Renault poderá lançar um elétrico de 17 mil euros e não será fabricado na China
A Renault acredita ter encontrado a chave para tornar os veículos elétricos mais acessíveis, apostando em baterias LFP que prometem reduzir os custos de produção em 40%. O resultado? Novos elétricos desejáveis, poderão ter um preço abaixo dos 20 mil euros e sem origem chinesa.
A aposta nas baterias LFP
Segundo informações, a Renault, à semelhança de outras marcas, está a adotar baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), uma tecnologia mais barata, segura e menos dependente da extração de minerais raros do que as tradicionais baterias de iões de lítio.
Trata-se de uma grande mudança face ao passado recente. Por serem menos densas em energia e mais pesadas do que as baterias de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto), os fabricantes europeus olhavam com desdém para as LFP.
No entanto, marcas chinesas como BYD, MG e Leapmotor a inundar a Europa com veículos elétricos acessíveis equipados com estas baterias, o estigma começa a desaparecer rapidamente.
Rumo à democratização dos elétricos
A estabilidade, durabilidade e vantagens de custo das LFP tornaram-se demasiado atrativas para serem ignoradas, especialmente com as flutuações nos preços globais do lítio e do níquel, que dificultam previsões de negócio a longo prazo.
A decisão da Renault de apostar nesta tecnologia não se prende tanto com alcançar a tecnologia chinesa, mas sim a sua economia, reconhecendo que o verdadeiro obstáculo à adoção em massa é o preço.
Esta foi também a lógica por trás do relançamento do Renault R5 E-TECH e do anúncio de um novo Twingo elétrico.
A mesma filosofia guiou a criação da Ampere, a divisão de software e desenvolvimento de veículos elétricos lançada em 2023.
Nessa altura, a Renault definiu dois grandes objetivos: melhorar os seus veículos definidos por software e reduzir os custos de fabrico dos elétricos em 40%, precisamente o que a adoção das baterias LFP poderá permitir.
Criar um novo modelo de empresa especializada em veículos elétricos e software que entra em funcionamento hoje: haverá melhor forma de ilustrar a nossa revolução e a ousadia das nossas equipas?
Questionou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, no lançamento da Ampere.
E respondeu:
Instilar uma visão corporativa sustentável e garantir que se reflete em cada processo e produto. Apoiar-nos nas forças do Grupo e rever a forma como fazemos tudo.
Formar uma equipa coesa e trabalhar para o coletivo. Valorizar as nossas raízes francesas e tornar-nos líderes na Europa. Afirmar o nosso compromisso com os clientes, o planeta e quem nele vive.
A Renault está prestes a lançar uma versão totalmente nova e totalmente elétrica do seu icónico minicarro Twingo da década de 1990 nos próximos meses.
O carro é direcionado diretamente para o BYD Dolphin Surf e espera-se que tenha um preço inicial a rondar os 17.000 euros.
10 Características das Baterias LFP
- Segurança elevada: Menor risco de sobreaquecimento e incêndio em comparação com outras químicas de lítio.
- Longa vida útil: Ciclos de carga e descarga mais numerosos, normalmente entre 2.000 e 5.000 ciclos.
- Estabilidade térmica: Mantêm desempenho estável em diferentes temperaturas.
- Alta eficiência de carga/descarga: Perdem pouca energia durante os processos.
- Densidade de energia moderada: Menor que NMC ou NCA, resultando em baterias mais pesadas para a mesma capacidade.
- Baixo custo de materiais: O ferro e o fosfato são mais baratos e abundantes que níquel ou cobalto.
- Amigáveis ao meio ambiente: Contêm menos metais pesados tóxicos.
- Tensão de célula relativamente baixa: Cerca de 3,2 V por célula, comparado com 3,6–3,7 V em outras químicas.
- Desempenho estável: Capacidade quase constante ao longo de grande parte do ciclo de descarga.
- Compatibilidade com carregamento rápido: Suportam altas correntes sem comprometer tanto a vida útil.





















Um desses vai ter de vir para esta mesa.
Eu já tive o MK1 e tenho o MK3… mas agora o Mk4 está espetacular.
Sim, está espetacular, a cara metade teve um mk1 e adorava o carro, assim que viu este não pára de falar dele, lá vai ter de ser…
Em Portugal custará mais de 30.000€. Uma pechincha XD
Esses preços são para Portugal com os impostos todos que temos?
Ora a 1 ciclo por dia,
Portanto temos bateria para 5 – 13 Anos, com o optimismo dos 13 anos, e uma carga tipo 60%??
depois disso, é jogar no lixo.
Este pessoal, é maluco.
Não é bem a assim pois o problema que as NCM são mais caras e após 1000 ciclos começam a ter uma capacidade inferior a 90% enquanto as LFP são mais baratas e após 1000 ciclos mantém uma carga de 90%. As LFP também têm outras vantagens são a probabilidade de incêndios e explosões é menor e a maior vida útil. As desvantagem são terem menor capacidade e uma menor resistência térmica ao frio.
E nesses 13 anos, quantas vezes foi mudada a Correia de distribuição, revisões com trocas de filtros e óleos…e outras peripécias da rotina dos motores a combustão? Talvez (porque na verdade desconheço o custo de baterias novas..) possa compensar!
Se cada ciclo for 200km. 5 anos sao 365.000km, 13 anos são 950.000km.
Quantos carros de 17 mil euros duram quase 1 milhao de km sem dar problemas?
Para fazer um ciclo por dia tem de gastar todos os dias a bateria dos 100 aos 0%, o que deve indicar pelo menos uma autonomia de 200 KMS por dia, o que dará 400 mil a 1 milhão de KMS, não estou a ver quem consiga fazer tanto km num carro destes em tão pouco tempo.
Depois não é jogar no lixo, é meter outra, o que deixou de gastar em gasolina dá para várias baterias.
Até fazem mais. Neste grupo o pessoal faz em média 20 a 30 mil KM por Mes (1.000km por dia). 400 mil dá pouco mais de 2 anos
Tu não sais de casa?
O meu irmão tem casa no extremo litoral norte e vai quase todos os fins de semana e ele não gosta de fazer paragens, cada maluco com as suas pancas.
O outro tem no Alentejo e também é raro não lá ir passar os fins de semana.
Um dos meus cunhados aos fins de semana faz grandes viagens, tem um dos filhos no Algarve e outro no Porto e tem um BMW X4 e um ID3, aos fins de semana o ID3 está sempre parado, como ele diz não faz sentido para de hora a hora para carregar o VE.
E ainda tenho outro familiar em Braga e os filhos estão a viver em Lisboa e também é raro não vir aos fins de semana a Lisboa.
Tenho um colega que têm casa em Coimbra e vai às sextas feiras e quando o glorioso joga em casa vêm a Lisboa e volta para Coimbra.
Como vez no meu universo de família e amigos são mais os que não passam os fins de semana em casa dos que passam, e destas pessoas todas só 3 deles é que são proprietários de VE, 2 ID3 e um Mercedes EQE.
Pelos visto há pessoal que gasta tudo no carro e depois tem que ficar em casa, são opções respeito mas não compreendo.
Raro o fim de semana que estou em casa.
Vou de férias 3/4 vezes ao ano. Este ano fui na Pascoa, fui no Verao. Vou agora no final do Mes e novamente no Ano novo. E já tenho mais uma semana marcada para Marco 2026.
Faco no máximo 10 mil KM por ano. Nao é necessario conduzir milhares de km para sair de casa
Nesse caso mais vale comprar um eléctrico, assim evita fazer paragens para abastecer.
O preço de referência 17 mil Euros será sem a carga fiscal em Portugal, certo? Se colocarmos 1.000 Eur. para despesas de transporte e a tudo isto acrescentarmos os ridículos 23% do IVA. estamos a falar de 22 mil Euros. Mas não se esqueçam, que este preço será para a versão base… que ninguém quer… portanto, realisticamente, estamos a falar de um Twingo por 25mil Eur. Obrigado, mas não estou interessado…
25mil custa um Renault 5, nao faz muit sentido venderem um carro inferior pelo mesmo valor.
Pois.. mas o Renault 5 custa 25 mil Euros a versão base…
Normalmente é assim. As marcas anunciam o preco da versao base um verdadeiro engano.
Um Dacia custa 40.000€ e depois dizem que é um carro barato
Qual Dacia custa 40 mil?
Sarcasmo Vitor… É Sarcasmo.
Dacia Bigster full extras 40 mil€.
Ninguém quer a versão base
O carro é bonito pra 250om de autonomia se tiver não deveria passar dos 12mil euros metem-nos carros elétricos pra cima quase ao preço de alguns apartamentos, dizem todos viva mas ninguém ainda pensou que muito Português vive no limite da pobreza vive só e unicamente do salário, muitos do mínimo, e vêem esse governantes dizer que os carros a combustão geram poluição, não chaga a 1% no mundo inteiro, e os aviões navios etc etc e as fábricas que fabricam carros roupa etc etc , 3 se lembram o planeta de x em x tempo faz degelo, ou aumenta etc