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Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 39

Activar e utilizar um suplemento

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

Os suplementos são uma funcionalidades no Microsoft Excel que fornece funcionalidades e comandos adicionais. Dois dos suplementos mais populares são o Analysis ToolPak e o Solver, sendo que ambos fornecem capacidades expandidas de análise de dados para planeamento de hipóteses. Para utilizar estes suplementos, tem de os instalar e activar.

Instalar e activar o Analysis ToolPak e Solver?

Para activar o Analysis ToolPak e Solver basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Ir a Ficheiro > Opções > Suplementos.

Perto da parte inferior da caixa de diálogo Opções do Excel, certifique-se de que a opção Suplementos do Excel está seleccionada na caixa Gerir e clique em Ir.

 

Passo 2 – Na caixa de diálogo Suplementos, seleccione as caixas de verificação relativas a Analysis ToolPak e Suplemento Solver e, em seguida, clique em OK

Passo 3 – Se o Excel apresentar uma mensagem a indicar que não pode executar este suplemento e solicitar a respectiva instalação, clique em Sim para instalar os suplementos.

Nota    Neste caso, uma vez que está a instalar dois suplementos, o Excel pede-lhe para instalar um suplemento duas vezes; uma vez para o Analysis ToolPak e uma vez para o Solver.

No separador Dados, repare que foi adicionado um grupo Análise. Este grupo contém botões de comando para Análise de Dados e Solver.

Após a instalação do Analysis ToolPak  é possível, por exemplo, usa a ferramenta histograma (um gráfico de coluna que exibe dados de frequência). Para criar um histograma, devemos organizar os dados em duas colunas na folha de calculo.  Em seguida, vamos a Dados > Analise Dados e escolhemos Histograma

Vamos agora indicar:

O gráfico será um gráfico de colunas que reflete os dados nessa tabela do histograma. Neste exemplo, a coluna B que corresponde aos valores de dados de 0 a 20 contém dois pontos de dados: 3 e 20.

O Excel conta o número de pontos de dados em cada posição de dados. Um ponto de dados está incluído numa posição de dados em particular se o número for maior do que a posição mais baixa ou menor que o limite superior para a posição de dados. No exemplo aqui, a posição que corresponde aos valores de dados de 0 a 20 contém dados de dois pontos, 3 e 20.

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

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