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Na Noruega, elétricos poderão ultrapassar os carros a gasolina até ao final de 2024

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Hild says:

    Confirmo que pelo menos em Oslo se ve mais carros electricos que a gasolina/gasoleo

  2. Vítor M. says:

    Estas são importantes. Por um lado mostram a evolução dos elétricos em países mais desenvolvidos, por outro mostram como países com muito petróleo apostam nas energias limpas.

    • Mr. Y says:

      Parece um paradoxo…

      • Vítor M. says:

        É isso mesmo, e é interessante olharmos para este fenómeno. Por exemplo, a Arábia Saudita lançou ano passado a maior central solar do planeta. Como seguramente sabes, os árabes são dos maiores exportadores de petróleo. Este já é um paradigma diferente do norueguês.

    • há+cada+gajo says:

      País que aposta nas energias limpas ? Sabes que 80% das exportações do país são de combustíveis fósseis, não sabes ? Então a questão é meramente económica, mais nada.

  3. Rodrigo says:

    Os velhos do Restelo ainda a 2 anos não acreditavam se lhe contassem que hoje estaríamos assim.

    E quando as baterias de sódio começarem a ser o novo normal tudo vai ter electricidade praticamente gratuita dia e noite seja para casa, para o carro…

    • Xico says:

      Santa inocência. A menos que a tecnologia das bateria evolua para algo completamente novo, o elétrico nunca será solução! Pode coexistir com outras soluções, mas nunca será a Solução!

      • Rui says:

        O elétrico é a solução mais viável de todas, e com baterias de sódio que diminui significativamente a complexidade do pack e permite carregamento rápido bastante elevado sem degradação significativa a coisa ainda fica melhor.
        Nenhuma tecnologia bate os elétricos em eficiência ou permite ser autónomo.

      • JL says:

        Só será solução aquelas soluções que não existem e os que as usam já as descartaram ?

        Parece que na Noruega e até outros países é solução….

      • Algrivão says:

        Os elétricos, enquanto não forem superados para outra qualquer tecnologia, serão a solução pela simples razão de que o petróleo é algo finito. Obviamente que as baterias evoluirão para algo completamente novo ou achas que ficarão paradas no tempo como tu? A razão dos citados países produtores de petróleo investirem nesta tecnologia não tem nada de paradoxal, pois limitam-se a antever o futuro, mas por cá os matarruanos continuarão a sonhar com o passado.

        • José says:

          As terras e metais raros são infinitos? Não vê algo aqui de paradoxal? Os matarruanos, normalmente olham para um lado e ignoram tudo à volta, não são certamente, os que pensam primeiro antes de agir. Procuram avalir todas alternativas e/ou aguardar pelo resultado das novas investigações como os novos motores de hidrogénio e até mesmo de outros combustiveis mais limpos que têm sido referidos na Imprensa, inclusive aqui em abono da verdade. POrtanto, o problema não desaparece com o uso no dia-a-dia, mas está e muito latente a montante nos locais de excploração e a juzante quando esses materias terão de ser de algum modo tratados por alguém. Sobre esse lixo não tenho lido grande coisa, Parece que o lixo resultante de automóveis em fim de vida electricos, se tem evaporado.

          • JL says:

            Mas o matarruano para ser você, que até defende uma tecnologia que não conhece, que usa os mentais mais raros deste planeta, além de continuar a usar um veículo que também os usa.

            Então mostre lá esses motores a hidrogénio, sabe ao menos quanto gastam ?

            Mais limpos ? Mostre lá onde a Imprensa disse que os combustíveis são mais limpos que estes veículos.

            Depois vamos ver quem é o matarruano…

            E o lixo dos automóveis a combustão ? Acontece o quê?

    • Luís+C:: says:

      Discordo totalmente do “gratuito”.
      Não há almoços grátis!

    • há+cada+gajo says:

      Eletricidade gratuita ? Agora acorda.

  4. Sara Paixão says:

    Cá estaremos quando os preços da gasolina/gasóleo diminurem.

    • JL says:

      Curiosamente estão a aumentar, e a tendência é essa, especialmente se o consumo baixar.

    • Antonio+Vasco says:

      Pois pois Sara Paixão vai esperando milagres e vai ficando cada vez mais pobre. Os economistas já todos esperam o barril a 100 usd, isso quer dizer litro a 2€ e mais uns pozinhos, enquanto isso electricidade em profusão, preços muito baixos, não tarda nada tens 100km a 15€ conta 1€ em VE

  5. PJA says:

    O exemplo da Noruega, postos de carregamento nas ruas junto das pessoas. É caro? Claro, mas quer-se fazer a transição para o eléctrico ou andamos a brincar?

  6. Yamahia says:

    “os elétricos a bateria representavam 24,3%”
    Nrs que não impressionam.
    Há anos que ouvimos que os BEV representam aprox. 1/5 do parque circulante de carros ligeiros de particulares na Noruega. Descontado margens de erro estatísticas continuam basicamente na mesma.
    Face a tanto investimento, uma tremenda derrota para um nicho pouco maior que uma aldeia no mundo global.

    E será que os hipócritas dos Noruegueses pensaram que estão a promover os hidrofluorocarbonetos?
    Claro que pensaram e sabem que estamos perante mais um dos grandes atentados de que ninguém fala e todos os demagogos tentam varrer para debaixo do tapete .

    Estes gases são milhares de x’s piores para o efeito de estufa que o CO2.

    Os HFC’s estão a entrar em toda a Europa pela porta do cavalo e de forma ilegal. Com principal origem na China e com bases de apoio e distribuição bem organizadas na Roménia e na Turquia principalmente. E ninguém controla.

    Na industria automóvel estes gases são usados nos sistemas de refrigeração de carros a combustão e elektros.
    Para aquecimento do ambiente nos carros elektros que não dispõem de um térmico para o efeito e para bombas de calor usadas basicamente em carros elektros para gestão das suas baterias.
    De grosso modo, os elektros precisam do triplo deste recurso altamente criminoso para o ambiente.

    Estamos pois perante uma (mais uma) inequívoca prova de que os elektros são a pior solução para um ambiente mais fresco.
    https://us.eia.org/campaigns/climate/what-are-hydrofluorocarbons/

    • José says:

      Quis comprar um electrico, fiz alguma investigação e nada do que li e vi me convenceu! Estamos a melhorar a qualidade de vida e pontualmente de uns quantos para prejudicar, gravemente, a de muitos. Esta tecnologia não serve, deve-se continuar a investigar até que ninguém fique prejudicado enquanto outros se gabam que andam de forma barata e “limpa” enquanto que o resto ou viver emmeios supre poluidos com as explorações desses metais e terras raras, ou então, tendo algum dinheiro, mas não o suficiente, terão de se aguentar de qualquer modo até que um dia a alternativa é ficar sem automóvel, uma invenção que serve para facilitar as deslocações individuais, mas que, a partir de certo ponto, voltará a ser apenas para uns tantos que irão dizer que são “ecológicos”! Os motores a hidrogénio nos últimos tempos têm dado algumas esperanças, vamos ver…

      • JL says:

        Qual tecnologia ? A do combustão ? Sim já sabemos que não serve..

        Motores a hidrogénio ? Depois vem dizer que fez investigação ?

        Então diga lá que carro com motor a hidrogênio é que viu e investigou ?

        Então porquê lhe dão esperanças ?

      • Toni da Adega says:

        “Esta tecnologia não serve, deve-se continuar a investigar até que ninguém fique prejudicado” – Isso é a verdareira Utopia.
        Consegue dizer 1 produto ou 1 tecnologia em que ninguém fique prejudicado?

        “Os motores a hidrogénio nos últimos tempos têm dado algumas esperanças” – Também prejudica muitos como é pode ser bom?

    • JL says:

      Curioso porque você defende com unhas e dentes essa hipocrisia.

      Outra curiosidade é o argumento falso que usou para culpas os eléctricos de usarem um gás que não é um HFC, sim, isso é mentira, o HFC é o antigo gás R123a, que a maioria dos a combustão usa, os primeiros eléctricos ainda o usavam mas agora já não, especialmente os com bomba de calor, usam o 1234yf, que não é HFC, mas sim HFO, que é 99% menos prejudicial tanto à camada de ozono como gases efeito estufa.

      Portanto mais uma que inventou só para culpar os eléctricos, mas mais uma vez saiu furada.
      https://www.icecoldair.com/news/1234yf-refrigerant

      https://aldifrio.com/index.php/r-1234yf_opteo-yf/

      • JS says:

        O HFC está muito implementado na Rede da NOS
        So agora é que têm mudado algumas infraestruturas para Fibra
        Ah ah ah

      • Yamahia says:

        Não baralhe as coisas, sim HFCs estão presentes em tudo o que é AC e bomba de calor nos elektros. Querem acabar com eles até 2030 e substituí-los pelas alternativas que indica, mas é o típico empurrar com a barriga muto próprio da indústria elektra que tão bem conhecemos. os HFCs não causam redução da camada de ozono. Não confunda com os HCFCs ou CFCs do antigamente que estão proibidos.
        No entanto, os HFCs são potentes gases de efeito estufa. Eles são milhares de x’s mais responsáveis pelo aquecimento global e para o aumento da temperatura mundial do que o CO2.
        Por causa disso os os HFCs tb estão legalmente controlados a determinadas cotas na CE passadas a determinadas empresas. Por via desses limites o valor deste gás aumentou muito, o que fez a ambição pelo contrabando aumentasse na mesma proporção tb dada a rentabilidade atractiva mesmo que vendidos a metade do preço. É muito difícil para o regulador detectar a proveniência destes gases se estes estiverem a ser usados por uma empresa com licença.
        Esta visto que regular não resulta. Para mim era acabar com o gás e consequentes ares condicionados e bombas de calor nos elektros. Quem quisesse ar fresco era abrir as janelas para vir(ar) como antigamente e no caso dos elektros levarem a mantinha dos joelhos para nos dias de inverno se aquecerem e se quiserem climatização das baterias usem fogueiras ou pedras de gelo, vá lá para o raio que os parta loooloool. Cortava-se o mal pela raiz.
        Nem de propósito:
        https://www.publico.pt/2024/04/08/azul/noticia/europa-contrabandeia-gases-efeito-estufa-maior-co2-2086282

        • JL says:

          Tanto que não estão que já dei a prova.

          Estão nos carros que usam os HFC, no caso das bombas de calor nem sequer usam, porque já são posteriores à lei que os proibiu.

          Escusa de inventar porque essa é bem óbvia.

        • JL says:

          Então comece por si, mande-o retirar no seu carro, de certeza que o seu usa.

          Mostre aqui a foto da etiqueta que tem do lado de dentro do compartimento do motor, aposto um almoço como é HFC R134a.

      • Yamahia says:

        “1234yf, que não é HFC”
        O1234yf é um HFC !
        O que funciona com 1234yf tb funciona com o R-134a. Não é um autocolante que vai certificar a composição do gás que lhe fornecem no sistema.
        O1234yf embora em menor grau, tb gera efeito de estufa.
        Ao contrário do R-134a, o O1234yf gera PFCAs que são poluentes orgânicos persistentes:
        Os PFCAs não se decompõem facilmente no ambiente, persistindo por longos períodos.
        Eles acumulam-se nos organismos vivos, aumentando em concentração ao longo da cadeia alimentar, com efeitos tóxicos tremendos em todos os animais e biodiversidade. Consequentemente causam diversos problemas de saúde em humanos como sejam desregulação hormonal, danos ao fígado e nos rins, problemas de desenvolvimento em fetos e crianças, cancro nos testículos e nas mamas , colesterol alto etc
        Nota: Isto é apenas um resumo de um produto que ao abrigo da convenção de Estocolmo tem que rapidamente ser eliminado do contacto com a humanidade. Consulte um especialistas para obter informações mais detalhadas e específicas e meta o 1234yf num sítio que eu cá sei.

        • JL says:

          Não, é um HFO.

          Errado, não funciona, por isso tem as etiquetas a dizer o que deve levar.

          Sim, gera 1400 vezes menos efeito estufa, já deixei ai informação sobre isso.

          Ena, voltou a inventar uma grande história.

          Uaauuu, quando encontrar algo criado pelo ser humano e que não seja prejudicial a nada, diga…

          Então mas primeiro era o HFC R134a que era mau, agora já é o outro ? então o HFC R134a já passou a ser bom ?

          Já foi retira-lo do seu carro ? o HFC que é tormento para si ?

          Olhe, se quiser tenho aqui mais 2 fotos da etiqueta de 2 eléctricos.

          PS. essa história do HFC já hoje ouvi noutro local, vocês devem ter uma reunião que é uma lavagem cerebral de x em x dias para depois espalharem estes disparates, só pode, é que coisas deste género vem sempre em onda…

          • Yamahia says:

            Indique o local pq não sei do q fala.
            Está a confundir métodos com a escola da matilha, esses sim vulgo UVE cujo mentor ZéBigodes julga que a restante população é toda acéfala e não tem 2 dedos de testa para poder formar a sua própria opinião.
            E sim O1234yf é um HFC ! E sim o sistema aceita e funciona com o R134a.
            Qt ao meu caso, uso pouco o AC, tirando aquele exemplo de chegar da praia e ter o carro ao sol, são poucos os casos.
            Já os elektros usam AC ou bomba de calor por dá cá aquela palha. É no verao pq esta calor e se abre as janelas gasta o dobro, é no inverno pq não tem um gerador de calor natural, é para aquecer a bateria pq esta fria, é para arrefecer a bateria pa esta quente.

          • JL says:

            O local é dentro do compartimento do motor, debaixo do capô.

            Eu não sou sócio da UVE, pode estar descansado. Lol

            Picou-se ? É má sinal….

            Não, o 1234yf não é HFC, mas sim HFO, mesmo depois lhe mostrar a etiqueta não vê ? Quer que a meta aqui com mais resolução ?

            Não, não pode, aqui tem

            https://centrocor.pt/aspetos-que-deve-saber-sobre-o-gas-r1234yf/

            Então mas o problema está no uso ? Mas ele está lá na mesma, use ou não, se não usar e ele se escapar de lá, deve sentir me mais culpado, já que provocou danos no planeta sem o ter usado.

            Pelo menos usam um gás que não prejudica o planeta, já você não.

            Incrível o que inventa só para manter o disparate que inventou lá em cima.

          • Yamahia says:

            Não diga que não pode substituir porque pode. E tem tudo a ver com custos. A única forma que os legisladores encontraram de mitigar o uso do 134a, foi determinar a redução da sua produção na expectativa que o preço subisse de tal forma que desencorajasse a prática. D’outra forma não têm como controlar se aquilo que vc injecta no sistema é um ou outro dada a semelhança e nenhum agente da autoridade ou centro de inspecção anda com um laboratório às costas para comprovar o que quer que seja..
            Portanto pode esvaziar do sistema todo o 1234yf e substituir pelo R-134a. A Mercedes tornou isto óbvio quando levantou objecções ao R-1234yf há anos atrás e fez o recall de todos os modelos com 1234yf e recarregou-os com o tradicional R-134a. Pode ver aqui:
            chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://static.nhtsa.gov/odi/rcl/2012/RCRIT-12V478-9042.pdf

            Fazer à socapa é ilegal? É!, assim como é ilegal a importação contrabandeada de 134a que está a acontecer debaixo do nariz dos decisores da UE e ng controla.
            Novamente:
            https://www.publico.pt/2024/04/08/azul/noticia/europa-contrabandeia-gases-efeito-estufa-maior-co2-2086282
            Ng paga o dobro se pode pagar metade. Isso é nos seus sonhos.
            por outro lado, o 1234yf carrega o ónus de uma série de malefícios que não se verificam com o 134a, conforme já explicado num outro post acima. Tlz seja melhor assim!

          • JL says:

            Poder pode, vai é danificar o sistema em pouco tempo como os outros disseram, pensava que isso era bastante óbvio, secalhar você mete óleo de motor a gasolina no seu que é a gasóleo, já que é mais barato.

            Não digo que não haja importação desse gás, até porque é usado nos a combustão em geral.

            Faz mal sim, mas muito menos que aquele que você usa, já foi retirá-lo ?

          • JL says:

            Apanhei agora um que deve ter andando na mesma “escola”, a dizer que os eléctricos têm de mudar o gás do A/C a cada 4 anos e a Tesla ainda é mais exigente, até obriga a trocar o vaporizador. loooool

            “Consulte o manual do fabricante, está lá isso”

            Ahahaahaha

          • Yamahia says:

            “As restantes tomadas e luzes estão na mesma fase onde se encontrará o sistema fotovoltaico.”
            Lérias de quem já não sabe o q inventar para mitigar o 134a, ou seja os reguladores.
            A melhor prova q não danifica foi a Mercedes, q na acção de chamada já referida, limitou-se a substituir o y1234 pelo 134a.

          • JL says:

            Substituir se alterar as mangueiras e válvulas, já tínhamos falar nisso.

            Então mas agora o 1234yf já é bom? LOOL

          • Yamahia says:

            Bom? Onde viu isso?
            Pelo contrário. É mau. Muito mau.

          • JL says:

            Onde vi ? não leu ? deixei links, volte atrás e leia-os.

    • JL says:

      Só uma correção, não é R123a mas sim R134a.

    • Rui says:

      Os HFC’s já nem é usado em carros é usado um outro muito menos prejudicial ao menos investiga um pouco antes de dizeres asneira

    • JL says:

      Tirada agora mesmo do meu, carro fabricado em 2014.

      https://ibb.co/1Lqr2p5

  7. PTO says:

    Um país onde o poder de compra é muito superior ao nosso e onde, tanto ou mais importante, o governo fez isto:

    “Para que fosse possível, o país isentou os elétricos a bateria dos impostos aplicados aos automóveis com motores de combustão interna e investiu em carregadores públicos.”

    Aqui em Portugal dão uns poucos milhares de euros num plafond limitado e o investimento em postos de carregamento nas zonas urbanas é quase inexistente.

    A continuar assim, se calhar só lá para 2030 é que estaremos perto de ter 50% do nosso parque automóvel de passageiros em modo elétrico.

  8. David says:

    Solid state batteries…
    Que modelos estão no mercado com essas baterias, há realmente muitos benefícios nesse tipo de bateria…
    Marcas europeias falam em 1000km para 2025, será?

    Não sei se será eléctricos ou se será a hidrogênio (de certa forma eléctrico mas acho que o H é menos eficiente) oque vencerá mas é o que pode ser usado com maior abundância…

  9. ACRH says:

    Se as marcas e os governos quisessem mesmo fazer algo pelo ambiente obrigavam os consumidores a utilizar até ao limite os carros actuais e tinha de se abrandar (e muito) a produção de veiculos novos. É que actualmente nem estamos a substituir a frota actual por electrica, estamos a empurrar os veiculos mais velhotes para outros mercados ou para alguem que tenha menos poder de compra.

    • JL says:

      Portanto estão a fazer o que diz.

      • ACRH says:

        Eu quando disse carros actuais, seriam os de combustão, usar um carro já produzido até á exaustão (mesmo sendo a combustão) teria menos impacto do que fabricar um de novo para o substituir. O caminho para a sustentabilidade ambiental é muito diferente do caminho da sustentabilidade económica (nos moldes actuais).

    • PJA says:

      O correcto seria isso que diz, mas isso ia mexer com muitos interesses. No entanto eu mantenho os meus veículos durante muito tempo. O último já tinha 12 anos.

  10. ZERTO says:

    Se a diferença entre o custo de um eléctrico for igual em Portugal também se vendiam mais eléctricos. Uma notícia que não conta a verdade toda.

  11. TdSR says:

    É bem. Só se estraga uma casa.

    Em países mais desenvolvidos o carro elétrico tem pouca venda. O esquema falhou.

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