Tesla corta preços do Model 3 e Model Y, mas a BYD dá xeque-mate
A Tesla apresentou um Model 3 e um Model Y mais baratos. A equipa de Elon Musk está convencida de que isso prejudicará mais a BYD, mas nada mais longe da realidade. A marca chinesa ofereceu-se a si própria um novo navio, com capacidade para quase 10.000 carros, com o qual poderá arruinar a estratégia da marca americana.
O trunfo está na logística mais barata
A Tesla não quis esperar pelo início de 2026 para apresentar um par de novidades com as quais pretende desestabilizar o mercado europeu de carros elétricos, embora ainda não haja qualquer confirmação do fabricante nesse sentido.
A marca americana apostou forte num Model 3 mais básico que, apesar de reduzir a autonomia, continua a ultrapassar os 500 quilómetros.
É uma versão com a qual Elon Musk espera recuperar o terreno perdido e a grande vantagem que conseguiu manter durante dois anos, mas que foi diminuindo com o modelo mais bem-sucedido da marca.
O Tesla Model Y, esse sim, fez concessões reais para reduzir o preço em pouco mais de 4.000 euros, abdicando da tração integral, dos amortecedores adaptativos, da coluna de direção elétrica e até dos espelhos retrovisores exteriores, que passam a dobrar-se manualmente.
Contudo, a estratégia da BYD é ter menos despesa com a Logística e conseguir preços de combate.
Aliás, a Tesla está a adaptar a sua oferta, agora até cores de carroçaria como o branco ou o preto são pagas, sendo o único gratuito um cinzento metalizado.
Apesar disso, o Model Y Standard continua a ser um modelo muito luxuoso, embora sem ostentação, contando com os seguintes elementos:
- Bancos dianteiros aquecidos
- Faróis LED
- Assistente de máximos automáticos
- Controlo de cruzeiro com assistente de tráfego
- Volante aquecido
- Sistema de câmaras 360º
- Dois carregadores sem fios para telemóveis
- Iluminação ambiente
- Ecrã tátil de 15,4 polegadas com atualizações sem fios
Dois modelos Tesla baratos são para "apertar" a BYD
Diz-se que estes dois modelos chegaram para causar mais danos à BYD. A marca chinesa que tirou à Tesla o primeiro lugar no ranking de carros elétricos na Europa, e que não o perde apesar da forte queda nas vendas sofrida neste terceiro trimestre, mais de 11% em comparação com o ano anterior.
É a primeira vez desde 2020 que isso acontece na China, onde as vendas de automóveis novos caíram devido à guerra de preços e descontos.
A preocupação da BYD com a nova ofensiva de Elon Musk é tal que a marca chinesa ofereceu-se um novo navio ro-ro.
Chama-se Jinan, e é o oitavo que o fabricante lança desde que o Explorer se estreou nos mares em janeiro de 2024.
O novo navio da marca chinesa tem uma capacidade impressionante, podendo transportar entre 7.200 e 9.000 carros, tornando-se uma poderosa arma contra a qual a Tesla não pode competir de forma alguma.
Com estes oito navios, a BYD consegue gerir muito melhor os preços dos seus automóveis. Enquanto a Tesla e outras marcas dependem de transportadoras externas, o gigante chinês elimina de imediato os custos de terceiros e evita também os aumentos nas tarifas de transporte marítimo, o que lhe permite vender a preços mais baixos.
Lista da frota da BYD:
- BYD Explorer Nº 1
- BYD Hefei
- BYD Changzhou
- BYD Shenzhen
- BYD Xi’an
- BYD Changsha
- BYD Zhengzhou
- BYD Jinan
É o típico ciclo vicioso: quanto mais baratos forem os carros, maior será o volume de vendas.
Dos oito navios que a BYD possui, o Hefei faz a rota do Mediterrâneo, e os Xi’an, Shenzhen e Changsha também já chegam às águas europeias e do Médio Oriente, enquanto o Changzhou e o Zhengzhou se destinam à América do Sul.
O destino do novo ainda não é conhecido, mas se também lhe for atribuído um porto europeu será mais um pesadelo nesta interminável invasão chinesa.






















“Tesla corta preços do Model 3 e Model Y” em que pais? Portugal não é de certeza.
EUA, produzidos nas fábricas de lá. Nos vendidos na Europa, os model 3 são fabricados em Xangai e os Y na Alemanha e não há indicação de que façam as alterações que os tornem mais baratos, embora sejam relativamente simples de fazer.
Salvo erro ainda ontem aqui noutro artigo a falar disso eu também disse o mesmo. Não me acredito minimamente que em Portugal estes dois carros da Tesla venham com este corte de preços. Se juntarmos todas as taxas/impostos quando eles são comercializados aqui em Portugal estes dois carros ficam ao preço que são vendidos hoje em dia. De certeza que é assim. Não tenho a mínima dúvida.
São variantes mais baratas dos modelos existentes. A Tesla enviou e-mails a informar sobre o novo Y, mais barato.
Quer um quer outro, só demonstram que ganham muito dinheiro nos carros elétricos.
Se fossem mais comedidos nos lucros os veículos seriam aí sim acessíveis ao “povo” sem ter de vender um rim.
Não faz sentido o que dizes. Primeiro porque a notícia fala em redução de custos porque tem menos extras e por redução nas logísticas, depois porque o mercado funciona assim.
Cada um faz o preço que entende e cabe à concorrência fazer nivelar os preços em conformidade com o mercado.
Claro que eu também cria que fosse tudo mais barato, mas as empresas não investem para depois vender pouco acima do preço de custo.
Quando saíram as PS3 foram vendidas com perdas durante bastante tempo.
O pessoal quer aumentos de ordenado e preços mais baixo é complicado.
Se os carros chineses não fossem acessíveis ao povo – e melhores!- em comparação com os europeus os parasitas de Bruxelas não vinham com tarifas estapafúrdias. Mas não lhes vai servir de nada.
Nem assim as vendas aumentam! O pessoal abriu os olhos e já não cai na armadilha do Musk.
Então porque aumentam ? Onde arranja essas mentiras ?
Não sei se será assim, este ano e devido às guerras de preços que a própria BYD começou, esta anda a perder dinheiro, e até já foi chamada á pedra pelo governo chinês. As ações caíram e os grandes apoios já fugiram.
E não esquecer que na manutenção a Tesla ganha , o importador da byd em Portugal cobra as revisões obrigatórias a Tesla não tem .
Essas revisões obrigatórias com valores absurdos, vao mudar o quê?
Nada, é apenas para ganhar dinheiro de forma fácil. Quando as coisas correm mal em garantia fazem de tudo para se deitaram de fora.
Pesadelo!? Para o simples consumidor é muito bom, os europeus já estão fartos de pagar veículos sobrevalorizados das construtoras europeias e neste caso americanas, que venham carros melhores e mais baratos, isso só é pesadelo para alguns de vós, X&l0s.
Podem até vir de porta aviões. Chinoquices e musquizes não levam os meus euros…