que, precisamente?!
Ha tu referes-te a grande invenção deles, o vírus chinês não sei se se pode considerar uma invenção!
Não abras os olhos que não é preciso, quando o teu querido invasor de países só porque não se vergam à sua vontade estiver de joelhos e isolado porque só tem armas para vender ao mundo e já ultrapassadas, e a maioria dos países já negociar só com a China vais acordar para um pesadelo.
E a China que está fazer inimigos com quase todo mundo. Quer controlar o mar sul da China, tá em conflito com Japão, Taiwan, Indonésia, Malásia, Filipinas, Vietname. Tá em conflito com Índia , por fronteiras. Fez ameaças e agora boicote a Austrália, por este país ter dito que queria uma investigação a origem do vírus. Ameaçou vender medicamentos , produtos hospitalares a Nova Zelândia, Holanda, Canadá, Suécia, e alguns estados dos EUA. A China é uma ditadura comunista que está fazer uma guerra econômica silenciosa. Sabes que na China o Facebook YouTube, WhatsApp, Instagram Twitter, Netflix, etc, ESTÃO TODOS PROIBIDOS? Que se fizeres uma critica ao partido comunista Chinês , presidente Xi Jinping vais preso ou desapareces para sempre!! Aqui na Europa, EUA, podes gozar, críticar o Trump, A. Costa porque tens LIBERDADE e vives numa DEMOCRACIA. Pesquisa pois se tivesses na China nem podias dar a tua opinião
Fly Tap para a China e fica lá!
Se aquilo é tão fixe nao deveras ter problem em ficar lá!
adeuusss!
Essa forma de pensar à americana, dizer mal deles e ignorar o que se passa lá foi precisamente o que os levou ao ponto de evolução onde estão hoje. Queres exemplo, Shenzhen!Há 40 anos era um deserto agrícola de 300k habitantes, hoje é uma metrópole de 11 milhoes e provavelmente a cidade mais high tech do mundo.
Mas não te fies no que eu digo, lê o livro “AI Superpowers: China, Silicon Valley, and the New World Order”, do Kai-Fu Lee . Caso duvides das credenciais do autor, foi o nº1 da Google China e explica tudo sobre como eles só aguentaram lá 9 anos, precisamente por causa dessa mentalidade atrasada que partilhas
Agredece aos americanos a vida que tens hoje!
Se desprezas o nível de vida e liberdade tens, Fly Tap para a China e fica la!
Não estou a pensar a americana e a realidade. Sei que a China é uma potência tecnológica ( já lidera com 7 marcas em 10 mercado de telemóvel, etc. Mas a China ainda não está ao nível dos EUA, . Apesar da China ter 1,4 biliões de pessoas, apenas 600 milhões são classe média. E a classe média Chinesa ainda é bem menos rica que a classe média americana. A China tem centenas de milhões que vivem no campo. Tem um salário 50% mais baixo que uma pessoa da cidade. Com a guerra comercial e o Coronavirus. A China tá com 80 a 100 milhões de desempregados. Lá quase ninguém recebe subsídio de desemprego. Só este ano , uns 9 milhões de estudantes vão entrar no mercado de trabalho. O partido comunista Chinês, usa propaganda para fazer parecer que o país está bem. Mas a China corre o risco de nunca tornar um país rico, como aconteceu com o Japão, Coreia do Sul, Singapura. Esse é o medo do partido comunista chinês. Por isso querem que o país, cresça o mais alto possível para até 2049 tornar a maior potência mundial. Só que pela primeira vez desde os anos 70, o país não cresceu. Milhões de pessoas perderam empregos, salários baixaram. Existe o perigo de revoltas populares.
Mais uma fabrica chinesa com o controlo absoluto da ditadura comunista!
não são todas?
Preferes um ricaco Ocidental vigarista.
Eu sem dúvida prefiro. Do mal, o menos.
Venha o diabo e escolha. Quanto ao PCC de comunista tem a palavra
Anda aqui gente preocupada com os chineses a ler os sms onde perguntam se o almoço são carapaus fritos ou jardineira, a segurança nacional está em alto risco
Segurança Nacional em Portugal ? O que é isso ?
Todos os que querem vir para a Europa, entram por Portugal por ser mais facil a entrada e a legalização. É só falar com eles, estão cá de passagem.
Estamos preocupados com a segurança ? Qual segurança ?
Isso acontece porque nós próprios, o comum dos mortais tuga, despreza em absoluto a nossa segurança, soberania, defesa nacional.
Ainda hoje criticamos a compra dos submarinos, sem terem a menor noção do que significa para a nossa soberania, depois vimos ao mesmo tempo exigir segurança!!!!! Está certo.
Vejam lá para as potências de países como Marrocos e Argélia e puxem pela cabeça como é que países pelintras têem uma defesa e segurança muito superior à nossa!!!!!
https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Moroccan_Navy
https://en.wikipedia.org/wiki/Algerian_National_Navy
Puxem lá pela cabeça, para que é que esses países, que estão a menos de 1000km de nós têem essa marinha de luxo e nós latas velhas com 30 a 50 anos, excepto os submarinos. Será para controlar os pescadores ilegais por lá!?!?
E já agora, porque é que nem os americanos se metem com a Coreia do Norte!?
https://en.wikipedia.org/wiki/Korean_People%27s_Army
A crítica à compra dos submarinos, é porque foi um negócio fraudulento e danoso para Portugal. Submarinos datados, caros e com um acordo que não foi cumprido.
https ://www.esquerda.net/artigo/alem%C3%A3es-dos-submarinos-deixam-buraco-de-700-milh%C3%B5es-e-querem-estaleiros-de-viana/24349
Além disso, quem não tem dinheiro para a gasolina não compra Ferraris.
Peres? Diga-me lá um submarino que seja barato? Os nossos custaram 800 milhões € pelos 2, sabe quanto custa cada um dos mais de 90 submarinos nucleares americano? Meu caro, qualquer navio de guerra actual custa desarmado entre 500 a 1 000 milhões de euros, no mínimo e o limite são os porta-aviões americanos que custam mais de 10 mil milhões cada, fora o armamento que pode custar outro tanto!
É mentira que os nossos submarinos sejam datados, posso dizer-lhe que mesmo hoje não ficam atrás dos melhores que se fazem na Europa. Não confunda a sigla U-209PN com o submarino real que é um U-214 (só usa a designação “velha” U-209PN, por causa do concurso público que inicialmente tinha de facto a concurso os velhos U-209, mas os alemães apresentaram o novíssimo U-214 ao preço do 209!!!!! E fez muito bem a Marinha aceitar o negócio).
Nem vale a pena ir ver os disparates que o esquerda.net diz
Pergunto-lhe, que países conhece, de esquerda ou direita, que não apostem na sua defesa?
Já agora que fala de pobreza, veja lá bem o exército dos Gregos que esses sim parecem ricos à nossa beira:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Hellenic_Navy_ships
(só submarinos, os Gregos têem 11)
Força aérea dão-nos outra goleada, só têem mais de 200 aviões de combate contra 28 nossos!!!!!
https://en.wikipedia.org/wiki/Hellenic_Air_Force
E exército idem:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_equipment_of_the_Hellenic_Army
(só carros de combate tem 30 vezes mais que Portugal…… e como vê eles não são ricos)
Ah, a diferença entre os países capitalistas de mercado livre, a China comunista precisa subsidiar um negócio. Empresas gigantescas começaram do nada nos EUA e na Europa, assim como Microsoft, Google, Qualcomm, Oracle, Amazon, GM, Ford, Intel, Boeing, Alcatel, etc.
É por isso que o grande Donald Trump respondeu às falsas notícias democratas / socialista / repórter de esquerda chinês-americano; por que você não faz a mesma pergunta à China … porque amanhã você desaparecerá.
A Tesla é subsidiada pelo governo americano, a Cisco(tanto que é subsidiada como deixa umas backdoors para o tio Sam ir matar a curiosidade), a Google foi subsidiada pelo governo americano, entre outras…
“Empresas gigantescas começaram do nada nos EUA e na Europa, assim como Microsoft, Google, Qualcomm, Oracle, Amazon, GM, Ford, Intel, Boeing, Alcatel, etc.”
O governo americano teve de injetar dinheiro no grupo GM para aquilo não falir…
É tempo de o ocidente começar a produzir hardware e não importar tudo da China. Se é mais barato lá, façam fabricas totalmente mecanizadas a trabalhar 24 h/dia.
Nesse aspecto o idiota do Trump tem acertado, não podemos importar tudo da China como até agora e esperar que eles sejam donos disto tudo.
Se os Americanos , pagassem a divida que tem para com a China , iriam para a Bancarrota o que não vai levar muito tempo , o Xerife Trampas , volta ao seu estado natural de Cowboy
Estas a confundir . A China tem títulos do tesouro americano, que os EUA pagam em juros, todos anos. A China possui 1 trilliao ,mas é o 2 país O Japão é o país que tem mais títulos de tesouro americano. E só tem 125 milhões de habitantes , enquanto a China tem 1.4 biliões de habitantes. E a China precisa mais do EUA, pois a China é o país que mais exporta no mundo, e o EUA, o maior mercado para produtos chineses. Por isso que os EUA podem bloquear que Huawei venda nos EUA , ou aumente tarifas para produtos chineses. Isso fez com que a China , tremesse , daí terem feito um acordo comercial. Pois se a China não vende, as empresas tem de fechar fábricas, despedir funcionários. E com o Coronavirus a China tem entre 80 a 100 milhões de desempregados. E só este ano, perto de 9 milhões de estudantes universitários vão entrar no mercado de trabalho. Apesar da China ter 1,4 biliões de pessoas, só 600 milhões são classe média ( mesmo assim não são tão ricos como a classe média americana). Gostes ou não Os EUA ainda são a maior e mais rica potencia mundial. E não sou fanático , pelos EUA, apenas a dizer a realidade
Seria bom que as pessoas caíssem na realidade e a realidade é a seguinte, a China rural, analfabeta, tecnologicamente da idade da pedra, completamente impotente e submissa a potências estrangeiras, isso já lá vai o tempo.
As coisas agora são muito diferentes, eles aprenderam com os erros e sabem o que fazer para não voltar ao passado,
Aprenderam e absorveram o que de mais evoluído existe em termos de tecnologia.
Mandam milhares de estudantes para universidades americanas todos os anos para depois retornarem à China quando formados…
Andam a comprar África aos bocados, estão a subjugar grandes países desse continente através de empréstimos. Ficam com eles na mão devido ás dívidas…
Lentamente estão a aumentar a influência global em variadas regiões do globo.
O desenvolvimento na China tem sido assombroso.
Nos anos 2000 era só carros velhos na rua, maior parte dos edifícios eram do estilo soviético, feios, desconfortáveis.
Hoje as cidades estão repletas de arranha céus lindíssimos, os velhos bairros de antigamente desapareceram para dar lugar a modernas estruturas.
Hoje, vão lá, vi mais Porsche Cayman em 15 dias em Shanghai que durante a minha vida toda antes pelas europas…
Ia a andar na rua e dei de caras com Mclaren f1, bentleys, Dodge, coisas antes impensáveis de encontrar porque nunca os vi antes em lado nenhum…
Eles estão cada vez mais fortes, essa é que é essa.
Há muita pobreza, pois claro que há, mas isso é de estranhar num país com tanta gente?
População portuguesa cabe dentro de Shangai e pobres é o que aqui não faltam, cada vez há mais…
É difícil agora contrabalançar estas forças, porque está tudo interligado numa economia global.
Mas algo tem que ser feito ou qualquer dia vamos todos falar mandarim.
A minha mulher e filhas já o falam, só falto eu…
O Japão tem 1.27 trilioes de dólares em título de tesouro americano, A China tem 1.09 trilioes
Biliões. Só no continente americano e pouco mais, é que utilizam uma escala diferente. 1 trilião para um americano ou brasileiro é igual a 1 bilião para um europeu.
Já foi um tema amplamente debatido por aqui.