Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 37

Aprenda a criar tabelas dinâmicas

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

O que são tabelas dinâmicas (Pivot Tables) ?

As tabelas dinâmicas são usadas para sumarizar, analisar e explorar os dados actuais de uma folha de cálculo. É uma ferramenta de análise de dados que resume uma série de registos num formato tabular conciso.

As tabelas dinâmicas permitem fazer resumidamente:

Vamos a um exemplo. Considerem que possuímos uma uma folha de calculo com 1000 registos e rapidamente queremos ter um relatório dos consumos de cada cliente. Para isso vamos recorrer às tabelas dinâmicas.

Em seguida vamos ao separador Inserir e selecionamos os dados que pretendemos analisar. Nas opções devem também selecionar a opção Nova Folha de Cálculo para apresentação dos resultados.

Agora é só “agarrar” nos campos que pretendemos no ralatório e arrastá-los para para o lado esquerdo da folha de cálculo.

Um exemplo dos consumos de cada cliente no 3º Trimestre.

Um outro exemplo, onde além dos dados da soma do 1º,2º e 3º trimestre, temos também um filtro por produto.

Depois de saber criar tabelas dinâmicas é só saber conjugar os campos que se pretende, de forma a criar um relatório dinâmico e interactivo, com suporte para filtros.

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Exit mobile version