5 distribuições GNU/Linux mais populares em 2016
No mundo do GNU/Linux existem milhares de distribuições. Cada uma tem as suas características mas, além da própria distribuição, há outros factores que lhes garantem popularidade, como por exemplo as comunidades, a documentação que existe na Internet sobre essa distribuição, etc.
Sabe quais são as 5 distribuições GNU/Linux mais populares em 2016? O Pplware diz-lhe!
Para saber quais as distribuições Linux mais populares, aquelas que têm mais hits por dia, recorremos ao site Distrowatch. Neste site podemos conhecer milhares de distribuições, saber as características das mesmas, ver rankings, etc.
Tendo em conta os últimos três meses, aqui ficam as 5 distribuições GNU/Linux mais populares em 2016.
1) Mint
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já têm instalado por omissão plugins do browser, codecs e players, entre outros.
De acordo com o site Distrowatch, esta é a versão mais popular actualmente.
2) Debian
O Debian (base do Ubuntu e de muitas outras distribuições conhecidas) é sem dúvida uma das distribuições que tem marcado o mundo Linux. Ao longo dos últimos anos, o Debian tem ganho uma popularidade muito interessante, tendo já ultrapassado o famoso Ubuntu.
3) Ubuntu
Com mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo, segundo o site.
Das milhares distribuições que existem no mundo Linux, o Ubuntu sempre foi uma das que mais se destacou para uso doméstico… e não só! Esta distribuição, mantida pela Canonical, tem vindo a evoluir e a crescer significativamente e hoje é usada pelas mais diversas empresas, serviços, plataformas, etc.
4) openSUSE
Ao longo dos últimos anos, o projecto OpenSUSE tem ganho vários seguidores e a comunidade tem crescido de forma significativa. De acordo com o site Ditrowatch, o OpenSUSE é hoje a quarta distribuição mais popular do mundo tendo inclusive “roubado” alguns utilizadores ao Ubuntu.
5) Fedora
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêem em outras distribuições.
O Fedora é um sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Em breve deverá estar disponível o Fedora Linux 24.
E são estas as cinco distribuições GNU/Linux mais populares do momento. Todos os projectos aqui apresentados têm grandes comunidades espalhadas pelo mundo, existe muita documentação e projectos assentes nestas distribuições.
Qual a vossa distribuição GNU/Linux favorita?
Este artigo tem mais de um ano
FreeBSD
FreeBSD não é Linux
Correto! E nem distribuição.
fico contente por ver o openSuse a “voltar” a ganhar comunidade.
em termo de linux vario entre debian unstable instalado por net install e fedora.
as vezes ainda deito um olho no megeia.
sim por cada utilizador que ganham , o windows perde 5 e o mac ganha 4. O window 10 foi a machadada final na Microsoft, desde o 7 que nao fazem nada de jeito e depois do fail do surface RT, surface pro e lumias duvido que saiam da falencia
o windows 10 está muito bom, agora o vista 8, e 8.1 nem por isso.
Eu acho isso uma opinião generalizada demais. O vista não era assim tão mau, só veio antes do tempo, onde grande parte dos computadores não estavam preparados para um so tão exigente a nível de recursos. Experimentem num PC relativamente moderno e ele até se porta muito bem! Sim, teve alguns problemas de compatibilidade, mas isso quase todos têm quando saem. E também não percebi o hate todo ao Windows 8 e ao 8.1, acho que a mudança de interface e principalmente do menu iniciar ficou muito melhor. Mesmo no 10 eu uso menu iniciar full screen, e acho-o muito mais produtivo do que qualquer um anterior ao 8.
Filipe acho que se queres comparar dessa maneira basta instalares desde o XP ao 10 no mesmo pc moderno. Provavelmente vais verificar que o com pior desempenho vai ser o Vista.
Ora isso acho que comprova como era um mau sistema.
O meu antigo portátil em vista era uma lesma e em windows 7 tudo tranquilo.
Sobre o 8 e 8.1 acho que foi mais a mudança e falta de menu iniciar que levou a tanta critica porque de resto acho que até é o mais leve deles todos.
O 10 tb me parece muito bem conseguido nunca me deu problema nenhum no meu portátil asus n82jv que já tem uns 6 aninhos.
Na minha torre de trabalho continua o 8.1 por agora.
Concordo que o vista seja o mais lento Pedro, tem explicação. Foi o primeiro sistema operativo a necessitar de desempenho gráfico relativamente elevado na altura. Vinha com o aero e aqueles efeitos visuais todos, quando o XP era tudo estático. Isso claro que foi exigente demais para a maior parte dos portáteis que estavam a aparecer, que não tinham chip gráfico dedicado e era o processador a ter de fazer o trabalho todo. Se vires depois o 7, pouco mais é que optimizações do vista, por isso é óbvio que sairia mais rápido. Para não falar que a adaptação dos drivers foi mínima, por isso foi muito fácil para os fabricantes suportarem.
Diz o que quiseres do 8 e 8.1 (que a meu ver estão cheios de falhas mas de facto têm qualidades que o redimem) mas o windows vista é impossivel de defender, não estava a frente do seu tempo nem nada que se parece-se a main feature era a indexação (como já existia na concorrência) e foi horrivelmente mal implementada, E foi no pinaculo da ganância da MS não esquecer que o Windows Vista Ultimate custava aproximadamente 700€ e que a versão “basic (ou equivalente,não me lembro do nome ao certo )” tirava funções como por exemplo alterar o fundo de ambiente de trabalho. Já para não falar dos problemas de compatibilidade com windows XP sem passar pela organização de menus e gestão de redes que pareceia feita por Satanás o próprio.
O windows vista era um comilão de memoria ram
Deves viver noutro mundo :s o Windows 10 está quase igual ao 7 em utilizadores, é dos sistemas operativos mais populares. E depois, por cada utilizador que o linux ganha não tem necessariamente de perder o Windows. A maioria se calhar faz dual boot
Sim. Eu uso dual boot. Linux é para aprendizagem e uso em servidores. Alguma coisa basica como ver videos, navegar eu uso, mas para jogos e certas aplicações uso o windows. Fora o fato que devemos saber utilizar os dois, como profissionais de T.I.
por acaso até acho o 10 bem bom, e o surface um bom produto, é para nichos mas é um bom produto.
nao concordo, da demasiados problemas: Bateria dura pouco, quando acorda do sleep o touch por vezes nao responde e exige restart, o w10 faz updates no pior timing possivel e obriga a parares o que estas a fazer para fazer um restart, problemas de drivers (mesmo sendo um surface). Tive um pro 3 e digo que nunca mais. ipad pro melhor de longe
nunca tive de parar nada para o w10 fazer updates…
Mint num portátil mais antigo e sem dúvida Debian num computador mais moderno.
kubuntu ou lxle, sao bonitas e servem bem pra maquinas mais modestas como o meu humilde magalhaes 2
MANJARO *****
+1
Manjaro JWM
+1
Manjaro KDE
Aposto que o Manjaro vai cresce e muito, pois é uma distribuição fácil de usar baseada em Arch linux.
No ranking do DistroWatch.com o Manjaro está em 5º lugar, uma posição a frente do Fedora. As outras distribuições estão exatamente como na matéria do pplware.
Uma distribuição que achei que subiria no ranking há uns anos era a Elementary OS. Ela usa a interface gráfica Pantheon, muito bonita e simples, e com ótima fluidez. Parece que a equipe de desenvolvimento não está conseguindo lançar as atualizações… uma pena!
O Manjaro eu já instalei em máquina virtual para testar. Achei bem organizada, bonita e estável, mas desisti quando percebi que teria de reaprender a gerenciar os pacotes de software. Depois que se acostuma com o apt-get fica praticamente impossível usar outro sistema.
O pacman é geralmente um package manager mais eficiente do que o apt-get – mas não é nada difícil a transição.
Acho que uma distribuição que ainda vai dar muito que falar é o deepin. Segundo o distrowarch ela tem sido a distribuição a ganhar mais utilizadores pelo menos há 12 meses. Sempre em primeiro! E se calhar muitos não sabem, mas fica aqui a dica, quando se saca o ISO, pode-se abrir no Windows e dentro do ISO tem um executável que automaticamente instala o deepin, adiciona uma entrada ao bootloader do Windows, e só temos que introduzir os dados como utilizador, password, nome do PC e espaço que queremos reservar para o deepin. A vantagem deste dual boot é que o bootloader do Windows não é substituído pelo grub e se por algum motivo quisermos apagar o deepin basta ir ao adicionar e remover programas e apagá-lo lá 😀
Isso dantes existia no Ubuntu, era o WuBi ou algo assim do género.
O Ubuntu também teve opção semelhante, que depois desapareceu. Tem algumas desvantagens, aparentemente. A começar, fica limitado ao sistema de ficheiros do windows, nfs ou fat 32. E parece me que tem aalguma limitações de performance. Uma delas é a falta da partição de swap para linux, que é debativel se ajuda na performance ou não.
Instalei assim é veio com swap. Por acaso acerca do sistema de ficheiros não verifiquei :/
Podes me dizer em que onde sacas a iso?
Pode baixar em deepin.org. Se o site abrir em japonês (ou chinês, coreano, kkk) é só clicar no desenho do globo no canto superior direito da página, ao lado da lupa, que fica em inglês.
Eu tentei baixar essa semana depois que li a matéria do pplware, mas o servidor é bastante lento, e não achei a opção de baixar em torrent.
Uma dica para quem gosta de experimentar distros Linux diversas é o site distrowatch.com, ele tem um ranking das distribuições mais acessadas no site, bem como notícias sobre os lançamentos.
Tem vários servidores, incluindo o sourceforge e o mega (da ultima vez que vi o mega ainda não tinha a ultima versão, mas pode já ter sido atualizado). São aqueles icones por baixo dos botões que dizem “Other download sites:”
Diretamente do site deles, do mirror sourceforge
Já usei várias distribuições:. De slackware a Debian. Hoje fico com o Mint Linux Debian Edition.
O LMDE é muito bom mesmo, acho que é melhor até que o Mint normal, baseado no Ubuntu.
Acho piada aos comentários exibidos. Ou são todos lerdos ou não entenderam o tópico. AFINAL estamosa falat das distribuicoes de LINUX mais populares e não de comparações com outros OS.
Parabéns por terem trazido de novo à baila o GNU.
elementary os freya
Debian +1
O Deepin 15.2 está muito bom, nos últimos 7 dias ele atingiu o 2ª lugar, atrás do Linux Mint 17.3 segundo o DistroWatch.com e, eu estou à usar ele ainda não me deparei com nenhum problema!…
Gosto muito de usar o Linuse Media Center uma derivação do OpenSuse, criada por mim no http://susestudio.com
O ChaletOS é bastante apelativo para new users. Windows like faz toda a diferença para que se aventurem no Linux. Sistema cada vez mais estável para um uso diário e bastante apelativo. Para utilizadores mais experientes o mint é uma excelente solução!!!
elementary OS, Manjaro, Antergos, Solus são as distros que mais tenho dado atenção.
Debian +1 tb
Bodhi Linux (debian)
Relativamente ao Windows, uso desde o XP ao 10. Todos eles tem algum problema: ou não tem updates, ou é pesado, ou não tem o menu iniciar tradicional ou espia os utilizadores. Pessoalmente prefiro o 7, mas o 10 com toda aquela telemetria desligada está muito bom.
Quanto ao Linux, geralmente restrinjo a minha escolha a duas distribuições: Ubuntu para uso geral e CentOS para servidores. Até hoje nenhuma das duas distribuições me deixou ficar mal.
Em forma de resumo, os utilizadores, tendencialmente usam ou preferem o mesmo SO, que usam no trabalho. O pessoal que faz download das distribuições linux são no mínimo o que chamarei de utilizadores avançados, ou trabalham na área. Ainda não vi (o que não quer dizer que não exista), venderem um portátil HP por ex., em que me façam desconto de n euros, porque pretendo a máquina sem SO instalado. Portanto, não me parece que a questão de “roubar” utilizadores Windows para distribuições Linux se coloque.
Digamos que a nível mundial acaba por ser um nicho, embora tenha aumentado nos últimos anos, principalmente pelo facto de serem SOs sem custos.
Os argumentos acima debatidos, Vista versus 7 ou 8.1, com ou sem Start Menu etc. nada tem a ver com a questão colocada: “Qual a vossa distribuição GNU/Linux favorita?”.
Resposta: Linux Mint.
Apricity OS.
Tenho acompanhado esse ultimamente e tenho gostado muito mesmo 🙂
Eu gosto muito do PCLinuxOS
No Distrowatch há um pormenor no ‘ranking’ que me parece menos correcto. Quando de apresenta o MINT incluem-se todas as versões disponíveis, enquanto o UBUNTU aparece separado do LUBUNTU, KUBUNTU, XUBUNTU, UBUNTU MATE, etc… Bastaria somar duas destas versões para o UBUNTU estar em primeiro lugar 😛
Porque são distros separadas.
Arch Linux FTW 😉
Nas “entranhas” do Linux!
apricity os
Podiam dar uma olhadela nesta distro. Arch based e está com um look muito bom 😉
O post é sobre Linux mas o Windows nunca é esquecido hahaha…. Acho que muita gente não sabe usar o Windows 10 ou não tem vontade de usá-lo devidamente. Bom…
O mint está perto de lançar por estes dias, seu RC Mint 18 e seguirá sendo, sem dúvida, o mais popular do ano.
Vou baixar esse Apricity baseado em ArchLinux para testar; parece porreta (como dizem aqui na Bahia) ou porreiro, como dizem em Portugal.
Até mais…
Gentoo/Linux
Sem sombra de dúvidas o PCLINUXOS, sistema RPM, é a melhor de todas, acho melhor do que o mint.
4 Anos de pura felicidade aqui no brasil (pclinuxos-Br lxde ou kde etc…)
Só uso Debian à muitos anos, e depois daí moldo o sistema com os meus scripts e automatizo tudo como quero e gosto 🙂
Por norma, começo sempre a “montar” o sistema apartir do debian minimal sempre com ofoco do rendimento e consumo de RAM 🙂
Estou tentando sair do Windows e ficar utilizando apenas o Linux, mas estou totalmente decepcionado com a deficiência no que diz respeito a drivers (principalmente gráficos)! Já utilizei o Debian, Mint, Fedora e agora (por indicação de ser o mais completo), instalei o Ubuntu. Mas continuo se conseguir configurar corretamente a resolução do meu monitor. Tenho pedido ajuda em inúmeros fóruns e sites sobre Linux, e até agora não me têm retornado uma solução! Será que não existe um simples driver para monitor Samsung de 20″? Isso demostra por que o Windows é líder de mercado (mesmo sendo muitíssimo caro!).
Desejo, realmente utilizar, de maneira definitiva, o linux (não importa a distribuição), mas as versões que testei são bastante ineficientes.
Se alguém conhece uma maneira de configurar a resolução do monitor citado, ou conhece alguma distribuição que ao instalar já reconheça o monitor e ofereça as configurações corretas (como acontece com o Windows!), ficaria muito grato.
Um bom dia a todos!
Experimente o PCLinuxOS Brasil! Era o único que rodava corretamente com minha placa da Nvidea ligada em uma TV de tubo de 29 pol.!
Olá amigo, seu problema de configuração não é relacionada ao sistema operacional. Também tenho esse monitor de 20 e um outro T22B300 que exige mais paciência para configurar até mesmo no Windows principalmente se quiser o formato 1920×1080. No meu caso eu criei o formato e apliquei. No Windows você faz isso clicando, no linux você faz isso via terminal criando a configuração e poderá também corrigir o maldito problema de brilho que você a partir de agora irá começar a reparar.
Gosto bastante do Mint
mint e aminha distro favorita
Não uso estas heresias com systemd.
mint
Atualmente, utilizo o Windows 10 (não tenho muito que reclamar) e minha distro Linux favorita é o Mint.
Caso eu queira uma distribuição linux para desenvolver em java, javascript, html5, css, c++, android, e Ionic, vocês e seus contatos recomendariam qual versão.
Por favor, sem gracinhas, Apple nem pensar (risos).
Agradeço se comentarem e justificarem com fatos.
desde que estejam nos repositórios, podes instalar qualquer uma distro.
E o Android é Linux? Se for é o mais popular não é?
Sim, android é linux desde que há restrições nessa afirmação. Digo, o kernel é linux, mas não é um GNU/Linux. Não é uma “distro”, e as APIS, telas, programas não são GNU… não é uma distribuição linux.
Não é só no caso do android que é assim.
O BSD por exemplo, é Unix mas não é Linux. Vê só que doideira.
O Mac OS X, é Unix, não é Linux, mas o design é totalmente Linux Like.
É um mexidão. Bem interessante e convém procurar as motivações para
isso.
Muita coisa é questão comercial, jurídica, e técnica. Bem legal.