Renault mantém silêncio, mas há indícios de um Megane EREV com 900 km de autonomia
A Renault está a ponderar seriamente o futuro mais imediato dos seus automóveis elétricos. A marca do losango prepara uma jogada importante que poderá deixar muitos rivais para trás.
O regresso do motor de combustão aos elétricos da Renault
A Renault quer explorar um novo filão nos seus modelos elétricos. A marca sabe que muitos clientes apreciam o Megane e o Scenic elétricos, mas que prefeririam uma versão com motor de combustão.
Este desejo poderá tornar-se realidade, especialmente para os que olham com agrado para o renovado Scenic, agora transformado num SUV elegante e moderno.
O mesmo acontece com o Megane, que deixou de ser um compacto tradicional para se alinhar com a tendência dos crossover. Contudo, enquanto o Scenic tem tido boas vendas desde o lançamento, o Megane não conseguiu os seus verdadeiros objetivos.
Por isso, segundo alguns rumores, está a passar por uma atualização profunda, com um visual mais elegante, um toque desportivo e, possivelmente, uma nova tecnologia sob o capô.
EREV: a aposta da Renault para dar nova vida aos elétricos
Segundo um jornal francês, a Renault prepara-se para enfrentar o Leapmotor C10 de autonomia estendida com um sistema EREV (Extended Range Electric Vehicle ou Veículo elétrico de autonomia prolongada). Esta tecnologia será desenvolvida pela HORSE, empresa de motores detida em 50% pela Renault e pela chinesa Geely.
O sistema HORSE C15 é compacto, pode ser montado de forma vertical ou horizontal e inclui um motor a gasolina de 1,5 litros, gerador, inversor e sistema de refrigeração. Tudo isto pode ser instalado no compartimento dianteiro, sacrificando algum espaço, mas aumentando consideravelmente a autonomia.
Com este extensor de energia, a autonomia dos Megane e Scenic poderá atingir entre 800 e 900 quilómetros, um valor muito superior ao dos atuais elétricos da marca. O jornal francês indica que o novo Renault Megane E-Tech será o primeiro modelo a receber esta tecnologia, e as fotos espia parecem confirmar isso mesmo.
Quase 900 km de autonomia: os elétricos da Renault em testes extremos
As imagens mostram dois protótipos: um com a carroçaria atual do Megane e outro camuflado, com as novas alterações.
Ambos foram testados a temperaturas de cerca de 20 graus negativos, visível pelo gelo nas janelas e pelo vapor acumulado nos faróis e para-choques traseiros após a passagem para um ambiente mais quente.
A Renault costuma testar motores de combustão em frio extremo, mas raramente faz o mesmo com elétricos, o que aumenta o interesse destas imagens.
É possível ver a caixa da bateria a sobressair, o que levanta dúvidas sobre onde será instalado o escape do motor a combustão. No entanto, tal como acontece com os híbridos da Renault e da Dacia, o tubo pode estar oculto por baixo do veículo.
O regresso inesperado do motor térmico ao Megane
O meio francês sublinha que esta mudança será significativa, uma vez que a Renault tinha afirmado que o Megane nunca mais teria um motor térmico. As novas imagens contradizem essa promessa e sugerem uma nova abordagem.
Talvez a marca se referisse apenas ao Megane “com til” – o modelo antigo, com motor de combustão – e não ao atual elétrico Megane E-Tech, sem acento no nome.
A resposta definitiva chegará em primavera de 2026, quando a Renault apresentar oficialmente o novo Megane elétrico atualizado, possivelmente com o sistema EREV integrado.

























Se baixassem o preço das versões BEV é que seria top.
Brincam com novas palavras para ser algo tão simples como um carro híbrido.
Não, não é bem a mesma coisa e podes não te querer dar ao trabalho de perceber como as coisas funcionam e isso é problema teu mas há pessoas que se importam de como as coisas funcionam e coisas diferente não podem ter nomes iguais
Mas não é carro hibrido, senão era chamado de hibrido.
O meu carro é de 2013… Feito em Itália e em março fui do Porto á Holanda e passei a França toda sem parar… Foram cerca de 1200 km… Notícias dos francius ineficientes era escusado 🙂
Parabens pah
Essa viagem é feitas quantas vezes por mes?
Esta tecnologia do range extender quando acaba a bateria e passa a gastar do gerador a gasolina bebe 9 ou 10 lts/100 kms.
Ora aí está uma grande opção para aqueles que fazem viagens pequenas na maior parte do tempo, e de vez em quando viagens grandes.
e não vai a 9,10 lts. Vai a 6/7lt por 100km
Podia ser. Mas num carro de 40 ou 45 mil, esquece.
O que é uma excelente opção para quem só quer fazer as voltas do dia a dia e 2 vezes para o ano vai de ferias.
E um gerador não gasta 9 ou 10L de certeza mas mesmo que gaste é uma excelente opção na mesma gastar 9 ou 10 2 vezes por ano não está nada mau
Para quem vai de férias a fazer milhares de kms deveria ter uma espécie de Bypass directo do motor de combustão às rodas como têm o Civic e o Jazz. O gerador de eletricidade é altamente ineficiente.
Qual é a percentagem de pessoas que vai de férias a fazer milhares de km? e para essas opções existem muitas opções como GPL mild-hybrid etc…
Só deveria ser possível vender BEV ou EREV na UE a partir de 2028…
Mais um combustas olé.
Sabemos que a combustão está no fim quando se festeja o facto de haver rumores que um carro vai sair a combustão
O que vai sair (ainda mais) é veiculos electricos a combustão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
klu klux klan?
Não há veículos eléctricos a combustão.
Por acaso é eléctrico.
Paga IUC e impostos sobre o Co2?
Até pode pagar IMI, continua a ser um carro eléctrico, nem que lhe faça arqueologia.
Sinceramente absolutamente zero pessoas precisam de um carro com 900 km em 95% do ano. Apenas um capricho.
O megane secalhar não atinge os seus objetivos por causa do preço não é porque é eletrico
Pensei o mesmo. A versões de 60kwh mais equipadas custam mais 45000 euros.
Mas é um bom carro, passa quase a sensação de premium, e para mim dá 10-0 ao ID3 e Kauais.
Talvez daí o preço. Andei com um duas semanas.
Sim também já andei com um e é muito muito bom mas o preço é demasiado alto
Há usados com 40000Km a 28000€. Não serão boas opções?
28000 euros é preço de carro novo…e não é para todos!
Depende um bocadinho dos extras se for razoavelmente equipado acho um bom negocio para o carro que é
Usados, por alguma razão quem os tinha se quis desfazer deles.
Grunho
Que pensamento dos anos 80 ahahahah então por essa logica nenhum carro é bom porque qualquer carro neste mundo se vende no standvirtual