Chefe da NASA diz que laços entre Elon Musk e Putin devem ser investigados
Numa notícia de grande impacto publicada na manhã de sexta-feira, o The Wall Street Journal refere que Elon Musk tem mantido contactos regulares com o Presidente russo, Vladimir Putin, há cerca de dois anos, tendo as discussões abrangido uma série de questões que vão desde a geopolítica aos negócios e a assuntos pessoais. A ser verdade, o homem forte da NASA pede que se investigue!
Não existem fontes oficiais que confirmem as conversas regulares entre Musk e Putin, e Musk não fez comentários à organização noticiosa.
Um porta-voz de Putin disse que o líder russo e Musk tiveram apenas uma chamada telefónica. No entanto, o relatório é plausivelmente verdadeiro, e o WSJ cita “vários funcionários atuais e antigos dos EUA, da Europa e da Rússia”. Esta também não é a primeira vez que há relatos de contactos entre Musk e Putin.
Segundo a Ars, a nova história sobre as ligações diretas de Musk a um inimigo declarado dos Estados Unidos suscitou imediatamente preocupações entre alguns destacados funcionários norte-americanos que trabalham com o empresário bilionário, incluindo o administrador da NASA, Bill Nelson.
Não sei se essa história é verdadeira. Se for verdade que houve várias conversas com Elon Musk e o presidente da Rússia, então isso seria preocupante, particularmente para a NASA e o Departamento de Defesa.
Disse Nelson numa conversa com Semafor na sexta-feira de manhã, e acrescentou que o relatório deve ser investigado.
Da Rússia, com amor
As motivações de Musk para falar diretamente com Putin não são imediatamente claras. As suas maiores empresas, a SpaceX e a Tesla, não fazem negócios diretamente com o governo russo.
Aliás, a ascensão da SpaceX como empresa dominante prejudicou substancialmente o negócio espacial russo de várias formas. Como foi notório, a entrada em cena da SpaceX ajudou a forçar a rival norte-americana United Launch Alliance a deixar de comprar motores de foguetões russos.
Além disso, também reduziu a procura de serviços de lançamento comerciais russos e o veículo Crew Dragon da SpaceX permitiu à NASA deixar de gastar centenas de milhões de dólares por ano em transporte russo para a Estação Espacial Internacional.
Ao contrário das complicadas interações da Tesla com a China, que dão a este país alguma influência sobre as finanças de Musk, a Rússia não tem tais alavancas. A resposta mais plausível para o facto de Musk estar a falar com Putin é que ele se vê como um mediador de poder global e quer fazer coisas ousadas como resolver a crise da Ucrânia.
Musk tem ideias e pontos de vista sobre como o mundo deve ser, e desenvolver relações com líderes mundiais ajudará a promover essas ideias. O CEO da SpaceX é também oportunista e deve acreditar que pode gerir Putin de uma forma que seja vantajosa para os seus objetivos pessoais e empresariais.
Será só pelo negócio... ou há algo mais por trás?
Uma preocupação para os decisores políticos americanos é o facto de isto poder representar uma rutura numa relação simbiótica de longa data entre Musk e os Estados Unidos.
Durante algumas décadas, as ambições dos Estados Unidos e de Musk - construir carros elétricos, foguetões reutilizáveis e resolver os grandes problemas do mundo com tecnologia - avançaram de forma mais ou menos harmoniosa. Elon Musk prosperou no meio do ethos americano de liberdade e capitalismo. A nação beneficiou de uma tecnologia e de um desenvolvimento económico líderes a nível mundial.
Em nenhum outro lugar esta relação deu mais frutos do que na SpaceX, que assegurou, quase sozinha, a preeminência dos EUA no espaço durante, pelo menos, a próxima década e, provavelmente, mais além. Musk constrói os melhores foguetões, opera a única nave espacial americana com provas dadas e faz voar mais de metade dos satélites ativos na órbita terrestre.
Na sequência da invasão russa da Ucrânia, a Europa recorreu à SpaceX para colocar os seus satélites mais valiosos no espaço, e a Starlink forneceu comunicações essenciais na Ucrânia. O programa lunar da NASA só será bem-sucedido se o veículo Starship da SpaceX for bem-sucedido.
Contudo, nos últimos dois anos, o mesmo período de tempo em que Musk esteve alegadamente em contacto com Putin, a relação outrora simbiótica entre Musk e os Estados Unidos começou a desgastar-se. Este facto coincidiu também com a compra do Twitter por Musk e o seu crescente alinhamento com a política conservadora.
Musk investiu mais de 100 milhões em Trump
Muitos americanos estão a celebrar a amizade de Musk com o candidato republicano à presidência, o antigo Presidente Donald Trump. Apreciam a sua adesão à política republicana e os mais de 100 milhões de dólares que investiu para que Trump ganhasse a presidência. Como é caraterístico de Musk, ele empenhou-se a fundo numa causa que considera essencial para o futuro dos seus interesses e dos interesses da humanidade, mesmo vivendo temporariamente na Pensilvânia.
Mas para muitos outros americanos, a reação às atividades de Musk tem sido de repulsa. Ele tem usado a rede social X (antigo Twitter) para promover um ponto de vista cada vez mais partidário e tem vendido um fluxo de ideias e teorias que podem ser descritas exatamente como desinformação.
Estas pessoas sentem-se cada vez mais desconfortáveis com o poder de Musk sobre o programa espacial dos EUA e a indústria de veículos elétricos do país, bem como com a sua capacidade de influenciar assuntos geopolíticos através da constelação Starlink, para a qual não existe atualmente nenhum concorrente viável.
A ideia de que Musk conversa regularmente com Putin, um inimigo declarado dos Estados Unidos e das democracias ocidentais, é profundamente desconfortável.
Isto porque na qualidade de fornecedor de lançamentos para missões sensíveis do Departamento de Defesa, Musk tem acesso a informações privilegiadas sobre as capacidades dos satélites espiões e outros ativos de segurança nacional. Também tem contratos críticos com o exército dos EUA para serviços de comunicação Starlink no âmbito da unidade de negócios Starshield.
E como será o futuro de Trump perder?
Bom, as atividades políticas de Musk já estão a ter repercussões no momento em que a Força Espacial dos EUA começa a adjudicar contratos no âmbito da última ronda de missões de lançamento de segurança nacional, conhecida como NSSL Fase 3.
É possível que as forças armadas dos EUA se inclinem mais para o foguetão Vulcan e para a United Launch Alliance.
Claro que uma vitória de Trump daria provavelmente carta-branca a Musk para continuar a perseguir os seus interesses, com a mensagem clara às agências norte-americanas de que devem permitir os seus negócios em vez de os restringir por razões regulamentares.
Se Kamala Harris ganhar a presidência, muito dependerá da reação de Musk às eleições. Ele poderá fazer um mea culpa e provavelmente seguir em frente, mas se seguir a via da negação das eleições, ele e as suas empresas poderão enfrentar, provavelmente, um maior escrutínio.
As agências reguladoras dos EUA poderão agir com mais zelo e as atividades de Musk poderão ser investigadas mais de perto por violação das leis dos EUA. Também a NASA poderá dar prioridade a outros players americanos, deixando menos espaço para o domínio da SpaceX.
Putin, Trump, Musk, são farinha do mesmo saco.
Hehe esse cotovelo até fica vermelho…
Até parece que os outros são santinhos!
Haja paciência…
Andas a ficar sem artigos para copy pasta @Aves, começo a ficar preocupado.
Oh Aves, os que mandam nisto não aparecem nas televisões nem nas redes sociais.
Controla a inveja, ela não é saudável.
yenta uma farmácia.
Qual é a diferença entre a Kamala e um cepo?
Um cepo tem mais carácter, mais princípios, mais brio, mais decoro, mais talento… é ainda mais digno, mais distinto, mais elegante, mais íntegro, mais honesto, mais honrado, mais justo, mais nobre… e ainda mais um monte de sinónimos que de momento me escapam!
Tem mais esperteza e educação num dedo do que um técnico meo no corpo todo.
Vou interpretar isso como um comentário sensual á minha pessoa. Até fiquei corado 🙂
Vê-se, é ele e tu! Os 2 nem 1 fazem! dork
Estou cansado de ver este usuário a espalhar o ódio aqui na pplware, ninguém faz nada?
Se for ódio diz, mas ter opinião diferente da tua, queres que apague? Tu diz o que achas e onde queres o lápis azul.
Temos que chamar as coisas pelo nome: são os carrascos da democracia.
A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser.
Comuna, inutil e comediante,… hahahaha!
Não me lembro de um artigo tão extenso como actual. Aguardo anciosamente pelo artigo do Biden, do Obama, do… melhor ainda: do paddy, da lista de Epstein, …nao, melhor ainda: do blackrock, rostchild,…ui que o dedo na ferida doi muito!
O que é que eles têm a ver com a NASA? Queres ver que andam todos com a cabeça na Lua? Cada um…
Pois… mas na mesma linha de raciocínio… o que é que o senhor administrador da NASA, Bill Nelson têm haver com a segurança?
NASA não é uma agencia de aeronautica e gestão spacial? Secalhar deviam-se focar mais no seu trabalho e deixar os outros trabalhar! Ou será que estão apertadinhos com a concorrencia e disparam para todos os lados?
A comunicação social como adora fofocas pega em tudo, mesmo que não seja verdade, ainda para mais em tempo de eleições. Mais um novela.
O que tem a ver? Estás a brincar? Sabes o que é a NASA? 😀
É novela porque não sabes do que está envolvido, achas que a NASA só brinca às naves espaciais.
Estás a receber da CIA para colocares estas questões?
Claro… tu não digas nada, que és logo também arrolado ao assunto. Shiuuu
Nada relacionado com este artigo, e nem tenho preferências de candidatos dos estados unidos, mas uma coisa que reparei hoje no almoço foi a diferença de tempo entre os candidatos na RTP1. No trump só falaram coisas más e uns 30 ou 40 segundos. Já da kamala foi cerca de 5 minutos e com muita gente a apoia-la. Posso dizer que me “cheirou mesmo a esturro”.
Começo mesmo a desconfiar de qualquer notícia dada na televisão e medias tradicionais…
Eu já desconfio à muito das noticias dada nos media!
Ora o menino nepalês, ora o caso no Porto, ora a situação recente em Lisboa, ora a aptetencia e obcessão para escrutinarem e inventarem mentiras contra candidatos nacionais e não só!
Desliguei a TV à muito! Vejo noticias do que quero e não daquilo que me querem impingir.
Eu tbm acho que as ligações do filho do Biden a negócios manhosos na Ucrânia devem ser investigadas.
Já sei, estão a ser investigadas ou foram.
Alguém sabe dos resultados?
Pois…
lamentavelmente, apesar do famoso laptop, não merece artigo porque não seria suficientemente tecnológico para ser redigido! LOLOL
Ainda chegará o dia em que tu conseguirás fazer um comentário construtivo ao artigo ao invés de recorres ao “whataboutism” e puxares assuntos que nada tem a ver com o artigo.
E sim os resultados da investigação sabem-se e se tu realmente tivesses interesse no assunto saberias que o relatório de 291 páginas já foi publicado à mais de 2 meses…
+1
Tenho a cabeça pintada de azul e li esta noticia
As eleições e o jogo das cadeiras subsequente tem destas coisas, uns do lado da direita e outros do lado da esquerda a querer manter o tacho nada de novo.
A NASA que se dedique ao que sabe e deixe a politica para os políticos.
Parece mais uma noticia encomendada (Não falo da parte do pplware, o pplware so a transcreveu)
A nasa até pode falar porque muito dinheiro da nasa vai pra spacex, aliás a spacex só existe devido a esse dinheiro que está a ser enterrado na nova nave
hahahahahaa piada. Tens de melhorar essas fontes . Concorreu publicamente a todos os subsídios possíveis como a Boeing ou o Jeff Bezzos. Começa a ter agora adjudicações militares diretas, isso sim, mas isso serve todos os Americanos, sejam democratas ou Republicanos e possivelmente indiretamente também a maior parte dos países da Nato. Teve ainda uns poucos projectos da starlink para espalhar a internet em zonas difíceis que só pode ter sido chumbados por fundamento politico, uma vez que a alternativa terrestre vai ficar caríssima e ineficaz. A Nasa vai gastar biliões para voltar a por a humanidade na lua numa nave obsoleta e caríssima. Quem gosta do homem gosta, não gosta não gosta odeia, mas os factos são factos.
A Nasa também sustenta a agencia espacial Russa e ai já ninguem se queixa..
Empresa America == Mau
Empresa estatal Russa == Bom
Fonte: Toni da adega 😉
Onde é que está a duvida? A Nasa todos os anos paga milhoes á Roscosmos (Agencia espacial Russa) para utilizar Soyuz. 2024 nao foi diferente. Mas só se ouve o pessoal a queixar da SpaceX.
E o contracto que a NASA tem com a Spacex tem uma clausula de que sao obrigados a levar astronautas Russos.
Legalmente a SpaceX tem que ligar com o russos, isto a pedido da NASA.
“As of 2020, the cost of a single Soyuz seat had risen to $90 million, and NASA had spent nearly $4 billion flying 70 astronauts to the ISS.”
https://www.reuters.com/technology/space/russia-extends-cross-flight-programme-with-nasa-until-2025-roscosmos-2023-12-28/
https://www.forbes.com/sites/jamiecartereurope/2020/06/03/despite-spacex-success-nasa-will-pay-russia-90-million-to-take-us-astronaut-to-the-iss/
Então se era a NASA que pagava e passou isso no contrato da SpaceX o de está o dilema?
Toni da Adega não mistures as coisas a SpaceX não tem qualquer motivo para ter comunicações com a Roscosmos, o contracto da SpaceX é apenas com a NASA.
Se vão cosmonautas nos voos da SpaceX como parte duma missão da NASA, isso é assunto entre a NASA e a Roscosmos.
É o que dá meter-se na politica, jogo sujo…
É claro : se Trump ganhar o Musk fica nos USA se Trump perder e Putin lhe oferecer condições boas o gajo muda-se para a Rússia…o gajo só pensa nos interesses dele quer lá ver do povo ou de ideias políticas . A política dele é : onde eu estiver melhor , estou bem. Gajos como este não valem a ponta de um corno como pessoas. Aliás há alguns Americanos apoiantes de Putin que depois de Trump perder , foram viver para a Rússia . Um até trabalha na direcção dum município Russo , mas não fala Russo ,…..é um tacho só para os amigos.
Tu deves viver em função dos interesses dos outros..LOL
Eu não, tomo todas as minhas decisões em função dos meus interesses.
É melhor aprofundares a historia do contacto dele com a Russia. Os jornalistas que espalharam essa info de forma completamente enviesada vão ser processados até á eternidade. Mas isso é normal em contexto de campanha politica nos USA; ataques ao carácter das principais figuras do candidato e vice versa. depois em janeiro esquece-se tudo até ás próximas eleições. Também têm feito o mesmo com a Kamala e a equipa dela, tem é menos impacto pois a maioria dos média não são imparciais.
A Rússia já negou os contactos secretos entre Putin e Musk.
E Musk, já negou? De onde tiraste que ia processar os jornalistas?
O Wall Street Journal, que publicou a notícia, também está alinhado com Kamala Harris?
Sim, está. Digamos que a recente entrevista deles com o Trump não teve nada de imparcial. Não tem de negar nada, e também existem contatos que têm de ser feitos com o pais do palerma do Putin. O Musk tem muitas empresas. Assim como a Nasa tem de fazer contatos com o palerma do Putin, Bruxelas idem, A Nato, entre outros organismos. Até o Guterres tem falado com o Putin:) A Rússia está sob algumas sanções, não está totalmente isolada do mundo, inclusive Portugal aparentemente voltou a comprar gás russo recentemente. Nem o palerma do Hitler esteve complemente isolado do mundo, Existem canais de comunicação que forçadamente têm de ser mantidos abertos. Já toda gente percebeu que a noticia tinha outras intenções, até tu percebeste. Se vai processar…é quase uma certeza, basta ver o comportamento dele em cenários passados semelhantes a este.
Para ti, quem está com Trump é “independente”. E “quem não for independente está contra nós” 😉
Espera sentado pelo processo de Musk ao jornalista do WSJ.
Ó mestre Alves, o mesmo a relação a ti e á Kamala! Hehehehe
O Musk fala com todo o mundo, aliás o primeiro foguetão queria comprar a um general russo e o general riu-se na cara dele. Azar mal ele sabia que o Musk ia revolucionar a indústria completamente.
Aconselho a ver documentários sobre o Musk.
Para o pessoal da dor de cotovelo, aceitem que dói menos.
Já tinha dito antes, o que ele era quando começou e no que se tornou na actualidade… quase 180…enfim…
A esquerda psicopata consegue chamar democráticos a ditadores, nazis a judeus, facistas a liberais, e depois colocar todos numa mesa a comer e a beber com soviéticos.
A loucura no mundo psicotrópico da esquerda.
tinha medo de viver dentro da tua cabeça…!
ele tem razão, a esquerda é só delírios
E fazes bem em ter, a alergia a trabalho e seriedade fazia com que os teus mastócitos te derretessem os olhos.
Anung a projectar nos outros o que a extrema direita é realmente, psicopatas sem qualquer pensamento em prol do povo.
Psicopata não é quem apoia policias que abatem bandidos, é quem apoia vagabundos que queimam autocarros e pessoas inocentes.
Tenho mais medo de bandidos de colarinho branco esses levam á ruina de paises e são os vampiros do mundo sem qualquer lealdade à Humanidade…
Sim, sim…
Diz lá que países foram á ruína devido aos colarinhos brancos? Corea do Norte? Cuba? Venezuela? Congo? Angola? Moçambique?
E a direita tradicional bate palmas a “democratas” como o ti adolfo, o benito, o andré das couves…
É mais á Hungria, Polónia e El Salvador, com muito orgulho.
As pessoas com arperger sao influenciaveis e o putin esta a usar isso , usa o elon como cavalo de troia. Os Estados unidos ja foram papados pelos russos em los alamos, os russos nunca foram papados pelos americanos ou europeus e venceram sempre todas as guerras
O conceito de “vencer” uma guerra é relativo. Se olharmos meramente para quem conquistou ou não conquistou território, os Russos/Soviéticos/Império Russo até têm algumas vitórias. Também têm derrotas bem pesadas, tais como Afeganistão, Japão, etc…
Agora, no que toca a “vitórias”, vale o que vale. Perder 27 milhões de pessoas durante a 2º guerra mundial enquanto que a Alemanha perde 5.3 milhões (no total das frentes) parece-me uma vitória poucochinha…. Mas já sabemos que os Russos/Soviéticos sempre “ganharam” as guerras assim. Cada um dos seus soldados mortos é menos uma balada do inimigo. Mas não deixa de ser esse o grande problema de enfrentar a Rússia. O Kremlin não tem qualquer problema em sacrificar os seus soldados e o seu povo.
Por outro todos os anos a Nasa paga milhões á Russia e nao há problemas….
este tipo de gente (pessoas ou entidades), salvo raríssimas e honrosas exceções, criam laços e formam alianças com qualquer mamífero, instituição, país, regime, etc que lhes dê mais dinheiro a ganhar e/ou lhes permita fazerem o que querem.
não têm qualquer tipo de escrúpulos ou visão humanista da vida.
nada de novo portanto…
Adoravamos saber quais são para ti essas raríssimas e honrosas excepções.
Engraçado que estou a ler um livro com ais de 30 anos que prevê que as “nações” basicamente acabem e que sejam substituídas por “metrópoles” privadas, cada uma com as suas regras, cada uma com as suas manias.
E deveria ser assim, Lisboa ficava a metropole da escumalha e lixo.
Acho que bastava só a zona de S. Bento.
Não cabe lá a escumalha todos de Lisboa quanto mais a da Amadora e Magem Sul.
Musk, Trump e Putin são farinha do mesmo saco. Não fazem cá falta nenhuma.