PplWare Mobile

Autonomia dos carros elétricos mais do que triplicou em 10 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. B@rão Vermelho says:

    Para mim 500 km reais de autonomia já é simpatico.
    Mas fazes todos os dias 500 km?
    Não, mas também não faço todos os dias 900 km no meu carro a combustão mas sempre que vou a bomba é para atestar até ao gargalo, lá por não fazer não quer dizer que não faça, como a minha vida não é estanque e tenho alguns imprevistos é sempre melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.

    • Fernando P says:

      Sim, mas neste caso a “reserva” de capacidade da bateria paga-se e bem, mesmo que não seja necessária.

      • JL says:

        Já se paga menos que antes, já que o preço baixou.

      • B@rão Vermelho says:

        Assim como a potencia num carro a combustão, pagas e bem para ir a 120 Km/H na AE
        Por isso é que ainda ñ tenho nenhum VE, quando estiver mais perto dessa autonomia e ao valor que eu acho justo vou comprar, até lá e esperar, e eu até nem ando assim tantos Km mas é como digo mais vale ter e não necessitar do que necessitar e não ter.

    • jotabê says:

      se puderes carrega em casa, esse problema não existe, todas as manhãs tens o “tanque” cheio.

  2. Rodrigo says:

    Existe estudos que mostram que a média dos carros faz 30km por dia, por isso o eléctrico faz sentido para muitas pessoas.

    Para aqueles 2% que faz mais de 500km por dia não faz sentido.

    • Fernando P says:

      A grande questão é que o carro elétrico compensa muito mais para quem anda muito e carrega em casa. Quem faz 10k por ano muito dificilmente chegará ao fim do ciclo de vida do carro com vantagens financeiras.

      • David says:

        Podes ver por esse prisma, eu não acho que isso seja verdade mas mesmo que fosse o dinheiro no banco não cresce e se tiveres o dinheiro para fazer um investimento que te permita poupar no dia a dia já é bom no final até pode ficar igual todos os meses tiveste 100€ que poupas te.
        E eu não acho que isso seja verdade porque eu faço cerca de 50km por dia 22 para ir 22 voltar mais supermecado e voltinhas andava sempre a volta dos 50km por dia eu gastava 120€ por mês comprei um hibrido plug-in passei a gastar 20 em eletricidade portanto poupei 100€ por mes já tenho carro há 8 anos já poupei quase 10 mil€ para mim já valeu a pena mais tarde ou mais cedo teria de comprar um carro porque aquele já era antigo gastava muito e já dava chatices

    • Sérgio says:

      Leste o comentário do B@rão Vermelho???
      Acorda para a vida, jovem…

  3. TugAzeiteiro says:

    Preocupa-me muito mais a disponibilidade de carregadores, tanto em número como em localização, do que propriamente se a bateria faz 400 ou 1000kms seguidos! A meu ver o ideal é chegar ao carregador, sem filas de espera, carregar sem complicações, 10min e seguir viagem por mais 400 kms. De qualquer das formas, os carros elétricos, mais propriamente as baterias, são produtos tecnológicos e claro está o potencial para inovação é quase ilimitado. Tal como nos últimos 10 anos a autonomia triplicou, daqui por outros 10 anos com novas composições e tecnologias, a autonomia deve ter quintuplicado face aos atuais ou mais… Há 20 anos atrás andava tudo com Nokias 3310… hoje é o que vemos!

  4. Nuno says:

    Eu para mim até já está óptimo 500km para mim é mais que suficiente, mas esperamos mais 10 aninhos e vamos ter 2 coisas ainda mais autonomia secalhar a estabilizar nos 1000km de autonomia e uma queda grande no preço das baterias

    • Joao Rego says:

      portanto vais esperar 10 anos para ele fazer aquilo que o mercedes do meu avo ja fazia em 1991, 1000km e com carregamentos em 30 segundos. Os eletricos para carregar ainda precisam de 8 horas lol

      • Nuno says:

        1991? Até bem antes disso. Mas eu quero algo que possa carregar em casa e não precise de gastar 100€ para encher o deposito e daqui a 10 anos já não é 100 é 200 na altura do teu avo até nem era mau 20 euritos euchi-as o deposito agora? já não faz sentido continuar a dar dinheiro a galp já temos tecnologias mais baratas e melhores.
        8 horas? eu estou em casa das 19 as 7 da manha são 12 horas é mais do que suficiente e com uma autonomia de 1000 km só preciso de o carregar 1 vez por mês, mas isto sou eu que faço 50km por dia claro que aqueles que fazem 3000km so de manha não dá

      • JL says:

        30 segundos ? Tanto tempo ?

  5. há cada gajo says:

    Vou esperar mais 10 anos para ter um carro elétrico que não me faça perder tempo no abastecimento. O pessoal ainda não percebeu quão valioso e escasso é esse bem : o tempo. Lá chegarão.

    • JL says:

      É por ser um bem escasso que prefiro eléctricos, perde-se muito menos tempo.

      Lá chegarão.

    • Rui says:

      É bem verdade eu antes perdia 30 minutos para ir a bomba agora venho 30 minutos mais cedo para casa ligo o carro à tomada e estou esses 30 minutos com os meus filhos, tens toda a razão o tempo é bem precioso eu até estava a pensar deixar de dormir que sentido faz estar todos os dias 6 horas a dormir mais vale aproveitar o tempo

  6. Joao Rego says:

    e mesmo assim continua inferior a qualquer carro usado com 30 anos a gasolina que faz 1000km num deposito e carrega (atesta) em 30 segundos.

  7. João says:

    Enquanto o método de carregamento for o semelhante ao do inventor do 1 carro elétrico com uma tomada e uma extensão, nunca vou querer um carro elétrico, depois o carro elétrico está demonstrado que só tem a vantagem se deixar a carregar em casa(por enquanto), se for carregamentos fora de casa fica mais caro que gasóleo.
    Poluição? Basta ver o método de construção das baterias… a restante construção igual ao carro a combustão…a quantidade de porcaria da bateria no final de vida!
    Retomas de veículos em segunda mão elétricos? Um desastre, ninguém quer um caixote com um dínamo e uma bateria em fim de vida…
    CONCLUSÃO: no dia que vir uma nave espacial ir a lua ou a Marte, elétrica, eu começo a preocupar-me em comprar um carro elétrico.

    • JL says:

      Mas já não é o mesmo, é muito diferente.

      Então qual é o método de construção das baterias ?

      Então mostre lá essa quantidade de porcaria no final da vida ?

      Não aceitam retomas ? Onde não aceitam ?

      Então já pode comprar, porque todas elas são eléctricas.

    • JL says:

      Nesse caso também não pode comprar nem gasolina nem gasóleo, porque nenhuma dessas usa propulsão a gasolina ou gasóleo, e muito menos motores de combustão interna.

    • Gonçalo says:

      Sim é um carro eletrico querias que o alimentasses com uma omolete? Parece-me que tu não entendes bem como é que funciona a electricidade realmente é incrível que desde o inicios das primeiras coisas eletricas ainda continuemos a usar fios e tomadas assim como os carros a combustão não cabe na cabeça de ninguem que continuemos a usar petroleo já deviamos usar plasticina ou assim.
      Este cometário não tem mesmo ponta por onde se pegue ahah mas só uma dica extra não é possivel andar no espaço com electricidade porque não há atrito mas se fosse possível tu não ias acreditar como é que eles carregavam as coisas

      • B@rão Vermelho says:

        Quanto a retomas é um facto que levamos sempre uma barretada, seja qual for o carro.
        Facto verídico, a minha cunhada é contabilista e tem um cliente que devido a sua atividade tem de se deslocar várias vezes por semana a Sevilha, por isso utilizou o raciocínio de que vai poupar imenso em combustível se comprar uma VE.
        Optou por o Audi Q6 Suv, passado um ano chegou a conclusão que tempo também é dinheiro.
        E pensou vender/ trocar o Q6, e voltar a um diesel ou hibrido, ficou doente com o valor que lhe dão para retoma, menos de metade do valor o carro novo, o carro tem pouco mais de 40.000km.
        Aparentemente na retoma de um VE perde-se mais valor do que num térmico, mas também é verdade que não se encontra nenhum VE em segunda mão à venda por metade (já nem digo por menos de metade do preço), metade do preço hora o negócio dos carros é este mesmo comprar barato e vender caro.
        As marcas ao que parece estão pouco interessadas na retoma de VE.

  8. Yamahia says:

    O q triplicou foi o peso e consequente capacidade das baterias

    Um S 85 de 2015 não faz melhor em proporção q um S de 2025 e é mais pesado na devida proporção.

    • JL says:

      O peso diminuiu.

      Pois não faz, tem bateria mais pequena, o de 2025 faz 30 a 35% mais autonomia, mas a tesla não quer meter maior bateria, no entanto já existe um model s com 200 kWh, que faz 1200 KMS a uma velocidade constante de 90 kmh.

    • Rui says:

      Cá está o motinhas a tentar espalhar maus umas mentiras como já é normal dele portanto vamos a factos:
      Model S85 2015 502km autonomia (NEDC) 2100kg
      Model S 100 2025 LR 652km (WLTP) 2067kg
      Portanto a bateria aumentou(15kw) a autonomia aumentou(150km) e o peso diminui(33kg) o preço também diminui, de referir tambem que o S85 foi medido em NEDC que é muito menos preciso que o WLTP e já nem é usado hoje em dia porque se fossem os 2 em WLTP a diferença de autonomia seria ainda maior do que 150km.

      A oferta de carros eléctricos neste tempo também disparou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.