Autonomia dos carros elétricos mais do que triplicou em 10 anos
Conforme já partilhámos várias vezes e até pelos comentários que recebemos de um largo leque de leitores, a autonomia dos carros elétricos ainda é o seu calcanhar de Aquiles, na perspetiva de muitos condutores, que veem nos alcances oferecidos pelas marcas um entrave. Contudo, aparentemente, a autonomia destes veículos mais do que triplicou em 10 anos.
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos avançou informação curiosa sobre a autonomia média dos automóveis elétricos ao longo dos anos.
O último relatório divulgado pelo órgão americano apresenta a autonomia média dos carros elétricos desde o ano-modelo de 2011 até ao ano-modelo de 2024, e mostra que ela melhorou drasticamente ao longo do tempo.
De acordo com o relatório, citado pelo InsideEVs, "o alcance médio de veículos totalmente elétricos para o ano modelo 2024 atingiu um recorde de 283 milhas [455 km] por carga".
Apesar de não parecer um ganho significativo, quando comparado ao ano de 2023, com um aumento de apenas 13 milhas (21 km), se recuarmos mais no tempo, percebemos a enorme melhoria no alcance.
Em 2014, a autonomia média dos carros elétricos era de apenas 84 milhas (135 km), tendo o Nissan Leaf sido o principal responsável por esse valor, segundo o órgão de comunicação focado na mobilidade elétrica.
Por sua vez, em 2024, o número subiu para 283 milhas, o que representa mais do que uma triplicação da autonomia média em apenas 10 anos.
Mesmo recuando apenas a 2016, a autonomia média dos carros elétricos era de 218 milhas (351 km), em comparação com 283 no ano passado.
Considerando que 300 milhas, o equivalente a 483 km, representam uma autonomia consensualmente adequada para a maioria dos compradores, é possível que o alcance médio dos próximos carros elétricos não aumente drasticamente.
1 milha = 1,61 km
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Para mim 500 km reais de autonomia já é simpatico.
Mas fazes todos os dias 500 km?
Não, mas também não faço todos os dias 900 km no meu carro a combustão mas sempre que vou a bomba é para atestar até ao gargalo, lá por não fazer não quer dizer que não faça, como a minha vida não é estanque e tenho alguns imprevistos é sempre melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Sim, mas neste caso a “reserva” de capacidade da bateria paga-se e bem, mesmo que não seja necessária.
Já se paga menos que antes, já que o preço baixou.
Assim como a potencia num carro a combustão, pagas e bem para ir a 120 Km/H na AE
Por isso é que ainda ñ tenho nenhum VE, quando estiver mais perto dessa autonomia e ao valor que eu acho justo vou comprar, até lá e esperar, e eu até nem ando assim tantos Km mas é como digo mais vale ter e não necessitar do que necessitar e não ter.
se puderes carrega em casa, esse problema não existe, todas as manhãs tens o “tanque” cheio.
Existe estudos que mostram que a média dos carros faz 30km por dia, por isso o eléctrico faz sentido para muitas pessoas.
Para aqueles 2% que faz mais de 500km por dia não faz sentido.
A grande questão é que o carro elétrico compensa muito mais para quem anda muito e carrega em casa. Quem faz 10k por ano muito dificilmente chegará ao fim do ciclo de vida do carro com vantagens financeiras.
Podes ver por esse prisma, eu não acho que isso seja verdade mas mesmo que fosse o dinheiro no banco não cresce e se tiveres o dinheiro para fazer um investimento que te permita poupar no dia a dia já é bom no final até pode ficar igual todos os meses tiveste 100€ que poupas te.
E eu não acho que isso seja verdade porque eu faço cerca de 50km por dia 22 para ir 22 voltar mais supermecado e voltinhas andava sempre a volta dos 50km por dia eu gastava 120€ por mês comprei um hibrido plug-in passei a gastar 20 em eletricidade portanto poupei 100€ por mes já tenho carro há 8 anos já poupei quase 10 mil€ para mim já valeu a pena mais tarde ou mais cedo teria de comprar um carro porque aquele já era antigo gastava muito e já dava chatices
O seu hibrido não gasta gasolina/gasóleo?
Consegue fazer esses 50Km só com a bateria e zero de combustíveis fosseis?
Leste o comentário do B@rão Vermelho???
Acorda para a vida, jovem…
Preocupa-me muito mais a disponibilidade de carregadores, tanto em número como em localização, do que propriamente se a bateria faz 400 ou 1000kms seguidos! A meu ver o ideal é chegar ao carregador, sem filas de espera, carregar sem complicações, 10min e seguir viagem por mais 400 kms. De qualquer das formas, os carros elétricos, mais propriamente as baterias, são produtos tecnológicos e claro está o potencial para inovação é quase ilimitado. Tal como nos últimos 10 anos a autonomia triplicou, daqui por outros 10 anos com novas composições e tecnologias, a autonomia deve ter quintuplicado face aos atuais ou mais… Há 20 anos atrás andava tudo com Nokias 3310… hoje é o que vemos!
Eu para mim até já está óptimo 500km para mim é mais que suficiente, mas esperamos mais 10 aninhos e vamos ter 2 coisas ainda mais autonomia secalhar a estabilizar nos 1000km de autonomia e uma queda grande no preço das baterias
portanto vais esperar 10 anos para ele fazer aquilo que o mercedes do meu avo ja fazia em 1991, 1000km e com carregamentos em 30 segundos. Os eletricos para carregar ainda precisam de 8 horas lol
1991? Até bem antes disso. Mas eu quero algo que possa carregar em casa e não precise de gastar 100€ para encher o deposito e daqui a 10 anos já não é 100 é 200 na altura do teu avo até nem era mau 20 euritos euchi-as o deposito agora? já não faz sentido continuar a dar dinheiro a galp já temos tecnologias mais baratas e melhores.
8 horas? eu estou em casa das 19 as 7 da manha são 12 horas é mais do que suficiente e com uma autonomia de 1000 km só preciso de o carregar 1 vez por mês, mas isto sou eu que faço 50km por dia claro que aqueles que fazem 3000km so de manha não dá
Oh Nuno abre a pestana, os superchargers custam mais que a gasolina! Nao queres pagar andas a pe LOL
Primeiro não são, segundo quem é que falou em superchargers? Carregar é em casa durante a noite ao preço de uma uva mijona
Desde quando ? Para mim custam zero, mas isso é para quem tem os carros mais velhos.
Quanto paga nos Supercharger ?
Sim e carregas em casa quando vais para Madrid ou para o algarve? LOL Que cromo
30 segundos ? Tanto tempo ?
Vou esperar mais 10 anos para ter um carro elétrico que não me faça perder tempo no abastecimento. O pessoal ainda não percebeu quão valioso e escasso é esse bem : o tempo. Lá chegarão.
É por ser um bem escasso que prefiro eléctricos, perde-se muito menos tempo.
Lá chegarão.
É bem verdade eu antes perdia 30 minutos para ir a bomba agora venho 30 minutos mais cedo para casa ligo o carro à tomada e estou esses 30 minutos com os meus filhos, tens toda a razão o tempo é bem precioso eu até estava a pensar deixar de dormir que sentido faz estar todos os dias 6 horas a dormir mais vale aproveitar o tempo
e mesmo assim continua inferior a qualquer carro usado com 30 anos a gasolina que faz 1000km num deposito e carrega (atesta) em 30 segundos.
Tanto tempo ?.que desperdício de tempo e dinheiro.
Enquanto o método de carregamento for o semelhante ao do inventor do 1 carro elétrico com uma tomada e uma extensão, nunca vou querer um carro elétrico, depois o carro elétrico está demonstrado que só tem a vantagem se deixar a carregar em casa(por enquanto), se for carregamentos fora de casa fica mais caro que gasóleo.
Poluição? Basta ver o método de construção das baterias… a restante construção igual ao carro a combustão…a quantidade de porcaria da bateria no final de vida!
Retomas de veículos em segunda mão elétricos? Um desastre, ninguém quer um caixote com um dínamo e uma bateria em fim de vida…
CONCLUSÃO: no dia que vir uma nave espacial ir a lua ou a Marte, elétrica, eu começo a preocupar-me em comprar um carro elétrico.
Mas já não é o mesmo, é muito diferente.
Então qual é o método de construção das baterias ?
Então mostre lá essa quantidade de porcaria no final da vida ?
Não aceitam retomas ? Onde não aceitam ?
Então já pode comprar, porque todas elas são eléctricas.
Nesse caso também não pode comprar nem gasolina nem gasóleo, porque nenhuma dessas usa propulsão a gasolina ou gasóleo, e muito menos motores de combustão interna.
Sim é um carro eletrico querias que o alimentasses com uma omolete? Parece-me que tu não entendes bem como é que funciona a electricidade realmente é incrível que desde o inicios das primeiras coisas eletricas ainda continuemos a usar fios e tomadas assim como os carros a combustão não cabe na cabeça de ninguem que continuemos a usar petroleo já deviamos usar plasticina ou assim.
Este cometário não tem mesmo ponta por onde se pegue ahah mas só uma dica extra não é possivel andar no espaço com electricidade porque não há atrito mas se fosse possível tu não ias acreditar como é que eles carregavam as coisas
Quanto a retomas é um facto que levamos sempre uma barretada, seja qual for o carro.
Facto verídico, a minha cunhada é contabilista e tem um cliente que devido a sua atividade tem de se deslocar várias vezes por semana a Sevilha, por isso utilizou o raciocínio de que vai poupar imenso em combustível se comprar uma VE.
Optou por o Audi Q6 Suv, passado um ano chegou a conclusão que tempo também é dinheiro.
E pensou vender/ trocar o Q6, e voltar a um diesel ou hibrido, ficou doente com o valor que lhe dão para retoma, menos de metade do valor o carro novo, o carro tem pouco mais de 40.000km.
Aparentemente na retoma de um VE perde-se mais valor do que num térmico, mas também é verdade que não se encontra nenhum VE em segunda mão à venda por metade (já nem digo por menos de metade do preço), metade do preço hora o negócio dos carros é este mesmo comprar barato e vender caro.
As marcas ao que parece estão pouco interessadas na retoma de VE.
O q triplicou foi o peso e consequente capacidade das baterias
Um S 85 de 2015 não faz melhor em proporção q um S de 2025 e é mais pesado na devida proporção.
O peso diminuiu.
Pois não faz, tem bateria mais pequena, o de 2025 faz 30 a 35% mais autonomia, mas a tesla não quer meter maior bateria, no entanto já existe um model s com 200 kWh, que faz 1200 KMS a uma velocidade constante de 90 kmh.
Cá está o motinhas a tentar espalhar maus umas mentiras como já é normal dele portanto vamos a factos:
Model S85 2015 502km autonomia (NEDC) 2100kg
Model S 100 2025 LR 652km (WLTP) 2067kg
Portanto a bateria aumentou(15kw) a autonomia aumentou(150km) e o peso diminui(33kg) o preço também diminui, de referir tambem que o S85 foi medido em NEDC que é muito menos preciso que o WLTP e já nem é usado hoje em dia porque se fossem os 2 em WLTP a diferença de autonomia seria ainda maior do que 150km.
A oferta de carros eléctricos neste tempo também disparou
Sem considerar que a potencia de um é muito maior que o outro, ou seja, o de 2025 tem motores mais potentes.