PplWare Mobile

O maior banco do mundo sofreu ataque de ransomware e salvou-se graças a uma… pen USB

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Business Continuity Plan a funcionar.. até podia ser por sinais de fumo, o que importa é ter um BCP implementado e testado, conheço muitas grandes empresas que o BCP deles é recorrer a caneta e papel, pouco importa desde que funcione.

  2. cross says:

    Acho muito engraçado usar-se o termo inglês “pen usb” quando só em Portugal se usa este termo.
    Não sei de onde veio ou como se enraizou em Portugal.

  3. Shakan says:

    Desculpem mas não entendo esta notícia. O banco conseguiu reverter a encriptação dos sistemas? Os sistemas já estão operacionais? A atividade normal do banco está completamente reposta? Ou apenas aquela obrigatoriedade específica para com o departamento do tesouro americano foi cumprida?

    • ARGUMENTOS says:

      como não entendes, está bem explicito, lê outra vês mas devagar linha a linha que vais perceber…

      • Shakan says:

        Uiiii! Tão azedo!!! Está rabugento o bebé? Não dormiu a sesta?
        Consegue responder a alguma das minhas perguntas? Não? Então deixe os comentários para os adultos, está bem? Bom soninho.

        • ARGUMENTOS says:

          Não tenho culpa da criança que é não saber ler, isso aprende-se na escola…

          mais uma vez está lá tudo escrito se não sabe interpretar, isso já é um problema seu…

        • SANDOKAN 1513 says:

          “Uiiii! Tão azedo!!! Está rabugento o bebé? Não dormiu a sesta?
          Consegue responder a alguma das minhas perguntas? Não? Então deixe os comentários para os adultos, está bem? Bom soninho.” Kkkk…. 🙂

      • Já foste says:

        Com esta resposta dá para entender que ainda percebeste menos do que o Shakan…
        É pena isto virar um recreio…

        • Nuno says:

          Tanta gente a comentar que os outros não percebem nada mas ainda não vi ninguém a explicar como é que a pen decriptou os ficheiros encriptados pelo ransomware…

  4. Artur says:

    Alguém explica o texto escrito: “decidiu enviar os dados de lançamento”

  5. Nuno says:

    Não entendi a notícia. Diz que o banco foi salvo graças a uma pen usb depois descreve o uso da dita pen apenas para realizar um conjunto de operações.
    Então o ransomware foi revertido? Como? Porque não têm todas as empresas uma pen destas que as salva do ransomware?

  6. ANoN says:

    Este tipo de notícias curtas nem sempre têm a capacidade de explicar ao detalhe o ocorrido, é normal.
    Apenas acho que a pen serviu para dar continuidade a um processo que foi bloqueado através do ransomware, ok, mas provavelmente o bloqueio foi aos sistemas e não apenas a esse processo específico, daí concordar que uma pen não vai reverter o ransomware, que o mesmo pode ter encriptado todo ou parte do software e reverter essa encriptação pode demorar X tempo ao mesmo perto de infinito, nesse aspecto o impacto da notícia da pen não faz sentido, mas fez para o envio dos “dados de lançamento” mencionados.

    • Miguel Romao says:

      ou pode ser:
      desligaram os sistemas da rede, de froma a evitar a propagação, e recorreram a PEN USB para transferir a informação.

      • Nuno says:

        Tal como eu também posso mandar uma carta por correio quando o meu portátil avaria e não é por isso que vou dizer “Portátil que apanha virus é salvo por carta em papel A4″…

    • Zé Fonseca A. says:

      Ora bem, eles têm backups com 4 cópias descentralizadas e dois sites de DR descentralizados, fazem dois simulacros por ano e achas que a preocupação deles é levantar um sistema? A preocupação é continuidade de negócio, garantir que aquela falha/ataque não lhes custa dinheiro, o resto está assegurado por equipas de IT multidisciplinares com milhares de elementos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.