Há uma cadeia de supermercados que tem mais pontos de carga do que alguns países da Europa
Com a União Europeia (UE) a procurar uma adoção em massa de carros elétricos, é crucial assegurar uma rede de carregamento estruturada, que responda eficazmente à procura pelos condutores. Curiosamente, neste cenário, há uma cadeia de supermercados que tem mais pontos de carga do que alguns países...
Enquanto a UE planeia impedir a venda de novos carros térmicos, as necessidades associadas aos modelos eletrificados aumentam, com os condutores a exigirem, por exemplo, uma rede de carregamento robusta, que lhes confira confiança.
Contudo, neste cenário, a implementação de infraestrutura de carregamento para carros elétricos continua sem ritmo suficiente para atingir as metas estabelecidas pela UE.
A cinco anos de 2030, os números mostram um problema: existem atualmente cerca de 910.000 pontos de carregamento públicos, um número que representa apenas 26% da meta de 3,5 milhões, estabelecida para o final da década, segundo uma investigação recente realizada pela Motointegrator e pela DataPulse Research, com base em dados da TEN-Tec da UE.
O objetivo foi fixado em 2021 no âmbito do pacote "Fit for 55" e da estratégia de mobilidade sustentável apresentada em dezembro de 2020.
Contudo, se se mantiver o ritmo atual de cerca de 150.000 novas instalações por ano, apenas se atingirão 1,7 milhões em 2030. Segundo contas do ForoCochesElectricos, para cumprir o plano, seriam necessárias cerca de 520 000 novas estações por ano.
Lidl tem mais pontos de carga do que a Eslovénia ou a Irlanda
O papel dos fornecedores privados torna-se, neste cenário, importante, pois reforça uma rede que os governos não têm conseguido aumentar suficientemente.
Curiosamente, a rede da cadeia de supermercados Lidl, com 8885 pontos de carregamento espalhados por toda a Europa, ultrapassa toda a infraestrutura instalada em países como a Lituânia, a Irlanda ou a Eslovénia.
Esta realidade mostra que o comércio retalhista começa a rivalizar com as iniciativas públicas, tornando-se um elemento-chave para cobrir as falhas do sistema europeu de recarga.
De facto, os supermercados e grandes superfícies estão a ter um impacto direto no reforço do sistema, sendo a segunda força depois das redes de carregamento privadas.
Distribuição dos pontos de carga não tranquiliza os condutores
A par da quantidade, a investigação alerta para a distribuição, também. Em regiões como o norte da Escandinávia, áreas do centro da Alemanha ou o interior de França, há distâncias superiores a 40 quilómetros entre dois pontos de carga.
Além disso, a percentagem de estações de carregamento rápido continua a ser muito baixa. De acordo com a investigação, representam apenas menos de 10% do total.
Neste cenário, o fosso entre o planeamento e a realidade no terreno torna clara a necessidade de medidas mais urgentes, que possibilitem a ambicionada adoção da mobilidade elétrica.






















Chato é quando lá chegas e o cabo tá cortado XD
Ou não funcionam, ou estão desligados, ou estão sem rede, ou passas o cartão e assim que viras costas param de carregar, ou afinal estão a carregar a 1/3 ou menos da velocidade que apresentam, etc
Isso não acontece só nem principalmente com carregadores de supermercado. Em França depois das 21h boa parte das áreas de serviço da A10 estão fechadas.
Sim, não tava a dizer que era exclusivo de carregadores de supermercado
chato é o preço! quando reparas que gasoleo fica mais barato
Só se fores um bocado pato, ou for mesmo uma emergência e tenhas que ir a um posto tipo na A1 ou assim XD
Pois, mas vê o preço do gasóleo nas bombas da A1
A quanto consegue carregar ?
Exato, é isso mesmo, todas as semanas os preços sobem, esta só foram mais 4,5 centímetros.
Só mesmo um otário é que não percebe isso.
Quem dá 40k por um carro novo, la tem MORAL para falar que os combustiveis estao caros!!!??
O que porventura poupamos no carregamento ou na longa autonomia de um carro eléctrico, vais pagar a mais noutros bens essenciais. No fundo, acabas por ter a ilusão de controlo de despesas.
@Rui Pereira, vais pagar mais noutros bens essenciais, tipo o quê?
Quem tem um carro elétrico paga mais no supermercado só por isso… Eles vão ver nas finanças se tens um carro elétrico, se tiveres, a conta de 20€ passa logo para 22€, o estado implantou esta medida para que as pessoas que tem carro elétrico não gozem com quem paga quase 2€ por cada litro de gasolina, é assim que eles te apanham!
Só 26% dos PC estipulados. Comecem a passar cabo, deixem-se de tretas de dizerem que as pessoas não sabem do que falam.