BMW i4: o carro elétrico com 530 cv e 600 km de autonomia para atacar o Tesla Model 3
O mundo da mobilidade elétrica está ao rubro e a BMW não pretende ficar para trás. Depois do i3, a jornada da marca da Baviera nos carros elétricos vai continuar! Um dos modelos futuros será o BMW i4, para rivalizar com o Tesla Model 3. Assim, terá 530 cv de potência e 600 km de autonomia.
A BMW revelou mais pormenores sobre este veículo, que continua em desenvolvimento. Chegará ao mercado em 2021 e promete ser uma das referências no segmento dos sedan elétricos!
A BMW foi das primeira fabricantes a investir nos carros elétricos. O i3 foi bastante inovador no seu conceito e ainda hoje é reconhecido como um dos veículos elétricos com dinâmica mais apurada para uma vertente desportiva.
Assim sendo, a fabricante da Baviera continuará o desenvolvimento de novos modelos... E inseridos em novos segmentos! É o caso do BMW i4, cujas especificações foram parcialmente desvendadas pela marca.
O novo modelo estabelece-se como um sedan elétrico com foco no prazer de condução. Este é um segmento muito importante para a BMW, em que no mercado de veículos com motor de combustão interna tem o série 3 e série 4 a conseguirem ser uma das referências junto dos condutores.
O i4 será contemplado com a quinta geração da tecnologia eDrive que também constará noutros veículos elétricos. Esta unidade motriz tem vários destaques, mas sem dúvida que um dos mais importantes é a autonomia a rondar os 600 km segundo o ciclo WLTP.
Para conseguir estes valores, naturalmente foi preciso investir em tecnologias de armazenamento de energia. As baterias de alta densidade e alta voltagem de 80 kWh são cruciais na autonomia do BMW i4. Para além disso, a fabricante afirma que todos os outros componentes foram otimizados e completamente redesenhados.
Com efeito, o i4 consegue um máximo de potência de 530 cv que é um valor extremamente alto para um carro deste segmento! Assim sendo, são esperadas prestações convincentes, especialmente em arranque... Conseguirá competir com o Tesla Model 3 neste quesito?
Segundo a fabricante, o carregamento de 80% da carga é feito em cerca de 35 minutos. Em apenas 6 minutos é possível carregar energia suficiente para viajar durante 100 km!
De momento, a BMW não disponibilizou mais informações sobre o seu futuro sedan elétrico. Inserido num segmento importante e competitivo, será interessante ver como se comportará comparativamente ao Tesla Model 3 e à restante concorrência. A empresa de Elon Musk, nitidamente líder no mundo dos carros elétricos, começa a ganhar concorrência de cada vez mais fabricantes.
A BMW adiantou ainda - mostrando o seu compromisso com a mobilidade elétrica - que em 2023 terá 25 modelos eletrificados, quer sejam híbridos ou totalmente elétricos, na sua gama de veículos.
Para além dos carros elétricos, a BMW está a investir no hidrogénio...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BMW Group
Neste artigo: Automoveis, BMW, BMW i4, carro eletrico, Carros, mobilidade elétrica, motores
O Tesla Model 3 está a roubar muitas vendas ao BMW Serie 3 na Alemanha…. este BMW i4 é a resposta, no entanto já chega um pouco tarde!
Até aposto que a Tesla consegue construir primeiro a “Gigafactory” na Alemanha do que a BMW consegue lançar o i4 para venda no mercado…
Hihihi….nem mais!
+1
Construir e iniciar produção em série… 🙂
Mesmo
Graças à concorrência, brevemente teremos baterias mais leves, baratas e com mais autonomia. Isso é que é importante.
E que venham mais da Mercedes (porque o EQC em autonomia e performance é uma vergonha), Audi, Jaguar, Porsche, Ford, …
O da Ford parece muito bonito!
Estão preocupados com autonomia e em lançarem modelos novos para combaterem a Tesla mas estão esquecidos que atesta também oferece uma rede de carregamento.
Já o resto da Malta anda a sofrer para conseguir planear a viagem e ter a sorte de chegar e ter um carregador livre e a trabalhar.
Para mim e neste momento o stress de ter um automóvel eletrico.
Que rede é que a Tesla tem? Tas a falar dos 10 postos espalhados pelo pais?
É melhor ter 10 que 0, é uma verdade, mas dai até ser considerado bom… Quero ver quantas viagens fazes em 2h com qualquer electrico.
Lisboa-Algarve, se fores a mais de 120, ficas-te pelo caminho… Daqui a uns tempos(3/5 anos), a tecnologia vai tar boa, até lá é esperar que atinja o seu espoente “maximo”
Eu fiz Porto – Algarve – Porto num Tesla e não fiquei pelo caminho…
fiz seixal-huelva (340km) a 100/120 km/h e ainda sobraram 90 km e nem foi num tesla…carreguei á pala no hotel e na volta fez o mesmo…
És ignorante todos os dias.
São 70 postos em 7 localizações. Cada posto carrega até 150kW, em contraste com os 50kW do resto da rede. Estão planeadas mais localizações para o ano que vem. São sempre em locais estratégicos para ninguém ficar pelo caminho nas tais viagens grandes.
Por esta altura já percebeu que só disse disparates, mas vou continuar…
De Lisboa a Faro a 120km/h, um Tesla Model 3 LR AWD chega com 25% de carga ao destino se sair com 100% de Lisboa.
Três o cinco anos é a vantagem que a Tesla tem da concorrência nas estimativas mais conservadoras. Esta noticia é prova disso, já que a BMW vai só lançar em 2021 um competidor de um carro lançado pela Tesla em 2017.
Está a comentar num site tecnológico. Já devia ter percebido que quem espera pelo “espoente “maximo”” vai esperar eternamente.
Agora pode responder mais disparates para eu refutar também.
Esqueces – te dos postos mobi e nas bombas de gasolina
Estão preocupados com autonomia e em lançarem modelos novos para combaterem a Tesla mas estão esquecidos que atesta também oferece uma rede de carregamento.
Já o resto da Malta anda a sofrer para conseguir planear a viagem e ter a sorte de chegar e ter um carregador livre e a trabalhar.
Para mim e neste momento o stress de ter um automóvel eletrico.
parece a guerra dos megapixeis!
só que aqui a corrida é a ver quem apresenta caros com mais potência e mais rápidos como se isso fosse importante no estado atual do mercado e do desenvolvimento de veículos elétricos.
o que preocupa a generalidade do mercado potêncial de veículos elétricos é a autonomia e o preço, enquanto estas duas questãoes não forem “resolvidas” o resto é só montra
+1
Carros mais potentes e mais rápidos é um objectivo importante, independentemente da unidade motriz. Não há razão para que os eléctricos sejam avaliados de forma diferente.
Aquela grelha… Parece as beiças daquelas mulheres que fazem aumento labiais.
Caros colegas , não devemos nos preocupar com pontos de carregamento porque usaremos as tomadas de casa mesmo. Além do mais será igual ao Prooalcool em pouco tempo já havia muitas bombas com álcool.
O devemos nos preocupar é com os impostos que tornam esse veículo muito caros nesse momento. Mas em curtíssimo prazo os precos vão despencar com a concorrência. Como ocorreu com os celulares. O que temos que fazer é estar comentando o tempo todo com os amigos para ver logo essa moda pegar de vez.
Impostos?!!! Neste momento têm é incentivos fiscais. Não se iluda.
Progresso!!!Sim a BMW sempre soube fazer-se ao mercado aliando estilo,segurança e conforto.
A tesla está muito à frente no que toca a carros elétricos (nisso concordo com tudos os que defenderam a marca). Mas é bom que exista concorrência.