BYD ultrapassa Tesla e já lidera o mercado global de carros elétricos
Depois de muitos anos a controlar de forma quase total o mercado de carros elétricos, a Tesla viu chegar concorrentes de peso, vindos da China. Isso desequilibrou a sua posição e criou uma concorrência forte. Agora, os resultados revelam que a BYD ultrapassa Tesla e já lidera o mercado global de carros elétricos.
A BYD solidificou a sua posição como líder de mercado em vendas de veículos puramente elétricos (BEV) em 2025. Com isso superou a Tesla com uma vantagem considerável. A construtora chinesa, impulsionada por uma estratégia de preços competitiva e um vasto portefólio de modelos, já vendeu quase 400.000 unidades a mais que a sua rival norte-americana. Isto marca uma mudança significativa no panorama da mobilidade elétrica.
A BYD à frente e números falam por si
Dados de vendas de janeiro a setembro de 2025 mostram que a BYD registou a impressionante marca de 2.127.348 veículos vendidos. Em comparação, a Tesla reportou 1.734.000 unidades no mesmo período. A diferença de 393.348 veículos sublinha a eficácia da BYD em capturar uma fatia de mercado substancial. Isto não só na China, mas também a nível internacional.
Este crescimento acelerado da BYD é atribuído a vários fatores, incluindo a diversificação da sua oferta. A empresa não se concentra apenas em modelos de luxo, mas também em opções mais acessíveis, tornando a eletrificação mais democrática e acessível a um público mais amplo. Esta abordagem contrasta com a estratégia inicial da Tesla, que se focou nos segmentos de gama alta.

Comparação das vendas trimestrais entre a BYD e a Tesla desde 2021. Vermelho: BYD, Azul: Tesla. Crédito: Tongkuai Shuchang
Estratégia de sucesso? Diversidade nos carros elétricos
Enquanto a Tesla mantém uma linha de produção mais focada, a BYD expandiu-se rapidamente com uma vasta gama de produtos. O seu portefólio inclui não apenas carros de passageiros, mas também autocarros e camiões elétricos. Isso permite-lhe penetrar em múltiplos segmentos de mercado e impulsionar o seu volume de vendas.
Esta diversidade é um dos pilares do seu sucesso e uma das razões pelas quais tem conseguido ultrapassar a sua concorrente norte-americana.
A BYD já tinha demonstrado o seu potencial ao superar a Tesla em vendas trimestrais em 2024, e a tendência de 2025 parece confirmar a sua liderança anual. A batalha pela supremacia no mercado de carros elétricos está longe de acabar, mas a BYD demonstrou a sua capacidade de competir e dominar, estabelecendo-se como uma força incontornável na indústria automóvel global.





















BYD rumo ao domínio global dos BEV. É a vida, quem tem força manda.
Nesta era de fake news já quase nada se pode confiar, mas já li que a BYD pediu falência.
Falso. Pesquisa sobre esse assunto 😉
Correto, acabei de saber que eram problemas ou falências em algumas concessionárias ou da rede de vendas, mas não da empresa-mãe como fabricante.
Exatamente.
Fonte: Redes Sociais News
https://www.youtube.com/watch?v=JO8pYO3CFIA
Existem umas 200 marcas de automoveis na China.
Impressionante até onde chega o intervencionismo estatal chines.
A China tem 1400 milhões de habitantes, são 140 Chineses por cada 1 Português, não é de admirar que tenham 200 marcas de automóvel nem que sejam lideres de mercado! Impressionante é achar que iam ficar quietinhos de braços cruzados a ser explorados como foram durante décadas!
Mas por acaso viste o vídeo ou é tudo teoria de conspiração?
Não sei o que o video traz de novo, sempre foi assim, mesmo na Europa, basta procurar no Google por “Car brands that no longer exists”, algumas marcas que alguns ainda se podem lembrar por aqui:
Daewoo
Daihatsu
Saab
Yugo
…
Mas as marcas que foram absorvidas pelas grandes são dezenas.
A China domina 90% das terras raras e tecnologia nos veículos elétricos e não só, desde a extração, tratamento, e conversão.
Isto não surgiu de um estalar de dedos, foram décadas de investimento. A ganância dos CEOs Europeus que abriram lá fabricas enquanto as fechavam cá levou o conhecimento ocidental que se tinha para a China, ninguém se preocupou com isso. Temos casos de grandes grupos automóveis ocidentais com prejuízos astronómicos mas que a chefia teve prémios de milhões, já poucos se devem lembrar do escândalo da Volkswagen que para desviar milhões de investimento e modernização andou a aldrabar nas emissões dos seus automóveis, a China aprendeu e ultrapassou o Ocidente, não é por acaso que a BYD por exemplo tem mais de 100 000 engenheiros nos seus quadros!
O Governo Chinês andou décadas a enviar estudantes para estudar nas melhores Universidades do Mundo, eles voltaram à China com conhecimento. Se virem fotografias da China à 50 anos não havia nada a não ser campos agrícolas.
A China não tem produção a mais, tem é produção mundial, a Toyota vende muito mais atualmente, mas está a ser substituída pela China e isso assusta muita gente…
Por isso é que começaram a introduzir motores a combustão …
E qual foi, segundo a fonte do post, “a razão das vendas melhores do que o esperado da Tesla no terceiro trimestre: muitos clientes americanos fizeram pedidos antes de 30 de setembro para beneficiarem do subsídio de US$ 7.500” (Trump acabou com o subsídio à compra de elétricos a partir de 1 outubro).
Por isso, é de esperar nova quebra da Tesla no 4º trimestre, destacando.se a BYD no 1º lugar no total do ano. E isto só nos BEV, sem contar com os híbridos da BYD.
Excelentes noticias…
Cada vez que (os EUA) tentam subjugar os outros, mais isolados ficam, tal como a Europa que passou a ser completamente irrelevante em tudo.
Na bolsa a Tesla vale 10 vezes mais do que a BYD. Como é possível?
Especulacao (supervalorizado) algo que nao se reflete no valor real.
The Magnificent Seven estao valorizadas em 19 mil mil milhoes de dolares, sureal.
GDP Economia Chinesa
GDP da Alemanha, Franca, Italia, UK, Espanha, Australia e Holand juntos.
A valorização em bolsa depende da empresa … mas também depende em parte da bolsa, ou seja, há bolsas onde a afluência de dinheiro (de investidores institucionais como os fundos de pensões) para comprar ações e, em especial, de empresas tecnológicas, é maior do que noutras.
A Tesla é a 10ª tecnológica cotada no Nasdaq – as 10 tecnológicas do Nasdaq são também as 10 empresas mais valiosas do mundo em capitalização de mercado.
Por sua vez, a BYD está cotada principalmente na bolsa de Hong Kong e noutra bolsa chinesa, onde o dinheiro é menos e a apetência pelas tecnológicas também.
Mas facto é que as ações da Tesla no último ano valorizaram 71,9% e as da BYD 0,9%.
Parece o BES, quando estava aflito até o Ronaldo serviu de alavanca, tenham juízo, a Tesla dá 10 a 0 a qualquer marca, tudo isto é politiquices dado o elon musk ter sido do governo de Trump, sejam sérios, qualquer dia ninguém vê as vossas notícias.
Tenham cuidado com o vosso futuro.