PplWare Mobile

Apple poderá entrar na lista de entidades não confiáveis da China muito em breve


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Gilberto Silva says:

    O princípio do fim! De facto, não entendo o porque de Trump tomar estas medidas tão drásticas para com a Huawei! Até então a Huawei nunca tinha sido um risco mesmo com o 4G, agora só porque estão dez anos a frente das concorrentes no desenvolvimento do 5G, tornaram se uma ameaça de segurança nacional? A sério? Sou utilizador Huawei com muito gosto e tenho pena de estar a pagar caro por um equipamento que não tem serviços Google, tudo por causa de 3 ou 4 maganos que mandam nisto tudo! É triste de facto e nosso fim está próximo!

  2. SPiKE says:

    Boa tarde,
    Antes criticou-se a Nike porque faziam sapatilhas com mão de obra infantil, na Indonésia. Hoje não se critica nenhuma marca pelo mesmo na China? Lentamente a China espalhou-se, para mim é a economia mais poderosa do mundo e a 2ª maior força militar do mundo (ate ilhas artificias criam no meio do mar para criarem bases), começa a assustar isto tudo. Com isto do vírus viu-se a dependência de todos nos com a China. Quem deveria cortar a com a China era a Europa ou colocarem uma taxa alfandegaria a doer e voltarem a trazer empresas para deveriam estar espalhadas e não concentradas num só país. Não vai ser fácil mas naquilo que eu puder deixar de comprar que seja Chinês eu não compro. Ajudem é os nossos… . Eu sei que os EUA vão colher aquilo que semearam, o “alucinado loiro” pelo menos está a tentar trazer as empresas americanas para o país dele (a única coisa correcta que ele fez para mim). Não deveríamos ver um pouco mais a frente?.

  3. Dark Sky says:

    “A Huawei já tinha avisado que o governo chinês não ia ficar parado perante os ataques diretos que estava a receber.”
    A Huawei quanto mais fala – mais dá razão aos EUA que a acusam de ser uma extensão do Governo e do PCC, e por isso não ser confiável para dominar as redes e os equipamentos de rede e o 5G.

    Tirando a Huawei (e a ZTE acusada do mesmo) mais alguma empresa chinesa, como a Xiaomi, foi banida?
    A China vai retaliar sobre as empresas americanas Apple, Qualcomm, Cisco e Boeing? Vamos ver quais são os argumentos, não hão de ser os mesmos.

    Em todo o caso, nada disto tem efeitos imediatos- O que se diz no post, “O governo de Trump alterou as regras do jogo, tornando o fornecimento de semicondutores à Huawei ainda mais difícil” é o anúncio de que fabricantes estrangeiros que produzem semicondutores sob licença dos EUA ficariam impedidos de os vender à Huawei – o que tem sido uma das formas de contornar as sanções. Mas isso tem uma derrogação de 180 dias. As sanções também nunca foram totalmente aplicadas, porque continuaram a ser emitidas licenças temporárias para empresas tecnológicas dos EUA continuarem a negociar com a Huawei.

    O que tem graça são os posts: “Huawei vs. EUA” – David contra Golias – que passam para China vs. EUA. Eu cá sou suíço, mas percebo por que é que os EUA se querem proteger da ameaça chinesa que representa a Huawei/redes. E se a questão é dos smartphones fabricados na China , recomendo os da Apple e da Xiaomi, sem ter nada contra os Huawei.

    • David Guerreiro says:

      Aqui o problema não é ser fabricado na China, mas sim de empresas chinesas. Num regime como é o chinês, não existe uma separação entre a esfera privada e o Estado. Existem leis que obrigam toda e qualquer empresa a colaborar com o Estado naquilo que for solicitado. No caso da Huawei, existe uma forte ligação aos militares, e gente do governo no conselho executivo. E também empresas privadas a operar no mercado chinês têm de obedecer a certas regras, daí o famoso caso do Nokia que enviava informações para Pequim, porque era um modelo vendido no território chinês e como tal tinha que se submeter ao escrutínio do governo chinês. Os equipamentos da HMD para o mercado internacional não têm esse “problema”. A Xiaomi não está ao mesmo nível da Huawei, porque apenas produz produtos para o consumidor final, enquanto a Huawei fornece imenso equipamento de telecomunicações usado por operadoras de todo o mundo, desde ligações ADSL, fibra, 3G/4G/5G…

    • Nitroglicerine says:

      Parece-me obvio que a Huawei é o braco direto do Governo Chinês. Ou têm duvidas?!

  4. Santos paulo says:

    No final de tudo os mais prejudicados somos nós. Os usuários das empresas em causa.

  5. Euéquesei says:

    A China não precisa de argumentos por aí além para deixar de comprar Boeing e Apple e etc.
    Faz o mesmo que o Trump… Ameaça à segurança nacional e ponto final.
    Em relação à xiaomi, no dia em que a xiaomi for tão desenvolvida como a Huawei, passa a ser tb uma ameaça.
    Eles sabem disso e já se estão a agrupar para juntos resistirem melhor e criarem novos ecossistemas… Huawei, Oppo, Xiaomi e Vivo vão juntar se para dar a volta.
    Não sei quem sairá vencedor disto, mas pode acontecer que o Trump tenha dado um tiro no pé só para proteger a Apple.

    Já tive Xiaomi, Apple durante uns 15 dias porque não me habituei ao ios, e depois Huawei.
    Em termos de qualidade não ficam atrás da Apple em nada, muito pelo contrário, a preços muito mais atractivos.
    É lixado para a Apple ter que enfrentar concorrentes que fazem igual ou melhor por menos dinheiro, mas é a vida.
    Deixando de usar este Huawei que já vai com 4 anos, virá outro Huawei.

    • Dark Sky says:

      Tuéquesabes …
      Mas isto não é uma guerra de smartphones – é uma guerra pelo domínio de redes comunicação e de equipamentos para essas redes, incluindo o 5G.
      Quem te disse que era o Trump a proteger o iPhone enganou-te 😉
      Queres uma prova? Das empresas chinesas que enumeraste, ou outras, qual é que tem problemas com os EUA?
      “Ah, mas obrigaram a tirar os serviços Google e Google Play dos novos Huawei!!” Isso foi uma tática negocial, atacar onde dói, na carteira. (Por acaso veio também mostrar que o Android inclui uma parte importante de software proprietário, não é tão livre como alguns pensaram).

      • Euéquesei says:

        Se o amigo pensa que estou do lado da China em relação aos EUA e Europa, está redondamente enganado.
        Estou a falar do ponto de vista puramente de negócios.
        Se pensa que a Huawei não é uma ameaça à Apple, deve andar a dormir na formatura.
        Em relação à espionagem, os EUA nesse aspecto em particular não podem atacar ninguém dado os telhados, paredes e chão de vidro que têm.
        Snowden, já ouviu falar?
        Toda a gente espia toda a gente.
        O que varia é o grau com que o podem fazer, porque nem todos os países têm a tecnologia dos EUA e China e UK…
        Leia o meu comentário abaixo a outro post do Jorge Tomaz…

        • Dark Sky says:

          O amigo sofre de smartphoneboyismo. Acha que tudo gira em torno dos smartphones, como nos posts. Se não acha parece:

          “Em relação à xiaomi, no dia em que a xiaomi for tão desenvolvida como a Huawei, passa a ser tb uma ameaça.
          Eles sabem disso e já se estão a agrupar para juntos resistirem melhor e criarem novos ecossistemas… Huawei, Oppo, Xiaomi e Vivo vão juntar se para dar a volta.
          Não sei quem sairá vencedor disto, mas pode acontecer que o Trump tenha dado um tiro no pé só para proteger a Apple. É lixado para a Apple ter que enfrentar concorrentes que fazem igual ou melhor por menos dinheiro, mas é a vida.”

          Na questão de impedir o domínio da Huawei (que os EUA consideram o mesmo que o governo e o PC chinês) nas redes de comunicações e no 5G Trump quer lá saber da Apple.

          • Euéquesei says:

            Dark Sky, a ameaça da Huawei é uma realidade sobre a Apple, a ameaça das redes 5G é outra, mas estas são apenas a face ilustrativa para a opinião pública.
            O problema é outro, muito mais grave, sensível e abrangente.
            A questão de fundo, e essa é que é a verdade, do conflito entre EUA e China, é que a China está a tornar se demasiado forte, economicamente, militarmente e a ter muita influência internacional.
            Historicamente a China sempre foi muito fraca a nível militar e económico, isso foram outros tempos, agora é o oposto.
            Daí os atritos… As ilhas no mar do Sul da China são apenas uma amostra das ambições chinesas.
            A questão do 5G é apenas a face visível do problema.
            A realidade pura e dura resume se a isto, a China está a aproximar se dos EUA e a discutir a liderança mundial e os EUA não querem, lógico.
            Basicamente é este o problema.
            O 5G é somente um pormenor em algo muito mais abrangente.
            Alem disso, os Chineses estão mais à frente nesta área do que os próprios EUA, isso causa tb chatices.

        • Jorge Tomaz says:

          Não afirmei que apoias a China. Apenas tentar informar da realidade que muita gente desconhece! A Apple não teme a Huawei, se fores ver Apple tem a quase a mesma quota de mercado de telemóvel. Hoje a Apple já fatura biliões com os seus serviços ( Apple music, Apple TV, Apple pay , I watch, airpods,etc). A Huawei era/ é mais um perigo para Samsung, e outras marcas android. E a Huawei já era o Num 2 ,. Claro que todos países espiam, tem serviços secretos. O caso Snowden é um caso isolado. É diferente ,1 pessoa ir presa ou desaparecer apenas por criticar o partido comunista chinês, ou o presidente Xi Jinping. Na China existem milhares ou centenas de milhares de críticos do regime que foram presos ou mortos. Não se lembra da Praça Tianamen? Até livreiros que vendiam livros a criticar o regime Chinês , desapareceram, e Hong Kong e uma região autónoma, onde existe liberdade de expressão e imprensa. Além de ser a mais rica região chinesa. Mesmo assim , a população está com medo de continuar num país governado por uma ditadura! Penso que não tens medo de criticar o governo, os EUA, o Trump, ou quem quer que seja. Essa é a diferença para a China. Se aprecias a liberdade, democracia, então deves achar errado que o povo chinês não tenha essa mesma liberdade, por estar governado desde 1949 por 1 ditadura! Ao comprares Huawei indiretamente tás a apoiar o regime comunista chinês. O fundador da Huawei era, membro do exército. Muita coincidência. Sei que a China é a fábrica do mundo, difícil não comprar nada que não seja feito na China, mas já é um pequeno passo, não comprarmos marcas Chinesas.

          • Euéquesei says:

            Jorge Tomaz, aquilo que disse não é novidade para mim.
            Conforme disse antes, sei de coisas que acontecem lá que vc nem imagina.
            Volto a repetir que a China num regime como o nosso iria cair numa guerra civil sem fim.
            Não duvide disso. O que os mantém unidos é o poder central forte.
            Aliás, a China sempre foi governada autoritariamente.
            Houve democracia na China alguma vez?
            Em relação a não comprar nada chinês, olhe, pode começar por desligar a electricidade de sua casa e ficar às escuras porque uma parte do dinheiro que paga para a EDP vai para controlo chinês.
            É tudo feito lá, ou quase.
            A culpa é do ocidente que decidiu mandar as fábricas para eles.
            Os Chineses aprenderam o know how e agora estamos todos em problemas.
            E antes que diga que sou apoiante por simpatia política, digo lhe já que voto num comentador de futebol benfiquista muito conhecido aqui no burgo.
            Eu apenas falo da realidade como ela é.
            O que deveria ser isso é outra coisa.
            O facto é, o culpado disto são os ocidentais, é a realidade.
            Se não fossem investir e mandar tudo para a China ainda hoje seriam como nos anos 70.
            Pusemo nos a jeito agora olhe é ver no que vai dar.
            A China não deixa nenhum capital estrangeiro comprar empresas chinesas, mas eles vêm para cá comprar tudo.
            Já perguntou a algum político porque não reagem da mesma forma?
            Era um bom começo…
            A culpa é toda nossa, não dos outros.

          • O pirata says:

            Parei de ler quandoo autor escreveu “A Huawei era/ é mais um perigo para Samsung, e outras marcas android”

            Alguem não faz ideia do que é a Samsung e pensa que a Samsung só vende smartphones…

          • Vítor M. says:

            Se calhar era bom leres sempre tudo até ao fim, se não ficas com a informação pela metade. A Samsung não faz so smartphones, nem o autor diz isso, o que o autor sabe é que apesar da Samsung ser muito grande, a Huawei é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. Agora pensa.

    • Jorge Tomaz says:

      Euéquesei, cálculo que não sabes que o YouTube, Facebook, Instagram Twitter, Netflix,etc. ESTÃO TODOS PROIBIDOS NA CHINA!! Isso para ti nao parece grave? Porque o Partido Comunista Chinês, tem o mercado Chinês, fechado a certas empresas ocidentais, e não dá liberdade de expressão ao povo chinês. Se um Chinês criticar o partido comunista chinês ou o presidente Xi Jinping Vai preso ou desaparece, ninguém mais sabe da pessoa. Essa a diferença com a Europa , EUA, aqui tens liberdade para criticar , gozar com o Trump, A.Costa. A China é uma ditadura desde 1949,! Todas empresas chinesas são controladas pelo Partido Comunista Chinês. Por que achas que milhões de pessoas em Hong Kong , manifestavam a meses atrás? Não querem perder os direitos, e serem governados por uma ditadura, tal como Taiwan, que prefere a independência a voltar a reunificar com a China!! A China está fazer uma guerra econômica silenciosa, ou a dominar mercados com apoio do estado Chinês a empresas , vendem a preço mais baixo, para dominar o mercado. Como os telemóveis, já tem 7 das maiores empresas entre as 10. Com o Coronavirus, a China ameaçou de enviar produtos médicos a países que criticaram o governo chinês de ter ocultado , ou porque querem uma investigação independente. Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Taiwan, Suécia, etc. Agora imagina que a Huawei domina a rede 5G no mundo. Quem te garante que em caso de conflito com a China, está não bloqueie ou tenha total controle da rede , nos outros países. Pior será se a China , se tornar a maior potência mundial. Entre viver num mundo livre ou uma ditadura, escolho a 1,. Pesquisa minoria Uigur, opressão Do Tibete, perseguição a críticos ao regime Chinês,. Até o 1 médico Chinês, que tentou alertar do perigo do Coronavirus, foi preso , acusado de estar a espalhar pânico na sociedade. Foi solto e morreu pouco depois, supostamente pelo vírus! Caso a China tivsese agido antes, tinha conseguido impedir a pandemia, ou que está tivesse um impacto mais fraco no mundo!

      • Euéquesei says:

        Jorge Tomaz, a minha esposa é Chinesa e já fui à China umas 20 vezes, já perdi a conta. Só não fui lá este ano por motivos óbvios.
        O que me disse, como decerto já percebeu, não é novidade nenhuma para mim.
        Muito provavelmente sei de mais coisas que vc nem imagina que se passam lá, coisas horríveis que nem vou contar aqui porque nunca se sabe quem está a ler isto.
        Falando de negócios, vc tem que perguntar aos magnatas europeus e americanos porque é que deslocaram as empresas para lá, só para começar.
        Ou melhor, porque é que não as mandaram ainda regressar?
        Pois é…
        Além disso, como se não bastasse, ainda lhes vendem as melhores empresas do país e da Europa.
        Ora vejamos, se os otários europeus se vendem aos chineses e eles têm dinheiro, porque não aproveitar?
        A culpa é do ocidente e não da china.
        Vc está a apontar para o alvo errado.
        É a mesma coisa que vc precisar de dinheiro e vende me o seu carro que lhe custou 40 000 euros e ao fim de um mês eu compro lho por 15 000. A culpa do bom negócio é meu? Só aproveitei a oportunidade… Passa se o mesmo em relação a este assunto.
        Da parte política, tem toda a razão no que diz, mas há pormenores que desconhece totalmente em relação ao Uigures.
        São muçulmanos, querem independência e fizeram uma série de ataques com facas em estações de caminhos de ferro e mataram bastantes inocentes.
        Deveriam pensar que os chineses tratariam os problemas de terrorismo como os europeus tratam, com velinhas e com canções de paz.
        Enganaram se totalmente e os ataques acabaram.
        Que outro regime vc queria na China? Um sistema podre como o nosso a dirigir um país imenso e com tanta gente daria guerra civil em questão de semanas…
        Muitas regiões chinesas querem independência mas o que os mantém unidos é o poder central forte.
        Um regime do faz de conta como o nosso ali só traria guerra. Seria pior a emenda que o soneto.
        Acredite no que lhe digo, falo por experiência própria.
        Naquele país tem que ser assim ou então andam todos à porrada.
        Ah, em relação aos websites, os sites internacionais mais conhecidos são bloqueados, mas os sites portugueses vi todos, até os sites das meninas pude abrir…
        Com vpn consegue-se dar a volta à situação mas para abrir sites portugueses é à vontade. Deve ser por não entenderem a língua e por saberem que se o chinês normal for a um site português não percebe nada, coisa diferente com sites em inglês.
        Desculpe lá o texto longo…

        • Jorge Tomaz says:

          É sempre bom aprender, nada tenho contra o povo chinês. As empresas ocidentais e japonesas mudaram se para a China por 2 razões ( mão de obra barata e maior mercado do mundo, 1.4 biliões de pessoas). A Índia tem mais diversidade cultural e religiosa que a China e é uma democracia, e em breve será o país mais populoso do mundo. Os Uigures começaram ataques, pois os chineses estavam a colonizar a região deles, tal como fizeram no Tibete, a diferença é que os Tibetanos são budistas, e optavam por imolar se. Pois são contra a violência. A China foi esperta pra empresa estrangeiras instalarem na China tinham de fazer parceria com sócio Chinês (50 % ) . Depois imitam os produtos vendem mais barato. Até marcas de automóveis fazem cópias . A China não esqueceu o domínio ocidental e japonês que sofreu no passado. Esse é o maior perigo que existe, está ficar muito nacionalista, devido a lavagem cerebral do partido comunista chinês. Muita gente Já considera a China superior ao resto do mundo. Tal como a China disse que conseguiu travar o vírus,(mas ocultou milhares de mortos) e agora chama vírus italiano.! Por isso melhor tentar travar a ascensão da China, enquanto for dominada pelo partido comunista chinês!

          • Euéquesei says:

            A China ocultou milhões de mortos, não milhares.
            5 milhões de números de telefone deixaram de fazer qualquer actividade de chamadas ou ligações de dados.
            Na China não pode comprar um cartão telefónico como compra aqui.
            Lá tem que dar identificação, eles querem saber quem é o dono do número.
            Por isso, cada número tem uma pessoa real por trás.
            E esses números de telefone deixaram de ter actividade…. Tire as suas conclusões.
            A propaganda do Partido é total.
            Autêntica lavagem cerebral.
            O problema é que as pessoas lá ainda são mais ingénuas que as daqui.
            Então não é que eles acreditam em tudo o que o governo diz?
            É qualquer coisa de tão ridículo que nem sei explicar.
            Se o governo disser na TV que a Lua é dos chineses, eles acreditam.
            Agora andam a dizer que os estrangeiros é que levam o vírus para lá, que na China está tudo controlado, quando é tudo treta.
            Eu quando lá vou nem quero saber de nada, só fazer o que tenho a fazer e pouco mais.
            Mas é um país muito bonito e as pessoas são super simpáticas.
            O problema é o idioma…
            Aconselho visitar Beijing, é uma sensação única, para quem gosta de ver história.
            A grande muralha, os palácios imperiais….

          • Euéquesei says:

            Vou só contextualizar a situação. A Índia é enorme com muita população, isso todos sabemos, mas não pode comparar com a China por um motivo simples, homogeneidade.
            Ao contrário do que as pessoas pensam, os Chineses não são todos iguais.
            Cada região tem o seu dialecto próprio, cultura e autonomia política até certo ponto.
            Questões centrais, defesa, tudo é definido pelo PC em Beijing.
            Muitas regiões, se pudessem, iriam se separar e tornar-se independentes, criando uma situação de guerra civil.
            A História da China está repleta de episódios semelhantes e para não repetirem erros do passado é que o poder central é forte, mantém tudo unido.
            No dia em que esse poder deixar de existir, é cada um para seu lado.
            Não posso falar pela situação da Índia porque desconheço, mas a da China é como lhe disse…
            O que os Japoneses fizeram na China durante a guerra ainda hoje é uma barreira entre os dois países.
            Um país enorme, dominado por potências estrangeiras nos séculos passados, vergado por derrotas militares humilhantes ( guerra da ópio, entre UK e China ), invadido por um país muito mais pequeno ( Japão )… tudo isso deixa marcas, marcas essas que moldam o futuro.
            Os Chineses decidiram que esses tempos nunca mais voltariam, e tudo farão para que assim seja, que ninguém tenha dúvidas disso.

        • Antonio Vasco says:

          É bom que alguém que de facto conheça a China diga a verdade. Eu também vou à China comprar para vender, mas sou o primeiro a dizer que a culpa da china ser o que é, é dos ocidentais, nunca percebi qual é o interesse dos nossos políticos em transferir a nossa indústria para lá. Perdem se os postos de trabalho e transfere se o know how. A Alemanha é um dos piores paises para isso, fábricas da BMW, Mercedes e VW são umas dezenas. Os chineses simplesmente são espertos e nós os burros que os deixam aproveitar. Pode ser que o Covid abra o olho a estes políticos

          • Euéquesei says:

            Até que enfim alguém que vê a questão como eu a vejo.
            Obrigado.

          • Mark says:

            pois e completamente impossivel de fabricar produtos ca devido a todos os apoios e subsideos do governo chines, alem de que nao existe qualquer respeito pelas patentes

            estive envolvido em projectos industrisis para se produzirem produtos ca com registo de patentes, que nunca avançaram devido a concorrencia que viria da china

            e isto e completamente absurdo uma ves que as patentes nunca foram registadas, e absurdo a quantidade de produtos que estao nas maos de fabricas portuguesas que nao avançam por este motivo,

            pessoalmente fui aconselhado a nao registar as patentes de forma a evitar que os produtos fossem fabricados na china, cheguei a ver prototipos em fabricas na zona de Leiria prontos para a vançar de produtos inovadores, mas que simplesmente nao vale a pena avançar com eles

            num caso de uma das maiores fabricas de injeção de plastico e moldes do pais, que preferem arriscar a que alguem lance esses produtos, e so os lançao no dia em que houver proteçao por ca

            esta questao e muito mais profunda, vai ao ponto de produtos serem fabricados por mao de obra escrava de prisioneiros e nos campos de concentração uigures, ate a uma quantidade enorme de produtos e peças fabricados na coreia do norte (muito mais barato que fabricar na china) e que estao sobre alvo de sanções serem colocados no emrcado como sendo fabricados na china

            podia aqui dizer coisas que e melhor nao dizer porque unca se sabe quem le isto

            mas para acabar quando um gestor comercial de um fabricante de armas pertencente ao estado chines me oferece uma arma de fogo ilegal a descarada … isto e tudo do conhecimento geral

            mais grave ainda munições fabricadas na coreia do norte entram nos estados unidos como sendo fabricadas na china

            o trump pode ser tudo e mais alguma coisa mas infelizmente nao ha mais nenhum politico nos estados unidos com tomates para fazer aquilo que tem de ser feito

            alias ainda nao recebemos os 440 ventildores porque o governo portugues nao cedeu a chantagem chinesa … e muito mais haveria para dizer

            eu da minha parte cortei com tudo o que e chines a nao ser que consiga mesmo evitar mesmo que seja mais caro

            de resto a china com a dimenção que tem e todas as diferenças etnicas nao e viavel, a nao ser com um regime repressivo como o que tem

        • Jorge Tomaz says:

          Sei que na China existem dezenas de minorias, mas os chineses Han são 900 milhões ( querem impor a sua língua, cultura as outras minorias, Tibete, Uigures, Mongólia, até na região de Macau ,Hong Kong onde se fala se Cantonês . A Índia e uma federação de 36 estados, tem dezenas de povos, e línguas. Tem a 2 maior população muçulmana do mundo,( cerca de 200 milhões) cristãos, budistas, Sikhs, Jainistas, judeus, que convivem em paz com a maioria Hindu. E é a maior democracia do mundo. E também rival da China. Europa , EUA, Japão deviam transferir as empresas , investir mais na Índia. Num futuro próximo tambem vai ser uma das 3 potências mundiais. A maioria do povo chinês só conhece a visão do mundo que o partido comunista chinês permite. Só os chineses que estudaram fora, ou viajam para o estrangeiro , tem uma nação menos nacionalista . Está começar lembrar o Japão Imperialista da 2 Guerra Mundial. O povo japonês na altura , pensava que os soldados americanos iam violar, matar os cidadãos. Houve soldados japoneses que estavam isolados nas selvas de países asiáticos, que até nos 70, ainda pensavam que o país estava em guerra e recusavam render se. Que seria uma desonra ao país e ao imperador, era divino. Para ver como eram fanáticos. O erro do Ocidente foi achar que a China com o tempo ia ficar um país democrático. Invés de isso o presidente Xi Jinping, ja e quase presidente eterno. Podem viver em democracia, caso respeitem as minorias, senão pode acabar como a União Soviética, dividida em vários países.

          • Euéquesei says:

            Jorge Tomaz, vc sabe porque a China sairá vencedora de qualquer confronto entre Europa e eles?
            Eu vou lhe dizer, não há Estadistas na Europa.
            O que temos são vermes, gente sem valores, gente sem carácter, gente corrupta que se vende por meia dúzia de trocos.
            Não temos ninguém com eles no sítio.
            Aliás, nós parte dos governantes e decisores é só mulheres, por isso não há mesmo tomates…
            O único, repito, o único, com eles no sítio, no mundo ocidental, é o Trump.
            Só que infelizmente ele sozinho não pode fazer tudo e já veio tarde.
            Vou lhe dar um exemplo, os Chineses não permitem que capital estrangeiro entre em empresas chineses para tomarem controlo, mas fazem isso na Europa e EUA. Compram empresas com fartura…
            Pergunto eu, porque razão os políticos de cá não fazem o mesmo?
            Porque não respondem da mesma maneira?
            Sabem porquê? Estão todos comprados… Assim não vamos lá.

          • Euéquesei says:

            Eu digo lhe já como metia isto na linha.
            Impostos alfandegários elevados para produtos oriundos da China e a seguir chamava os empresários e convidava os a trazer as fábricas de volta, convidava de forma que fosse difícil recusar.
            Interesse nacional acima do lucro.
            Seriam tempos difíceis, mas necessários.
            Agora assim, com falinhas mansas? Tá bem abelha…
            Com vontade, faz se tudo. Sem vontade, nada se faz.

          • Onde é que eu já vi acontecer isso?? HHAA, sim, nos EUA e está a confusão que todos vêm e que na prática nada foi feito, mesmo com as posições estranhas do presidente Trump.
            O lucro manda sempre mais e as fábricas ficaram no mesmo sítio onde têm estado.

      • Nitroglicerine says:

        Essa é a grande diferença entre o ocidente e a China. E nao duvidem que eles se vão esforçar para tornar as coisas tao semelhantes quanto possível…

  6. M J Soares says:

    A China é o grande mercado de futuro para os produtos europeus e americanos. Ninguém quer perder a oportunidade de vender cada vez mais à China. Até porque, presentemente, as empresas tecnológicas americanas têm receio de perder os clientes para a concorrência. Veja-se a importância das vendas para a China da japonesa Sony e da sul-coreana Samsung….

    • Mark says:

      as empresas europeias americanas indianas e outras nunca vao conseguir entrar no mercado chines, o governo nunca vai permitir dai toda esta questao de guerrinhas que estao a criar para justificar esses facto

      a china nao tem recursos suficientes para a população que tem e esta dependente das exportações para ter divisas em dolares para poder importar o que necessita, uma vez que a moeda deles nao tem qualquer valor

      so a titulo de exemplo em relação a carne neste momento 400 milhoes de chineses dependem da importação de carne para o seu consumo, principalmente dos Estados unidos, brazil e Australia

      outro exemplo os cheneses querem importar vinho Portugues para a china, mas em quantidades grandes como eles querem os produtores apenas disponibilizaram certas “marcas” que os chineses nao querem, chegarama fazer propostas com mais de 30% do valor actual para comprarem produções inteiras, os produtores Portugueses rejeitaram uam vez que essas marcas vao para mercados muito diversificados e nao quiseram ficar nas maos dos chineses uma vez que iam perder os mercados onde estao agora e depois ficavam literalmente nas maos dos chineses

      ou seja por nem todos sao burros ou gananciosos se o tivessem feito estavam a arriscar no futuro ficar no lugar que os australianos estao agora

  7. Jota says:

    Não sei é porque ainda não entrou! Se os EUA fizeram o que fizeram à Huawei, não sei porque é que a China ainda não fez o mesmo à Apple! São bem burros ou então ainda acreditam no Pai Natal!

    • Dark Sky says:

      Talvez para evitar que a Apple desloque ainda mais a produção de iPhones para a Índia?
      Talvez porque a Apple cria muito emprego e dá muito dinheiro a ganhar na China?

      Talvez porque já passaram a fase de smatphoneboy?

      • Mark says:

        cada bez mais a APle vai sair da china e entrar na india, alias quem começou esta guerra nao foram os estados unidos mas sim a china, que eu saiba empresas americanas tem sido impedidas de entrar na china mas nunca foram proibidas de entrarem nos estados unidos

    • acs says:

      Porque a Apple dá muito dinheiro à china. Onde achas que estão todas as frabricas?

      • Dark Sky says:

        Não todas. Pesquisa por iPhone made in India. Desde Julho do ano passado estão à venda em alguns países europeus.
        Diz-se que a Apple está a transferir 1/5 da sua produção da China para a India.

  8. art says:

    Sinceramente não percebo muito bem o que dizem… impostas restrições de comércio com a China , a produtos fabricados na China ? O Covid anda a afectar a cabeça de muita gente….

  9. iSad says:

    Vou ter insônias, e muitas. lol

  10. falcaobranco says:

    Agora quero ver como o mercado vai reagir… a nível interno ( consumidores ) e a nível externo ( bolsas estrangeiras, vulgarmente… as accções… )

  11. O pirata says:

    À 1 ano que estou à espera que a china meta na lista negra a Apple e a Tesla, a China é só o maior mercado do mundo e se os produtos americanos não podessem ser vendidos lá, chorava a rir.

  12. Euéquesei says:

    Pedro SImões, os EUA fizeram isso e os resultados não são grande coisa, mas imagine que a Europa faz o mesmo.
    Imagine que os Ocidentais dizem assim, Oh Xi, então não deixas a gente comprar empresas Chinesas? Então aqui tb não compras nenhuma. Não respeitas patentes e fazes cópias de tudo? Pois esses produtos ficam proibidos de serem comercializados aqui. Ajudas empresas ilegalmente? Essas empresas entram para a lista negra. E a seguir a tudo, aumento de taxas alfandegárias, e outras medidas que sejam possíveis.
    Pior que fazer pouco é fazer nada.
    Na Europa não há ninguém, ninguém, que enfrente a China, nem um.
    Os Australianos ousaram querer uma investigação ao vírus, vieram logo os Chineses ameaçar com boicotes. Afinal os boicotes funcionam. Funcionam ou não?
    E se forem feitos por muitos países em vez de um, não terá melhor efeito?
    Vc sugere que não se faça nada para alterar isto? Quanto mais se deixar andar, pior… Diga me lá então que medidas sugere, se é que sugere algumas e prefere que isto continue como está.

  13. Valter Pinho says:

    Hum, por isso é que a MiUI 12 é muito semelhante ao iOS….vai ser a alternativa lá na China!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.