PplWare Mobile

Guerra com EUA faz China investir milhões em empresa chinesa de chips


Autor: Marisa Pinto


  1. Joselito says:

    “Alegando riscos?” é brincadeira? Os caras (PCC) roubam tudo e vcs ainda usam a palavra alegar?

  2. não importa o quê says:

    Não sei mas, penso que os states estão a arranjar maneira de ter concorrentes se não à altura mais fortes ainda. Quem tudo quer tudo perde!!!

    • Barta says:

      A questão é que neste momento a china é tecnologicamente mais evoluída que os EUA. Enquanto os EUA passaram anos a investir em guerras, a China passou esses anos a investir nela própria e evoluir.

      • jorgeg says:

        quer dizer a roubar e a copiar?!
        Eles inventaram o que, precisamente?!
        Ha tu referes-te a grande invenção deles, o vírus chinês não sei se se pode considerar uma invenção!

        • Costa says:

          Não abras os olhos que não é preciso, quando o teu querido invasor de países só porque não se vergam à sua vontade estiver de joelhos e isolado porque só tem armas para vender ao mundo e já ultrapassadas, e a maioria dos países já negociar só com a China vais acordar para um pesadelo.

          • Jorge Tomaz says:

            E a China que está fazer inimigos com quase todo mundo. Quer controlar o mar sul da China, tá em conflito com Japão, Taiwan, Indonésia, Malásia, Filipinas, Vietname. Tá em conflito com Índia , por fronteiras. Fez ameaças e agora boicote a Austrália, por este país ter dito que queria uma investigação a origem do vírus. Ameaçou vender medicamentos , produtos hospitalares a Nova Zelândia, Holanda, Canadá, Suécia, e alguns estados dos EUA. A China é uma ditadura comunista que está fazer uma guerra econômica silenciosa. Sabes que na China o Facebook YouTube, WhatsApp, Instagram Twitter, Netflix, etc, ESTÃO TODOS PROIBIDOS? Que se fizeres uma critica ao partido comunista Chinês , presidente Xi Jinping vais preso ou desapareces para sempre!! Aqui na Europa, EUA, podes gozar, críticar o Trump, A. Costa porque tens LIBERDADE e vives numa DEMOCRACIA. Pesquisa pois se tivesses na China nem podias dar a tua opinião

          • jorgeg says:

            Fly Tap para a China e fica lá!
            Se aquilo é tão fixe nao deveras ter problem em ficar lá!

            adeuusss!

        • Tiago S. says:

          Essa forma de pensar à americana, dizer mal deles e ignorar o que se passa lá foi precisamente o que os levou ao ponto de evolução onde estão hoje. Queres exemplo, Shenzhen!Há 40 anos era um deserto agrícola de 300k habitantes, hoje é uma metrópole de 11 milhoes e provavelmente a cidade mais high tech do mundo.

          Mas não te fies no que eu digo, lê o livro “AI Superpowers: China, Silicon Valley, and the New World Order”, do Kai-Fu Lee . Caso duvides das credenciais do autor, foi o nº1 da Google China e explica tudo sobre como eles só aguentaram lá 9 anos, precisamente por causa dessa mentalidade atrasada que partilhas

          • jorgeg says:

            Agredece aos americanos a vida que tens hoje!
            Se desprezas o nível de vida e liberdade tens, Fly Tap para a China e fica la!

          • Jorge Tomaz says:

            Não estou a pensar a americana e a realidade. Sei que a China é uma potência tecnológica ( já lidera com 7 marcas em 10 mercado de telemóvel, etc. Mas a China ainda não está ao nível dos EUA, . Apesar da China ter 1,4 biliões de pessoas, apenas 600 milhões são classe média. E a classe média Chinesa ainda é bem menos rica que a classe média americana. A China tem centenas de milhões que vivem no campo. Tem um salário 50% mais baixo que uma pessoa da cidade. Com a guerra comercial e o Coronavirus. A China tá com 80 a 100 milhões de desempregados. Lá quase ninguém recebe subsídio de desemprego. Só este ano , uns 9 milhões de estudantes vão entrar no mercado de trabalho. O partido comunista Chinês, usa propaganda para fazer parecer que o país está bem. Mas a China corre o risco de nunca tornar um país rico, como aconteceu com o Japão, Coreia do Sul, Singapura. Esse é o medo do partido comunista chinês. Por isso querem que o país, cresça o mais alto possível para até 2049 tornar a maior potência mundial. Só que pela primeira vez desde os anos 70, o país não cresceu. Milhões de pessoas perderam empregos, salários baixaram. Existe o perigo de revoltas populares.

  3. Dalex says:

    Mais uma fabrica chinesa com o controlo absoluto da ditadura comunista!

  4. Pisca says:

    Anda aqui gente preocupada com os chineses a ler os sms onde perguntam se o almoço são carapaus fritos ou jardineira, a segurança nacional está em alto risco

    • José says:

      Segurança Nacional em Portugal ? O que é isso ?
      Todos os que querem vir para a Europa, entram por Portugal por ser mais facil a entrada e a legalização. É só falar com eles, estão cá de passagem.
      Estamos preocupados com a segurança ? Qual segurança ?

      • Rui says:

        Isso acontece porque nós próprios, o comum dos mortais tuga, despreza em absoluto a nossa segurança, soberania, defesa nacional.
        Ainda hoje criticamos a compra dos submarinos, sem terem a menor noção do que significa para a nossa soberania, depois vimos ao mesmo tempo exigir segurança!!!!! Está certo.

        Vejam lá para as potências de países como Marrocos e Argélia e puxem pela cabeça como é que países pelintras têem uma defesa e segurança muito superior à nossa!!!!!

        https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Moroccan_Navy
        https://en.wikipedia.org/wiki/Algerian_National_Navy

        Puxem lá pela cabeça, para que é que esses países, que estão a menos de 1000km de nós têem essa marinha de luxo e nós latas velhas com 30 a 50 anos, excepto os submarinos. Será para controlar os pescadores ilegais por lá!?!?

        E já agora, porque é que nem os americanos se metem com a Coreia do Norte!?
        https://en.wikipedia.org/wiki/Korean_People%27s_Army

        • Peres says:

          A crítica à compra dos submarinos, é porque foi um negócio fraudulento e danoso para Portugal. Submarinos datados, caros e com um acordo que não foi cumprido.

          https ://www.esquerda.net/artigo/alem%C3%A3es-dos-submarinos-deixam-buraco-de-700-milh%C3%B5es-e-querem-estaleiros-de-viana/24349

          Além disso, quem não tem dinheiro para a gasolina não compra Ferraris.

          • Rui says:

            Peres? Diga-me lá um submarino que seja barato? Os nossos custaram 800 milhões € pelos 2, sabe quanto custa cada um dos mais de 90 submarinos nucleares americano? Meu caro, qualquer navio de guerra actual custa desarmado entre 500 a 1 000 milhões de euros, no mínimo e o limite são os porta-aviões americanos que custam mais de 10 mil milhões cada, fora o armamento que pode custar outro tanto!

            É mentira que os nossos submarinos sejam datados, posso dizer-lhe que mesmo hoje não ficam atrás dos melhores que se fazem na Europa. Não confunda a sigla U-209PN com o submarino real que é um U-214 (só usa a designação “velha” U-209PN, por causa do concurso público que inicialmente tinha de facto a concurso os velhos U-209, mas os alemães apresentaram o novíssimo U-214 ao preço do 209!!!!! E fez muito bem a Marinha aceitar o negócio).

            Nem vale a pena ir ver os disparates que o esquerda.net diz

            Pergunto-lhe, que países conhece, de esquerda ou direita, que não apostem na sua defesa?

            Já agora que fala de pobreza, veja lá bem o exército dos Gregos que esses sim parecem ricos à nossa beira:
            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Hellenic_Navy_ships
            (só submarinos, os Gregos têem 11)

            Força aérea dão-nos outra goleada, só têem mais de 200 aviões de combate contra 28 nossos!!!!!
            https://en.wikipedia.org/wiki/Hellenic_Air_Force

            E exército idem:
            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_equipment_of_the_Hellenic_Army
            (só carros de combate tem 30 vezes mais que Portugal…… e como vê eles não são ricos)

  5. George M. says:

    Ah, a diferença entre os países capitalistas de mercado livre, a China comunista precisa subsidiar um negócio. Empresas gigantescas começaram do nada nos EUA e na Europa, assim como Microsoft, Google, Qualcomm, Oracle, Amazon, GM, Ford, Intel, Boeing, Alcatel, etc.

    É por isso que o grande Donald Trump respondeu às falsas notícias democratas / socialista / repórter de esquerda chinês-americano; por que você não faz a mesma pergunta à China … porque amanhã você desaparecerá.

    • O pirata says:

      A Tesla é subsidiada pelo governo americano, a Cisco(tanto que é subsidiada como deixa umas backdoors para o tio Sam ir matar a curiosidade), a Google foi subsidiada pelo governo americano, entre outras…

      “Empresas gigantescas começaram do nada nos EUA e na Europa, assim como Microsoft, Google, Qualcomm, Oracle, Amazon, GM, Ford, Intel, Boeing, Alcatel, etc.”

      O governo americano teve de injetar dinheiro no grupo GM para aquilo não falir…

  6. Opinionmaker says:

    É tempo de o ocidente começar a produzir hardware e não importar tudo da China. Se é mais barato lá, façam fabricas totalmente mecanizadas a trabalhar 24 h/dia.
    Nesse aspecto o idiota do Trump tem acertado, não podemos importar tudo da China como até agora e esperar que eles sejam donos disto tudo.

  7. José Afonso says:

    Se os Americanos , pagassem a divida que tem para com a China , iriam para a Bancarrota o que não vai levar muito tempo , o Xerife Trampas , volta ao seu estado natural de Cowboy

    • Jorge Tomaz says:

      Estas a confundir . A China tem títulos do tesouro americano, que os EUA pagam em juros, todos anos. A China possui 1 trilliao ,mas é o 2 país O Japão é o país que tem mais títulos de tesouro americano. E só tem 125 milhões de habitantes , enquanto a China tem 1.4 biliões de habitantes. E a China precisa mais do EUA, pois a China é o país que mais exporta no mundo, e o EUA, o maior mercado para produtos chineses. Por isso que os EUA podem bloquear que Huawei venda nos EUA , ou aumente tarifas para produtos chineses. Isso fez com que a China , tremesse , daí terem feito um acordo comercial. Pois se a China não vende, as empresas tem de fechar fábricas, despedir funcionários. E com o Coronavirus a China tem entre 80 a 100 milhões de desempregados. E só este ano, perto de 9 milhões de estudantes universitários vão entrar no mercado de trabalho. Apesar da China ter 1,4 biliões de pessoas, só 600 milhões são classe média ( mesmo assim não são tão ricos como a classe média americana). Gostes ou não Os EUA ainda são a maior e mais rica potencia mundial. E não sou fanático , pelos EUA, apenas a dizer a realidade

      • Euéquesei says:

        Seria bom que as pessoas caíssem na realidade e a realidade é a seguinte, a China rural, analfabeta, tecnologicamente da idade da pedra, completamente impotente e submissa a potências estrangeiras, isso já lá vai o tempo.
        As coisas agora são muito diferentes, eles aprenderam com os erros e sabem o que fazer para não voltar ao passado,
        Aprenderam e absorveram o que de mais evoluído existe em termos de tecnologia.
        Mandam milhares de estudantes para universidades americanas todos os anos para depois retornarem à China quando formados…
        Andam a comprar África aos bocados, estão a subjugar grandes países desse continente através de empréstimos. Ficam com eles na mão devido ás dívidas…
        Lentamente estão a aumentar a influência global em variadas regiões do globo.
        O desenvolvimento na China tem sido assombroso.
        Nos anos 2000 era só carros velhos na rua, maior parte dos edifícios eram do estilo soviético, feios, desconfortáveis.
        Hoje as cidades estão repletas de arranha céus lindíssimos, os velhos bairros de antigamente desapareceram para dar lugar a modernas estruturas.
        Hoje, vão lá, vi mais Porsche Cayman em 15 dias em Shanghai que durante a minha vida toda antes pelas europas…
        Ia a andar na rua e dei de caras com Mclaren f1, bentleys, Dodge, coisas antes impensáveis de encontrar porque nunca os vi antes em lado nenhum…
        Eles estão cada vez mais fortes, essa é que é essa.
        Há muita pobreza, pois claro que há, mas isso é de estranhar num país com tanta gente?
        População portuguesa cabe dentro de Shangai e pobres é o que aqui não faltam, cada vez há mais…
        É difícil agora contrabalançar estas forças, porque está tudo interligado numa economia global.
        Mas algo tem que ser feito ou qualquer dia vamos todos falar mandarim.
        A minha mulher e filhas já o falam, só falto eu…

  8. Jorge Tomaz says:

    O Japão tem 1.27 trilioes de dólares em título de tesouro americano, A China tem 1.09 trilioes

    • Rui says:

      Biliões. Só no continente americano e pouco mais, é que utilizam uma escala diferente. 1 trilião para um americano ou brasileiro é igual a 1 bilião para um europeu.
      Já foi um tema amplamente debatido por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.